Autor Tópico: Duvida sobre foco usando lente Canon EFSreffb 55-250 com a câmera Samsung NX3000  (Lida 7139 vezes)

klebermo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Recentemente tive a oportunidade de testar em uma câmera Samsung NX3000 com o adaptador Fotodiox Pro EOS-NX as seguintes lentes:

(1) canon efs 18-55mm
(2) canon efs 55-250mm

com a lente (1) eu consigo resultados excelentes, mas com a (2), só consigo uma imagem focada quando a lente está ajustada para 250mm e somente para imagens muito distantes (no meu teste, um prédio que ficava a mais ou menos 1-2 km de onde eu estava)

Mesmo a 55mm, não consigo uma imagem focada de jeito nenhum, apesar de que usando a lente (1) eu consigo isso com o mesmo ajuste. Alguém pode me dar uma dica do que eu estou fazendo errado?


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
só pra confirmar... olhou a chave mf/af da lente? testou em outra câmera?
ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


klebermo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
A chave mf/af está no mf (como a lente não é nativa dessa câmera, acho que o modo automático não rola). infelizmente não tenho outra câmera para testar.


Luiz Victor

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 153
É bem difícil de acertar o foco na NX3000. Não conheço este adaptador, mas se for básico, você tem usar a "lupa" e ir no olho.

Pode ser que a lente que você está usando seja mais arisca mesmo.
sem equipamento no momento


klebermo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
O estranho é que com uma lente não tenho problema nenhum. já com essa 55-250mm, até agora não consegui uma imagem focada.


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
até agora não consegui uma imagem focada.
posta algumas dessas imagens fora do foco e marca onde seria o ponto correto de foco
ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


klebermo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Segue uma foto que tirei de uma distância de pouco menos de 1 metro do objeto que deveria estar em foco (no caso, é uma filmadora em cima de duas caixas).

https://www.flickr.com/photos/klebermo/20848534832/in/album-72157657302720760/
« Última modificação: 24 de Agosto de 2015, 22:13:14 por klebermo »


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Não sou expert mas parece que a câmera não está reconhecendo a lente, pois no exif não exibe informação nenhuma dela ou configuração usada...

Abertura: ƒ/undef
Distância Focal: 0.0 mm
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Não sou expert mas parece que a câmera não está reconhecendo a lente, pois no exif não exibe informação nenhuma dela ou configuração usada...

Abertura: ƒ/undef
Distância Focal: 0.0 mm

Jamais poderia haver informação registrada. São equipamentos de fabricantes diferentes, com protocolos de comunicação diferentes, e além disso o adaptador não tem eletrônica para fazer uma improvável "tradução" entre os sistemas, sendo do tipo passivo  :ok:
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Jamais poderia haver informação registrada. São equipamentos de fabricantes diferentes, com protocolos de comunicação diferentes, e além disso o adaptador não tem eletrônica para fazer uma improvável "tradução" entre os sistemas, sendo do tipo passivo  :ok:

Desculpe pela besteira! Como disse, não sou expert... Aliás sou um leigo e ignorante em fotografia!
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Desculpe pela besteira! Como disse, não sou expert... Aliás sou um leigo e ignorante em fotografia!

Tudo certo, ninguém nasce sabendo  :ok:

Mas de fato é um mistério a 55-250 não funcionar...
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Luiz Victor

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 153
Que estranho, realmente está muito desfocado. Não sei mais o que pode ser, já que você consegue fazer MF com a outra lente.
sem equipamento no momento


klebermo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Nessa foto que eu postei a lente estava ajustada para 55mm. Essa outra (abaixo), eu ajustei a lente para 250mm e foquei em um prédio que estava a mais ou menos 2 km de onde tirei a foto. Não está perfeita, mas ficou muito melhor do que a que tirei com 55mm.

https://www.flickr.com/photos/klebermo/20682412908/in/dateposted-public/


tnsantos

  • Trade Count: (15)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 912
  • Sexo: Masculino
A NX3000 não possui focus peaking. Tá fazendo no olhômetro mesmo? E se botar o foco no infinito? Fica ruim também?
Sony NEX6 - SELP1650 - SEL50F18 - GODOX X1TS + TT685S


klebermo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
A NX3000 não possui focus peaking. Tá fazendo no olhômetro mesmo? E se botar o foco no infinito? Fica ruim também?

o que você quer dizer com por o foco no infinito? o que eu estava fazendo até agora (com essa e outras lentes) era tentar ajustar o foco com o anel de foco da própria lente. Lembrando que estou usando essa lente (Canon) com um adaptador para a câmera Samsung (sistema de lentes NX).