Autor Tópico: Fotografia para mim é...  (Lida 2529 vezes)

Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #15 Online: 19 de Agosto de 2015, 09:01:10
A todos que comentaram, meu muito obrigado. A idéia aqui era compartilhar minha satisfação com a foto que, para mim, é bonita tanto pelo momento quanto pelo resultado final que imaginei pudesse agradar até alguém de fora.

Quanto ao tratamento que foi bastante comentado, fui até conferir aqui no LR e me surpreendi: só alterei highlights e brancos em menos de 20 pontos (pra disfarçar o flash), corrigi manualmente o WB por cerca de 200K e adicionei um pouco de vinheta. Não teve crop, não teve preset, não teve qualquer ajuste de cores, nitidez, clarity ou afins...

Thales e Silvano, a ideia básica é essa: nossa satisfação em conseguir capturar bons momentos, de preferência com alguma qualidade técnica e artística melhor do que se não tivéssemos entrado de cabeça num hobby como a fotografia. Belas fotos da família de vocês! :)

Spider, realmente, alguns momentos espontâneos (e memoráveis) conseguimos capturar justamente com um celular da vida que está sempre conosco. Mas como disse, neste caso aqui acho que o hobby me ajudou por conseguir unir um momento bacana com uma qualidade de imagem à altura. Digo, concordo contigo que entre capturar um momento destes com um celular ou não fazer a foto, prefiro o celular na mão em "modo tiozão". Mas podendo usar o que aprendi aqui no forum em pouco mais de 2 anos para aproveitar o momento e conseguir um registro com resultado final bem melhor, sinto que meu investimento (de tempo e dinheiro) são recompensados.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 19 de Agosto de 2015, 09:30:54
Parabéns Elder, belíssima foto.

O mais interessante na fotografia é isso! Essa sensação de prazer ao conseguirmos um resultado, quando envolve sentimento então, familiares, filhos, etc... aí fica mais legal ainda!!!

Sempre me encanta essa capacidade da fotografia de captar em 1 frame sentimento, emoção, etc...

Parabéns !!!
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #17 Online: 19 de Agosto de 2015, 23:30:49

A todos que comentaram, meu muito obrigado. A idéia aqui era compartilhar minha satisfação com a foto que, para mim, é bonita tanto pelo momento quanto pelo resultado final que imaginei pudesse agradar até alguém de fora.

Quanto ao tratamento que foi bastante comentado, fui até conferir aqui no LR e me surpreendi: só alterei highlights e brancos em menos de 20 pontos (pra disfarçar o flash), corrigi manualmente o WB por cerca de 200K e adicionei um pouco de vinheta. Não teve crop, não teve preset, não teve qualquer ajuste de cores, nitidez, clarity ou afins...

Thales e Silvano, a ideia básica é essa: nossa satisfação em conseguir capturar bons momentos, de preferência com alguma qualidade técnica e artística melhor do que se não tivéssemos entrado de cabeça num hobby como a fotografia. Belas fotos da família de vocês! :)

Spider, realmente, alguns momentos espontâneos (e memoráveis) conseguimos capturar justamente com um celular da vida que está sempre conosco. Mas como disse, neste caso aqui acho que o hobby me ajudou por conseguir unir um momento bacana com uma qualidade de imagem à altura. Digo, concordo contigo que entre capturar um momento destes com um celular ou não fazer a foto, prefiro o celular na mão em "modo tiozão". Mas podendo usar o que aprendi aqui no forum em pouco mais de 2 anos para aproveitar o momento e conseguir um registro com resultado final bem melhor, sinto que meu investimento (de tempo e dinheiro) são recompensados.
É a mágica da coroa....
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #18 Online: 19 de Agosto de 2015, 23:34:26
A todos que comentaram, meu muito obrigado. A idéia aqui era compartilhar minha satisfação com a foto que, para mim, é bonita tanto pelo momento quanto pelo resultado final que imaginei pudesse agradar até alguém de fora.

Quanto ao tratamento que foi bastante comentado, fui até conferir aqui no LR e me surpreendi: só alterei highlights e brancos em menos de 20 pontos (pra disfarçar o flash), corrigi manualmente o WB por cerca de 200K e adicionei um pouco de vinheta. Não teve crop, não teve preset, não teve qualquer ajuste de cores, nitidez, clarity ou afins...

Thales e Silvano, a ideia básica é essa: nossa satisfação em conseguir capturar bons momentos, de preferência com alguma qualidade técnica e artística melhor do que se não tivéssemos entrado de cabeça num hobby como a fotografia. Belas fotos da família de vocês! :)

Spider, realmente, alguns momentos espontâneos (e memoráveis) conseguimos capturar justamente com um celular da vida que está sempre conosco. Mas como disse, neste caso aqui acho que o hobby me ajudou por conseguir unir um momento bacana com uma qualidade de imagem à altura. Digo, concordo contigo que entre capturar um momento destes com um celular ou não fazer a foto, prefiro o celular na mão em "modo tiozão". Mas podendo usar o que aprendi aqui no forum em pouco mais de 2 anos para aproveitar o momento e conseguir um registro com resultado final bem melhor, sinto que meu investimento (de tempo e dinheiro) são recompensados.

