Autor Tópico: Nitidez é tudo?  (Lida 6854 vezes)

mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Online: 25 de Agosto de 2015, 00:53:10
E ai galera...

Pesquisando um pouco sobre lentes e seus principais aspectos sempre levo mais em conta o Bokeh e a nitidez que ela proporciona!
Ultimamente querendo uma 50mm nova, estava em dúvida entre a Sigma ART e a 1.2L da Canon e aí surgiu a dúvida.. nitidez extrema, como a linha ART está proporcionando é tudo? Uma foto sem nitidez é meio brochante, mas o que vcs levam mais em conta para comprar um lente nova, se a questão não fosse grana!
Não sou muito fissurado nessa questão de nitidez... mas depois que peguei a 30mm ART fiquei impressionado com ela... e a 50mm está chegando essa semana!
O que não gosto é dar um crop na foto e ver que faltou algo! coisa que até então não aconteceu com a 30mm.. diferente das 50mm que tive da Canon (1.8 e 1.4)... não generalizando, mas a 30mm dá um banho nesse quesito!

E aí... qual a opinião de vcs?
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1


Intrepid

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 357
Resposta #1 Online: 25 de Agosto de 2015, 02:10:11
Obviamente não é tudo, mas existe um nível mínimo aceitável.

Eu por exemplo tenho uma 50mm 1.8 STM da Canon e acho perfeitamente nítida desde que eu use a 2.8 ou mais. Se usar a 1.8 fica ruim, mas como 1.8 não é muito prático pra mim (dificil acertar o foco e dof muito curto) eu quase nunca uso mesmo.

Pra mim a Canon 1.8 leva vantagem sobre a Sigma A 1.4 pq além de custar umas 8x menos é uma lente que sempre vai caber na bolsa, não pesa quase nada, é pequena e se quebrar/perder é um preju bem pequeno se comparado a Sigma, que pesa mais de 800g e é bem grande.

Mas se vc é um daqueles que pira com um bokeh ao extremo, ai uma Sigma 1.4 vai ser uma boa pois possui uma nitidez boa mesmo a 1.4 (ou pelo menos 1.8). No entanto eu acho que nesse caso compensaria mais pegar uma tipo Canon 135mm f/2, que pela distancia focal vai dar um bokeh melhor que uma 50 1.4.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 25 de Agosto de 2015, 09:17:52
Existe sim um nível aceitável de nitidez que uma lente tem que cumprir, mas já acho nóia da pessoa querer visualizar uma imagem na tela em zoom de 100% pra ver quase os pixels da mesma e querer que a lente de uma nitidez "felomenal" e na hora de revelar não se nota diferença nenhuma.

Imagem nítida é gostoso de ver, a qualidade técnica é gritante, porém uma imagem, sem muita nitidez, com rúido, que esteja colocando na sua frente um momento inesquecível, uma fração de um momento único, um sentimento, vai estampar na foto tanta emoção que nem vai se perceber se é nítida ou não.

O fato de que nitidez é importante ou não é muito relativo, alguns acham que fotos profissionais tem que ter uma nitidez de outro mundo e isso ta se tornando uma obsessão fora do mundo profissional...nitidez, nitidez, nitidez, nitidez e composição muito pouca.

Penso que nitidez tem que ter um nível aceitavel, só que isso depende de vários outros fatores, não só a lente. Técnica e conhecimento do fotografo. Depois que você usar uma 50mm ART qualquer outra 50mm vai ser uma bosta...hehe...se comparada a nitidez dela.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #3 Online: 25 de Agosto de 2015, 09:28:19
Se você vai ficar olhando suas fotos em 100% no computador, nitidez é tudo sim. Mas se você pretende imprimir e dar o devido destino às suas fotos, que é um álbum ou uma parede, não é tudo isso não.
D600 - E-M10


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 25 de Agosto de 2015, 09:39:30
Acho que isso depende do que você quer... tem fotos que pedem mais nitidez e outras não. Tem quem se preocupe com nitidez máxima e quem não liga tanto para isso. Qual é o seu perfil?


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #5 Online: 25 de Agosto de 2015, 09:47:06
Acho que isso depende do que você quer... tem fotos que pedem mais nitidez e outras não. Tem quem se preocupe com nitidez máxima e quem não liga tanto para isso. Qual é o seu perfil?

Também sou mais dessa opinião, vai do perfil de cada um, do tipo de foto que se faz, etc... Eu, apesar de ter uma Sigma 50/1.4 Art, não ligo muito pra nitidez, sou mais fã é de um belo bokeh. Só peguei a Sigma ao invés da Canon 50/1.2L por conta da diferença monstruosa de preços, mas EU sempre achei nitidez algo secundário, um "bônus", digamos assim.

Pra mim, se fosse fazer um ranking das coisas que mais importam em uma objetiva, seriam pela ordem, bokeh, AF, aberrações cromáticas, nitidez, distorções e construção.

