Autor Tópico: publicação de fotos  (Lida 1926 vezes)

khater

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
  • Sexo: Masculino
Online: 04 de Novembro de 2006, 19:37:28
qual o tratamento que deve ser dado nas fotos digitais para publicação em um website ?
verifiquei aqui mesmo no site fotos com uma qualidade incrível, e não consigo um acabamento tão perfeito como os publicados. Utilizo o Photoshop CS2 para retocar alguns detalhes e mesmo assim não ficam aceitáveis. Tenho uma Finepix S9000 e tirei várias fotos do mesmo assunto alterando fotometria,ISO, velocidade, modo cromo e standard, abertura, e outros ajustes possíveis para selecionar as melhores. As fotos publicadas ficam sem vida. São tiradas com luz do dia em ambientes externos que teoricamente deveriam ficar boas.
Existe algum tipo de ajuste importante que devo estar desconsiderando ou é o fotográfo que precisa ser ajustado ?
Grato


Deivisson Fernandes

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 409
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/36773418@N00/
Resposta #1 Online: 04 de Novembro de 2006, 21:46:28
Citar
qual o tratamento que deve ser dado nas fotos digitais para publicação em um website ?
verifiquei aqui mesmo no site fotos com uma qualidade incrível, e não consigo um acabamento tão perfeito como os publicados. Utilizo o Photoshop CS2 para retocar alguns detalhes e mesmo assim não ficam aceitáveis. Tenho uma Finepix S9000 e tirei várias fotos do mesmo assunto alterando fotometria,ISO, velocidade, modo cromo e standard, abertura, e outros ajustes possíveis para selecionar as melhores. As fotos publicadas ficam sem vida. São tiradas com luz do dia em ambientes externos que teoricamente deveriam ficar boas.
Existe algum tipo de ajuste importante que devo estar desconsiderando ou é o fotográfo que precisa ser ajustado ?
Grato
Posta algumas fotos suas ai que você considera sem vida para a turma dar as opniões e as dicas pois assim é mais facil saber do que se trata :thmbup:  
Deivisson Fernandes Betim / Belo Horizonte-MG
Flickr



Para fazer uma obra de arte não basta ter talento, amar é admirar a fotografia e uma forma de expressar um ato ou fato que nunca acontecera da mesma forma no seu espaço de tempo...



Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #2 Online: 04 de Novembro de 2006, 23:52:30
Seja bem-vindo ao Fórum.

Vc nota esta falta de qualidade somente quando posta as fotos na WEB?
Quando vc vizualiza elas no computador logo assim que transfere da Máquina elas também estão com "baixa qualidade"?

O ideal é que vc diga, também:
O que, de forma mais objetiva, parece estar errado com as fotos?
Qual a qualidade que vc está usando na Cam - RAW, JPG máxima qualidade...?
O que vc exatamente faz logo após transferir as fotos para o computador e abrir no PhotoShop? - O que vc faz no PhotoShop?
Como vc está salvando elas?
Se der: Posta uma mesma foto como ela sai da máquina (somente reduza o tamanho dela) e outra versão com o seu tratamento.

Abração.
 
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


khater

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 05 de Novembro de 2006, 09:48:11
como faço para inserir uma foto para voces darem uma olhada  ? salvei compactada no desktop e não consigo copiar aqui . desculpem a minha ignorância....


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
« Última modificação: 05 de Novembro de 2006, 10:37:29 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Melão

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
Resposta #5 Online: 05 de Novembro de 2006, 12:41:15
Khater,

Depois que você postar as fotos vai ser mais fácil, mas já até imagino o que você chame de "vida" nas fotos que você encontra na internet.
É o famoso Sharpen (Nitidez). Normalmente em fotos para publicação na internet é usado um filtro de nitidez o que faz as fotos saltarem aos olhos. No Photoshop CS2 fica em Filter>Sharpen>Unsharp Mask ou Smart Sharpen.
O primeiro (UnsharpMask) tente deixar com a primeira barrinha num número alto, a segunda barrinha num número abaixo de 1 (0,5 à 0,9) e o último um número próximo de 3 ou 4. Lembro que esses números são aproximados, vai depender da tua foto e da tua vontade.

Faça o teste e mostre pra gente.

Abraço,

Melão
Visitem meu flickr


khater

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 05 de Novembro de 2006, 16:36:55
estou seguindo a dica do Matheus para inserir uma das fotos que gostaria de tentar melhorar , vamos ver se dá certo ...


khater

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 05 de Novembro de 2006, 16:55:02
Citar
Khater,

Depois que você postar as fotos vai ser mais fácil, mas já até imagino o que você chame de "vida" nas fotos que você encontra na internet.
É o famoso Sharpen (Nitidez). Normalmente em fotos para publicação na internet é usado um filtro de nitidez o que faz as fotos saltarem aos olhos. No Photoshop CS2 fica em Filter>Sharpen>Unsharp Mask ou Smart Sharpen.
O primeiro (UnsharpMask) tente deixar com a primeira barrinha num número alto, a segunda barrinha num número abaixo de 1 (0,5 à 0,9) e o último um número próximo de 3 ou 4. Lembro que esses números são aproximados, vai depender da tua foto e da tua vontade.

Faça o teste e mostre pra gente.

Abraço,

Melão
Melão,
reduzi o ruído, e ajustei o Sharpen no photoshop conforme me orientou e parece que este é o caminho.
anexo a foto ajustada.
Grato
Jamil


khater

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 05 de Novembro de 2006, 17:21:33
Citar
Seja bem-vindo ao Fórum.

Vc nota esta falta de qualidade somente quando posta as fotos na WEB?
Quando vc vizualiza elas no computador logo assim que transfere da Máquina elas também estão com "baixa qualidade"?

O ideal é que vc diga, também:
O que, de forma mais objetiva, parece estar errado com as fotos?
Qual a qualidade que vc está usando na Cam - RAW, JPG máxima qualidade...?
O que vc exatamente faz logo após transferir as fotos para o computador e abrir no PhotoShop? - O que vc faz no PhotoShop?
Como vc está salvando elas?
Se der: Posta uma mesma foto como ela sai da máquina (somente reduza o tamanho dela) e outra versão com o seu tratamento.

Abração.
Lúzio,
consegui inserir uma das fotos que estou tentando melhorar. Tirei em Maio umas 2000 fotos  e 30% ficaram "aceitáveis". Usei modo Raw e JPG e testei vários ajustes desde 1mp até 10mp que é limite da camera (Fuji Finepix S9000). Uma das coisas que notei é que usando o ajuste de fotometria para Multi ( Center e Spot ficaram melhores) as fotos ficaram escuras. A maioria das fotos são externas na luz do dia . O ISO variei desde 80 até 400. O difícil é verificar a qualidade pelo visor, pois não dispunha de um micro para descarregar e analisar como ficaram.
Tem uma função que se chama Bracketing na minha máquina, que voce tira 3 fotos seguidas - uma com ajuste normal e as 2 seguintes com +1 EV e -1 EV, e foi o que salvou algumas.
Estou abrindo diretamente no Photoshop para dar um ajuste e depois gravando diretamente em CD. Não faço nada de especial além disso. É este o caminho ?
O que estou procurando é um ajuste mais ou menos ideal (ISO/balanço de branco/etc..) para errar menos. sei que cada caso é um caso, mas qualquer dica é benvinda.
grato
Jamil
 


Marcelo de Deus

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
    • http://
Resposta #9 Online: 05 de Novembro de 2006, 18:32:32
Citar
Citar
Khater,

Depois que você postar as fotos vai ser mais fácil, mas já até imagino o que você chame de "vida" nas fotos que você encontra na internet.
É o famoso Sharpen (Nitidez). Normalmente em fotos para publicação na internet é usado um filtro de nitidez o que faz as fotos saltarem aos olhos. No Photoshop CS2 fica em Filter>Sharpen>Unsharp Mask ou Smart Sharpen.
O primeiro (UnsharpMask) tente deixar com a primeira barrinha num número alto, a segunda barrinha num número abaixo de 1 (0,5 à 0,9) e o último um número próximo de 3 ou 4. Lembro que esses números são aproximados, vai depender da tua foto e da tua vontade.

Faça o teste e mostre pra gente.

Abraço,

Melão
Melão,
reduzi o ruído, e ajustei o Sharpen no photoshop conforme me orientou e parece que este é o caminho.
anexo a foto ajustada.
Grato
Jamil
Khater, não entendo muito... mas acho que vc exagerou um pouquinho no sharpen.
Mas é isso aí.... Dá uma lida aqui ó: Post do Pictus Com dicas p/ PS

Abraços e boas fotos.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #10 Online: 06 de Novembro de 2006, 01:20:36
Fotografe só em RAW ou se realmente achar necessário, JPG em  máxima resolução e máxima qualidade.
Se usar RAW vc terá facilidade de corrigir aguns erros de exposição e também garante maior flexibilidade e qualidade na hora de tratar as fotos no PS.
O que custumo fazer no computador: Caso seja necessário corrijo a exposição, saturação (normalmente cores mais fortes ), um pouco de contraste e por fim o Sharp, mas este só quando vou mandar ampliar a foto (ou postar ela na WEB) já que dependendo do tamanho posso aplicar mais ou menos.
As outras coisa vc vai aprendendo fuçando e lendo. Com o tempo vc adquire uma grande experiência e passa a saber o que será melhor para cada foto.

E com relação a ajsute da máquina vc disse bem: Cada caso é um caso e não existe realmente um ajuste padrão. O que torna a coisa divertida e aumenta as possibilidades artísticas já que com os ajustes manuais vc consegue fazer fotos difernciadas.
O ideal é saber o que exatamente cad ajuste faz e os resultados em diversas situações.
Dá para achar farto material sobre isso fácil e sobre PhotoShop também já que na fotografia Digital é parte do processo e além do mais é bem divertio acertar as fotos.

 
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.