Autor Tópico: PANASONIC E OLYMPUS  (Lida 3913 vezes)

Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Online: 01 de Abril de 2005, 15:35:23
Ai pessoal, para quem ainda tinha dúvidas sobre os planos da Panasonic tá ai o anúncio que eu já esperava que acotneceria desde que a panasonic entrou para o consórcio 4/3.

:)

Dates announced for Matsushita and Olympus D-SLR

Para quem esperou finalmente a Panasonic vai entrar para o ramo das DSLR com uma outra parceria de peso, imaginem o tanto de tecnologia agregada por sistemas construídos pelo consórcio formado por Leica, Olympus e Matsushita ;)
Eu TENHO MEDO DA PANASONIC hehehehheeh!
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #1 Online: 02 de Abril de 2005, 01:15:26
Léo, eu confesso que me agradaria muito essa tecnologia. Essa semana estava editando um album e o bendito corte 3/2 da 300D é dose! Cara, eu costumo fazer impressoes 20x25 e 25x30. Não é fácil não. Em várias fotos o crop sacrifica um pedaço da foto!

Agora é esperar PMA 2006 e ver o que vem por aí...

Panasonic + Leica + 4/3 + parceria Olympus....

Hummm.... Aí vem chumbo grosso!

Bolsos, preparem-se! :)

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #2 Online: 02 de Abril de 2005, 09:34:10
Fernando e Leo.

Eu li o texto do dpreview, mas em nenhum momento ele fala da Leica. Engraçado, não é? Vejam, se a Leica não aderir ao Four Thirds o que teremos de verdade é um corpo Panasonic capaz de receber lentes Olympus. Isso significando uma abertura de corpos DSLE para a Panasonic e uma posição extraordinária da Olympus de virtualmente única fornecedora de ótica específica.

Evidentemente, se a leica estiver nessa será maravilhoso.

Quanto ao comentário do fernando, achei fantástico. Uma das queixas dos fotógrafos em geral é com o formato 3:4 das digitais, acostumados como 2:3, e a queixa do Fernando é exatamente inversa!

De minha parte, às vezes prefiro um, às vezes outro, dependendo do assunto. O formato 2:3 tem a vantagem do quadrado formado pelo lado menor coincidir com o terço da imagem, permitindo uma composição muito forte quando se usa o terço. O outro tem a vantagem da altura que é ótima para alguns assuntos.

De modo geral, quanto mais próximo do quadrado, mais o formato aproveita a lente. Eu mesmo não me importaria em absoluto com um formato quadrado mesmo, como no médio formato, que permitiria, com sensores da mesma densidade algo como como 12mp (um sensor com densidade e largura dos atuais 8mp mas quadrado)


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 02 de Abril de 2005, 12:15:56
Ivan a Leica tem um contrato com a Panasonic até 2010 para uma parceria de produção, onde ela fornece TODOS os projetos de corpo e lentes da Panasonic nesse período e a Panasonic fornece TODOS os projetos eletrônicos, sendo qeu inclusive a fábrica construída para produzir as câmeras digitais de ambas é a mesma, dentro de uma unidade da matsushita, onde encontra-se inclusive uma unidade de produção de objetivas. :)
Pelo menos até 2010 em tudo que a matsushita estiver no ramo de fotografia a Leica tbm terá que estar. :) Veja que nem a marca Panasonic foi citada no Dpreview, foi usado o nome do conglomerado (A Matsushita conta com uma centena de marcas), mas é quase certo que esta câmera deverá sair com a marca Panasonic, achei até estranho eles anunciarem isso com tanta antecedência, eu achei que eles fossem dar um susto no mercado :)

O mais interessante disso tudo é uma previsão que existe para uma Fuji S4 no meio do ano que vem, construída dentro de um corpo FUJI.... Será que teremos uma Fuji 4/3??? Existe essapossibilidade tbm.  
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #4 Online: 02 de Abril de 2005, 12:29:59
Ô Leo, essa idéia de criar uma ótica capaz de ser usada em qualquer corpo quebra a dominação da Canon. A grande queixa de quem usa Canon é a incompatibilidade pregressa e a ótica específica, e se você puder ter um corpo Fuji, objetivas Leica ou Olympus e tudo funcionar a contento, não dá para ser melhor -risos.

Vamos esperar... A notícia é ótima.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #5 Online: 02 de Abril de 2005, 12:38:01
Eu acho isso Ivan porque a Fuji é parte do consórcio a 2 anos e ainda não produziu nada nesse sentido, convenhamos que não faz o menor sentido investir em um consórcio desse porte se não for para produzir câmeras e os boatos (note que são boatos) dão conta que a S4 virá com corpo próprio da Fuji (Não mais Nikon) por isso até acredito na possibilidade, a única coisa ruim é que isso forçaria os usuários de Fuji a Trocar suas lentes, ai tem que ver como o MKT da Fuji vai encarar isso, mas acho que forçar este tipo de migração pode ser uma ótima idéia.
Imagine que coisa ótima vc ao trocar de câmera poder escolher entre Fuji, Panasonic e Olympus (e quem sabe até Kodak que já faz parte do consórcio tbm).
Opções de lentes que iriam desde as humildes Fujinon e Kodak até as poderosas Oly e Leica, acho que teriamos uma boa gama de equipamentos todos com tecnologia compatível entre si, possibilitando escolhas muito mais consistentes e migrações bem mais simples, eu realmente gosto muito da idéia. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #6 Online: 02 de Abril de 2005, 15:08:29
Leo, outro fator na análise de vcs que fica interessante é que obrigatoriamente os custos para o consumidor final ficam mais baixos, pois não se prendendo  uma única marca, a disputa pelo mercado de lentes será mais acirrada, ai cada um vai poder escolher o que melhor lhe servir de acordo com o bolso de cada um
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #7 Online: 02 de Abril de 2005, 16:35:51
Eu acho que o mercado é sempre muito valorizado por parcerias deste tipo. Na área de técnologia de informática a convergencia de padrões e sempre muito produtiva. A realidade porem e que tecnologias de ponta Canon e Nikon não vão entrar nessa, senão elas mesmas sabem que perdem mercado com isso (terão que baratear suas lentes e equipamentos). Acredito que a qualidade pode ser um fator ponderante para que Canon e Nikon melhorem a qualidade e dominuam os preços.

