Autor Tópico: Sugestão de estabilizador  (Lida 2759 vezes)

fabiopili

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
Online: 01 de Setembro de 2015, 09:50:29
Bom dia, pessoal.

Sempre fotografei apenas stills, mas ultimamente tenho me interessado também por vídeo e feito algumas filmagens domésticas do meu filho pequeno. Atualmente uso duas câmeras para isso: uma Nikon D750 e uma Panasonic GM1.

O maior problema dessas filmagens domésticas é sempre a estabilização da câmera. Vocês teriam alguma sugestão de estabilizador de baixo custo para câmera na mão, talvez até DIY, que sirva para meu tipo de uso? Se conseguir suportar o peso das duas câmeras, melhor ainda.

A D750 com uma 35mm f/1.8 pesa aproximadamente 1.2Kg e a Pana GM1 com a 12-32mm pesa uns 300g.

Obrigado!


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #1 Online: 03 de Setembro de 2015, 10:19:20
Bom dia, pessoal.

Sempre fotografei apenas stills, mas ultimamente tenho me interessado também por vídeo e feito algumas filmagens domésticas do meu filho pequeno. Atualmente uso duas câmeras para isso: uma Nikon D750 e uma Panasonic GM1.

O maior problema dessas filmagens domésticas é sempre a estabilização da câmera. Vocês teriam alguma sugestão de estabilizador de baixo custo para câmera na mão, talvez até DIY, que sirva para meu tipo de uso? Se conseguir suportar o peso das duas câmeras, melhor ainda.

A D750 com uma 35mm f/1.8 pesa aproximadamente 1.2Kg e a Pana GM1 com a 12-32mm pesa uns 300g.

Obrigado!

Você fala estabilizador tipo steadicam? Se quiser mesmo um que sirva para as duas cameras a Sambacam tem uns modelos que podem te atender, mas o equilíbrio vai ser totalmente diferente entre elas e isso vai dar um certo trabalho pra ajustar.

Eu escolheria a GM1 pra video e acharia um estabilizador específico pra ela, pois será bem menor e mais prático de usar, e será sempre o mesmo ajuste, se usar a lente na mesma posição. Apesar que essa lente não extende muito, qualquer mudança já interfere no equilíbrio. Uma D750 vai te exigir muito mais peso pra equilibrar e no final será um produto bem mais caro.

No ebay deve ter uns modelos para cameras pequenas. Talvez modelos para a GoPro funcionem com a GM1. Pesquise por steadicam e procure os menores, depois procure reviews, etc…

No ML achei este, mas não conheço o produto: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-682765405-steadicam-steadycam-estabilizador-p-camera-canon-nikon-sony-_JM

Procure similares no ML ou mesmo a Sambacam pode ter um modelo menor e mais em conta. Eles têm fórmulas pra equilibar quase todas as cameras. Essa é uma camera muito pequena e leve, cuidado pra não pegar um modelo super dimensionado, pois o pessoal que vende a maioria desses baratos nem conhece a camera e vai te falar que funciona. Só ficar atento.

Só como curiosidade, estes gimbals são perfeitos para o que precisa, mas difíceis de achar por aqui:

http://www.bhphotovideo.com/c/product/1120247-REG/nebula_fpne40001_3_axis_brshlse_hndheld_gimbal.html

http://www.bhphotovideo.com/c/product/1042434-REG/shape_iseei_gimbal_hand_held_go.html

Eu já tive a GM1 e faço bastante video. A solução que eu tinha ia por outra linha: comprei um grip de madeira JB Designs (amazon.com, entregou aqui) e uma lupa LCDVF 3/2 (se não me engano este é o modelo, é só procurar a medida e medir a tela da GM1, também entregam aqui). A lupa te dá um VF gigante, você cola conjunto no rosto e o grip dá o apoio na camera. É bem estável também, mas mais na linha handheld.

Espero que ajude!  :ok:
  vimeo     flickr     insta


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #2 Online: 03 de Setembro de 2015, 14:35:22
Achei uma foto da minha GM1 com a lupa e o grip...  :ok:

  vimeo     flickr     insta


fabiopili

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
Resposta #3 Online: 03 de Setembro de 2015, 15:30:27
Obrigado, Rinaldo! Ajudou muito, muito mesmo.

Vou seguir as suas sugestões e pesquisar esses produtos. Já imaginava que precisaria de uma solução para cada câmera, dada a diferença grande de peso entre elas. Acho que concentrar a produção de vídeo na GM1 é uma boa ideia porque ela tem uma profundidade focal maior, inerente ao sensor menor, e assim fica mais fácil de acompanhar a ação sem ter que me preocupar tanto com um foco crítico. O AF-C dela para vídeo é até razoável.

Esses produtos da Sambacam são bacanas e estão na minha faixa de preço. Os da B&H, nesse momento de dólar alto, acabam sendo inacessíveis.

Uma dúvida adicional: você conhece esse produto da MZ Steadycam? Vi que tem um tópico sobre ele aqui no fórum e vários usuários satisfeitos.

Obrigado novamente pelas dicas.


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #4 Online: 08 de Setembro de 2015, 21:28:16
Tranquilo Fabio, legal que te ajudou. Mas não conheço este MZ não. Parece meio rusticão, mas se funciona bem é que importa.
  vimeo     flickr     insta


fabiopili

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
Resposta #5 Online: 10 de Setembro de 2015, 14:39:47
Obrigado pelas dicas, Rinaldo.

Acabei comprando um modelo igual àquele do Mercado Livre que você mandou o link, mas encomendei direto da China, o que saiu um pouco mais barato. Ele também é vendido na Amazon como Roxant Pro e tem boas avaliações. Optei por esse modelo por ser adequado ao peso da minha Pana GM1.

Quando chegar, farei uns testes e atualizei esse tópico com os resultados.