Autor Tópico: Da pra fazer trabalhos professionais com a DSLR D5300?  (Lida 4613 vezes)

gsilvax

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
  • Sexo: Masculino
Online: 30 de Agosto de 2015, 17:24:56
Olá, entrei no fórum hoje  :D....gostaria de tirar algumas dúvidas  :ponder: , comecei a gostar de fotografia (amo isso), e estou querendo entrar de cara na vida de fotografo, recentemente sai do meu trabalho e peguei uma grana (uns 4800 reais) ai veio na dúvida sobre o que fazer com essa grana, ai veio na cabeça a ideia de comprar a primeira câmera...tenho conhecimento sobre iso, exposição, flash entre outras configurações manuais (aprendi graças ao lumia 930 q tem um ótimo controle manual com o app lumia câmera ), estudei e ainda to estudando em livros, vídeos, fóruns e tudo que se encontra a disposição...irei fazer um curso de fotografia na minha cidade de, o curso é básico porém acredito que vai clarear mais a minha mente, enfim...estou namorando uma câmera de entrada, a Nikon D5300, ta em torno de 3100 reais com kit básico da lente 18-55mm, estou pesquisa e e pesquisando e comparando com outras câmeras do mesmo nível (a t5i por exemplo)...mas ela parece ser ideal, procurei alguns samples de foto dela e achei bem interessante os níveis que ela alcança, quero começar com uma câmera no mínimo semi-profissional, não curto muito a ideia de começar com uma câmera bem digamos "fraquinha" pra ir depois aumentando...já que no brasil tudo é caro, gostaria de saber se com essa d5300 eu poderia começar a fazer alguns trabalhos dignos de ser chamado de " profissional" as pessoas gostam do que fotografo (cidade e arquiteturas é meu forte) mas tbm gosto de fotografar mulheres , tipo modelos...pretendo abrir um Studio futuramente, para que eu possa fazer books, sei fazer tratamento de imagens pois tenho curso de designer (Photoshop,CorelDraw,flash, lightroom etc..) e assim pessoal...me indiquem uma câmera na qual possa passar uns dois anos sem precisar troca-la? Desculpe caso eu esteja postando no local errado , achei q essa área fosse adequada obrigado ( e alguns erros de português pois estou escrevendo do celular). 😃 pode abrir o verbo ai!
D5500 /AF-S DX NIKKOR 18-55mm f/3.5-5.6G VR II


Rafaeldsr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 228
Resposta #1 Online: 30 de Agosto de 2015, 19:34:38
Primeiramente, o termo câmera semi-profissional não é muito correto... Segundo, acho que você tem sim condições de conseguir resultados muito satisfatórios com uma Nikon D5300, mas cuidado com as fotos que vc vê na internet, porque em muitos casos a lente faz até mais diferença do que a câmera. Se vc for comparar duas fotos, por exemplo, uma com a Nikon D5300 com a lente do kit, e outra com a Nikon D3300 com uma 50mm f/1.4, é bem provável que a foto com a D3300 fique superior. Sugiro dar uma pesquisada em lentes, e sempre que for dar uma olhada nas fotos para ter uma ideia, saber qual lente está sendo usada.
Iniciante.
Canon T5i. 50mm 1.8 STM. Tamron 17-50mm. 55-250mm STM. YN-568EXII.


gsilvax

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 30 de Agosto de 2015, 19:45:31
Obrigado!! Realmente as lentes trazem mt diferença, na sua opinião que câmera vc indicaria para fazer fotos noturnas e em ambientes com pouca luz? E ensaios tipo sensuais ou de crianças já que nesses casos as pessoas ficam se mexendo ..? Novamente obrigado.
D5500 /AF-S DX NIKKOR 18-55mm f/3.5-5.6G VR II


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 30 de Agosto de 2015, 20:08:13
Bem-vindo ao forum.

Bom, em primeiro lugar invista naquilo que mais vai trazer qualidade à suas fotos: conhecimento. Pelo visto já está fazendo. Ponto pra vc.

Quanto à câmera, todas as APS-C da Nikon (e até Canon, digamos) da atual geração, como a D3200, D3300, , D5200, D5300, D7100, D7200 e a D5500, dão qualidade de imagem bem semelhantes, com ganhos marginais talvez de uma pra outra. Qualidade superior a isso só nas Full Frames. A diferença dessas citadas não é na qualidade, mas em recursos como: sistema de foco, motor de foco no corpo, atalhos de comando sem precisar entrar no menu, quantidade de fotos por segundo que cada uma faz, ter ou não high speed sync flash, LCD superior, visor articulável, quantidade de cartões SD que comportam e por aí vai. Cada uma dessas coisas citadas ajudam mais no processo de fotografar do que na qualidade em si.

Se quiser fotografar profissionalmente, não se esqueça de ter uma lente de qualidade (a 17-50mm f/2.8 da Tamron é muito recomendada aqui) e um flash. Equipamento básico pra quem está iniciando no processo de aprendizagem.

No mais, o que precisar estamos aqui.


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #4 Online: 30 de Agosto de 2015, 20:24:25
para fazer fotos noturnas e em ambientes com pouca luz? E ensaios tipo sensuais ou de crianças já que nesses casos as pessoas ficam se mexendo ..

Se quiser fotografar profissionalmente, não se esqueça de ter uma lente de qualidade (a 17-50mm f/2.8 da Tamron é muito recomendada aqui) e um flash. Equipamento básico pra quem está iniciando no processo de aprendizagem.
2X  boa lente e flash....
ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


gsilvax

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 30 de Agosto de 2015, 20:46:47
Bem-vindo ao forum.

Bom, em primeiro lugar invista naquilo que mais vai trazer qualidade à suas fotos: conhecimento. Pelo visto já está fazendo. Ponto pra vc.

Quanto à câmera, todas as APS-C da Nikon (e até Canon, digamos) da atual geração, como a D3200, D3300, , D5200, D5300, D7100, D7200 e a D5500, dão qualidade de imagem bem semelhantes, com ganhos marginais talvez de uma pra outra. Qualidade superior a isso só nas Full Frames. A diferença dessas citadas não é na qualidade, mas em recursos como: sistema de foco, motor de foco no corpo, atalhos de comando sem precisar entrar no menu, quantidade de fotos por segundo que cada uma faz, ter ou não high speed sync flash, LCD superior, visor articulável, quantidade de cartões SD que comportam e por aí vai. Cada uma dessas coisas citadas ajudam mais no processo de fotografar do que na qualidade em si.

Se quiser fotografar profissionalmente, não se esqueça de ter uma lente de qualidade (a 17-50mm f/2.8 da Tamron é muito recomendada aqui) e um flash. Equipamento básico pra quem está iniciando no processo de aprendizagem.

No mais, o que precisar estamos aqui.

Obrigado pelas dicas,

sobre essa lente citada...ela é compatível com a linha D3XXX, D5XXX e D7XXX? (câmeras DX?) e mais uma coisinha kk... lentes FX funcionam em câmeras do tipo DX?  :clap:
D5500 /AF-S DX NIKKOR 18-55mm f/3.5-5.6G VR II


gsilvax

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 30 de Agosto de 2015, 20:47:20
D5500 /AF-S DX NIKKOR 18-55mm f/3.5-5.6G VR II


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #7 Online: 30 de Agosto de 2015, 21:07:48
sobre essa lente citada...ela é compatível com a linha D3XXX, D5XXX e D7XXX? (câmeras DX?) e mais uma coisinha kk... lentes FX funcionam em câmeras do tipo DX?  :clap:

a tamron 17-50 tem várias versões, prefira com motor de foco.... se for utilizar com velocidades mais baixas tem a versão com VC... (sem VC é um pouco mais barata e conforme alguns até mais nítida) faça uma pesquisa no forum, tem bastante material sobre ela
ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


gsilvax

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 30 de Agosto de 2015, 21:13:58
a tamron 17-50 tem várias versões, prefira com motor de foco.... se for utilizar com velocidades mais baixas tem a versão com VC... (sem VC é um pouco mais barata e conforme alguns até mais nítida) faça uma pesquisa no forum, tem bastante material sobre ela

 :ok: :ok: :worship:
D5500 /AF-S DX NIKKOR 18-55mm f/3.5-5.6G VR II


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 30 de Agosto de 2015, 21:29:35
Obrigado pelas dicas,

sobre essa lente citada...ela é compatível com a linha D3XXX, D5XXX e D7XXX? (câmeras DX?) e mais uma coisinha kk... lentes FX funcionam em câmeras do tipo DX?  :clap:

A 17-50mm da Tamron tem com e sem motor de foco. Com motor de foco é compatível com a D3XXX, D5XXX e D7XXX. A sem motor de foco é compatível apenas com a D7XXX. Se for pegar essa lente prefira versão COM motor de foto e SEM VC (melhor ótica).

Qualquer lente pra Full Frame (FX na Nikoon) funciona normalmente em câmera cropada (DX na Nikon). O contrário é incompatível (Lente de cropada em câmera full frame).


gsilvax

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 30 de Agosto de 2015, 22:03:34
A 17-50mm da Tamron tem com e sem motor de foco. Com motor de foco é compatível com a D3XXX, D5XXX e D7XXX. A sem motor de foco é compatível apenas com a D7XXX. Se for pegar essa lente prefira versão COM motor de foto e SEM VC (melhor ótica).

Qualquer lente pra Full Frame (FX na Nikoon) funciona normalmente em câmera cropada (DX na Nikon). O contrário é incompatível (Lente de cropada em câmera full frame).

Esclarecido !! obrigado man.  :ok: :ok:
D5500 /AF-S DX NIKKOR 18-55mm f/3.5-5.6G VR II


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #11 Online: 31 de Agosto de 2015, 09:26:59
Pode sim, tenho um amigo que usa uma D3200 sem problemas. A maioria das cameras fotografica de hoje faz boas fotos, bastando o seu dono saber usa-la. Conhecer as funções e limitações de sua camera é essencial. 
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


RenatoKW

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 632
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 02 de Setembro de 2015, 01:10:26
Na minha opinião as câmeras nikon da série D5XXX só são melhores que da série D3XXX para quem deseja trabalhar também com vídeo.  Se não for trabalhar com vídeo,  acho melhor as outras. Procure comparativos entre D3300 e D5300. São praticamente idênticas no quesito imagem. Com a economia você investe em lente ou flash. Tem a D7100 também que funciona muito melhor em iso alto e você pode comprar lentes usadas sem motor, que são bem mais baratas. É apenas minha opinião.


Emerson Bancho

  • Trade Count: (12)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 439
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 02 de Setembro de 2015, 08:15:49
Se vc vai aprender, considere uma câmera usada.
Vai pagar bem menos pelo mesmo equipamento.
Quando estiver pegando trabalhos, poderá trocar por uma mais nova.
D200


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 02 de Setembro de 2015, 08:46:28
Tem a D7100 também que funciona muito melhor em iso alto e você pode comprar lentes usadas sem motor, que são bem mais baratas. É apenas minha opinião.

D7100 e D5300 usam o mesmo sensor. Tem desempenhos idênticos em ISO alto.
« Última modificação: 02 de Setembro de 2015, 08:46:44 por Rafa_Meira »