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #8 Online: 02 de Abril de 2005, 17:08:54
Mas é exatamente isso, Fernando.

A Canon lidera o mercado com ampla folga, de modo que para ela a melhor opção é estabalecer padrões proprietários. Como já tem os clientes, ela com isso amarra o pé deles e os fideliza.

A Nikon quase isso, meno um pouco devido à compatibilidade pregressa que consegue manter (já aí dá algo ao consumidor em compensação pela vice-liderança)

De modo que aos outros interessa quebrar essa situação, e por isso aceitam trabalhar em grupo, ainda que isso reduza sua lucratividade pontencial.

Ivan


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #9 Online: 02 de Abril de 2005, 17:24:13
Ivan, essa aparente queda de lucratividade na verdade pode gerar é um lucro maior, pq com mais empresas investindo, provavelmente clientes das marcas mais famosas vão acabar migrando pra que oferecer uma relação melhor de custos e benefícios, as opções de escolha crescerão muito....
quem mais perde com isso seriam Nikon e Canon
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #10 Online: 02 de Abril de 2005, 17:52:52
Globalmente a lucratividade diminui com a concorrência, ensinou-nos o velho Marx. Isso inevitável, exceto nos modelos monopolistas ou cartelizados como quase é o caso das câmeras DSLRs. Trata-se simplesmente da tentativa de quebra de um quase monopólio.

 


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #11 Online: 02 de Abril de 2005, 18:13:41
O consolo é que, se eles criam um consórcio que favorece o consumidor, isso força o mercado de equipamentos proprietários a melhorar a qualidade e fornecer produtos mais baratos para poder conter o avanço dos outros.

Meu desejo é que esse consorcio venha para desbancar essa liderança imposta pela falta de convergência.

Como capitalista que somos, sempre fui adepto da concorrencia. Essa é a forma de não nos mantermos escravos das carissimas tecnologias proprietarias e dominantes no mercado.

Espero apenas que esses equipamentos possam concorrem em qualidade e durabilidade. Acho que isso que torna a Canon tão forte. É ter lentes (por ex.) de excelente qualidade na construção e otica, que torna mesmo as concorrentes universais, uma segunda opção.

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #12 Online: 03 de Abril de 2005, 00:05:08
A história já mostrou que sempre que criamos um padrão tecnológico aberto e adotado por grandes empresas ele acaba por ganhar terreno mesmo sobre tecnologias superiores e restritas.
Exemplos são o Mac, o Betamax, o SCSI, dentre outros.
O padrão aberto adotado por empresas dominantes (como a Kodak e a Fuji) tende a produzir resultados interessantes no mercado e mesmo as gigantes acabarão tendo que sucumbir ao formato.

Para isso só é necessário que a adoção do padrão seja feita com bastante critério (para que a compatibilidade realemente exista).

Lembrem-se que a Lider norte americana no mercado de câmeras digitais é a Kodak, seguida da Sony e no Japão é a Sony seguida da Fuji, ou seja, nos dois maiores mercados do mundo o domínio nesta área não pertence a nenhuma das 4 clássicas (Oly, Canon, Nikon e Minolta), sendo que inclusive na Europa o domínio de câmeras digitais é Sony seguida por Minolta.

Acredito que o padrão 4:3 veio para ficar, principalmente se for realmente adotado por Fuji e Kodak. Ai acredito que as antigas clássicas terão muito trabalho mesmo nas DSLR, que é um ramo onde elas vinha acomodadas sem interferências a um bom tempo.


 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #13 Online: 03 de Abril de 2005, 00:30:38
Eu acredito que o fato dos formatos de impressão semi-profissionais e profissionais (20x25 / 25x30 / 30x40) terem mudado, essas inovações iriam se favorecer disso, principalmente por evitar o fator de corte. Claro que todos querem o melhor aproveitamento de seus conjuntos, sensores, lentes, etc.

Como vc mesmo disse Léo, o novo formato vai sacudir a estagnada tecnologia existente nas SLRs hoje.

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #14 Online: 03 de Abril de 2005, 15:36:05
B) Bem Leo eu gostaria que vc explicasse de forma resumida (se der) como funciona a tecnologia do sensor 4/3, pois vimos os fabricantes de CCD e CMOS tendo que aumentar o tamanho para o de  filme para obter melhor qualidade, e o 4/3 é bem pequeno. Mas como o barco está indo nesse rumo, indica que é uma tecnologia bem mais avançada, com um grande potencial de melhorias no futuro, sem precisar aumentar o tamanho do sensor.
Bye
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE