Autor Tópico: Super Lua 2015  (Lida 6051 vezes)

Gustavo Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 974
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Amador: O que ama a Fotografia!
Online: 28 de Agosto de 2015, 10:51:25
Olá Pessoal!

Amanhã, 29-08-15 teremos o fenômeno da Super Lua, o melhor horário para fotografar é no início da noite.

http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Espaco/noticia/2015/08/fim-de-agosto-traz-uma-superlua.html
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/blog/observatorio/post/os-principais-eventos-astronomicos-de-2015.html

Um abraço e boas fotos.
« Última modificação: 28 de Agosto de 2015, 10:53:47 por Gustavo Fernandes »


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #1 Online: 28 de Agosto de 2015, 11:40:03
Pode crer, estarei de plantão à espera!


Gustavo Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 974
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Amador: O que ama a Fotografia!
Resposta #2 Online: 28 de Agosto de 2015, 12:02:04
Boas fotos Rafael!!

Eu estou pau da vida :aua:...minha 70-300 deu um problema e liguei agora pouco para o técnico e a peça não chegou da Canon...vou ter que me virar com a 28 135😢
« Última modificação: 28 de Agosto de 2015, 12:04:26 por Gustavo Fernandes »


Luiz_Henrique

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 182
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 28 de Agosto de 2015, 12:18:12
Estarei no Pico dos Marins nesse dia, a 2.421m de altitude e longe de poluição visual.  :clap:  :clap:  :clap:

Vou levar a 60D + 55-250 + tripé.

Alguém tem alguma dica para tirar boas fotos da lua?  :assobi:


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #4 Online: 28 de Agosto de 2015, 12:32:29
E no final de setembro terá a  >:D LUA SANGRENTA  >:D
http://www.ebc.com.br/tecnologia/2015/01/calendario-astronomico-2015#post9

Que tal postarmos nossas fotos da superlua aqui? Vou tentar tirar amanhã.. Tomara que o tempo continue seco pras bandas aqui do sul.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #5 Online: 28 de Agosto de 2015, 12:33:37
Luiz_Henrique.. desliga o "IS" da lente.. Isso me atrapalhou por algum tempo  :doh:


Gustavo Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 974
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Amador: O que ama a Fotografia!
Resposta #6 Online: 28 de Agosto de 2015, 12:34:47
Primeiro deixa eu lhe dizer uma coisa Luiz Henrique: I N V E J A de você  :shock: :shock:

O que eu sei, empírico, sem teoria: Iso baixo, 100 ou menos, a maior velocidade possível para a menor abertura possível (14, 16, 22 etc), aumentando assim a nitidez, usando a tele mais longa, no seu caso 250 mm.

Os melhores resultados que tive foram assim, da janela do meu apartamento na cidade de São Paulo, já viu a qualidade da atmosfera e a quantidade de luz do solo.

Posta depois aqui para aumentar o inchaço nos cotovelos de quem vai ficar em São Paulo ou alguma outra cidade grande  :hysterical: :hysterical:.

Um abraço e boas fotos!!
« Última modificação: 28 de Agosto de 2015, 12:38:46 por Gustavo Fernandes »


Gustavo Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 974
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Amador: O que ama a Fotografia!
Resposta #7 Online: 28 de Agosto de 2015, 12:40:53
Luiz_Henrique.. desliga o "IS" da lente.. Isso me atrapalhou por algum tempo  :doh:

Nando, não entendi o porque desligar o IS, nunca me atrapalhou. Saberia explicar o porque? Obrigado!

Legal a ideia de postar fotos aqui, seria legal por a localização de onde a foto foi feita.

Abraço e boas fotos!

« Última modificação: 28 de Agosto de 2015, 12:41:29 por Gustavo Fernandes »


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #8 Online: 28 de Agosto de 2015, 13:36:54
Ví em vídeos e num curso da Alisson que o IS deve ser usado só com a câmera na mão. Pois poderia gerar um falso movimento de correção em caso da câmera/lente estarem estáveis (tripé). No início não levei fé.. achei preciosismo. Mas daí tirei fotos com a EF-S 55-250 em 250mm com IS ligado e desligado, e não é que parece mesmo que fica mais nítido.
Uma dúvida.. Pq usar uma abertura pequena para um objeto tão longe? Faz diferença? Pelo DoF Calc, acima de f/3.4 já tem profundidade infinita. Tem outro motivo?
« Última modificação: 28 de Agosto de 2015, 13:44:30 por nandoespinosa »


Luiz_Henrique

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 182
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 28 de Agosto de 2015, 13:51:29
Pessoal

Obrigado pelas dicas!

Vocês fotometram como? Geralmente -1, 0?


