Autor Tópico: DICAS - Qual mirrorless comprar para INICIAR na fotografia?  (Lida 3820 vezes)

marcelohulz

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Online: 21 de Agosto de 2015, 11:19:13
Amigos, venho pesquisando à meses sobre qual DSLR comprar para aprender à fotografar e, no último mês, estou bastante interessado em comprar uma mirrorless.
Conheci o trabalho do Arlindo Namour Filho e me interessei bastante pela mirrorless. Posteriormente, descobri também Ricky Arruda, Ana Cariane, etc...
Minha pergunta é: em qual devo investir primeiro? Mirrorless mesmo? DSLR?
Nas minhas pesquisas, identifiquei um problema: MIRRORLESS é bem cara!
Se puderem me ajudar, agradeço mesmo.
Fico na expectativa.


fabreder

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 476
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 21 de Agosto de 2015, 11:33:56
Perguntinha complicada essa sua  :D
Essa questão DSLR x Mirroless já deu muito pano pra manga   :(

Mas logo os entendidos viram ajudá-lo.
O que não falta aqui são colegas dispostos a ajudar.

Pra adiantar, algumas coisas que você poderia ter citado:

1) Qual o seu objetivo com a fotografia?
(profissional ou hobby)

2) Que tipo de foto mais lhe agrada ou pretende focar?
(paisagem, retratos, internas, externas, ação/esportes, crianças)

3) Pretende investir em lentes, flashs e outros acessórios?

4) Pretende gastar até quanto?

5) Usar lentes com foco manual seria um problema?

[]s
« Última modificação: 21 de Agosto de 2015, 11:36:34 por fabreder »
Samsung Galaxy S8+ rss


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 21 de Agosto de 2015, 13:39:14
Essa pergunta terá milhões de respostas, minha opinião baseada na experiência própria é, se está começando com orçamento mais curto, uma Sony NEX-6 ou A6000 para mirrorless, uma Canon SL1 ou Nikon D5300 para DSLR.

As Sony são mirrorless (mirrorlesses?) de altíssima qualidade, e a lente kit 16-50 satisfaz bastante.

A Canon SL1 é uma beleza de DSLR compacta e muito funcional (é a menor DSLR) e a Nikon D5300 pode ser encontrada por excelente preço, oferece wifi e GPS (embora seu uso "detone" a carga da bateria). Ambas permitem investir em lentes que podem ser usadas em câmeras mais sofisticadas das respectivas marcas.

As Fuji são caras mas excelentes, as Olympus idem mas inexistentes no mercado (exceto de usados) e as Panasonic fantásticas para vídeo, porém sem qq suporte no Brasil.

Hoje eu compraria uma dessas SL1 ou D5300 que aparecem por bons preços nos Classificados daqui... Ou, se $$$ não for problema, pesquisaria bastante... :)
« Última modificação: 21 de Agosto de 2015, 13:40:45 por efilho »


tnsantos

  • Trade Count: (15)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 912
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 21 de Agosto de 2015, 14:41:33
Concordo com efilho que a NEX 6 / A6000 sejam tops. Eu tive uma NEX 6 e a qualidade das fotos dela são excelentes. O problema com a sony é só o preço das lentes. Se der uma pesquisada rápida verá que a SEL35F18 e a SEL50F18 são bem carinhas comparado com a concorrência. Beleza, tem o trio da sigma 19/30/60, mas mesmo assim sai mais caro que as da samsung por exemplo.

Meu voto vai assim:
Se for mirrorless: samsung NX3000 (lente 16-50 powerzoom bem compacta e não vinheta/distorce tanto feito a da sony em 16mm).   Esse conjunto é muito top em portabilidade e a qualidade das fotos também é ótima. NX300M se quiser touchscreen, mais pontos de foco, AF Híbrido e não se incomodar com a lente 18-55 ser maior que a 16-50. As lentes da Samsung são bem mais baratas que as da Sony, tem ótica tão boa quanto e encontra aqui com NF: http://www.comclickshop.com.br/219-lente-externa-dslr

O único porém dessas samsung, é que elas não possuem EVF. Se isso for muito necessário: NEX 6.

Se for DSLR, a SL1 se preferir Canon ou D3200 se preferir Nikon (que tava por 1600 nas Americanas em 10x sem juros esses dias).

