Autor Tópico: o que diferencia um fotógrafo profissional de um amador??  (Lida 4172 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #15 Online: 02 de Setembro de 2015, 12:47:48
É tudo uma questão de semântica e ponto de vista.

Olhando o caráter literal, estamos falando que profissional é aquele que presta atividades de fotografia (seja remunerado ou não).

Olhando o caráter metafórico/subjetivo, profissional é aquele que tem conhecimento e experiência (tecnicamente e/ou artisticamente) diferenciada em fotografia.

Concordam?

Como eu não me encaixo em nenhuma das duas, sou amador/hobbista assumido.
« Última modificação: 02 de Setembro de 2015, 12:48:21 por Thales Souto »
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #16 Online: 02 de Setembro de 2015, 12:50:45
Um ganha e outro não.

Mas fotógrafo profissional com conhecimento tá em falta no mercado, e mesmo assim conseguem ganhar rios dinheiro.... ou seja, tem que ser bom em vendas e não em fotografia.


samueldc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é preciso
    • 500px
Resposta #17 Online: 02 de Setembro de 2015, 13:33:25
A pergunta foi "o que diferencia um fotógrafo profissional de um amador"
Conhecimento acumulado diferencia o bom fotografo do fotografo ruim, sejam eles profissionais ou amadores.

M Rezende

É sua opinião. A minha é diferente.

Acho que se o colega acima quisesse simplesmente obter a definição do dicionário, teria ele mesmo consultado um, o que seria imensamente mais rápido do que postar um novo tópico aqui no fórum e acompanhar uma discussão.

Quer dizer que se o Sebastião Salgado parar de cobrar por suas fotografias vai deixar de ser um fotógrafo profissional? Complicado. Prefiro acreditar que "ser profissional" é um nível que você atinge.

Profissional lembra profissionalismo. Profissionalismo tem a ver com saber fazer. Saber fazer tem a ver com conhecimento, capacitação. Agora, se a pessoa exerce ou não a profissão, aí é outra questão. Um profissional pode, por exemplo, fazer apenas trabalho voluntário e não receber um tostão sequer.

É como um médico. O cara se forma médico, faz a residência. Ele é um profissional, não há dúvidas disso. Mas daí ele decide fazer um concurso público e trabalhar com assuntos burocráticos. Não vai deixar de ser médico por isso, mas ele não está exercendo a profissão naquele momento.
SDC
Olympus OM-10 MA | Zenit 12XP
Canon 6D | Olympus OM-D E-M5


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #18 Online: 02 de Setembro de 2015, 14:11:45
Por incrível que pareça, se pesquisar sobre isso em sites, "experts" e vídeos do Youtube, ninguém chega a um consenso.

Um ex-professor falava que profissional é aquele com formação e registro;
Um outro professor dizia que se a pessoa tem conhecimento, é profissional, independente de ganhar ou não dinheiro, ou ter registro;
Para empresas grandes, profissional é aquele que tem registro ou formação na área;
Outros afirmam que se ganha dinheiro e tem conhecimento, é profissional.
E agora com a possível regulamentação (ainda em estudo), quem não tiver regularizado, nem pode ser considerado profissional...

É uma discussão que não tem fim.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #19 Online: 02 de Setembro de 2015, 14:16:31

É uma discussão que não tem fim.


Concordo. Como alguém também já disse aí em cima, é questão de ponto de vista.

Só sei de uma coisa... Eu sou Amador  :D



Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 02 de Setembro de 2015, 14:22:52
Acho que se o colega acima quisesse simplesmente obter a definição do dicionário, teria ele mesmo consultado um, o que seria imensamente mais rápido do que postar um novo tópico aqui no fórum e acompanhar uma discussão.

Então o que ele realmente queria era o achismo de cada um e dados concretos não valem?

Beleza "intaum".
 :ok: :ok:

Quanto ao médico, ser formado em medicina não torna ele necessariamente profissional.Ele se torna profissional com o registro no conselho, o que o autoriza a atuar profissionalmente e ser remunerado na área da medicina.. Se ele perde o registro deixa de ser profissional da área, é apenas bacharel.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #21 Online: 02 de Setembro de 2015, 15:48:34
Concordo. Como alguém também já disse aí em cima, é questão de ponto de vista.

Só sei de uma coisa... Eu sou Amador  :D

 :hysterical:
Eu tbm sou amador e isso ninguém discute: não tenho formação, não tenho registro, não ganho dinheiro e muito menos conhecimento para trabalhar.

Porém, a maiorias das pessoas que me observam com uma DSLR e objetiva grande, acham que sou profissional...rs  :hysterical: :D


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 02 de Setembro de 2015, 17:13:15
:hysterical:
Eu tbm sou amador e isso ninguém discute: não tenho formação, não tenho registro, não ganho dinheiro e muito menos conhecimento para trabalhar.

