Autor Tópico: trabalhos alheios  (Lida 4183 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #30 Online: 24 de Setembro de 2015, 06:31:04
Croix, nao sei a sua idade mas voce deve ter mais ou menos a mesma que a minha. Nao me lembro o dia em que esse jogo da fama nao existiu. A diferença é que hoje os anonimos se tornaram celebridades de micro-universos. O  vizinho pode ter muitos likes nas redes sociais. O fulano que fotografa igual ou pior que voce (segundo a sua visao) pode ser mais famoso que você. Um adolescente qualquer abre um canal no youtube com um monte de besteirol ganha milhoes e fica famoso. Aí as pessoas se irritam por essas coisas. Mas desde que eu me conheço por gente isso nunca foi diferente. A coca-cola e outras marcas do mesmo nivel existem desde que eu me conheço por gente. A diferença é que eu nem sei quem é o dono.
O que vejo é que a fama é para aqueles que, de certa forma, a desejam e que a buscam intensamente. Joga o jogo quem quer. Quem nao quer nao joga. Se esse nao é o seu objetivo nao tem porque ser nostalgico :D. Ainda tem muita coisa boa nesse mundo pra se apreciar. A unica coisa que eu fico puto é que como elas estao cada vez mais escassaz, acabam subindo de preço. Como é o caso dos alimentos orgânicos.  :no:

Mas de qualquer forma há meios mais interessantes de se combater essa enxurrada de coisa ruim que vemos por aí. A nostalgia costuma ser carregada de rancor.

Na fotografia, só o fato de ser resistente a certos modismos é uma forma de combatê-lo em silencio, seguindo a vida e sem rancor.

Deixemos a fama para aqueles que querem ser famosos e sua legiao de fas. :)

E que sejam felizes.



Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #31 Online: 24 de Setembro de 2015, 06:35:46
A maneira que ele fotografa eh chamada de 'spray and pray'. Ou seja atire para todo lado de qualquer jeito e reze para acertar alguns disparos. Muitos usam essa tecnica ou pq acham o workflow mais dinamico e divertido, ou pq acham mais facil fazer 3 fotos por segundo segurando o botao para depois cacar a melhor entre as centenas de fotos tiradas, no lugar de planejar tudo e ter uma direcao mais direta para fazer A Foto.

Muitos julgam que esse metodo conta mais com a sorte e aleatoriedade da cena do que real planejamento da cena de fato. Afinal de contas, fazendo um disparo a cada meio segundo vc mal precisa analisar os detalhes da cena, vc apenas manda os fotografados fazerem varias coisas aleatorias e vai "filmando" para depois recortar o frame que sair melhor.

A maneira que ele insistentementenusa para dizer e destacar como ele fotografa, antes mesmo de falar sobre direcao em si de fato, parece que eh mais uma forma de marketing destacando seu jeito de fotografar.

Mas se ele faz assim ou assado...:



Pq vcs perdem tempo opinando e julgando sobre trabalhos alheios aleatorios e a maneira que trabalham?

Existem inumeras formas de se fotografar e o que esse cara faz nao tem nada de muito especial. A maneira de se fotografar eh algo mais pessoal de cada fotografo. O que funciona para uns nao funciona para outros. E nao confundam isso com direcao.

No final o video tenta chamar atencao pelo titulo de "direcao", mas o conteudo tenta prender a atencaomdos curiosos e falando sobre o jeito "diferente" de se fotografar do cara.
Bom,receio que voce saiba,que nem todos conhecem as varias formas de se fotografar,eu sou um deles!Nem sabia que esse maluco existia,tampouco conhecia o seu trabalho,por isso as indagacoes!Agora,achar que opinar e julgar trabalhos alheios eh perda de tempo,nem faz mais sentido frequentar esse espaco,debater sobre qualquer coisa..
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #32 Online: 24 de Setembro de 2015, 07:30:41
Provavelmente ele estava tao concentrado E empolgado em mostrar como ele faz que perdeu a concentracao do que estava fazendo.

Observando aqui, vejo que ele fotografa igual muitos aqui no forum. Talvez seja o estilo brasileiro, querendo mostrar muito o ambiente e usando as pessoas que fotografa como decoracao ou enfeite do ambiente, e nao como o tema principal da foto.
Isto e uma nova moda, ja houve infinitas modas e outras novas iram aparecer.
nada demais. a uma tendencia a o uso de mkt/workshops,etc.
Um grande colega meu montou uma estrutura de mkt boa, ate tinha funcionarias(2), contando os likes do face.
Chegou a ter 5 filiais, foi referencia em casamentos.Agora nao faz mais.
so tem a matriz e uma filial, focou em estudio.E um otimo empresario de uma visao impar, nao sabe ligar uma maquina.No mundo tem de tudo!!!!.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #33 Online: 24 de Setembro de 2015, 20:41:17
Bom,receio que voce saiba,que nem todos conhecem as varias formas de se fotografar,eu sou um deles!Nem sabia que esse maluco existia,tampouco conhecia o seu trabalho,por isso as indagacoes!Agora,achar que opinar e julgar trabalhos alheios eh perda de tempo,nem faz mais sentido frequentar esse espaco,debater sobre qualquer coisa..

Essa forma de fotografar eh o velho (e bom para alguns) "spray and pray" que eu mencionei anteriormente.
Esse "maluco" ate que eh mais devagar. Tem muitos que seguram o botal para fazer 3, 4 ou sei la quantas fotos por segundo.

Espero nao soar arrogante mas se me permitirem escrever mais um pouco a respeito...

Eh um "metodo" meio velho ja. A moda hoje eh video, afinal de contas video faz 24 frames por segundo (se nao me falha a melhoria). Eh so recortar a parte do video que quer usar como foto. Alem de poder aproveitar o video tambem, cortando o som ambiente e colocando uma musica. Eh o que muitos fotografos estao fazendo agora, se tornando videografos tambem. E tem sindo mais rentavel em muitos lugares do que a velha fotografia essao de fotos de "antigamente".

Boa parte dos fotografos que spray and pray fazem principalmente pelo workflow. Eh mais dinamico, principalmente para quem esta sendo fotografado, mas tambem para o fotografo.

Vou parar por aqui pq devo estar soando muito pedante, mas juro que nao eh minha intencao. Na verdade nao sou ninguem, sou apenas um fotografo que vive de sub-emprego para pagar as contas.
« Última modificação: 24 de Setembro de 2015, 20:43:48 por C R O I X »


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #34 Online: 24 de Setembro de 2015, 21:06:26
Essa forma de fotografar eh o velho (e bom para alguns) "spray and pray" que eu mencionei anteriormente.
Esse "maluco" ate que eh mais devagar. Tem muitos que seguram o botal para fazer 3, 4 ou sei la quantas fotos por segundo.

Espero nao soar arrogante mas se me permitirem escrever mais um pouco a respeito...

Eh um "metodo" meio velho ja. A moda hoje eh video, afinal de contas video faz 24 frames por segundo (se nao me falha a melhoria). Eh so recortar a parte do video que quer usar como foto. Alem de poder aproveitar o video tambem, cortando o som ambiente e colocando uma musica. Eh o que muitos fotografos estao fazendo agora, se tornando videografos tambem. E tem sindo mais rentavel em muitos lugares do que a velha fotografia essao de fotos de "antigamente".

Boa parte dos fotografos que spray and pray fazem principalmente pelo workflow. Eh mais dinamico, principalmente para quem esta sendo fotografado, mas tambem para o fotografo.

Vou parar por aqui pq devo estar soando muito pedante, mas juro que nao eh minha intencao. Na verdade nao sou ninguem, sou apenas um fotografo que vive de sub-emprego para pagar as contas.
Pare nao...continue seu raciocínio ae. Ele é fundamental para a boa continuação do tópico.  :D
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #35 Online: 24 de Setembro de 2015, 21:22:31
Só uma observação.
Esse curso é da photostv e assim como a eduk, vire e mexe assisto as transmissões.
E até hoje só vi um palestrante que se propôs a falar sobre direção e realmente o fez, ao invés de falar sobre como clica ou sobre equipamento e iluminação.
A verdade é que ser bom fotografo não é sinônimo de ser bom professor.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #36 Online: 24 de Setembro de 2015, 22:10:10
Pare nao...continue seu raciocínio ae. Ele é fundamental para a boa continuação do tópico.  :D

Eu ia falar das limitacoes do "metodo" para quem usa stroble, da inecessidade de tantos cliques em relacao em relacao a direcao demonstrado no video do OP, e do quanto eh tao pessoal o "como se clica" de modo que nao faz sentido fazer curso para isso.

