Autor Tópico: o que diferencia um fotógrafo profissional de um amador??  (Lida 4134 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.751
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #30 Online: 02 de Setembro de 2015, 22:25:42
No Brasil você não precisa necessariamente pagar imposto para ser profissional, existe uma faixa de renda que não paga IR e nem por isso o sujeito deixa de ser profissional na área dele!
Mesmo na fotografia o camarada pode simplesmente fornecer uma Nota Fiscal de Autônomo (NFA) e não ter empresa ou vínculo empregatício com ninguém!

Exatamente, e também não me lembro da profissão ser declarada no imposto de renda.....
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


gsilvax

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 02 de Setembro de 2015, 23:32:09
Alguém acha que não tem mais nada a aprender??? Que só pode evoluir por suas criações??? :ponder:
Espero que NUNCA chegue perto disso, pois aí a coisa vai ficar um tanto sem graça...
Acho que a diferença real é: FOTÓGRAFO PROFISSIONAL VIVE DA FOTOGRAFIA - é o seu sustento.
Eu mesmo como amador, já ganhei minha graninha vendendo fotos. Mas não posso, por isso, me julgar um profissional.

Concordo com seu ponto de vista,infelizmente não só como na fotografia mas também em outras profissões a pessoa é considerada "profissional" na coisa pelo fato de ser remunerado...independente do trabalho produzido pelo mesmo ser bom ou ruim, mas depois dessa discursão concluo que o fotógrafo profissional é aquele que é pago pelo que produz (fotos) mas q isso não define ele ser bom ou ruim no que faz...vai do gosto de cada um.
D5500 /AF-S DX NIKKOR 18-55mm f/3.5-5.6G VR II


gsilvax

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 02 de Setembro de 2015, 23:33:09
Profissional, tecnicamente, eh quem paga imposto exercendo a atividade. Nao importa o quanto a pessoa seja boa no que faz, da experiencia e seu conhecimento na area. Quem nao paga imposto, tecnicamente nao eh profissional, mesmo ganhando dinheiro e fotografando finais de semana. Esses apenas fazem bicos.


Na verdade nao eh preciso saber absolutamente nada sobre equipamentos para ser profissional na area. Nem mesmo eh preciso segurar a camera na mao. Vc pode fazer todo o planejamento da imagem e contratar um assistnte para realizar as demandas tecnicas e apertar o botao.

Concordo ... :ok:
D5500 /AF-S DX NIKKOR 18-55mm f/3.5-5.6G VR II


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #33 Online: 03 de Setembro de 2015, 05:16:32
No Brasil você não precisa necessariamente pagar imposto para ser profissional, existe uma faixa de renda que não paga IR e nem por isso o sujeito deixa de ser profissional na área dele!
Mesmo na fotografia o camarada pode simplesmente fornecer uma Nota Fiscal de Autônomo (NFA) e não ter empresa ou vínculo empregatício com ninguém!

No Brasil e em qualquer outro lugar existe um limite minimo onde as pessoas nao precisam pagar imposto de renda com o ganho. Abaixo desse limite o governo nao cobra imposto pq nao considera uma profissao, um ganha pao, uma forma de sobrevivencia pessoal e da atividade, mas somente uma atividade casual paralela, uma gratificacao pessoal e nao profissional.

Por isso que tecnicamente, quem nao paga imposto, ou seja, nao ganha o suficiente para usar a atividade como forma de sobrevivencia pessoal e da propria atividade, ou pelo menos ter uma soma considerada na renda, nao eh considerado profissional.

Esse eh o conceito de profissional aos olhos institucionais. Se o burocrata ouve fulano dizer que eh profissional, o burocrata vai dizer que vc tem que pagar imposto, vc vai entender que vc tem uma receita acima do limite que te coloca sua atividade na esfera profissional institucionalemnte falando.




Indo alem da area institucional governamental, existe a area institucional educacional, que diz que profissional. A instituicao educacional tecnicamente diz que profissional eh quem tem um papel (diploma) que comprove a competencia teorica para o entendimento e desempenho da atividade.

Por isso uma pessoa pode ser profissional na esfera titular educacional, mas nao exercer a atividade profissionalmente (pagando imposto) na esfera institucional governamental. Em resumo, ser profissional mas nao trabalhar profissionalmente.



Pelo sentido dado a instituicao educacional, que profissional eh quem tem preparo teorico/tecnico (e as vezes pratico) para exercer a atividade, as pessoas convenientemente gostam de associar e mostrar seus conhecimentos e experiencias para se auto intitularem profissionais, usando tal titulo como forma de marketing para atrair clientes em potenciais e talvez eventualmente serem reconhecidos como profissionais alem da esfera pessoal/marketeira (tornando a atividade como uma fonte essencial de renda).



E para finalizar, a atividade fotografica de forma global nao eh uma atividade essencialmente profissional, no sentido que nao requer diploma, experiencia ou ate mesmo estudo ou aparato tecnico para a execucao da atividade fotografica, pq qualquer um pode pegar qualquer camera, fazer fotos e ganhar um dinheiro com isso. Mas sim uma atividade inspiracional, no sentido que qualquer um que esteja inspirado pode exercer a atividade. Diferente de medicina, advocacia, engenharia, arquitetura, etc, etc, onde sem o reconhecimento institucional educacional a pessoa eh proibida de exercer a atividade e ser reconhecida pela instituicao governamental.

Por mais que a pessoa goste de brincar de medicina com sapos, de advocacia na reuniao de moradores do bairro, com engenharia na garagem de casa e de arquitetura no quintal de casa, sem um papel da instituicao educacional tais pessoas nunca poderao se auto intitularem dessa forma.




Profissional, principalmente no meio fotografico, eh na grande maioria das vezes, para nao dizer quase sempre um termo de apelo marketeiro. O trabalho profissional, o fulano profissional, a camera profissional, o estudio profissional, o resultado profissional, etc...

Fotografia deve ser o meio onde tal termo eh mais usado de forma exalstiva. Vc nao ve o apelo a esse termo dessa forma exarcebada entre demais meios de atividades.

O cabelereiro nao fala "eu preciso de uma tesoura proficional", o cozinheiro nao fala "eu comprei uma panela profissional", etc... Eles falam "preciso de uma tesoura adequada" ou "comprei uma panela adequada". Afinal, tecnicamente a ferramenta profissional, local profissional, etc, eh qualquer ferramenta, local, etc que se use para exercer uma atividade profissional, seja ela qual for. E nao o titulo dado pela empresa que produz a ferramenta.

Se eu usar a minha camera pinhole de papelao, que fiz no meu quarto, para executar um servico profissional, logo tal camera eh uma ferramenta profissional.
« Última modificação: 03 de Setembro de 2015, 05:23:08 por C R O I X »


samueldc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é preciso
    • 500px
Resposta #34 Online: 03 de Setembro de 2015, 10:13:43
Profissional, principalmente no meio fotografico, eh na grande maioria das vezes, para nao dizer quase sempre um termo de apelo marketeiro. O trabalho profissional, o fulano profissional, a camera profissional, o estudio profissional, o resultado profissional, etc...

Fotografia deve ser o meio onde tal termo eh mais usado de forma exalstiva. Vc nao ve o apelo a esse termo dessa forma exarcebada entre demais meios de atividades.

Verdade. Então poderíamos ajudar a acabar com isso de uma vez por todas, e "cortar" toda vez que alguém tocar nesse assunto. Que tal?
SDC
Olympus OM-10 MA | Zenit 12XP
Canon 6D | Olympus OM-D E-M5


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #35 Online: 03 de Setembro de 2015, 10:28:05
É. acho que já deu. Aliás esse assunto já rodou por aqui antes.. várias vezes.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #36 Online: 03 de Setembro de 2015, 11:24:53
É que aqui no Brasil, recentemente (em Agosto deste ano) houve a regulamentação da profissão de fotógrafo. Agora quem exerce a no mínimo 2 anos (com comprovação), e aqueles que tem diploma técnico ou superior, são considerados "profissionais" segundo a lei.

Isso ainda não está valendo, só uma parte do processo foi concluida.


GeoPhoto

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 03 de Setembro de 2015, 13:03:29
Andei pesquisando e a profissão de fotografo ainda esta pra ser regulamenta, é isso? Caso for, nem temos profissionais aqui hehehe... Na dita proposta de PL, será considerado profissional e possibilitado de trabalhar como tal aquele que tenha antes da aprovação do projeto trabalhado comprovadamente por 2 anos ou feito curso técnico ou superior em fotografia como disse o colega a cima...  :ponder:
« Última modificação: 03 de Setembro de 2015, 13:04:41 por GeoPhoto »


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #38 Online: 03 de Setembro de 2015, 20:38:58
Exatamente, e também não me lembro da profissão ser declarada no imposto de renda.....
Tem sim, se não me engano na folha de identificacao tem que colocar a profissão!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 03 de Setembro de 2015, 21:49:13
A única coisa que diferencia um de outro é o pagamento!
Quem é pago é profissional e quem não é pago é amador!
Tem muito profissional que não sabe manusear equipamento, tem equipamento ruim, mas, no final do dia recebe a sua grana e vai embora!
E tem muito amador com equipamento caríssimos, fotografam muito, entendem tudo de técnica e não são pagos!

Ai ai...sou o segundo na descrição do Pope...... :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.751
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #40 Online: 03 de Setembro de 2015, 21:49:52
Tem sim, se não me engano na folha de identificacao tem que colocar a profissão!

Mas acho que não se associa as rendas declaras com as respectivas profissões diretamente.
A receita só quer saber quanto você ganhou, o como é só em caso de policia.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #41 Online: 03 de Setembro de 2015, 22:51:55
o fotógrafo amador não tem compromisso (responsabilidade) com o resultado, ele vai a passeio, se diverte, tira suas fotos, edita se quiser, qnd quiser... acredito que quem assuma uma responsabilidade com a realização das fotografias seja um profissional..... salário, habilidade nas vendas e capacidade técnica pra realizar as fotos são apenas o jeito de separarmos os bons dos péssimos profissionais

ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre