Autor Tópico: Dúvida sobre valores  (Lida 2365 vezes)

Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Online: 04 de Novembro de 2006, 14:16:52
Pessoal, me ligaram pra fazer umas fotos pra capa de um cd de uma dupla de hip hop

Eles querem em torno de 100 fotos pra usar na divulgação tb, não só no cd.

Alguém tem idéia de quanto cobrar por um trabalho desses?

Apenas fotos e tratar, custos de produção não são de minha alçada, é só o trabalho de fotógrafo mesmo.

Abraços
Alex
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #1 Online: 04 de Novembro de 2006, 14:50:32
Você tem que avaliar a quantidade de filmes (cliques no caso da digital) que você vai precisar. Eles querem 100 fotos, eu recomendaria você tirar pelo menos umas 200 ou 300.

Revelação de cada foto.

Aluguel de materiais "extras" (estúdio, ajudante...)

Mão de obra (geralmente em cd de hip-hop tem algumas fotos no morro, avalie isso tb)

Tempo de trabalho.

Deslocamento.

Nunca fiz um trabalho desses também, mas são pontos a serem avaliados. Já é alguma coisa para começar a pensar no orçamento.
« Última modificação: 04 de Novembro de 2006, 14:52:33 por lipe_machado »


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #2 Online: 04 de Novembro de 2006, 16:41:14
Valeu Lipe

A questão é que spo preciso do valor dos clicks e do tratamento mesmo... o resto vou passar pra dupla.
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Eduikeda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.116
Resposta #3 Online: 04 de Novembro de 2006, 17:16:27
Eu cobraria quinhentão...





 
Edu Ikeda

Nicão D 80

visite minhas fotos e comente:
www.flickr.com/photos/eduikeda


Gustavo Santiago

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
  • Sexo: Masculino
    • http://photobucket.com/albums/v432/gustavosantiago/
Resposta #4 Online: 04 de Novembro de 2006, 17:35:12
Alex...
Uma vez li não sei onde se achar o link eu te passo, q nesse caso vc pode cobrar por hora de trabalho. acho q é o melhor nesse caso. imagina se vc sai com eles para uma locação e fica o dia todo vai perder o dia todo, se ele quiserem mais de um dia de fotos....
cobra por hora acho menos arriscado vc se dar mau financeiramente
Quanto cobrar???????
Juro q não tenho nem ideia. só sei q vc tb tem q colocar a edição das fotos...
Abraços
Gustavo Santiago Passos
santiagopassos@yahoo.com.br
MSN evolutionu2@hotmail.com
MINHAS FOTOS
Nikon D200, Sigma 24-70mm 2.8, Nikon VR 70-300mm 3.5-5.6 Flash SB-800


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #5 Online: 04 de Novembro de 2006, 18:50:44
Alex, primeiro você precisa estabelecer um valor de hora de trabalho.
Depois você passa o preço do "pacote" de foto de CD + XX horas de fotos.
Eu não cobraria menos de R$1500 nem a pau, porque envolve capa de CD. Isso "encarece" o preço...... é que nem capa de revista. E para cada hora de serviço no pacote algo em torno de R$40-70 é uma boa média.
Abraços !
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #6 Online: 04 de Novembro de 2006, 19:52:40
Opa, obrigado pelas dicas, vou dar uma olhada na dupla, ver o quanto eles vendem e como funciona. Mas devo fazer um preço fixo entre o do Ikeda e o do Guto

