Autor Tópico: E-M10 II - lançamento  (Lida 11884 vezes)

Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #60 Online: 27 de Agosto de 2015, 20:59:35
Se for algo em movimento, pode dar uma torcida na foto (rolling shutter).

Nd ou polarizador resolve facil. Sempre tenho um polarizador na bolsa, nao para esse fim, mas serve tb!
D600 - E-M10


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.047
  • Sexo: Masculino
Resposta #61 Online: 27 de Agosto de 2015, 22:36:05
Ontem eu senti falta de uma maior velocidade do obturador.
1/4000 foi pouco, mesmo baixando o ISO ao máximo.
Essa nova tem o eletrônico de 1/16000.
Não sei bem como isso funciona, mas resolveria nesse caso?
Existe alguma desvantagem em usar o obturador eletrônico?

Rolling shutter pode ocorrer se você fizer fotos de objetos em movimento; e (acho) que a quantidade de bits da foto diminui de 14 para 12 - na Panasonic GX7 eu sei que isso ocorre, preciso testar nas Olympus.

Mas usei já muito o shutter eletrônico na minha GX7 (em shows que sei que vou tirar muitas fotos - em um festival em Barcelona foram quase 900, e assim dou uma bela poupada no shutter mecânico) e não notei diferença.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #62 Online: 27 de Agosto de 2015, 22:50:32
Acho que cai de 12 pra 10, Marcio. Pelo que já li parece que afeta de forma quase que imperceptível as baixas, ou áreas escuras das fotos, no caso da GM1/GX7. Mas só se puxar muito que percebe... mas é pouca coisa mesmo. E na questão do movimento, tem que ser coisa bem rápida. Uma busca já mostra exemplos, como, hélice de avião/helicóptero e postes com carro em movimento. Isso porque a camera faz uma varredura no sensor de cima para baixo, diferente do mecânico, que expõe a foto toda de uma vez. Mas dá pra usar bastante!
  vimeo     flickr     insta


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.047
  • Sexo: Masculino
Resposta #63 Online: 28 de Agosto de 2015, 13:15:32
Acho que cai de 12 pra 10, Marcio. Pelo que já li parece que afeta de forma quase que imperceptível as baixas, ou áreas escuras das fotos, no caso da GM1/GX7. Mas só se puxar muito que percebe... mas é pouca coisa mesmo. E na questão do movimento, tem que ser coisa bem rápida. Uma busca já mostra exemplos, como, hélice de avião/helicóptero e postes com carro em movimento. Isso porque a camera faz uma varredura no sensor de cima para baixo, diferente do mecânico, que expõe a foto toda de uma vez. Mas dá pra usar bastante!

Sim, eu mesmo nunca tive problemas com rolling shutter usando o eletrônico da GX7.

O da E-M5 II eu até postei uma fotos tempos atrás em outro tópico, tirada com a 20mm 1.7 totalmente aberta em um dia de sol em Coney Island - shutter em 1/16000, não precisei de filtro ND, hehehehe. Ficou perfeita.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


amveeck

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Resposta #64 Online: 28 de Agosto de 2015, 16:32:44
Tem programas que fazem isso. Não sei quais, rs, mas não é coisa difícil não.

Ontem recebi minha Olympus TG-4. Ela tem duas funções distintas, FOCUS BRACKET e FOCUS STACK. Um gera várias fotos com pontos de foco diferente, o outro junta todas elas em uma foto só.

Não vejo motivo para as mais avançadas não fazerem o mesmo.

Não sou catador de pixel, mas achei que o RAW na E-M5 MK1  mais sharp do que o da E-M10 MK2 , pelo comparativo do DPREVIEW.
« Última modificação: 28 de Agosto de 2015, 16:37:19 por amveeck »


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #65 Online: 28 de Agosto de 2015, 17:27:36
...Olympus TG-4 ... tem duas funções distintas, FOCUS BRACKET e FOCUS STACK...

...Não vejo motivo para as mais avançadas não fazerem o mesmo.

.... Não sou catador de pixel, mas achei que o RAW na E-M5 MK1  mais sharp do que o da E-M10 MK2 , pelo comparativo do DPREVIEW...

Eu ainda não entendi por que alguém que compra esse tipo de câmera, voltado para ação, usaria esse recurso. São aquelas coisas da Olympus para "engordar currículo", como o modo de superres da E-M5 mk2. Na próxima versão já não estarão lá...  ;)

Em minha opinião, o esse recurso da DPReview não serve para esse tipo de comparação de jeito nenhum. Minha primeira decepção e verificação nos tempos em que eu era "catador" (de pixel)...  :ok:


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #66 Online: 29 de Agosto de 2015, 10:00:25
São aquelas coisas da Olympus para "engordar currículo", como o modo de superres da E-M5 mk2. Na próxima versão já não estarão lá...  ;)

Mas o modo de alta resolução é maravilhoso! Consegue rivalizar com as melhores FFs pra esse tipo de fotografia. É alguma informação que não tivemos acesso, um desejo ou simplesmente você considera 'gimmick'?? Engordar currículo... não entendi... e o 5-axis IBIS se enquadra aí? Que continuem engordando então...  :D

Pois já é sabido que virá aprimorado na E-M1 mark II. Por que iriam tirar?? Eu vejo como uma grande inovação...
  vimeo     flickr     insta


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #67 Online: 29 de Agosto de 2015, 11:43:42
Mas o modo de alta resolução é maravilhoso! Consegue rivalizar com as melhores FFs pra esse tipo de fotografia. ... enquadra aí? Que continuem engordando então...  :D
Pois já é sabido que virá aprimorado na E-M1 mark II. Por que iriam tirar?? Eu vejo como uma grande inovação...

Rinaldo, não é maravilhoso; seria se não fosse necessário estar TUDO absolutamente imóvel, sob pena de sua foto ter um fundo de alta resolução e as coisas em volta apenas borrões. A montanha não se mexe, mas as árvores, os animais, as pessoas e até o sol sim... As FF não estão nem um pouco preocupadas com essa "maravilha"...  :)

O próprio IBIS de 5 eixos, extremamente útil, deve ser considerado de acordo com o seu uso. Para quem faz vídeo  e macro é absolutamente fantástico, mas para tele, por exemplo, vc pode cair naquele caso da superhighres: o bicho se mexe, e querer pegar aquele animal ao por do sol a 1/2 segundo não proporcionará uma foto bacana. Bom, se o bicho estiver morto, aí sim... :D

Tudo depende do uso que se dá, e conhecer as limitações faz com que aproveitemos o melhor que aquilo pode nos dar.
Tem que ir além da tecnologia do recurso em si, e sim da aplicabilidade no uso que faremos dele... :ok:





Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #68 Online: 29 de Agosto de 2015, 18:56:26
Rinaldo, não é maravilhoso; seria se não fosse necessário estar TUDO absolutamente imóvel, sob pena de sua foto ter um fundo de alta resolução e as coisas em volta apenas borrões. A montanha não se mexe, mas as árvores, os animais, as pessoas e até o sol sim... As FF não estão nem um pouco preocupadas com essa "maravilha"...  :)

O próprio IBIS de 5 eixos, extremamente útil, deve ser considerado de acordo com o seu uso. Para quem faz vídeo  e macro é absolutamente fantástico, mas para tele, por exemplo, vc pode cair naquele caso da superhighres: o bicho se mexe, e querer pegar aquele animal ao por do sol a 1/2 segundo não proporcionará uma foto bacana. Bom, se o bicho estiver morto, aí sim... :D

Tudo depende do uso que se dá, e conhecer as limitações faz com que aproveitemos o melhor que aquilo pode nos dar.
Tem que ir além da tecnologia do recurso em si, e sim da aplicabilidade no uso que faremos dele... :ok:

Mas Edric, "estar TUDO absolutamente imóvel" é pré-requisito pra que funcione. Sendo assim, desde que respeitadas as condições de uso, o tal modo HRS supera as melhores FFs do mercado. Pra mim isso é notável, levando em conta as diferenças físicas entre os equipamentos. Você só ressaltou pontos negativos ou indicou situações onde não se deve usar. Só faltou dizer que queria usar em esportes de ação… hehe

Por falar em paisagem, uma camera menor e mais leve não seria interessante para o fotógrafo de paisagem? E se forem montanhas com neve ou cenários sem vento? E fotografia de arquitetura ou pack-shots em estúdio? Aplicações existem, pra muita gente pode ser útil. Vamos torcer pra que evolua, não é? Vamos ver como virá na nova E-M1 ano que vem daí voltamos a conversar. Estamos falando da primeira geração ainda, pode ter certeza que não é 'engorda de currículo'.

Achei uns links com exemplos:
http://www.dpreview.com/reviews/olympus-om-d-e-m5-ii/4
https://www.flickr.com/groups/2865696@N22/pool/
http://2.static.img-dpreview.com/files/p/E~forums/55572010/01db830a56974e8ca9a279459860dfb4
http://twills.fatcow.com/Upload/E-M5MKII/P2240003%20-%20Copy.jpg

Quanto à essa situação tão corriqueira do animal vivo se mexendo ao por-do-sol, sem dúvida eu escolheria m4/3 pois teria um conjunto menor e mais leve, provavelmente mais barato, com mais alcance e que me daria muito mais prazer e mais chances de usar. Eu perderia 1 ou 2 stops de ISO em relação à FF, pode ser, mas as vantagens valeriam a pena. São esses malditos prós e contras que nunca nos deixam…  :ok:
  vimeo     flickr     insta


fabreder

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 476
  • Sexo: Masculino
Resposta #69 Online: 29 de Agosto de 2015, 19:06:21
Samsung Galaxy S8+ rss


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #70 Online: 30 de Agosto de 2015, 10:35:37
Bom, essas opiniões são apenas isso, opiniões pessoais baseadas em uso. Como eu todo ano vou lá fora, elas são importantes pq não se trata apenas de discussão e sim decisão de troca de equipamento, por isso eu tenho que observar esses avanços sob o ponto de vista prático para mim.

É por isso que eu uso FF e m4/3 e em viagem carrego ambas, e assim vejo "in loco" o que está funcionando ou não para mim... O mundo se mexe, e adotar essas coisas pode fazer com que gastemos muito em algo que, na prática, provavelmente não vamos usar... :ok:
« Última modificação: 30 de Agosto de 2015, 11:01:36 por efilho »


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.047
  • Sexo: Masculino
Resposta #71 Online: 13 de Outubro de 2015, 11:54:58
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #72 Online: 13 de Outubro de 2015, 12:30:58
Duas coisas que não gostei:

Continua tendo o bizarro sistema de menus da Olympus. O Pior que eu já vi, infelizmente.

Não ter vídeo 4K é meio que imperdoável a esta altura do campeonato. Entopem a câmera de coisas e deixam isso de fora ? Como é que pode ?


De resto é bem legal.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #73 Online: 13 de Outubro de 2015, 13:40:49
Duas coisas que não gostei...

Eu acostumei com o menu e acesso tudo rapidamente, e para meu uso em fotografia com conforto e leveza vídeo 4k não faz falta. Em minha opinião, se quisesse vídeo porreta eu iria de Panasonic (que o Marcio não fique chateado, mas ele mesmo tem uma queda pela GX7...). O mercado entre as duas está bem dividido: estabilização e qualidade still é Olympus, vídeo é Panasonic. Assim que viajar vou mudar para a E-M10/2, é a melhor opção para leveza e compaticidade.  :)


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #74 Online: 13 de Outubro de 2015, 13:57:54
Eu acostumei com o menu e acesso tudo rapidamente, e para meu uso em fotografia com conforto e leveza vídeo 4k não faz falta. Em minha opinião, se quisesse vídeo porreta eu iria de Panasonic (que o Marcio não fique chateado, mas ele mesmo tem uma queda pela GX7...). O mercado entre as duas está bem dividido: estabilização e qualidade still é Olympus, vídeo é Panasonic. Assim que viajar vou mudar para a E-M10/2, é a melhor opção para leveza e compaticidade.  :)

rapaz, esse negócio de vídeo 4k tbém não faz a mínima falta pra mim...
aliás, poderia dispensar facilmente a função de vídeo em câmeras fotográficas. Poderiam rolar versões da mesma câmera sem a função de vídeo, e custar menos. Seria minha escolha com certeza.