Autor Tópico: Ajudem um irmão a migrar (fuji ou oly)  (Lida 1525 vezes)

afdavid

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
  • Sexo: Masculino
Online: 26 de Agosto de 2015, 22:07:51
E aí, amigos?  Belesma?

Deixa eu encurtar a história: comecei com uma canon t2i e a lente  do kit.
Tudo era bonito e simples.

Com o passar do tempo e dos trabalhos de filmagem surgiam, fui pra duas 60d, algumas lentes e outros acessórios.

A questão é que há  mais de um ano tenho fotografado apenas por hobby e o peso da 60d e a mala cheia de "tralhas" começou a incomodar. No inicio do ano, em uma viagem pela europa, me incomodou demais o espaço e peso da câmera.

Resolvi vender TUDO e migrar para as mirrorless, pois canso de ouvir os amigos dizerem que o pescoço agradeceu.

O lance é que  quero uma câmera  apenas para fotografar viagens, passeios e nada mais.

Estou  entre a X-T1 e a m5 mark ii.

Tenho receio de a X-t1 ser enorme (junto com as lentes ) e me incomodar como a 60d, mas também  tenho  medo de ir pro sensor menor da oly (tanto tempo ouvindo que FF que era vida...)

Alguém  me dá uma luz?


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 26 de Agosto de 2015, 22:26:11
A X-T1 tem imagem melhor que a 60D, disparado, na minha opinião mas é um sistema caro e as lentes não são tão menores do que às EF-S.

A OMD tem imagem um pouquinho abaixo da 60D mas atende perfeitamente. O sistema de AF é o bicho. E, pelo que entendi, é a que vai lhe atender melhor pela necessidade de ser pequena.

Eu, Thales, iria de X-T1. Agora se eu fosse você, na sua posição, iria de OMD E-M5 ou Panasonic GX-7. Se der uma garimpada no ML acha esses dois modelos por até 2.500 reais.

Sugiro ler os seguintes tópicos (quase que obrigatória a leitura):
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=112711.0
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=68383.0
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


afdavid

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 26 de Agosto de 2015, 22:31:26
Obrigado, Thales!

Apesar de ter passado um tempo lendo esses tópicos (as vezes entro  no fórum como se fosse minha revista :assobi:), não entendo pq o pessoal tem recomendado mais a primeira versão da e-m5 do que a mark ii.

A evolução foi, de fato, tão pequena?


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #3 Online: 26 de Agosto de 2015, 22:53:51
Thales, considerando-se que essa não é uma discussão referente a Olympus - Pana -  Leica, não seria ideal este tópico estar no espaço geral, ao invés da sala específica de marcas?


afdavid

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 26 de Agosto de 2015, 23:01:57
Thales, considerando-se que essa não é uma discussão referente a Olympus - Pana -  Leica, não seria ideal este tópico estar no espaço geral, ao invés da sala específica de marcas?
Xi! Falha minha  :doh:

Estava lendo tanto sobre a Oly que postei aqui...


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #5 Online: 26 de Agosto de 2015, 23:10:18
Xi! Falha minha  :doh:

Estava lendo tanto sobre a Oly que postei aqui...
O moderador tem como mover pra sala certa.  :ok:


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #6 Online: 27 de Agosto de 2015, 00:03:12
Obrigado, Thales!

Apesar de ter passado um tempo lendo esses tópicos (as vezes entro  no fórum como se fosse minha revista :assobi:), não entendo pq o pessoal tem recomendado mais a primeira versão da e-m5 do que a mark ii.

A evolução foi, de fato, tão pequena?

Na minha opinião tem bastante evolução sim entre as duas. O problema da II é apenas o preço, por ser um lançamento mais ou menos recente o valor ainda está em alta. Qualidade de imagem (a não ser pelo hi-res multi-shot da II) isso sim não mudou muito.

E discordo de que as OM-Ds têm qualidade de imagem inferior a 60D ou qualquer Canon APS-C. Se olhar em sites com DxOmark, Imaging Resource e DPreview, é justamente o oposto, as Canon ficam atrás. E bem atrás, se levarmos em conta que têm vantagem em sinal-ruído, pelo fato de terem sensor maior.

Eu acho que o seu perfil se encaixa mais com m4/3. Em geral Fuji é um pouco maior e mais caro. Video e velocidade de autofoco também são pontos fracos delas. Qualidade de imagem dizem que é melhor. Como nunca tive não posso falar. O que vejo na internet é Fuji ganhando às vezes, mas nem sempre. Acredito que no frigir dos ovos deva ser melhor, mas essa diferença vale a pena? Pra mim é certo que não, mas cada um que deve avaliar.