Gustavo

Pois é... A princípio eu não tinha gostado da ideia de ter lua cheia, pois eu queria fazer fotos das estrelas com a 10-18mm.  :doh:

Mas pelo jeito vou ter um belo espetáculo da lua nesse dia!




Gustavo Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 974
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Amador: O que ama a Fotografia!
Resposta #10 Online: 28 de Agosto de 2015, 14:25:10
Ví em vídeos e num curso da Alisson que o IS deve ser usado só com a câmera na mão. Pois poderia gerar um falso movimento de correção em caso da câmera/lente estarem estáveis (tripé). No início não levei fé.. achei preciosismo. Mas daí tirei fotos com a EF-S 55-250 em 250mm com IS ligado e desligado, e não é que parece mesmo que fica mais nítido.
Uma dúvida.. Pq usar uma abertura pequena para um objeto tão longe? Faz diferença? Pelo DoF Calc, acima de f/3.4 já tem profundidade infinita. Tem outro motivo?

Nando,

Como disse acima, tudo o que "sei" sobre esse assunto é empírico, sem teoria, mas com f maior, ou seja, menor abertura, achei as fotos pouco mais nítidas, mas vale experimentar.

Luiz,
Não fotometrei, fui experimentando e vendo o que ficava melhor...a vantagem do digital de ter o resultado imediato. Mas via de regra -1, 0 é o que gosto de usar, raramente vou a +.

Abraço.



Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #11 Online: 28 de Agosto de 2015, 14:39:11
Utilize o f de maior nitidez ( f5.6 - f8 ). Geralmente eu uso f10.

Como a lua tem ( e essa mais ainda ) uma luz forte, se for fazer uma composição com uma paisagem, terá de fazer 2 disparos distintos, sob pena de sacrificar ou a lua, ou a paisagem.

Em um tópico na Galeria de imagem aqui do Fórum eu postei uma foto que fiz na ultima lua cheia ( lua azul ) aonde comentei ali que fiz duas fotos para a imagem final - título do tópico: Lua azul em chamas - para quem interessar.

Eu particularmente não gosto de fotos da lua somente, como ela estará grandona vale compor com alguma coisa, até pra enfatizar a proporção.

Amanhã me mando pra Serra do Rio do Rastro e lá passarei a noite pra registrar o lugar bem iluminado por essa super lua, se o tempo colaborar será irado! Depois posto o resultado. :ok:

Ah, sim: no tripé e sem IS.



sandir.leonardo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 28 de Agosto de 2015, 14:47:14
Pessoal

Gustavo

Pois é... A princípio eu não tinha gostado da ideia de ter lua cheia, pois eu queria fazer fotos das estrelas com a 10-18mm.  :doh:

Mas pelo jeito vou ter um belo espetáculo da lua nesse dia!

Eu também estou ansioso pra sair com a minha 10-18 numa noite sem lua... A última oportunidade foi dia 14/08, mas a preguiça bateu mais forte  :assobi:

Também estarei à postos amanhã com a minha 55-250 =)
Canon: 70D | 10-18mm | 18-135mm | 50mm 1.8 + 1.4 | 85mm | 55-250mm
Panasonic: G7 Lumix | 14-140mm | 25mm
Tamron: 17-50mm VC | 18-270mm VC
Yongnuo: YN 565EXII


Luiz_Henrique

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 182
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 28 de Agosto de 2015, 15:10:53
Raphael

Também pretendo tirar foto da lua com algo no quadro junto com ela.

Quero ver se consigo fazer mais ou menos igual a esse pôr do sol que fiz esses dias:


Na verdade, quando eu era mais novo e fazia observações com telescópio, nunca vi graça na lua cheia, pois é como uma foto que você tira com o flash diretamente no rosto da pessoa. Eu preferia a lua crescente ou lua minguante para ver suas crateras.

(...)
Em um tópico na Galeria de imagem aqui do Fórum eu postei uma foto que fiz na ultima lua cheia ( lua azul ) aonde comentei ali que fiz duas fotos para a imagem final - título do tópico: Lua azul em chamas - para quem interessar.

Não consegui abrir a imagem aqui no serviço.  :no:

Como você faz? Tira duas fotos (uma + e outra -) e junta no Lightroom?


Gustavo Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 974
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Amador: O que ama a Fotografia!
Resposta #14 Online: 28 de Agosto de 2015, 15:14:45

Em um tópico na Galeria de imagem aqui do Fórum eu postei uma foto que fiz na ultima lua cheia ( lua azul ) aonde comentei ali que fiz duas fotos para a imagem final - título do tópico: Lua azul em chamas - para quem interessar.


Olá Raphael!

Fui lá ver o seu tópico sobre a Lua em Chamas mas a foto está indisponível...tem algum lugar pra eu poder ver a foto?

Abraço.
« Última modificação: 28 de Agosto de 2015, 15:15:59 por Gustavo Fernandes »