Autor Tópico: Dupla Exposição com a Olympus OM-1 ?  (Lida 2152 vezes)

Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Online: 29 de Agosto de 2015, 20:09:15
Colegas, alguém pode me ensinar como fazer dupla exposição com a câmera Olympus OM-1?
Como acionar o disparador pela segunda vez sem rodar o filme?

Abraço.


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #1 Online: 29 de Agosto de 2015, 20:22:18
manual

link
ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 29 de Agosto de 2015, 20:36:00
Quem já fez ou faz dupla exposição nesta câmera?

Pelo que entendi tem que segurar a alça de retrocesso do filme "na marra" enquanto se opera a alavanca de avanço do filme. É isso? Preciso levar a alavanca de avanço até o final ou somente até o botão do obturador ficar ativo novamente.

Eu já li manual, outros textos e tal, mas se algum colega FAZ a dupla exposição na Olympus OM-1 e pudesse me dar as dicas fico grato.


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 30 de Agosto de 2015, 20:54:05
Colegas, alguém pode me ensinar como fazer dupla exposição com a câmera Olympus OM-1?
Como acionar o disparador pela segunda vez sem rodar o filme?Abraço.

Alo Guilherme ...
Essa eh mais facil do que roubar doce de criança .
Faça a primeira foto .
Vire a câmera na parte debaixo .
Aquele botão onde destrava o carretel para rebobinar o filme aperte ele .
Vire a câmera para a posição normal .
Segure a alavanca esquerda , a que rebobina o filme , para que ela não se mova .
Avance o filme .
Faça a segunda exposição .
Como o carretel esquerfo não se moveu porque você o segurou , aquele botão embaixo da câmera voltará ao normal . E dai em diante tudo continuará como antes ao avançar o filme .
Quanto a fotometria , não se esqueça de abrir mais um ponto no diafragma ou a segunda chapa sairá muito escura .
Voce pode tambem usar o seguinte artificio , tambem muito simples .
Se estiver usando Iso 100 , passe para 200 , se estiver usando 200 passe para 400 e por ai vai .
Faça as duas chapas fotometrando normalmente e sem NENHUMA correção como lhe falei acima .
Pronto , terminando sua dupla exposição , retorne o Iso para o valor correto .

Viu ... ? ... mais simples do que tirar doce de criança , e vale não só para dupla , mas para tripla , ou quadrupla , só não se esqueça da correção da abertura .

Um abraço :snack:
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 31 de Agosto de 2015, 01:25:56
O manual recomenda fazer uma foto com a tampa na objetiva, após a múltipla exposição, para garantir que não haverá sobreposição no filme.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 31 de Agosto de 2015, 21:33:35
OBRIGADO AMIGOS!!   :worship:

Isso é o requinte deste fórum, poder contar com colegas que sabem mais do que você em assuntos que você não sabe muita coisa.

Eu li essa sugestão de fazer uma foto com a tampa da lente pra finalizar a multipla exposição. Quer dizer, pelo que entendi, em uma câmera que não tem o botão de dupla exposição precisamos queimar (perder) um frame.

Mas agora puxando a brasa pra OM-1, estava com uma Nikon F2 (puta lenta, sem comentários), mas como a OL é leve e delicada (mesmo sendo forte). Que câmera, cada vez me apaixono mais.  :hysterical: