Autor Tópico: Super Lua 2015  (Lida 6151 vezes)

Gustavo Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 974
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Amador: O que ama a Fotografia!
Resposta #30 Online: 01 de Setembro de 2015, 20:40:26
Seguem fotos da Superlua tiradas por mim no sábado.

No meu site postei várias dicas sobre como fotografar a Superlua - http://www.focusmag.net/2015/08/28/a-superlua-de-amanha-e-os-proximos-eventos-de-2015/

Seguem alguns comentários abaixo sobre o que foi falado até agora:

1. Desligar o IS é sempre importante quando usando tripé conforme foi dito. A lente entende erroneamente que está havendo alguma vibração e acaba corrigindo o que não deve, o que gera mais vibração ainda deixando a imagem borrada.

2. Não recomendo (até porque não há necessidade) utilizar as menores aberturas disponíveis (F18, F22) pois o sharpness da lente tende a ser pior para a maioria (não todas) das lentes (basta conferir os reviews existentes). Recomendo algo por volta de F6 a F8.


Olá Focus

Suas fotos são muito legais...ahh o Rio de Janeiro...  :wub:

Pois é...sempre aprendendo!!! Quando comprei minha 1ª lente com IS eu não consegui entender o porque do botão para desligar o IS...tá aí!!

Um abraço!

Gustavo
« Última modificação: 01 de Setembro de 2015, 20:44:03 por Gustavo Fernandes »


FOCUS Magazine

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
    • FOCUS Magazine
Resposta #31 Online: 02 de Setembro de 2015, 14:22:25
Seguem fotos da Superlua tiradas por mim no sábado.

No meu site postei várias dicas sobre como fotografar a Superlua - http://www.focusmag.net/2015/08/28/a-superlua-de-amanha-e-os-proximos-eventos-de-2015/

Seguem alguns comentários abaixo sobre o que foi falado até agora:

1. Desligar o IS é sempre importante quando usando tripé conforme foi dito. A lente entende erroneamente que está havendo alguma vibração e acaba corrigindo o que não deve, o que gera mais vibração ainda deixando a imagem borrada.

2. Não recomendo (até porque não há necessidade) utilizar as menores aberturas disponíveis (F18, F22) pois o sharpness da lente tende a ser pior para a maioria (não todas) das lentes (basta conferir os reviews existentes). Recomendo algo por volta de F6 a F8.


Olá Focus

Suas fotos são muito legais...ahh o Rio de Janeiro...  :wub:

Pois é...sempre aprendendo!!! Quando comprei minha 1ª lente com IS eu não consegui entender o porque do botão para desligar o IS...tá aí!!

Um abraço!

Gustavo

Gustavo, nem me fale. Estraguei algumas fotos (felizmente nada muito trágico) nas primeiras vezes em que utilizei um tripé com o IS ligado. A teoria fotográfica é vasta mas pelo menos o aprendizado é prazeroso.

O Rio de Janeiro tem diversas oportunidades fotográficas incríveis. Eu diria que aproveitei apenas uma pequena fração delas até o momento. Pretendo manter o portfolio e o site atualizados a medida que for registrando melhor a diversidade local.

Muito obrigado pelo seu comentário!

Abraços!


mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Resposta #32 Online: 03 de Setembro de 2015, 00:22:29
Ficou legal! Eu só acho que a luz da lua ficou estranha por ser de menor intensidade do que as torres iluminadas ( as torres se destacam mais ).
Eu sei que tinha nuvens filtrando, mas penso que ficaria legal realçar o brilho da lua.

Só uma opinião

É, questão de gosto mesmo... eu acabei preferindo assim, na edição tirei um pouco da luz na região da lua para dar mais detalhes as nuvens e não aparecer um clarão.  ;)


Eu gostei da ideia, porém se o ISO (1600) estivesse mais baixo teria granulado menos, mas desculpe, não sei qual sua intenção.

As torres tem iluminação de baixo para cima? Qual a cidade / estado?
Um abraço.
Gustavo

Não vejo problema no ISO... acho que o granulado é mais das nuvens mesmo que propriamente de ruido. E a igreja é iluminada do chão mesmo... a ideia era fazer uma composição com as torres para identificar onde foi tirada a foto e dar uma referência ao tamanho da lua! Apesar que 300mm em uma FF não deu tanto efeito!
Sou de Ituporanga, SC!

Mas valeu pelos comentários pessoal!  :ok:
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #33 Online: 03 de Setembro de 2015, 11:16:06
Sou de Ituporanga, SC!

Legal, conheço Ituporanga e acho uma cidade muito legal, organizada, bonita, com certeza moraria ai.
Passo ao menos uma vez por mês por ai pois moro em Blumenau e faço minha incursões na serra catarinense, aonde mora a minha familia inclusive..


