Autor Tópico: Canon T2i + Lente 18-55mm É o suficiente para segundo forografo?  (Lida 1802 vezes)

JeF Foto

  • Trade Count: (2)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Masculino
Boa noite galera! Estou iniciando na fotografia com um kit básico ( Canon T2i + 18-55 ). Quero trabalhar com fotografia, como minha mãe tem um SPA e trabalha com Dia de Noiva, meu foco é trabalhar fazendo fotografia de casamento.

Como ainda sou iniciante e não tenho curso e tenho só esse equipamento básico, vocês acham que eu posso pedir para ser segundo fotógrafo? Ou devo esperar mais um pouco e adquirir pelo menos uma 50mm 1.8 ( que com o fator de crop vira uma 85mm 1.8, muito utilizada em casamentos) ?

Abraços galera.

Até
Equipamento:Canon EOS 550D ( T2i )
Lentes: Canon EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS II e Lente Canon EF 50mm f/1.8 II.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #1 Online: 01 de Setembro de 2015, 20:40:12
eu diria que com esse equipamento, poderias ser um terceiro fotógrafo. Tipo pegar detalhes da decoração, emoções dos convidados... um segundo fotógrafo já envolve uma responsa maior... sei lá.. é o que me parece (opinião de amador).


JeF Foto

  • Trade Count: (2)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 01 de Setembro de 2015, 21:34:00
"amador" obrigado pela opinião! Realmente interessante sua opinião é de muita ajuda. O que seria um Segundo fotógrafo em um casamento então?
Equipamento:Canon EOS 550D ( T2i )
Lentes: Canon EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS II e Lente Canon EF 50mm f/1.8 II.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 01 de Setembro de 2015, 21:42:53
"amador" obrigado pela opinião! Realmente interessante sua opinião é de muita ajuda. O que seria um Segundo fotógrafo em um casamento então?

Digamos que o segundo fotógrafo no casamento é praticamente o backup do primeiro. Ambos estão na obrigação de fotografar os eventos principais do casamento. Assim, se um estiver em um ângulo desfavorável, o outro cobre de um ângulo melhor. Se um perde um momento, o outro pega. O ideal é que o segundo fotógrafo tenho um equipamento do nível do primeiro e complementar, tipo se um usa lentes mais abertas o outro usa mais fechadas.

O terceiro fotógrafo já fica mais livre, um pouco mais descompromissado com as fotos obrigatórias e mais livre para registrar coisas "a mais", digamos assim.
« Última modificação: 01 de Setembro de 2015, 21:45:04 por Rafa_Meira »


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #4 Online: 01 de Setembro de 2015, 21:49:04
A questão não é limitação do equipamento. Consegue-se fazer muita foto boa com esse kit + flash. A questão é a sua limitação.

Está começando agora, sinceramente, não tem gabarito para começar a fotografar. Acho que nem como terceiro fotógrafo. Só quando dominar bem a técnica de fotometria, focagem e ter uma noção de se composição e retratos é que eu partiria pra esse rumo. O risco de você se queimar é muito grande.

Pense bem.

Se quer começar, que seja como segundo fotógrafo de graça em uma festa de 15 anos ou aniversário infantil ou corporativo. Casamento é um evento muito sério e evoluiu muito a exigência e o nível de qualidade das fotos.

Bom, essa é a minha opinião.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #5 Online: 02 de Setembro de 2015, 08:17:17
A questão não é limitação do equipamento. Consegue-se fazer muita foto boa com esse kit + flash. A questão é a sua limitação.

Está começando agora, sinceramente, não tem gabarito para começar a fotografar. Acho que nem como terceiro fotógrafo. Só quando dominar bem a técnica de fotometria, focagem e ter uma noção de se composição e retratos é que eu partiria pra esse rumo. O risco de você se queimar é muito grande.

Pense bem.

Se quer começar, que seja como segundo fotógrafo de graça em uma festa de 15 anos ou aniversário infantil ou corporativo. Casamento é um evento muito sério e evoluiu muito a exigência e o nível de qualidade das fotos.

Bom, essa é a minha opinião.
matou a pau Thales!E fora que se ele quiser se aventurar nessa sem o devido conhecimento,ele pode estragar o "negocio"da sua mae!
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


victorneves

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 255
  • Sexo: Masculino
  • Seja a mudança que você quer ver no mundo - Ghandi
Resposta #6 Online: 02 de Setembro de 2015, 08:37:05
Se quer começar, que seja como segundo fotógrafo de graça em uma festa de 15 anos ou aniversário infantil ou corporativo. Casamento é um evento muito sério e evoluiu muito a exigência e o nível de qualidade das fotos.

Lembrou muito meu começo, foi desse jeito aí, depois de fazer segundo fotógrafo para um amigo que tinha mais de 12 anos de profissão (ele teve muuuita paciência comigo pois "noobei" demais)  em festas infantis que nem era tão necessário assim visto o tamanho do evento, depois fui fazer casamento com ele, porém nem terceiro fotografo eu não era, ia mesmo para treinar e fazer fotos para mim mesmo sem compromisso, o lado bom é que ele possuia muitas lentes o que me possibilitou fotografar e conhecer diversas. Fotografei eventos da igreja também (o que não cobrava uma responsabilidade pois eu fazia para mim mesmo). Então minha indicação é essa, se puder ser adotado por alguém que tenha experiência é ótimo, pois até como me portar em festas eu aprendi com ele.
Canon EOS 6D | Canon EOS 5D MarkII | EF 24-70mm f/2.8 L II | EF 70-200mm f/2.8 |
EF 50mm STM f/ 1.8 | EF 100mm f/2.0 |


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 02 de Setembro de 2015, 12:26:26
Cara, eu fazia casamento sozinho com a Rebelzona 300d, com lente do kit e 430ex.
Atualmente tenho uma T2i que é só alegria.

No lugar da 50 1.8, compraria um flash, vai fazer mais diferença pra vc.


O problema maior é o que o Thales disse:

A questão não é limitação do equipamento. Consegue-se fazer muita foto boa com esse kit + flash. A questão é a sua limitação.
Está começando agora, sinceramente, não tem gabarito para começar a fotografar. Acho que nem como terceiro fotógrafo. Só quando dominar bem a técnica de fotometria, focagem e ter uma noção de se composição e retratos é que eu partiria pra esse rumo. O risco de você se queimar é muito grande.

Eu só discordo um pouquinho nesse ponto:

Se quer começar, que seja como segundo fotógrafo de graça em uma festa de 15 anos ou aniversário infantil ou corporativo. Casamento é um evento muito sério e evoluiu muito a exigência e o nível de qualidade das fotos.

Evento nenhum é bom pra se aprender.

Meus contratos de debutantes têm preços muito semelhantes aos de casamentos.
Aniversários infantis, que não são muito a minha praia, têm atraído muito dinheiro por parte dos pais.

Aprontar num evento desses, é suicídio.

O ideal é praticar em casa, no churrasco da família, aniversário da avó. Aí, quando se perceber que não tá perdendo nenhuma foto por bobeira, pode-se cogitar a ir pros eventos.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 02 de Setembro de 2015, 12:34:09
Excelentes recomendações.

O mais importante é inverter a lógica: Não se deve pensar em começar a trabalhar pra depois aprender qual equipamento se usa. Deve-se saber exatamente qual equipamento se usa para só então se pensar em começar a trabalhar.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #9 Online: 02 de Setembro de 2015, 12:53:40

Evento nenhum é bom pra se aprender.

Meus contratos de debutantes têm preços muito semelhantes aos de casamentos.
Aniversários infantis, que não são muito a minha praia, têm atraído muito dinheiro por parte dos pais.

Aprontar num evento desses, é suicídio.

O ideal é praticar em casa, no churrasco da família, aniversário da avó. Aí, quando se perceber que não tá perdendo nenhuma foto por bobeira, pode-se cogitar a ir pros eventos.
Eu ia escrever isso mas pra não deixar a impressão de radicalismo e protecionismo acabei mudando.

O certo mesmo é treinar e praticar. Quando souber fotografar e tratar um RAW (mesmo que vá se fotografar em jpeg é bom saber sobre RAW), saber usar um flash na sapata, não cometer erros básicos de fotográfica e composição de maneira consistente, pode-se sim pensar em achar alguns eventos cobaias para começar a aprender.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


JeF Foto

  • Trade Count: (2)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 02 de Setembro de 2015, 14:14:49
Obrigado pelos comentários! Vou treinar para não cometer erros bobos, como tenho cometido nas fotos casuais que tenho tirado. Logo mais venho tirar mais duvidas com vocês.

Obrigado.
Equipamento:Canon EOS 550D ( T2i )
Lentes: Canon EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS II e Lente Canon EF 50mm f/1.8 II.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #11 Online: 02 de Setembro de 2015, 14:19:16
Te digo uma:
No estágio de aprendizado, a última coisa que tens de ser é Apenas fotógrafo de mesa (apenas ler, apenas assistir videos, Apenas ficar na teoria). O lance é Também pegar a câmera e pau na máquina.  :ok:


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #12 Online: 02 de Setembro de 2015, 14:53:38
Te digo uma:
No estágio de aprendizado, a última coisa que tens de ser é Apenas fotógrafo de mesa (apenas ler, apenas assistir videos, Apenas ficar na teoria). O lance é Também pegar a câmera e pau na máquina.  :ok:
concordo,mas nao adianta clicar sem entender a teoria,principalmente a fotometria!Passei muito tempo clicando sem ter entendido a teoria,depois de 3anos na fotografia eh que compreendi os fundamentos e tenho resultados melhores!
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II