 :ok:


Luiz Victor

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 153
Resposta #6 Online: 25 de Agosto de 2015, 09:51:28
99% das pessoas não ligam para nitidez ao ver uma foto, claro, desde que a lente tenha o mínimo de qualidade.
sem equipamento no momento


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 25 de Agosto de 2015, 10:06:28
E ai galera...

Pesquisando um pouco sobre lentes e seus principais aspectos sempre levo mais em conta o Bokeh e a nitidez que ela proporciona!
Ultimamente querendo uma 50mm nova, estava em dúvida entre a Sigma ART e a 1.2L da Canon e aí surgiu a dúvida.. nitidez extrema, como a linha ART está proporcionando é tudo? Uma foto sem nitidez é meio brochante, mas o que vcs levam mais em conta para comprar um lente nova, se a questão não fosse grana!
Não sou muito fissurado nessa questão de nitidez... mas depois que peguei a 30mm ART fiquei impressionado com ela... e a 50mm está chegando essa semana!
O que não gosto é dar um crop na foto e ver que faltou algo! coisa que até então não aconteceu com a 30mm.. diferente das 50mm que tive da Canon (1.8 e 1.4)... não generalizando, mas a 30mm dá um banho nesse quesito!

E aí... qual a opinião de vcs?


A maior prova que nitidez não é tudo está nas fotos do David Hamilton.
Essa corrida eterna atras de nitidez extrema e bokeh é coisa de fotógrafo incompetente.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #8 Online: 25 de Agosto de 2015, 10:18:16
Como sempre alguns querendo taxar ideias e opiniões em assuntos debatidos.

Essa mania de extremos que as pessoas tem de dizer que "Sim, é muito importante" ou "Não, é totalmente dispensável" é baseada somente naquilo pelo que cada um acredita ou pensa, não uma verdade absoluta.

Então é óbvio que dependendo de tema, estilo ou mensagem, a nitidez será muito importante, ou não.

Acho engraçado que rolam páginas e páginas em outros tópicos discutindo o "pêlo da pulga" com faíscas entre os participantes e tudo mais, e dai de repente isso é tudo besteira....


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #9 Online: 25 de Agosto de 2015, 10:30:08
Abaixo a ditadura da nitidez! :D

Em muitos casos tenho jogado um bafo de ar quente na minha lente pra diminuir a nitidez dela :D

Tem sido libertador!
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #10 Online: 25 de Agosto de 2015, 10:33:56
Em muitos casos tenho jogado um bafo de ar quente na minha lente pra diminuir a nitidez dela :D

Tem sido libertador!

 :D


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #11 Online: 25 de Agosto de 2015, 10:36:05
Desculpe Raphael, mas aqui não tem ninguém, pelo menos até agora, querendo impor nada. Leia atentamente o que as pessoas escreveram...

Basta você ter um exemplo que prova o contrário em uma teoria para provar que ela está errada, ou pelo menos não é uma verdade absoluta. Calma, deixe-me explicar:

Uma foto macro sem a necessária nitidez geralmente não é boa. Eu diria até quem é quase impossível de ser boa.

As fotos do David Hamilton não tem nitidez alguma e são excepcionais. Ele literalmente passava saliva nas lentes e até vaselina.

Quanto ao bokeh, se reparar bem, a imensa maioria do que se ve por ai são fotos ruins e não será necessariamente um bom ou mau bokeh (se é que isso existe) que irá deixar uma foto pobre boa. Da mesma maneira não é toda foto super nítida que é boa. Isso é totalmente óbvio.

Mas aqui não tem ninguém impondo nada.

Cada caso é um caso. Concordo que esse tipo de tópico é sempre a mesma coisa.
« Última modificação: 25 de Agosto de 2015, 10:42:18 por AFShalders »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #12 Online: 25 de Agosto de 2015, 10:40:25
Abaixo a ditadura da nitidez! :D

Em muitos casos tenho jogado um bafo de ar quente na minha lente pra diminuir a nitidez dela :D

Tem sido libertador!


Irias gostar dessa objetiva, Fujinon Soft Focus.
Claro que tem que saber usar para fazer algo que preste com ela.

http://forum.mflenses.com/soft-focus-galore-t19398.html
http://www.pentaxforums.com/forums/10-pentax-slr-lens-discussion/84187-soft-focus-lenses-actually-useful-3.html

« Última modificação: 25 de Agosto de 2015, 10:41:15 por AFShalders »


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #13 Online: 25 de Agosto de 2015, 10:43:40
E eu aqui querendo muito uma lensbaby para meus retratos...  :assobi:  :wub:


mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Resposta #14 Online: 25 de Agosto de 2015, 10:47:47
Abaixo a ditadura da nitidez! :D

Em muitos casos tenho jogado um bafo de ar quente na minha lente pra diminuir a nitidez dela :D

Tem sido libertador!

 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

A melhor até agora!

Mas concordo com o que foi dito aqui... pensei que só eu pensava nessa linha, por isso o tópico! Sei que nenhuma lente faz mágica e querer ter fotos nítidas com um crop grande e tiradas em f2, nem sempre é possível!
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1