Gustavo Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 974
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Amador: O que ama a Fotografia!
Resposta #34 Online: 03 de Setembro de 2015, 11:25:06
E eu que sou de São Paulo, tenho vontade de me mudar para o Sul, gosto de frio, estou vendo a possibilidade de uma colocação em Palhoça e minha mulher tem a possibilidade de ser transferida para Joinville.
Vamos ver...não são tão perto mas o que acontece.
Abraço.


mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Resposta #35 Online: 03 de Setembro de 2015, 12:43:57
E eu que sou de São Paulo, tenho vontade de me mudar para o Sul, gosto de frio, estou vendo a possibilidade de uma colocação em Palhoça e minha mulher tem a possibilidade de ser transferida para Joinville.
Vamos ver...não são tão perto mas o que acontece.
Abraço.

Legal, conheço Ituporanga e acho uma cidade muito legal, organizada, bonita, com certeza moraria ai.
Passo ao menos uma vez por mês por ai pois moro em Blumenau e faço minha incursões na serra catarinense, aonde mora a minha familia inclusive..

Morei em Blumenau e em Joinville já... Blumenau é uma cidade fantástica! Adoro essa cidade... saudades de comer pão de batata na Dona Hilda!  :hysterical: :hysterical: :hysterical: algo que marcou meu 3 anos de faculdade por aí! Se passar por aqui em um fds... dá um toque... um café e um papo pessoalmente sobre fotografia sempre é bacana!

E Jlle... cidade bem bacana tbm., mas mais operária! agora a vida social por lá está melhorando, mas em 2006 quando cheguei, foi osso! Mas maior cidade do estado... vale a pena conhecer sim! E lugares lindos para fotografar e o melhor pastel do mundo na pastelaria Rio da Prata!
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1


Gustavo Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 974
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Amador: O que ama a Fotografia!
Resposta #36 Online: 03 de Setembro de 2015, 12:52:49
Vc está me convencendo pelo estômago!!!! :clap:


mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Resposta #37 Online: 03 de Setembro de 2015, 13:50:59
Vc está me convencendo pelo estômago!!!! :clap:

 :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Coisa de gordo! Mas esses dois lugares em especial são top para um lanche rápido
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #38 Online: 03 de Setembro de 2015, 15:41:36
Blumenau é uma cidade fantástica! Adoro essa cidade... saudades de comer pão de batata na Dona Hilda!

Concordo! Nasci em Blumenau, morei muitos anos no interior de Lages ( hj município de Bocaina do Sul ) e tenho muito vontade de voltar pra lá por causa do lugar, gosto de mato.
Mas Blumenau ainda é bom de se viver. E tudo o que a "Dona Hilda" vende é demais!!!

Quem sabe a gente marca mesmo alguma coisa qualquer hora?

Abraço!


Gustavo Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 974
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Amador: O que ama a Fotografia!
Resposta #39 Online: 03 de Setembro de 2015, 16:40:08
Gente,

Vamos mudar o rumo desta prosa...estou em São Paulo, no meio desta amostra grátis do inferno, um transito do cão, eu com fome e vcs falando do Pão de Batata da D. Hilda... :doh: :doh: façam-me o favor...vamos voltar pra Lua!!! :hysterical: :hysterical: :hysterical:


Gustavo Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 974
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Amador: O que ama a Fotografia!
Resposta #40 Online: 08 de Setembro de 2015, 10:30:28
Mandaram-me esta pelo face book:
O fotógrafo Dan Marker capturou o percurso da lua durante 28 minutos em 11 fotos sobrepostas. Incrível, não?

MULTIPLAS LUAS - por Dan Marker by Gustavo Fernandes, no Flickr

Um abraço a todos


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #41 Online: 23 de Setembro de 2015, 15:08:20
A ideia é legal, embora bem "batida", mas eu achei a imagem meio escura e a lua em si muito estourada quando mais no alto, claro, provavelmente prq ele configurou a cam e assim expôs igualmente para todas as fotos.

Tem uma galera que faz mais ou menos isso em noites de lua de sangue, como a que vamos ter no próximo domingo, ex
e eu to bem afim de brincar com essa ideia, embora já tenha uma penca disso por ai, todo mundo já fez.


mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Resposta #42 Online: 23 de Setembro de 2015, 15:29:42
Dia 27 tem o Eclipse... Alguém sabe o horário?
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #43 Online: 23 de Setembro de 2015, 16:17:03
O eclipse começa por volta de 22h. Lua de sangue por volta das 23h.


mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Resposta #44 Online: 23 de Setembro de 2015, 16:24:25
O eclipse começa por volta de 22h. Lua de sangue por volta das 23h.

Valeu! :D
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1