Eu te entendo. Era só pra gerar reflexao mesmo :). É que quando investimos em equipamento nao é para apenas registar os momentos mas registra-los com as caracteristicas oferecidas pelo equipamento. O registro em si pode ser feito com qualquer saboneteira.
« Última modificação: 19 de Agosto de 2015, 23:35:36 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 19 de Agosto de 2015, 23:39:58
Mas o bokeh, as cores, detalhes, tudo favorece para valorizar a cena e realçar a beleza já existente nela.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #20 Online: 19 de Agosto de 2015, 23:53:13
Mas o bokeh, as cores, detalhes, tudo favorece para valorizar a cena e realçar a beleza já existente nela.
Ah mas isso é tao relativo...
Acho que essa ditadura da beleza nos faz acreditar que essas características realmente agregam valor a imagem. Acaba que você, o Elder e a maioria do planeta passam a acreditar nisso. No final, nem paramos pra pensar se realmente faz alguma diferença. E o que é ainda pior é que grande parte das pessoas que fotografa coloca essas características em primeiro lugar e esquecem daquilo que estao fotografando.
« Última modificação: 19 de Agosto de 2015, 23:53:43 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 20 de Agosto de 2015, 00:04:07
E o que é ainda pior é que grande parte das pessoas que fotografa coloca essas características em primeiro lugar e esquecem daquilo que estao fotografando.

Isso eu concordo em gênero. número e grau.

No final, nem paramos pra pensar se realmente faz alguma diferença.

Isso eu já discordo.

Acho sim que a estética é parte importante da fotografia.
Hoje, fotografando eventos, tenho a seguinte lista de prioridades, na ordem, para minhas fotos.

1-Momento perfeito
2-Iluminação adequada
3-Composição (aqui envolve o bokeh, cores, definição e "outras características do equipamento", entre vários outros fatores obviamente.)

Então tudo contribui sim, EMHO.
Lembrando que basta que apenas um desses elementos seja bem ruim para estragar a foto inteira.
« Última modificação: 20 de Agosto de 2015, 00:06:24 por Rafa_Meira »


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #22 Online: 20 de Agosto de 2015, 08:58:55
Pessoal, fico feliz que meu tópico tenha gerado esse tipo de reflexão em cada um.

Já tentei expor como eu enxergo a fotografia para mim: partindo de um hobby, o que quero com ela é registrar momentos marcantes na minha vida (e aqui incluo tanto retratos de pessoas queridas quanto lugares que frequentei) com uma qualidade de imagem - sim - melhor do que a que conseguiria com um celular ou uma câmera comum no modo verdinho.

Tudo começou ao voltar de duas viagens, uma para Miami e NY, outra para toda Riviera Maia no México, e voltar com fotos que... bom... não condiziam com a beleza do lugar. As fotos que fiz continuarão me trazendo à tona todo o sentimento e modelo mental que fiz nos locais que estive (e por isso concordo com o Spiderman), mas tenho certeza que se tivesse uma melhor noção fotográfica e melhores equipamentos na época, estaria muito mais satisfeito e talvez conseguisse reproduzir para os outros de forma mais fácil o quão bacana era estar lá e fazer estas fotos (aqui a parte que concordo também com o Rafa).

Hoje temos os dois lados: gente que se importa única e exclusivamente com equipamento (gearheads) e com qualidade de imagem, e gente que se importa apenas com a parte artística, mesmo que a foto não fique esteticamente agradável. Não vejo problema em nenhum dos casos, desde que o fotógrafo esteja satisfeito para os fins que pretendia. Mas eu procuro um pouco dos dois!
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 20 de Agosto de 2015, 09:30:13
No final acredito que o Spider e o Rafa estão falando a mesma coisa:
Registrar momentos - fazemos com qualquer aparelho e para muita gente (talvez a maioria) é o suficiente.
Equipamento "registra, capta" o momento e imprime nele as suas características - cores, gradação de tons, capacidade de fotografar com menos luz, "textura da imagem", etc... que sabemos que influenciam em como a imagem é percebida, etc...
É evidente que as limitações de um celular não permitiriam ao Elder capturar tão bem e com tanta beleza o momento que capturou (associado é claro a todo o aprendizado que ele acumulou nos últimos anos).

A imagem é linda, belíssimo, novamente parabéns...

E a reflexão sobre equipamento x imagem feita pelo Spider e pelo Rafa, também é excelente... acho que é muito importante para nós que estamos iniciando e que muitas vezes colocamos todas as fichas no equipamento e outras vezes no fotógrafo - acho o equilíbrio o melhor caminho.

Abraços
« Última modificação: 20 de Agosto de 2015, 09:31:12 por ronaldom1 »
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/