Mas ja perdi o ritimo da abordagem entao deixa passar.


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #37 Online: 25 de Setembro de 2015, 05:51:01
Essa forma de fotografar eh o velho (e bom para alguns) "spray and pray" que eu mencionei anteriormente.
Esse "maluco" ate que eh mais devagar. Tem muitos que seguram o botal para fazer 3, 4 ou sei la quantas fotos por segundo.

Espero nao soar arrogante mas se me permitirem escrever mais um pouco a respeito...

Eh um "metodo" meio velho ja. A moda hoje eh video, afinal de contas video faz 24 frames por segundo (se nao me falha a melhoria). Eh so recortar a parte do video que quer usar como foto. Alem de poder aproveitar o video tambem, cortando o som ambiente e colocando uma musica. Eh o que muitos fotografos estao fazendo agora, se tornando videografos tambem. E tem sindo mais rentavel em muitos lugares do que a velha fotografia essao de fotos de "antigamente".

Boa parte dos fotografos que spray and pray fazem principalmente pelo workflow. Eh mais dinamico, principalmente para quem esta sendo fotografado, mas tambem para o fotografo.

Vou parar por aqui pq devo estar soando muito pedante, mas juro que nao eh minha intencao. Na verdade nao sou ninguem, sou apenas um fotografo que vive de sub-emprego para pagar as contas.
para nao Croix,fala a vontade!Na verdade pra mim eh novo,interessa e muito Perder Tempo assistindo e debatendo,tenho gana para aprender,independente do metodo!So me da agonia ter q clicar tanto igual a ele,foi tao dificil para comprar minha maquina kkk
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #38 Online: 25 de Setembro de 2015, 07:49:03
para nao Croix,fala a vontade!Na verdade pra mim eh novo,interessa e muito Perder Tempo assistindo e debatendo,tenho gana para aprender,independente do metodo!So me da agonia ter q clicar tanto igual a ele,foi tao dificil para comprar minha maquina kkk
Silvio nao fica triste, antes de surgir "as metralhadoras fotograficas", ja existia a fotografia, nao precisa detonar tua maquina, sao diferentes formas de fazer a mesma coisa.
O "metralhadorismo" e herança da fotografia de esportes,
la atras no seculo passado, exemplo um penalty, ia um filme de 36,de 6 a 10 fps.
para garantir a cena perfeita.
Em qualquer jogo de mundial, ou jogo do que for nas Olimpiadas, eram 30/40 filmes por fotografo, isso era o normal.
Adaptado aos eventos, obviamente facilita "cenas diferentes", sem ter que ficar caçando a cena.


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #39 Online: 25 de Setembro de 2015, 20:43:17
Silvio nao fica triste, antes de surgir "as metralhadoras fotograficas", ja existia a fotografia, nao precisa detonar tua maquina, sao diferentes formas de fazer a mesma coisa.
O "metralhadorismo" e herança da fotografia de esportes,
la atras no seculo passado, exemplo um penalty, ia um filme de 36,de 6 a 10 fps.
para garantir a cena perfeita.
Em qualquer jogo de mundial, ou jogo do que for nas Olimpiadas, eram 30/40 filmes por fotografo, isso era o normal.
Adaptado aos eventos, obviamente facilita "cenas diferentes", sem ter que ficar caçando a cena.
entendo agalons,mas eles "tem" bala na agulha kkk ..bom,para aprender terei que deixar receios para tras ...
« Última modificação: 25 de Setembro de 2015, 20:45:31 por Silvio Takahata »
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


marcelogimenes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 403
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 25 de Setembro de 2015, 21:54:54
Quase no final do curso ele mostra como funciona o fluxo de trabalho dele, ele fez em um ensaio um pouco mais de 900 fotos, separou quase 250 pra enviar pro cliente escolher. O cara ta com uma D3s na mão, chega fazer 11 fps, obturador pra 300.000 clicks, cobra um monte, tem que clicar mesmo pô... Não estou defendendo nem condenando ninguém, mais veja, o cara ta rico trabalhando assim, só o estudio dele tem 700m²... Eu clicaria o dobro só pra ter a metade dele.
D610 | D7100 | 50mm 1.8G | 85mm 1.8G | 24-120 f/4G | 2x YN- 568ex | 2x YN-622n | YN-622n-TX | Manfrotto 190xpro3 |