Autor Tópico: Os melhores fotógrafos de todos os tempos  (Lida 1568 vezes)

edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Online: 27 de Agosto de 2015, 23:27:56
Compartilhando a matéria, eu mesmo vou ler depois  :ok:

http://blog.emania.com.br/melhores-fotografos-de-todos-os-tempos/


A lista foi formada por sugestões feitas por  leitores. Entre os quase 100 nomes indicados, escolher apenas os 30 foi uma tarefa muito difícil. Por conta disso, o critério de escolha foi o maior número de indicações. Seguindo este formato, a lista ganhou uma ordem de colocação.

É impossível escolher apenas alguns nomes para compor um artigo cujo título tem tamanha importância “Os melhores fotógrafos de todos os tempos !”. Entre as centenas de fotógrafos geniais que tem o nome registrado na história do mundo e da fotografia, uma seleção de 30 parece de bom tamanho, especialmente para quem ainda não é familiarizado com o trabalho dos grandes ícones. Novamente: seria impossível reduzir quase dois séculos de história num artigo simples; então, se você achou que falta alguém na lista, diga o nome do fotógrafo nos comentários.
« Última modificação: 27 de Agosto de 2015, 23:29:28 por edugandolfe »


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
Resposta #1 Online: 28 de Agosto de 2015, 00:42:09
Não gostei dessa lista, acho que deixou muitos nomes importantes de fora,
pessoas cujo trabalho foram realmente importantes para se criar uma linguagem na fotografia...

faltou esses nomes......

Man Ray
Eugene Atget
Ernst Haas
Edward Weston
William Eggleston
Minor White
Nan Goldin
Lee Friedlander
Gary Winogrand
David LaChapelle
David Hockney
Robert Frank
« Última modificação: 28 de Agosto de 2015, 00:46:28 por pkawazoe »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 28 de Agosto de 2015, 02:24:37
Não gostei dessa lista, acho que deixou muitos nomes importantes de fora,
pessoas cujo trabalho foram realmente importantes para se criar uma linguagem na fotografia...

faltou esses nomes......

Man Ray
Eugene Atget
Ernst Haas
Edward Weston
William Eggleston
Minor White
Nan Goldin
Lee Friedlander
Gary Winogrand
David LaChapelle
David Hockney
Robert Frank

kkkkkkk, bem lembrado, eu tbm acho, imagina só esquecerem esquecerem figurinhas carimbadas como Robert Frank, Winogrand, Weston...
Conhecimento importa mais que equipamento.


João da Ega

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
  • Eu, caçador de mim.
Resposta #3 Online: 28 de Agosto de 2015, 08:26:11
Meio off topic (ou talvez totalmente), mas:

Como conseguir fazer fotos, com câmaras (câmeras, se preferirem) digitais, que fiquem (as fotos, não a câmara rs) com a aparência de fotos como a 19 e 29, ou como algumas que o forista croix postou no tópico [coletivo] fotografia de rua? é alguma edição no pós?

Essas fotos tem uma nitidez menor, que dão um certo charme a elas.
« Última modificação: 28 de Agosto de 2015, 08:28:23 por João da Ega »


angelo di candia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.075
  • Sexo: Masculino
  • "eu te invento, ó realidade!", clarice lispector
    • http://www.petsoundsland.blogspot.com
Resposta #4 Online: 28 de Agosto de 2015, 11:46:41
concordo que a lista tem falhas, apesar de interessante e de um tom razoavelmente uniforme.

assim, ela tem testino, avedon (esse incontestável), bob gruen.. mas nao tem william eggleston, edward weston, man ray, minor white e robert frank.
a meu ver, talvez não se admita uma lista de 10 nomes sem 2 ou 3 desses 5 acima - quiçá uma lista de 30 nomes!

tem os gênios doisneau e brassai, mas tem tb vivian mayer (é ótima, mas está ali pq virou "moda"?).. e deixa de lado edouard boubat e 2 davids fundamentais: seymour e alan harvey - vai entender...

no front nacional tem evandro teixeira e pierre verger (o q me agrada), tem walter firmo, mas nao tem claudio edinger, pedro martinelli, araquem alcantara...

desse modo, tem um tom mais documental, de fotografia de moda, etc... q artístico, me parece. é o tom da lista que deixa man ray e minor white de lado, 2 dos mais inventivos da História.

no final das contas, cada um tem sua lista. a minha, como a do kawazoe, tb seria um pouco (mas não muito) diferente :)



Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 30 de Agosto de 2015, 15:36:08
Meio off topic (ou talvez totalmente), mas:

Como conseguir fazer fotos, com câmaras (câmeras, se preferirem) digitais, que fiquem (as fotos, não a câmara rs) com a aparência de fotos como a 19 e 29, ou como algumas que o forista croix postou no tópico [coletivo] fotografia de rua? é alguma edição no pós?

Essas fotos tem uma nitidez menor, que dão um certo charme a elas.

Isso, pode tirar a nitidez da foto na pós. Tem algumas pessoas que chegam ao extremo de passar saliva ou até mesmo vaselina na lente para deixar a foto ainda mais soft. Um bom preset que simule filme e aumento o granulado da foto.


João da Ega

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
  • Eu, caçador de mim.
Resposta #6 Online: 04 de Setembro de 2015, 12:43:30
Isso, pode tirar a nitidez da foto na pós. Tem algumas pessoas que chegam ao extremo de passar saliva ou até mesmo vaselina na lente para deixar a foto ainda mais soft. Um bom preset que simule filme e aumento o granulado da foto.

Obrigado. :ok:


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 04 de Setembro de 2015, 15:13:17
Meio off topic (ou talvez totalmente), mas:

Como conseguir fazer fotos, com câmaras (câmeras, se preferirem) digitais, que fiquem (as fotos, não a câmara rs) com a aparência de fotos como a 19 e 29, ou como algumas que o forista croix postou no tópico [coletivo] fotografia de rua? é alguma edição no pós?

Essas fotos tem uma nitidez menor, que dão um certo charme a elas.
outra coisa é que ambas foram feitas com as lentes abertas.
A 29 se não me engano com uma 50/1.5 (leica, zeiss ou contax) e COM certeza foi feita com a lente aberta, que dá esses efeitos das bolinhas ovaladas no fundo desfocado, mais precisa ter pontos luminosos no fundo como folhas refletindo sol.
A 19 primeira me parece noturna pelo alto contraste das luzes e tem o fator que foi feito "foto da foto" e a original está em papel daqueles com texturas de alto relevo. O desfoque no senhor no canto esquerdo pode ser defeito da lente, motion blur ou mesmo defeito da cortina da camera, que era comum, tenho várias fotos assim. Ela fica mais lenta no inicio ou no final do curso e não fica uniforme a exposição, e aí é preciso regular.
« Última modificação: 04 de Setembro de 2015, 15:17:48 por silvano »
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A