Valeu pessoal.
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Thoth

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 206
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 04 de Novembro de 2006, 20:13:31
Bom, eu nem deveria estar postando pois nunca cobrei pra fotografar...rsrs
Mas deixo o meu palpite assim mesmo  :laughing:
Como vc terá que abdicar do seu trabalho "normal' para fotografar, acho que vc deve fazer com que seu dia seja mais "compensativo" financeiramente do que um dia normal, acrescentando, inclusive, as despesas que vc terá para fotografar... eles querem 100 fotos, mas dúvido que vc irá tirar menos de 300...
Abraços e bom trabalho
𺰘¨Thøth¨˜°ºð
"Todo mundo vive pensando em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que irão pensar em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #8 Online: 05 de Novembro de 2006, 01:18:56
Fiz uma vez, por conta própria, umas fotos de um cantor que era empresariado por uma cantora (não vou dizer o nome, mas é do Rio e é  conhecida pelo seu comportamento diferente e chamativo). Ela me viu fotografando e pediu se podia mostarar as fotos que eu tinha feito. Mostrei algumas na própria máquina e depois mandei um CD com baixa resolução para ela. Ela gostou e me pediu as fotos em resolução normal. Cobrei na época uma mixaria de 100,00 reais, pois tinha interesse no contato e além de tudo tinha feito as fotos por diversão, e ela ainda reclamou, mas como já tinha dito que tinha gostadomuito resolveu pagar. O cantor também achou as fotos bem legais.
Deixei o meu tel de contato com ela e um dia ela me ligou e perguntou se eu faria as fotos de uma apresentação na Lagoa. Cobrei 300,00 e ela gemeu, achou caro e perguntou se não dava para baixar o preço. Disse que era o mínimo que poderia fazer.... Ela Ficou de ligar e não ligou. Depois disso ainda teve uma apresentação em Búzios e me ligou e pediu o preço, mas falando para não exagerar e tal... Dei um preço maior (acho que foi uns 500,00 - Pô, em Búzios...) e ela gemeu novamente e não ligou mais.
Fiz recentemente uns 2 trabalhos para uma academia famosa e chique (um evento - contato passado por um conhecido) e eles ficaram visivelmente surpresos com a qualidade das fotos e tornaram a me contratar novamente. Cobrei 250, 00 pelo primeiro e disse que era por ser o primeiro serviço com eles e tal... O segundo cobrei 350,00 e reclamaram e baixei para 300,00. Fizeram e gostaram muito.
O Último contato foi para fazer para eles fotos que seriam usadas para propaganda da academia. Cobrei 500,00 reais e apesar de sentir interesse da responsável pelo marketing, o serviço não foi contratado...
Tenho outras parecidas com preços mais baratos...
Fiquei depois pensando: Não teria sido melhor ter feito os serviços mais baratos (Calma, gente! Eu sei que já tá barato) e ter me mantido no meio e podendo assim fazer novos contatos, apresentar / divulgar meu trabalho? Teria sido mais acertado ou o preço baixo me desvalorizaria muito e eu ficaria queimado? :denken:
Sei lá... É meio que um desabafo...
De repente também ajuda a pensar sobre o que tá acontecendo aqui no Rio.

Galera, eu não vivo disso. São oportunidades  e me pergunto se eu não estou sabendo aproveitar...

Alex, Boa Sorte no trampo. Vou torcer por vc
  :thmbup:
« Última modificação: 05 de Novembro de 2006, 01:30:18 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #9 Online: 05 de Novembro de 2006, 02:22:47
Luzio, interessante o seu ponto de vista.

Pra essa dupla, talvez faça preço relativamente camarada, se fechar pacotes e tal, mas nem pra entrar no meio e sim pq sei que eles estão começando e é o tipo de trabalho onde deixaria isso claro..

Tenho um cliente fixo, que paga pouco, mas que tm em mãos uma outra tabela, e dali já me sairam outros trabalhos na minhatabela (um deles ela até falou olha pode cobrar até tanto (acima do que eu pediria), pra eles o trabalho sai baixo, mas sou indicado a ponto de ter recebido uam vez 250,00 por um clique (foi apenas uma foto onde eu recortaria o fundo e não precisava ter brilho nem nada, ou seja botei o produto em cima da mesa, tripé longa exposição e recortei ofundo no ps (o produto ainda era quadrado).

É uma questão de pesar bem onde vc vai tirar depois. Ter esse cantor no portifólio valia a pena? Se sim, abaixar um pouco, teria como conseguir outros trabalhos a partir da empresária? Da academia, como seria a publicidade que eles fariam? Tudo tem que ser analisado.

Vamos ver se eles topam o que pedi. O SOS de novo tá me ajudando a conseguir trabalhos...rs Eles se assustam quando vc fala que tem prêmios e tal, acham que estão contratando um cara bom.
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #10 Online: 06 de Novembro de 2006, 01:47:36
Bom alex, não sei se vai resolver ainda, se já fechou negócio.

Mas baseado nos preços que a galera sugeriu, eu palpitaria pelos 300/500 reais.

Você, pelo que falou não costuma fazer esse tipo de trabalho. Ou seja, apesar dos prêmios, não tem um nome e nem influência. Me parece que você não vive disso também. Então cobre algo relativamente barato, que vai ajudar na renda familiar, e ainda ganha experiência, cliente fixo e influência.

Ah, e o nome na Arte Fotográfica, do Cd.

Não sei, acho que pode ser um bom caminho a se pensar.


Jan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Resposta #11 Online: 06 de Novembro de 2006, 09:36:17
Oi Alex,

Eu fiquei um pouco surpreso com os preços cobrados por vcs e vou falar da área que eu atuo que é a publicidade.
Nesse tipo de trabalho onde vc dá direitos totais sobre a imágem ( sem restrições de tempo de utilização, no caso da capa de CD e sem limite de meios e veiculação no caso das outras fotos)
os valores, mesmo para clientes pequenos, é muito maior que isso.
Só pra capa de CD R$ 1.500,00 tá muito bom. Pro trabalho todo R$ 3.000,00.
Vamos fazer uma conta simples:
Maquiador: R$150,00
Estudio: de R$50,00 a R$100,00 por hora (5 horas pra esse trabalho)
Aluguel de flash: R$10,00 por flash
Sem contar com deslocamento, alimentação, etc
Esses valores são praticados aqui em salvador para um trabalho de nível profissional.
Nenhum fotógrafo sai de casa por menos que isso.
Se o trabalho for muito bacana e vc acha que pode servir de cartaz pra vc faz até de graça.
Aqui eu faço assim: cobro o justo e dou um desconto máximo de 30%. Menos que isso eu não faço ou faço de graça (cobrando só os custos de estudio, maquiador...). É melhor q desvalorisar seu trabalho.
Se vc ficar fazendo trabalhos baratos o meio que vc vai ficar conhecido são de clientes que não pagam bem e só v te procurar pra fazer esse tipo de trabalho.
O dia que les quiserem investir eles vão procurar outro fotografo. Não sei se me fiz entender.
Essa é minha opinião e o q vejo no mercado. Bons fotógrafos ficam muitas vezes estigmatizados como "barateiros". Os bons trabalhos vão pros outros.
Um abraço e boa sorte!  :thmbup:
« Última modificação: 06 de Novembro de 2006, 10:36:46 por Jan »
Diretor de Arte
Equipamento:
Canon EOS 20D + Lente do kit + Canon 100mm 2.8 Macro + Canon 17-40L + Canon 50mm 1.8