Porém, a maiorias das pessoas que me observam com uma DSLR e objetiva grande, acham que sou profissional...rs  :hysterical: :D
É muito divertido quando alguém me vê com a 5D e pergunta: "tua camera é profissional?" Eu digo com orgulho que Nao, nem a câmera e nem Eu  :D
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #23 Online: 02 de Setembro de 2015, 19:37:20
Uma pessoa que sabe manusear equipamentos robustos, entende de iluminação e etc, esse seria o profissional? Aquele que mesmo com uma coisa simples em mãos faz algo que as pessoa admiram ( inclusive ele obvio), ou esse poderia ser o amador também? Afinal pra vcs o que diferencia o amador e o profissional?...o tipo de equipamento usado por eles definem quem eles são?

Profissional, tecnicamente, eh quem paga imposto exercendo a atividade. Nao importa o quanto a pessoa seja boa no que faz, da experiencia e seu conhecimento na area. Quem nao paga imposto, tecnicamente nao eh profissional, mesmo ganhando dinheiro e fotografando finais de semana. Esses apenas fazem bicos.


Na verdade nao eh preciso saber absolutamente nada sobre equipamentos para ser profissional na area. Nem mesmo eh preciso segurar a camera na mao. Vc pode fazer todo o planejamento da imagem e contratar um assistnte para realizar as demandas tecnicas e apertar o botao.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #24 Online: 02 de Setembro de 2015, 19:41:24
A única coisa que diferencia um de outro é o pagamento!
Quem é pago é profissional e quem não é pago é amador!
Tem muito profissional que não sabe manusear equipamento, tem equipamento ruim, mas, no final do dia recebe a sua grana e vai embora!
E tem muito amador com equipamento caríssimos, fotografam muito, entendem tudo de técnica e não são pagos!

Quase la mas nao ainda.
Tecnicamente profissional eh quem declara imposto de renda como fotografo. Quem nao declara imposto com o ganho da atividade, mesmo ganhando alguns trocados em finais de semana, tecnicamente nao eh proficional.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #25 Online: 02 de Setembro de 2015, 19:47:25
Por incrível que pareça, se pesquisar sobre isso em sites, "experts" e vídeos do Youtube, ninguém chega a um consenso.

Um ex-professor falava que profissional é aquele com formação e registro;
Um outro professor dizia que se a pessoa tem conhecimento, é profissional, independente de ganhar ou não dinheiro, ou ter registro;
Para empresas grandes, profissional é aquele que tem registro ou formação na área;
Outros afirmam que se ganha dinheiro e tem conhecimento, é profissional.
E agora com a possível regulamentação (ainda em estudo), quem não tiver regularizado, nem pode ser considerado profissional...

É uma discussão que não tem fim.

Discordo...
Profissional eh quem recebe o suficiente para ter que declarar imposto de renda sobre a atividade. Ponto final.

O resto eh enrolacao de maioria dos fotografos que nao pagam imposto mas querem ser chamados de profissionais, pq sabem que o publico gosta e respeita essa palavra, e assim usam como forma de marketing pessoal.
« Última modificação: 02 de Setembro de 2015, 19:49:12 por C R O I X »


GeoPhoto

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 02 de Setembro de 2015, 20:10:49

A única coisa que diferencia um de outro é o pagamento!
Quem é pago é profissional e quem não é pago é amador!
Tem muito profissional que não sabe manusear equipamento, tem equipamento ruim, mas, no final do dia recebe a sua grana e vai embora!
E tem muito amador com equipamento caríssimos, fotografam muito, entendem tudo de técnica e não são pagos!

X4


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #27 Online: 02 de Setembro de 2015, 20:19:31
Discordo...
Profissional eh quem recebe o suficiente para ter que declarar imposto de renda sobre a atividade. Ponto final.

O resto eh enrolacao de maioria dos fotografos que nao pagam imposto mas querem ser chamados de profissionais, pq sabem que o publico gosta e respeita essa palavra, e assim usam como forma de marketing pessoal.

Sim Marcio, concordo.
É que aqui no Brasil, recentemente (em Agosto deste ano) houve a regulamentação da profissão de fotógrafo. Agora quem exerce a no mínimo 2 anos (com comprovação), e aqueles que tem diploma técnico ou superior, são considerados "profissionais" segundo a lei. Agora sim, é profissional quem paga os impostos.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #28 Online: 02 de Setembro de 2015, 21:54:59
Discussão bacana mas sem fim.....

Por isso gosto de exatas. É bem mais binário.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #29 Online: 02 de Setembro de 2015, 21:57:34
Quase la mas nao ainda.
Tecnicamente profissional eh quem declara imposto de renda como fotografo. Quem nao declara imposto com o ganho da atividade, mesmo ganhando alguns trocados em finais de semana, tecnicamente nao eh proficional.
No Brasil você não precisa necessariamente pagar imposto para ser profissional, existe uma faixa de renda que não paga IR e nem por isso o sujeito deixa de ser profissional na área dele!
Mesmo na fotografia o camarada pode simplesmente fornecer uma Nota Fiscal de Autônomo (NFA) e não ter empresa ou vínculo empregatício com ninguém!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr