Autor Tópico: Help de aplicabilidade entre lentes 50mm e 35mm  (Lida 4699 vezes)

xmaiconx

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Online: 20 de Agosto de 2015, 22:29:47
Boa noite pessoal, preciso da sua ajuda!

Bom, iniciarei algumas atividades com fotografia em ambientes como academias, de pessoas realizando exercícios, fazendo aula de bike (geralmente ambiente escuro e apertado, com 'show' de luzes) e gostaria da sua ajuda para me ajudar a decidir sobre uma lente a ser adquirida.

Corpo: Irei adquirir a D5300, pois também realizarei gravações de vídeos e o visor "destacável" será muito bem vindo.

Lente: Estive lendo bastante, principalmente sobre as 50mm e 35mm. O vendedor me indicou uma 50mm 1.4D (optei pela D por ser mais em conta) mas gostaria de consultar suas opiniões devido ao ambiente que a utilizarei.

1) Será que com a 50mm corro o risco de ficar com uma imagem muito próxima?
2) Com a 35mm terei que ficar muito próximo do foco principal?
3) Pelo que percebi, entre as aberturas 1.8 e 1.4, a 1.4 deve ser a melhor escolha devido a possíveis ambientes com baixa iluminação, correto?

Eu sei que talvez este assunto deve ser batido pra vocês, mas pra mim, que estou começando a ler e entender melhor como funciona as coisas sem mesmo nunca ter mexido em uma câmera destas, é algo complicado de se conseguir imaginar a aplicabilidade de cada tipo de lente.

Obrigado pessoal.  :ok:



« Última modificação: 20 de Agosto de 2015, 22:31:11 por xmaiconx »


Marcel A.

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 348
  • Marcel
Resposta #1 Online: 20 de Agosto de 2015, 22:34:48
A 1.4 D não faz autofoco da 5300. E eu acho que a 50 vai ficar meio apertado na academia.


xmaiconx

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #2 Online: 20 de Agosto de 2015, 22:42:37
Oi Marcel!

Sobre 1.4D autofoco, não entendi. Esta era uma outra dúvida, mas achei que a havia solucionado.

A 1.4D eu sei que não há foco no corpo da lente, mas a câmera não faz o foco também?

Sobre a distância, isto realmente me preocupa. Creio que no geral ficarei a uma distância máxima de 3 passos, e no caso de aulas, no máximo dois passos. Neste caso seria melhor uma 35mm, certo?


A 1.4 D não faz autofoco da 5300. E eu acho que a 50 vai ficar meio apertado na academia.


Marcel A.

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 348
  • Marcel
Resposta #3 Online: 20 de Agosto de 2015, 22:50:33
A 5300 não tem motor de foco, logo, nenhuma lente D vai fazer autofoco com ela. E sobre a distância focal, é bem subjetivo, eu levaria alguma coisa mais wide que 35.


xmaiconx

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #4 Online: 20 de Agosto de 2015, 22:54:55
Mas não são as lentes G que tem autofoco? Agora fiquei bem confuso..  :shock:

Poderia sugerir alguma lente?

Abraços..

A 5300 não tem motor de foco, logo, nenhuma lente D vai fazer autofoco com ela. E sobre a distância focal, é bem subjetivo, eu levaria alguma coisa mais wide que 35.


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #5 Online: 20 de Agosto de 2015, 23:10:53
Mas não são as lentes G que tem autofoco? Agora fiquei bem confuso..  :shock:

Poderia sugerir alguma lente?

Abraços..

As lentes G tem autofoco, assim como as lentes D. A diferença:

Nas lentes D o motor de foco não fica na lente, mas sim na câmera, logo, para uma lente D funcionar com autofoco a câmera precisa ter motor de foco embutido nela, o que não corre com as cameras D3000, D3100, D3200, D5000, D5100.

Entendeu?
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


xmaiconx

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #6 Online: 20 de Agosto de 2015, 23:23:01
Alcure, entendi. Isto significa então que seria mais negócio optar por uma G? Ou ligar o hard mode e focar na raça? Ou as lentes D simplesmente não vira na D5300?

Aquele esquema de 39 pontos de foco, não sei se tem algo a ver com isso, mas só funciona então com lentes G?

As lentes G tem autofoco, assim como as lentes D. A diferença:

Nas lentes D o motor de foco não fica na lente, mas sim na câmera, logo, para uma lente D funcionar com autofoco a câmera precisa ter motor de foco embutido nela, o que não corre com as cameras D3000, D3100, D3200, D5000, D5100.

Entendeu?
« Última modificação: 20 de Agosto de 2015, 23:24:22 por xmaiconx »


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #7 Online: 20 de Agosto de 2015, 23:48:27
É difícil afirmar que com uma única DF você conseguirá abranger tudo pois haverá momentos onde ter uma GA será fundamental para enquadrar várias pessoas/equipamentos. Em outros momentos você precisará de uma aproximação maior para fazer "closes" e destacar o objeto/pessoa do background. Eu começaria com uma lente do kit 18-105 e deixaria uma prime para fotos "mais artísticas" ou quando precisar de mais luz.
Se fosse para ter uma lente do kit + prime, essa prime seria a AF-S 50 1.8 G. Se fosse só para usar prime, seria uma AF-S 35 1.8 G DX que é uma lente muito mais coringa.

Ou ainda deixaria uma terceira opção bastante útil e prática que seria uma Tamron 17-50 2.8 com motor de foco.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


xmaiconx

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #8 Online: 20 de Agosto de 2015, 23:53:49
Bom, pelo que andei estudando (uff..), e de acordo com o link abaixo da nikon, as lentes D funcionam somente em modo manual, como vocês estão me explicando.. rsrs.

https://support.nikon.com.br/app/answers/detail/a_id/17346/~/que-lentes-posso-utilizar-nas-nikon-d5000,-d3100,-d3000,-d60,-d40x,-e-d40%3F

Creio que fotos em que se tenha tempo de ajuste do foco seja tranquilo, já para situações em que não há como ficar calibrando (a não ser que consiga realizar o foco utilizando o monitor virado pra ti (no caso de tirar uma foto de baixo pra cima, por exemplo).

Nesta situação, creio que pra minha aplicação (academias, pessoas em movimento e talvez até posições desconfortáveis por falta de espaço), seja realmente melhor optar por uma lente G.

Estou correto?


xmaiconx

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #9 Online: 21 de Agosto de 2015, 00:02:07
Thales, obrigado pela sua colaboração!

Concordo que precisarei de mais lentes mas, pela grana, conseguirei optar por apenas mais uma! Sendo assim, terei apenas a 18-55 do kit e mais uma, no qual estou em dúvida..

Por que você diz AF-S 35 1.8 G DX ser bem mais coringa?

Abraços..

É difícil afirmar que com uma única DF você conseguirá abranger tudo pois haverá momentos onde ter uma GA será fundamental para enquadrar várias pessoas/equipamentos. Em outros momentos você precisará de uma aproximação maior para fazer "closes" e destacar o objeto/pessoa do background. Eu começaria com uma lente do kit 18-105 e deixaria uma prime para fotos "mais artísticas" ou quando precisar de mais luz.
Se fosse para ter uma lente do kit + prime, essa prime seria a AF-S 50 1.8 G. Se fosse só para usar prime, seria uma AF-S 35 1.8 G DX que é uma lente muito mais coringa.

Ou ainda deixaria uma terceira opção bastante útil e prática que seria uma Tamron 17-50 2.8 com motor de foco.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #10 Online: 21 de Agosto de 2015, 00:03:25
Bom, pelo que andei estudando (uff..), e de acordo com o link abaixo da nikon, as lentes D funcionam somente em modo manual, como vocês estão me explicando.. rsrs.

https://support.nikon.com.br/app/answers/detail/a_id/17346/~/que-lentes-posso-utilizar-nas-nikon-d5000,-d3100,-d3000,-d60,-d40x,-e-d40%3F

Creio que fotos em que se tenha tempo de ajuste do foco seja tranquilo, já para situações em que não há como ficar calibrando (a não ser que consiga realizar o foco utilizando o monitor virado pra ti (no caso de tirar uma foto de baixo pra cima, por exemplo).

Nesta situação, creio que pra minha aplicação (academias, pessoas em movimento e talvez até posições desconfortáveis por falta de espaço), seja realmente melhor optar por uma lente G.

Estou correto?
Fazer foco manual em DSLR é fria em 99% dos casos. Compre uma AF-S e seja feliz com o motor de foco da sua lente fazendo o trabalho de focagem por você.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


xmaiconx

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #11 Online: 21 de Agosto de 2015, 00:06:55
Rsrs, rápido e direto!

Fico no aguardo, quando puder, me explicar o fator coringa da 35mm DX.

Obrigado pela dica!

Fazer foco manual em DSLR é fria em 99% dos casos. Compre uma AF-S e seja feliz com o motor de foco da sua lente fazendo o trabalho de focagem por você.


Leo P

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
Resposta #12 Online: 21 de Agosto de 2015, 00:17:40
O problema da 50mm é que tem um ângulo de visão muito fechado, então não é sempre que dá para usar. Você precisa comprar a lente fixa junto com a câmera? Acho melhor só pegar a lente do kit e testar as duas distâncias focais, assim terá certeza de qual te agrada mais.
« Última modificação: 21 de Agosto de 2015, 00:19:02 por Leo P »


Ury

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #13 Online: 21 de Agosto de 2015, 01:34:45
Usa sua 18-55, em 50mm pra você ter ideia do angulo que vai ficar.


xmaiconx

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #14 Online: 21 de Agosto de 2015, 08:34:10
Bom dia pessoal!

Entendi.

Queria aproveitar pra comprar a lente junto, contudo, realmente, é mais prudente testar as duas distâncias focais antes de tomar alguma decisão precipitada.

Ainda bem que falei com vocês antes!! Senão iria adquirir uma lente com foco manual, o que pelo jeito não seria uma boa ideia..

Usa sua 18-55, em 50mm pra você ter ideia do angulo que vai ficar.

O problema da 50mm é que tem um ângulo de visão muito fechado, então não é sempre que dá para usar. Você precisa comprar a lente fixa junto com a câmera? Acho melhor só pegar a lente do kit e testar as duas distâncias focais, assim terá certeza de qual te agrada mais.