Autor Tópico: Revelação PB - Dúvida FIXADOR + Primeiras experiências  (Lida 7749 vezes)

silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 07 de Outubro de 2015, 14:19:18
Apois é isso que vou fazer! Na minha cidade é impossivel encontrar lugar pra revelar, então vai ser tudo caseiro mesmo.
Mas como será minha primeira revelação (yaay), por quanto tempo será que preciso fixar? E a lavagem precisa de algo mais? Um sulfito de sódio de leve, quem sabe? haha
Eu sou meio radical com preciosismos, faço do meu jeito e tem funcionado.
1 - Revelação.
Não abro mão do bom e velho Kodak D-76. faço a mistura que está no manual e na hora de revelar diluo em água no que o pessoal chama de 1/1 mais eu chamo de 1/2 - 1/2 ou seja, 125ml dele + 125ml de água (uso mineral mais já usei da torneira e não tive problemas);
O tempo eu uso agitar constantemente nos 30s iniciais depois agito 10s a cada 10s.
2 - STOP ou interruptor.
Eu faço uma mistura num vidro de 250ml, 1 colher de Vinagre e completo com água mineral.
Na hora de usar eu uso apenas uns 50ml dessa mistura no tanquinho e o resto completo com água da torneira do tanque mesmo.
O tempo eu uso 1 banho com a mistura e agito por 30s. Nos banhos 2 e 3 eu uso apenas água da torneira mesmo.
3 - Fixador. Conforme já mencionado antes, 150ml de tiosulfato + 800ml de água.
Agito constantemente nos primeiros 30s e depois por 10s a cada 30s (igual a revelacao).
4 - Wash. Eu faço uma mistura num vidro de 250ml com 1 colher de detergente neutro.
Na hora de usar eu coloco uns 20ml da mistura no tanque e preencho com água (mesmo esquema do STOP).
Aí eu mexo por 30s e abro. Daí eu jogo agua da torneira corrente até sair toda a espuma do detergente, mais ou menos 1 minuto. Dou umas batidas, mexo e retiro o carretel.

Pronto, só pendurar o filme. Para isso pegue 2 prendedores de roupa de madeira (mais pesados), prenda 1 deles numa ponta e na outra dobre a ponta e feche com 1 deles. Coloque pendurado na janela do banheiro social e no outro dia de manhã estará pronto.
 :ok:
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


Pacata femea camponesa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Feminino
Resposta #16 Online: 07 de Outubro de 2015, 15:07:21
Valeu mesmo pela paciência comigo, Silvano, sua resposta me ajudou muito  :D

Quando eu fizer essa minha primeira revelação, posto umas fotinhas aqui!

Aliás, detalhes adicionais dessa missão: o filme, que é um desses baratinhos (fujifilm quality 100), eu encontrei por acidente dentro de uma câmera (que não sei se está funcionando, inclusive) que está na família desde minha infância e só deus sabe quando colocaram ele ali hehe. Minha primeira analógica e filmes ainda estão chegando, pois comprei há pouco tempo, mas eu queria testar algum filme logo na revelação caseira.

Ansiosa pela surpresa desse filminho! Talvez eu coloque ele na câmera que está chegando só pra ter certeza de que vai ter realmente alguma coisa no filme (provavelmente renderia umas dupla-exposições meio insanas).

Veremos como vai ser  :hysterical: 


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #17 Online: 25 de Novembro de 2015, 00:42:38
É possivel usar o mesmo fixador que é utilizado em consultório odontológico sem qualiqer problema.
Uma embalagem custa entre 8-10 reais cada frasco com 475ml (Carestream/Kodak) e dá para revelar uns 20 rolos 35mm.
São necessários 4 (quatro) minutos para fixar, com agitação constante no 1º minuto e 10 segundos nos minutos restantes.
Mais fácil, barato e prático que isso é impossível.  :ok:


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #18 Online: 15 de Dezembro de 2015, 21:44:37
Enfim, o lance é o seguinte, usei 500mL dessa solução para fixar 2 filmes, revelados em separado, sempre voltando com todo o conteúdo para o frasco original. O Fixador é reutilizável até um certo ponto (ok?), mas como há resíduo da prata não reagida nele (até soltou uma corzinha rosa na solução) esta solução vai degradando com o tempo. E aí, quanto tempo será que ele vai durar? Vocês poderiam me informar um "padrão" de fixador para eu pelo menos ficar atento? [/b]

Grato ao extremo, depois venho com as especificações! VALEU

Nao tem um padrao. Depende da frequencia que vc usa, dos tamanho de filmes que vc fixa, forma de armazenamento e formula usada na solucao, ate mesmo tipo de filme com mais ou menos prata.

Quando muito bem armazenado revelando apenas 35mm costuma durar bastante. Tanto que eh preciso filtrar a prata que acumula no Fixador para nao manchar ou granular os filmes.

Quando vc notar que o filme comeca a nao sair mais totalmente transparente, com aparencia arrosada, vc pode tentar extender um pouco o tempo no fixador que ajuda.

Mas nao tem uma forma melhor do que usar ate vc ver que o filme nao esta totalmente transparente, e preparar uma solucao de fixador nova e fixar novamente o filme. Pq o tempo e quantidade de uso ate se esgotar varia.