Precisa ver do que você gosta pra poder opinar. Se gosta de desfoque de fundo precisa tomar mais cuidado com m4/3 pra conseguir. Por exemplo, ter primes, mais ou menos como com APS-C. Ou até um Speed Booster da Metabones pra adaptar uma lente Nikon ou Canon. As lentes Panasonic Leica DG, como a 15, 25 e 42.5 e as Olympus 25, 45 e 75 são realmente excelentes e você não vai passar vergonha frente a nenhum sistema com elas.

Gosto de indicar os reviews do Robin Wong pra quem procura Olympus. É bom saber que ele é contratado da Olympus, mas acho o cara honesto e muito bom fotógrafo. Procure os reviews que te interessam neste link: http://robinwong.blogspot.com.br/p/olympus-gear-review.html

Eu tiro fotos por hobby só e uso micro 4/3 desde 2010, depois de ter uma Nikon D50. Gosto bastante de video (trabalho com isso na verdade) então pra mim é o sistema perfeito. Não tenho a menor intenção de mudar.
  vimeo     flickr     insta


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #7 Online: 27 de Agosto de 2015, 09:28:50
VAntagens da Fuji: sensor APS-C, dizem que esse xtrans é bem bonzinho em pouca luz (inda não tive a chance de testar, snif!!); bom serviço de venda aqui, o que significa assistência técnica e facilidade em comprar as lentes (muitas vezes rolam promoções e vc compra ao mesmo preço da B&H), e acho que uns 90% das lentes, é de coisa phyna, hehe. Lentes top. Muitíssima qualidade, porém, preços altos.
O corpo da minha fuji X-E1 é mais leve do que minha OM-D!
Vantagens das micro 4/3: corpos menores (mas não necessariamente mais leves - se bem que acredito que a XT1 seja pesadinha, tanto quanto ou mais do que a OMD), muuuuuuuuuuutas lentes do sistema, muitas com excelente custo x benefício; lentes menores e mais leves (até mesmo as mais bem construídas). A desvantagem é que não se compra nada aqui, tem que ser tuuuudo lá fora.
Aí resta saber mesmo quais são suas prioridades, e o que pesa mais pra vc numa escolha dessas, levando em consideração tbém mais uma enorme gama de características das câmeras em si, e não só do sistema.
« Última modificação: 27 de Agosto de 2015, 09:39:27 por Helena Bsb »


afdavid

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 27 de Agosto de 2015, 15:41:55
Obrigado pelas respostas, galera!
Estão mais ou menos dentro do que eu já havia pesquisado.

Levando tudo isso em conta, estou mais inclinado a pegar a OMD M5 mark II.

Mas esse negócio que a Helena falou é beeeeeeeeeeeem verdade mesmo, hein? Aqui no BR não estou encontrando NINGUÉM vendendo a bichinha! O Nelson me passou que não trabalha com as Olympus, as lojas que tenho acessado simplesmente não tem e no mercado livre só tem dois anúncios picaretas  :(

Parece que vou ter que comprar ela com o Tio Sam no final do ano, quando for para minha lua-de-mel...


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #9 Online: 27 de Agosto de 2015, 17:18:15
Pra filmar, nao seria melhor uma Panasonic?
D600 - E-M10


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 27 de Agosto de 2015, 19:39:56
Aqui no BR não estou encontrando NINGUÉM vendendo a bichinha...

O formato m4/3 não fez "sucesso popular" por aqui, e Panasonic e Olympus decidiram abrir mão de nosso mercado, a Olympus ainda honrando a garantia internacional. Assim, vc só tem oferta de usados qdo um ou outro usuário decide comprar um modelo mais novo, etc. Isso faz com que, da mesma forma que é difícil comprar, seja difícil vender, pois são equipamentos caros e é natural que as pessoas, de modo geral, prefiram marcas já estabelecidas e populares pelo mesmo preço.

Compre lá fora, que é a melhor coisa que vc faz.  :ok:


Duron Maniac

  • Trade Count: (11)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #11 Online: 27 de Agosto de 2015, 21:12:00
Se quiser ter uma noção dos tamanhos recomendo dar uma olhada no Camera Size (http://camerasize.com/compact). Fiz uma comperação entre E-M5 MkII, X-T1 e 60D: http://j.mp/1KbqIiY

Se for pegar lá fora, outra alternativa é a Fuji X-T10, versão simplificada da X-T1 e um tanto mais barata. Lembrando que a Fuji tem oferta local de câmeras, objetivas e acessórios, enquanto a Olympus não vende nada no Brasil.

T+


afdavid

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 27 de Agosto de 2015, 21:44:37
Obrigado, galera!

Vou ficar de olho nos classificados, senão eu encomendo uns dias antes de viajar e peço para entregar no hotel :)