Autor Tópico: Micro nikkor 85mm vs 105mm  (Lida 4221 vezes)

J Rodrigo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
  • Sexo: Masculino
Online: 19 de Agosto de 2015, 22:39:27
Ola amigos, para fotos odontologicas e macros em geral qual melhor lente ?micro nikkor 85mm ou 105mm , pois a diferença de preço é bem relevante, qual a diferença basica na pratica ?  Tenho uma D3100 com lente tamron 90mm mas queria melhorar a qualidade das imagens. Muito grato.
“A melhor coisa sobre uma fotografia, é que ela não muda mesmo quando as pessoas mudam”.


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #1 Online: 20 de Agosto de 2015, 08:34:59
Você precisa ver qual a distância focal que você precisará para fotografar, uma vez que a sua câmera é cropada, a lente 85 corresponderá a uma lente 127mm e a 105 corresponderá a uma 157mm. Dependendo, a 105mm poderá inclusive dificultar seu trabalho.

Eu tenho uma 60mm macro que possui as mesmas características da 105 micro, e pela metade do preço.

Numa câmera cropada, ela corresponde a uma 90mm, quase 105 :) e a qualidade dela é surpreendente.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #2 Online: 20 de Agosto de 2015, 09:41:26
A 85 Micro é uma Lente para o formato APS-C, ou seja, cropada como a sua cam.  Já as 60mm e 105mm possuem qualidade muito superior, são FX e da categoria N.  :ok:

Acredito que para fotos odontológicas será necessário a magnificação mínima de 1/1 e com uma pequena distância de focagem.

Pesquise bem que tem farto material disponível para vc e boa sorte J Rodrigo   :ok:
« Última modificação: 20 de Agosto de 2015, 09:46:51 por ALEXFIGUEIREDO »
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



J Rodrigo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 20 de Agosto de 2015, 11:32:59
O que significaria "cropada"  Desculpe a ignorância amigos . Estou pra adquirir uma tbm D7200 pra dar um up nas minhas humildes fotinhas, a 60mm eu teria q ficar mais próximo do objeto , seria isso ?  :ponder:
“A melhor coisa sobre uma fotografia, é que ela não muda mesmo quando as pessoas mudam”.


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #4 Online: 20 de Agosto de 2015, 16:32:06
O que significaria "cropada"  Desculpe a ignorância amigos . Estou pra adquirir uma tbm D7200 pra dar um up nas minhas humildes fotinhas, a 60mm eu teria q ficar mais próximo do objeto , seria isso ?  :ponder:

A 60mm tem uma distância focal menor que a 105mm. Nesse caso sim, você teria que se aproximar mais do objeto. Mas o que te disse era que no seu caso usando uma câmera que tem o sensor cropado (Leia a respeito aqui -> http://canaltech.com.br/materia/fotografia/Full-Frame-e-Sensor-cropado-qual-e-a-diferenca/) os 60mm teriam que ser multiplicados pelo fator de corte que é 1.5, correspondendo assim à uma lente 90mm.

Se você comprar uma lente 60mm, ao fotografar, ela corresponderá ao campo de visão de uma lente 90mm.

Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Emerson Bancho

  • Trade Count: (12)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 439
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 20 de Agosto de 2015, 19:17:07
Vc disse que tem uma
90mm.
Com ela já dá para se ter uma idéia se precisará trabalhar mais perto ou mais longe.
Se com a atual você já sente a necessidade de ficar mais longe porque o enquadramento da foto já está cheio, a 60mm é a mais indicada.
Se com a atual você já sente a necessidade de ficar mais perto, é porque ainda sobra enquadramento e assim a 105mm é a mais indicada.
D200


Reicon

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #6 Online: 20 de Agosto de 2015, 20:38:03
Vc tem uma ótima lente macro que é a Tamron 90mm. Eu em seu lugar investiria em um Ring Flash (se vc não tiver), porque imagino que pra conseguir uma boa iluminação dentro de uma boca deve ser difícil.
Tenho uma 105 que pertencia a um cirurgião cardiologista que usava-a para macros durante as cirurgias.


J Rodrigo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 21 de Agosto de 2015, 20:37:49
Muito obrigado amigos , vou pesquisar mais a respeito, ja me ajudaram bastante !
“A melhor coisa sobre uma fotografia, é que ela não muda mesmo quando as pessoas mudam”.


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #8 Online: 21 de Agosto de 2015, 21:05:39
em seu lugar investiria em um Ring Flash (se vc não tiver), porque imagino que pra conseguir uma boa iluminação dentro de uma boca deve ser difícil.
2x

com iluminação correta, a qualidade das fotos macro melhora muito
ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.766
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #9 Online: 22 de Agosto de 2015, 09:37:08
Que complexado  :hysterical:
Agora cropada é termo politicamente incorreto kkk
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.836
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #10 Online: 22 de Agosto de 2015, 10:13:23
Que complexado  :hysterical:
Agora cropada é termo politicamente incorreto kkk
:hysterical: :hysterical: :hysterical:

Para quem fez a pergunta não ficar perdido, "cropada" é um termo adaptado do inglês "cropped" que faz referência aos sensores menores que "Full Frame", que é o termo utilizado em inglês para os sensores que possuem as dimensões do filme 35 mm (~ 36 x 24mm). Geralmente, diz respeito ao formato APS-C, que possui dimensões ~ 24 x 16mm e está presente na maioria das DSLR mais baratas, como as linhas da Nikon D3X00, D5x00, D7x00 e as equivalentes no sistema Canon. A principal e mais simples diferença em relação às lentes é que a distância focal das lentes para DSLR são listadas em relação ao formato "Full Frame". Então, quando você usa uma lente que se diz 50mm, ela se comportará de maneira diferente quando montada em uma câmera FF ou em uma APS-C. Existem outras implicações que dão um bom pano pra manga, mas que está bem farto de informação a respeito tanto aqui no fórum, quanto internet afora.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 23 de Agosto de 2015, 19:13:11
Pronto, "dispararam" o Ernesto...  :D


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 23 de Agosto de 2015, 19:24:13
Olivetti e, para os mais abastados, Remington!!!!!  :)


KoioZ

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 23 de Agosto de 2015, 19:45:42
Pronto, agora teremos de parar de usar palavras como bife, ranking, videoclipe, deletar, site, entre outras, para falarmos corretamente?!

A comunicação está ai para isso, para ser aperfeiçoada e mudada com o tempo, exemplo disso é não vermos mais ninguém dizendo "Vossa mercê" ao se referir a outra pessoa.

E nessa mesma linha, a Nikon é que insiste em usar a sigla DX para sensores de 24X16mm, ou seja, "inventando palavras que não existem".

E tem outra, a invenção da palavra "cropada" não é mal vinda, pois com ela você se refere a um sensor menor que o 35mm de forma rápida, clara e amplamente conhecida entre quem estuda fotografia.




efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 23 de Agosto de 2015, 20:16:28
Vivi tudo isso também...  :)

Meu pitaco: Micro Nikkor 105, com a observação de ser lente pesada mas atual, e os 105mm garantem distância segura do bafo...  :shock: