Autor Tópico: Rangefinder Analógica. Qual a sua preferência da lista, e porquê?  (Lida 16023 vezes)

Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
    Boa tarde pessoal! Gosto demais de fotografia de rua e estou a fim de uma rangefinder analógica. Li muitos reviews, mas ainda assim não me convenci. Preciso da opinião de vocês!  :assobi:
    Minha preferência é uma manual, mas pode ser uma eletrônica que funcione em prioridade de abertura, e que quando acabar a bateria possa ser usada também em modo manual. Tenho algumas preferências, cada uma com o seu ponto forte. O que acham? E porquê?

Segue a lista de algumas que estão na minha lista (E que cabem no meu bolso). Vou escolher uma dessas, mas estou indeciso. Sei que tem outras melhores ainda, mas fiz a lista do que é acessível à um pobre mortal  :hysterical::

* Canonet QL17 GIII;
* Konica Auto S2;
* Konica III;
* Olympus 35SP;
* Yashica Electro 35 (Talvez! Tenho medo do "Pad Of Death")

Abraços,



INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 20 de Agosto de 2015, 17:03:34
Por partes...

Tive duas Oly 35SP. Embora a objetiva seja excelente, o sistema de fotômetro dela é horrendo e a eletronica dela é de má qualidade, muito problema de oxidação interna e quebra no botão de spot meter. Hoje em dia não quero nem de graça. Usa pilha de mercurio e para usar alcalina tem que recalibrar o fotometro. O inconveniente é que se for usar filtros tem que lembrar de compensar no iso do filme o mesmo fator.

QL17 G3. Excelente, mas em modo manual não fotometra. Idem sobre a bateria.

Konica S2. Excelente, idem sobre a bateria. Fotômetro não acoplado em modo manual mas pode ser usado, como na 35SP.

Yashica Electro 35, excepcional, tenho duas. O fotômetro é muito preciso e tem prioridade de abertura apenas. Não tem modo manual. A bateria original pode ser substituida por uma 4LR44 e um adaptador. Pode usar alcalina na boa que não altera a leitura. O inconveniente é que se for usar filtros tem que lembrar de compensar no iso do filme o mesmo fator. O pad of death é de solução ultra simples, é o menor dos problemas.

A Konica III nunca tive nem usei, mas eu evitaria. O fotômetro é de selenio e não deve estar bom a esta altura.


Resumo:

Se quer uma camera com prioridade de abertura, vá na Yashica sem medo.
Se quer uma com prioridade de velocidade, pode ir na Konica ou na Canonet



Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #2 Online: 20 de Agosto de 2015, 17:14:05
Por partes...

Tive duas Oly 35SP. Embora a objetiva seja excelente, o sistema de fotômetro dela é horrendo e a eletronica dela é de má qualidade, muito problema de oxidação interna e quebra no botão de spot meter. Hoje em dia não quero nem de graça. Usa pilha de mercurio e para usar alcalina tem que recalibrar o fotometro. O inconveniente é que se for usar filtros tem que lembrar de compensar no iso do filme o mesmo fator.

QL17 G3. Excelente, mas em modo manual não fotometra. Idem sobre a bateria.

Konica S2. Excelente, idem sobre a bateria. Fotômetro não acoplado em modo manual mas pode ser usado, como na 35SP.

Yashica Electro 35, excepcional, tenho duas. O fotômetro é muito preciso e tem prioridade de abertura apenas. Não tem modo manual. A bateria original pode ser substituida por uma 4LR44 e um adaptador. Pode usar alcalina na boa que não altera a leitura. O inconveniente é que se for usar filtros tem que lembrar de compensar no iso do filme o mesmo fator. O pad of death é de solução ultra simples, é o menor dos problemas.

A Konica III nunca tive nem usei, mas eu evitaria. O fotômetro é de selenio e não deve estar bom a esta altura.


Resumo:

Se quer uma camera com prioridade de abertura, vá na Yashica sem medo.
Se quer uma com prioridade de velocidade, pode ir na Konica ou na Canonet

Amigo....excelente explicação  :clap:...era isso que eu precisava mesmo, a opinião de alguém que já teve experiência com algumas delas e sabe bem os pontos fortes, e ruins também. Estou pensando então em ir de Konica Auto S2 e Yashica Electro. Pelo que vi amigo "AFShalders" a Electro 35 é a melhor em quesito de qualidade de imagem, é isso mesmo?
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 20 de Agosto de 2015, 17:21:38
As objetivas são todas boas, muito equivalentes.

Mas tem uma coisa importante:

Todas, exceto a Yashica, tem obturador mecânico com velocidade selecionada pelo ponto de parada da agulha de um galvanometro, que se não estiver 100% perfeito, não vai funcionar. Acho que 3/4 das câmeras desse tipo que passaram por mim estavam com problemas. Se vocÊ garantir que a Konica está 100%, isto é, a agulha do fotometro movimenta-se perfeitamente de acordo com a luz, beleza, senão sai dessa.

A Yashica não tem partes mecânicas no fotometro. Mas obviamente tem que ser testado tambem, mas o fato é que as Yashicas são muito mais resistentes.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 20 de Agosto de 2015, 17:38:35
Outra coisa, tente não comprar as cegas. Examine muito bem a câmera antes de comprar. Procure por elementos foscos nas objetivas, super comum nas olympus por exemplo. Comprar no risco só se for muito barato.


Marcelguitar

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 527
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 20 de Agosto de 2015, 20:26:41
Joabe tudo bem? Acho que você é o Joabe que comprei a Oly OM-1 no sabado, correto? HAHAHA
Usei a câmera um pouco no domingo e só.. coloquei um Portra 400 e estou louco para terminar o rolo já hehe...
Então... eu comprei uma canonet QL17 e presenteei a minha namorada, a gente sempre leva ela pra fazer fotografia de rua em PB, a qualidade da lente dela é excepcional, é uma câmera bonita, pequena, leve, silenciosa... o fotometro, é igual o AFShalders falou, só funciona em modo automático, no modo manual ele não funciona, mas não vejo isso como um problema.... eu recomendo a compra.
Conheça um pouco das minhas fotos no meu Instagram pessoal:  https://www.instagram.com/marcelmendescarvalho/

Perfil Profissional Instagram: https://www.instagram.com/marcelmendes_fotografia/

Projeto Imigrantes e Casa do Povo https://500px.com/marcelguitar7


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #6 Online: 20 de Agosto de 2015, 22:58:07
As objetivas são todas boas, muito equivalentes.

Mas tem uma coisa importante:

Todas, exceto a Yashica, tem obturador mecânico com velocidade selecionada pelo ponto de parada da agulha de um galvanometro, que se não estiver 100% perfeito, não vai funcionar. Acho que 3/4 das câmeras desse tipo que passaram por mim estavam com problemas. Se vocÊ garantir que a Konica está 100%, isto é, a agulha do fotometro movimenta-se perfeitamente de acordo com a luz, beleza, senão sai dessa.

A Yashica não tem partes mecânicas no fotometro. Mas obviamente tem que ser testado tambem, mas o fato é que as Yashicas são muito mais resistentes.

Excelentes observações  :clap:, que vão ajudar muito na escolha. Estou tentando negociar uma Nikkor que não uso na Electro 35 de um amigo, que está impecável. Se pegar a Electro 35 fico com ela e uma segunda, que seria então a Konica Auto ou Canonet. Fiquei desapontado com as sua análise sobre a Olympus 35 SP...rsrs. Poxa, que pena! Com uma lente tão boa! E a questão da paralaxe, você deve entender bem. Abraço
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #7 Online: 20 de Agosto de 2015, 23:04:29
Joabe tudo bem? Acho que você é o Joabe que comprei a Oly OM-1 no sabado, correto? HAHAHA
Usei a câmera um pouco no domingo e só.. coloquei um Portra 400 e estou louco para terminar o rolo já hehe...
Então... eu comprei uma canonet QL17 e presenteei a minha namorada, a gente sempre leva ela pra fazer fotografia de rua em PB, a qualidade da lente dela é excepcional, é uma câmera bonita, pequena, leve, silenciosa... o fotometro, é igual o AFShalders falou, só funciona em modo automático, no modo manual ele não funciona, mas não vejo isso como um problema.... eu recomendo a compra.
Exato! Sou eu mesmo....haha. Quando digitalizar as fotos posta pra gente. Você vai se espantar com a qualidade da câmera.
Mas vamos lá. Então, estou indeciso entre a Canonet e a Konica Auto como segunda range...a primeira estou pendendo para a Electro 35, uma lente clara e que segundo os reviews e análises que tenho visto, produz imagens sensacionais. Será a Konica ou a Canonet. Tem fotos com ela?

INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


Marcelguitar

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 527
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 21 de Agosto de 2015, 00:28:23
Tenho essa foto tirada com a Canonet, o filme usado foi o Tri-X 400. Eu lembro que usei a abertura em 2.8, a velocidade não me lembro, tirei a foto no modo manual e a luz estava muito baixa, pois já era umas 18 horas da tarde...

[ftp]Marcel066.jpg
Conheça um pouco das minhas fotos no meu Instagram pessoal:  https://www.instagram.com/marcelmendescarvalho/

Perfil Profissional Instagram: https://www.instagram.com/marcelmendes_fotografia/

Projeto Imigrantes e Casa do Povo https://500px.com/marcelguitar7


Marcelguitar

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 527
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 21 de Agosto de 2015, 00:30:54
E tem essa foto também, no jardim botânico, usando o Tri-X 400...
canonet ql 17 , também tirei no modo manual.

[ftp]Marcel049.jpg
Conheça um pouco das minhas fotos no meu Instagram pessoal:  https://www.instagram.com/marcelmendescarvalho/

Perfil Profissional Instagram: https://www.instagram.com/marcelmendes_fotografia/

Projeto Imigrantes e Casa do Povo https://500px.com/marcelguitar7


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 21 de Agosto de 2015, 00:42:55
Como disse antes, todas são boas desde que estejam funcionando perfeitamente. A única dessas que tenho bronca é a Olympus 35SP. Das Oly, gosto da RD e da RC.


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #11 Online: 21 de Agosto de 2015, 08:06:21
Como disse antes, todas são boas desde que estejam funcionando perfeitamente. A única dessas que tenho bronca é a Olympus 35SP. Das Oly, gosto da RD e da RC.

Obrigado! Se fechar na Electro 35 posto foto dela aqui pra vocês verem. Quanto à questão da paralaxe como funciona? Esse é um assunto que não me entra na cabeça... :no:
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #12 Online: 21 de Agosto de 2015, 08:06:56
Tenho essa foto tirada com a Canonet, o filme usado foi o Tri-X 400. Eu lembro que usei a abertura em 2.8, a velocidade não me lembro, tirei a foto no modo manual e a luz estava muito baixa, pois já era umas 18 horas da tarde...

[ftp]Marcel066.jpg

Caraca! Bela foto, amigo. É uma lente bem clara por sinal... :clap:
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


Marcelguitar

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 527
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 21 de Agosto de 2015, 09:54:42
Caraca! Bela foto, amigo. É uma lente bem clara por sinal... :clap:

A lente é boa mesmo... o VF é o mais claro que já vi até agora, mais claro até do que o da Oly OM-1... não é um VF grande, mas ele é bem claro e já vem correção de paralaxe, ou seja, você sabe como sua foto sairá 100% e sem riscos de cortes na composição.
Essa foto quem fez foi a minha namorada, o filme que ela usou foi o Pro Image 100, no modo manual. sempre com a Canonet.

[ftp]000112410004.jpg
Conheça um pouco das minhas fotos no meu Instagram pessoal:  https://www.instagram.com/marcelmendescarvalho/

Perfil Profissional Instagram: https://www.instagram.com/marcelmendes_fotografia/

Projeto Imigrantes e Casa do Povo https://500px.com/marcelguitar7


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #14 Online: 21 de Agosto de 2015, 11:25:49
A lente é boa mesmo... o VF é o mais claro que já vi até agora, mais claro até do que o da Oly OM-1... não é um VF grande, mas ele é bem claro e já vem correção de paralaxe, ou seja, você sabe como sua foto sairá 100% e sem riscos de cortes na composição.
Essa foto quem fez foi a minha namorada, o filme que ela usou foi o Pro Image 100, no modo manual. sempre com a Canonet.

[ftp]000112410004.jpg

Legalzinha essa câmera. Não sabia que ela curte também fotografia...rs. Legal!
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)