Autor Tópico: Antes e Depois de alguns fotógrafos dos EUA  (Lida 2212 vezes)

Alexandre ABC

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 546
Online: 20 de Agosto de 2015, 14:48:13
Matéria interessante da FStoppers.
E encorajadora tb, rs.

Link

Uma amostra :

Pye Jirsa :





jefersonperrot

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 710
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece - Fp 4:13
Resposta #1 Online: 20 de Agosto de 2015, 14:56:52
Bacana a matéria :ok:
Canon


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #2 Online: 20 de Agosto de 2015, 15:16:01
É legal ver a evolução do nosso trabalho e a de outros profissionais, até me inspirei pra por um antes/depois meu de foto de banda huahua

Antes


Depois
@jacobfotografiacriativa


leonardo.muller

  • Trade Count: (11)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 487
  • Sexo: Masculino
    • flickr
Resposta #3 Online: 20 de Agosto de 2015, 18:52:24
legal a matéria, obrigado por compartilhar,
D700,D7000,D90,D50,Fuji XM-1
28mm2.8,35mm1.8, 50mm1.4, 85mm1.8
24-85mm , 80-200mm 2.8, 18-70mm, 18-55mm
SB900,SB700 YN622TX


Alexandre ABC

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 546
Resposta #4 Online: 20 de Agosto de 2015, 18:55:37
Legal o retorno. Colabora com o post.
A segunda foto não foi tirada apenas de uma vez né?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 20 de Agosto de 2015, 20:45:51
Bem legal ver a evolução de alguns fotógrafos.
Alguns enviaram fotos tão distintas que ficou ruim comparar o antes e agora.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


FMSalles

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 329
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 21 de Agosto de 2015, 08:21:02
Interessante essa evolução. Mas eu acredito que além da mudança no fotógrafo, a própria fotografia mudou, em todos os sentidos, inclusive no que o cliente espera ao contratar um fotógrafo.

Hoje se busca mais esse excesso de nitidez, uma composição mais artística diferenciada, luzes artificiais. Diria que a fotografia se distanciou cada vez mais da realidade (antes que me critiquem, não estou afirmando isso como algo ruim).

Usando o exemplo postado aqui das fotos de Pye Jirsa: no 'antes' eu vejo uma boa fotografia, uma composição charmosa, pouca saturação que deu um ar legal na foto, temos granulação e temos pouca ou quase nenhuma nitidez. No 'depois' também vejo uma boa foto. Uma nitidez absurda que permite ver um fiozinho solto na meia do rapaz (ironia - não enxerguei isso), recuperação de detalhes nas luzes e nas sombras, pouco ruído, e luzes artificiais que não existem normalmente num cenário desse. Tecnicamente próxima da perfeição.

Além do equipamento, acredito que a evolução dos softwares de edição permitem ao fotógrafo construir uma imagem que chega o mais próximo possível do resultado imaginado. Ou seja, a mudança (ou melhoria em alguns casos) não é 100% do fotógrafo. Daria uma boa porcentagem à evolução tecnológica.


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #7 Online: 21 de Agosto de 2015, 08:52:25
Mas dá claramente pra notar padrões na evolução:
 
- melhora no ajuste das cores/balanço de branco e harmonia no quadro;
- poses;
- utilização da luz, seja natural ou artificial;

e principalmente, a transmissão de alguma emoção.

No fim, acho que reflete aquele momento em que superamos o frenesi por equipamentos e começamos a entender que fotografia exige o domínio da luz e composição como ferramenta para transmissão de alguma história ou emoção.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


jefersonperrot

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 710
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece - Fp 4:13
Resposta #8 Online: 21 de Agosto de 2015, 08:56:53
Interessante essa evolução. Mas eu acredito que além da mudança no fotógrafo, a própria fotografia mudou, em todos os sentidos, inclusive no que o cliente espera ao contratar um fotógrafo.

Concordo. Basta olhar o álbum de casamento de seus pais e os seus (ou de algum parente/amigo). É uma evolução tremenda! Os álbuns de hoje são espelho do mercado de hoje.

Existe uma forte busca pelo mais e melhor que move nosso mundo fotográfico, levando os profissionais que querem permanecer no mercado a estudar e estudar e estudar.

No mesmo sentido, a tecnologia melhorou significativamente, proporcionando ao fotógrafo retirar o flash de cima da câmera e ter liberdade de ter a iluminação que deseja (isso sem entrar em outros conceitos como WB, ISO, etc). Tem uns que beiram o lúdico, com muito estilo e personalidade, e outros que fazem belos registros, que embora sejam simples, são embarcados com muita emoção, que será transmitida por gerações.

Remetendo à matéria do tópico, o estudo é bom e necessário... Tem um empresário muito conceituado aqui da cidade que me disse certa vez que o estudo "martela" o cérebro a ponto de capacitá-lo a aceitar novos conceitos e conteúdos...

Você evolui, o mercado evolui, as pessoas evoluem, o mundo muda constantemente e muito rapidamente. Simples assim :D

No fim, acho que reflete aquele momento em que superamos o frenesi por equipamentos e começamos a entender que fotografia exige o domínio da luz e composição como ferramenta para transmissão de alguma história ou emoção.

Concordo plenamente!
« Última modificação: 21 de Agosto de 2015, 08:57:46 por jefersonperrot »
Canon


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #9 Online: 21 de Agosto de 2015, 08:59:27
A maioria dos exemplos realmente a foto pré é bem tosca (ainda assim melhor que as minhas fotos :ponder:).

Neste exemplo específico do Pye Jirsa eu gostei mais do antes.


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #10 Online: 21 de Agosto de 2015, 09:01:48
Melhoras significativas, não? Muito ali corrigiram erros que cometiam, melhoraram luz e edição.

Obrigado por compartilhar
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #11 Online: 21 de Agosto de 2015, 13:21:00
A maioria dos exemplos realmente a foto pré é bem tosca (ainda assim melhor que as minhas fotos :ponder:).

Neste exemplo específico do Pye Jirsa eu gostei mais do antes.
Foi um dos casos que não vi muita diferença.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #12 Online: 21 de Agosto de 2015, 14:07:14
Tem dois ali que pioraram "pracacete"... melhor desaprender.   :ponder: :ponder:


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #13 Online: 21 de Agosto de 2015, 14:48:46
o cara que usou cor seletiva lá...

já evoluiu só de perceber que não é legal.
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Alexandre ABC

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 546
Resposta #14 Online: 21 de Agosto de 2015, 15:20:36
FMSalles, concordo com tudo o que vc disse, e acrescento algo que contribuiu muito para isso : a internet.
Ela meio que obriga os profissionais, não só de fotografia, a evoluírem na marra, pq sabem que muitos os procuram pela internet.
Um cria algo, o outro assimila e dá uma aperfeiçoada e assim vai evoluindo.