Semana passada eu decidi experimentar as DSLRs. Eu estava em cima do muro entre Canon T5 vs Canon Sl1 e Nikon D3300. Bati o martelo na D3200 por causa do preço que falei logo acima e estou gostando do pouco resultado que já vi dela. :D Preferi pegar assim zerada com NF e Garantia mesmo pagando 100 reais a mais que no ML.
« Última modificação: 21 de Agosto de 2015, 14:45:35 por tnsantos »
Sony NEX6 - SELP1650 - SEL50F18 - GODOX X1TS + TT685S


mlopess

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 21 de Agosto de 2015, 16:27:23
também sou iniciante e vou relatar minha experiencia, comprei uma T5 na santa efigenia e paguei 1280,00 no kit com a 18-55,   peguei mais 2 lentes alem do kit, uma Tele 55-250mm STM e uma 50mm 1.8, e um flash YN565EXII , estou  aprendendo e pra mim foi um excelente kit, me adaptei muito bem gastando menos do que eu imaginava....
- Canon Rebel EOS T5 + 18-55mm f/3.5-5.6 III + 55-250mm f/4-5.6 STM + 50mm 1.8 II - Youngnuo 565EXII


tnsantos

  • Trade Count: (15)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 912
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 21 de Agosto de 2015, 16:34:27
também sou iniciante e vou relatar minha experiencia, comprei uma T5 na santa efigenia e paguei 1280,00 no kit com a 18-55,   peguei mais 2 lentes alem do kit, uma Tele 55-250mm STM e uma 50mm 1.8, e um flash YN565EXII , estou  aprendendo e pra mim foi um excelente kit, me adaptei muito bem gastando menos do que eu imaginava....

Se não se incomodar, poderia dizer quanto pagou nesse kit todo, amigo?
Sony NEX6 - SELP1650 - SEL50F18 - GODOX X1TS + TT685S


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #6 Online: 21 de Agosto de 2015, 19:11:15
Para aprender:
Nikon D3200
Canon T5i
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #7 Online: 22 de Agosto de 2015, 00:37:57
Eu pegaria uma m4/3 usada no ML (GX7 ou OMD) ou iria de SL1 + 24 2.8 e 18-55.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 22 de Agosto de 2015, 10:07:10
Fuji x100s (ou x100t, não me lembro bem mas, é  amais nova.... é fantastica)...

Realmente são muito boas (não acho fantásticas), mas eu comprei a X100s assim que saiu aqui, usei por algum tempo e a vendi. O fato de ser uma 35mm constante me obrigava a ter a X Pro 1 do lado com GA e tele. Para quem se acostumou com lente intercambiável e não quer ficar carregando duas, é jogo duro. Além disso, a X100s (e a T) são "queixo duro": o visor híbrido acaba sendo usado apenas como eletrônico, o display LCD é fixo e o autofoco não se compara ao das demais mirrorless que tive/experimentei da própria Fuji, Pana, Oly e Sony. Além disso, é cara demais para o que oferece. "Cult camera", em minha opinião atual...  :)


marcelohulz

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #9 Online: 22 de Agosto de 2015, 20:25:28
Boa noite amigos!
Primeira coisa: MUITÍSSIMO OBRIGADO pelas dicas, pela ajuda, muito show isso!!!
Seguinte, tem um colega de MF que está vendendo uma Nikon D3100 por R$ 600,00. Vocês acham que vale a pena? Ah, e ele mora relativamente perto...
Um abração!!


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #10 Online: 22 de Agosto de 2015, 21:29:58
Para aprender a D3100 é excelente!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Luiz Victor

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 153
Resposta #11 Online: 24 de Agosto de 2015, 14:05:59
Boa noite amigos!
Primeira coisa: MUITÍSSIMO OBRIGADO pelas dicas, pela ajuda, muito show isso!!!
Seguinte, tem um colega de MF que está vendendo uma Nikon D3100 por R$ 600,00. Vocês acham que vale a pena? Ah, e ele mora relativamente perto...
Um abração!!
Por esse preço e pra aprender é show, heim? Também indico.
sem equipamento no momento


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #12 Online: 24 de Agosto de 2015, 20:58:03
Por esse preço e pra aprender é show, heim? Também indico.
Foi minha primeira câmera de verdade.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


marcelohulz

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #13 Online: 24 de Agosto de 2015, 23:33:59
Mais uma vez, muito obrigado pelas dicas e ajuda amigos!! Vocês são bacanas mesmo, hein?!?!

Finalizei a compra da D3100 mesmo. Só que ela não vinha com lente né, então, a partir de agora, se quiserem me ajudar a comprar a minha primeira lente, fiquem à vontade. Do contrário, vou criar um outro tópico específico para esse fim. ;)

Um abração à todos!!!!!


Luiz Victor

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 153
Resposta #14 Online: 25 de Agosto de 2015, 09:35:32
Mais uma vez, muito obrigado pelas dicas e ajuda amigos!! Vocês são bacanas mesmo, hein?!?!

Finalizei a compra da D3100 mesmo. Só que ela não vinha com lente né, então, a partir de agora, se quiserem me ajudar a comprar a minha primeira lente, fiquem à vontade. Do contrário, vou criar um outro tópico específico para esse fim. ;)

Um abração à todos!!!!!
A 18-55 custa em torno de 250 reais e é boa para aprender. Se tiver grana sobrando já pode pegar logo uma 35mm f/1.8G, que sai em torno de 600 reais. Abraço
sem equipamento no momento