Flavio Ribeiro

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 493
  • Sexo: Masculino
    • Fotografia comercial · Publicidade · Produto · Gastronomia · Retratos · Arquitetura · Moda
Resposta #12 Online: 06 de Novembro de 2006, 10:46:23
Citar
Se vc ficar fazendo trabalhos baratos o meio que vc vai ficar conhecido são de clientes que não pagam bem e só v te procurar pra fazer esse tipo de trabalho.
O dia que les quiserem investir eles vão procurar outro fotografo. Não sei se me fiz entender.

Essa é minha opinião e o q vejo no mercado. Bons fotógrafos estigmatizados como "barateiros". Os bons trabalhos vão pros outros.
 

Esses dias eu estava conversando com um fotógrafo conhecido aqui em Curitiba, o Ricardo Akam, e ele estava me dando uns conselhos, e disse exatamente isso.

Depois que você estabelece um valor X para seu cliente, pra ele seu trabalho sempre valerá X, a partir da hora que você fizer um preço Y, provavelmente ele irá procurar outros fotógrafos que façam o preço X e deixará de fazer os trabalhos contigo.

Eu acho que para todo o trabalho existe um preço, para cada tipo de cliente existe um preço também, mas acho que não adianta você fazer um valor que no final das contas somando energia elétrica gasta no tratamento das imagens, uso de equipamento, make up, produção, estúdio acabem saindo mais caro do que o valor que o cliente irá pagar pelo serviço.

Acho que você sempre têm que fazer um cálculo de quanto tempo irá levar pra tratar as imagens, quanto tempo irá levar pra fazer as fotos, quanto irá gastar na produção das fotos, quanto irá gastar em possíveis deslocamentos... e aí quando você tiver esse valor, adicionar um valor X pelo seu "conhecimento", pois tirar a foto qualquer um tira, mas não é todo mundo que sabe fazer o enquadramento que você fazer, que sabe tratar a imagem como você trata... Acho que isso tem que ser valorizado, e muito...

Bom, é apenas a minha opinião.
Abraço a todos,
« Última modificação: 06 de Novembro de 2006, 10:48:24 por Flavio Ribeiro »
FLÁVIO RIBEIRO
www.flavioribeirofotografia.com.br
https://500px.com/flavioribeirophotography
Insta @flaviovinhoribeiro
        @flavioribeirofotografia


Fransergio Paiva

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.521
  • Sexo: Masculino
    • http://www.fransergiopaiva.com.br/
Resposta #13 Online: 06 de Novembro de 2006, 12:07:29
Concordo com o pessoal com relação ao valor/hora já ser fixo.. trabalho com análise e desenvolvimento de sistemas (na época da universidade vivia digitando trabalhos para outros) e o problema é semelhante.

SEMPRE que você valorizar seu trabalho por R$10,00 para divulgar e conquistar um cliente, este valor deverá ser sempre R$10,00 para aquele cliente e para os que ele indicar.  Quando for cobrar o que acha justo, R$100,00, por exemplo, o cliente irá reclamar e procurará outro.. de preferencia por R$10,00.

Até ai "tudo bem"... mas é provável que não encontre, e mesmo que ache profissionais a R$100,00 certamente não te procurará, pois perderá o poder da barganha.

A divulgação do trabalho deve ser com o trabalho, e não com o valor cobrado.

Boa sorte
Fransergio Paiva
Analista de Sistemas
Belo Horizonte - MG  - 
Nikon D7200
Nikon D300s
Nikon D50
Nikon 50mm 1.8 / Nikon 80-200mm 2.8 / Tamron 28-75mm 2.8
SB-600 / SB-900
Sekonic L-358 Flash Master Light

http://www.fransergiopaiva.com.br/


Jan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Resposta #14 Online: 06 de Novembro de 2006, 18:05:39
Citar
A divulgação do trabalho deve ser com o trabalho, e não com o valor cobrado.

Boa sorte
Concordo inteiramente!
Diretor de Arte
Equipamento:
Canon EOS 20D + Lente do kit + Canon 100mm 2.8 Macro + Canon 17-40L + Canon 50mm 1.8