Autor Tópico: Ajuda com auto-foco (iniciante)  (Lida 2003 vezes)

Rafaeldsr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 228
Online: 03 de Setembro de 2015, 02:41:07
Olá pessoal. Comprei há pouco uma T5i + 18-55mm + 50mm STM, e hoje de noite (dia 2) cobri meu primeiro evento. Como não tenho nenhuma experiência e não tenho equipamentos tão bons assim, fiz por conta própria, ou seja, não cobrei nada, claro. Era de noite, e o local tinha uma iluminação mediana (não era tão iluminado, mas não era mau-iluminado também). Usei quase sempre a 50mm, que me impressionou demais em qualidade. Quando fui utilizar a 18-55mm senti uma grande dificuldade, pois o evento era de artes marciais, e eu precisava fotografar em movimento, o que me trazia a necessidade de colocar uma velocidade alta, e isso deixava as fotos escuras ou com qualidade ruim com ISO maior. Mas essa é outra discussão. A 50mm me serviu muito bem, tendo como único problema que o ângulo de visão dela é muito pequeno, e eu penei um pouco por isso, tinha que ir muito longe para fotografar.

Minha dúvida é a seguinte:

Tirei algumas fotos que eu gostei bastante com a 50mm. Porém, algumas outras ficaram desfocadas. Como não tenho experiência, utilizar o foco manual é complicado, não tenho muita noção e algumas fotos que tentei tirar com o manual não ficaram legais, pois errei o ponto de foco.
O grande problema foi que com o AF, muitas vezes a câmera focou o lugar errado e eu perdi a foto por isso. Eu não tinha tempo para perder, então ficava complicado utilizar o foco com o "dedo" no liveview, que achei um pouco demorado, e gostaria de alguma dica para não acontecer mais isso. Sei que tem uma maneira de escolher o ponto de foco no viewfinder, porém não me lembrava como se fazia no momento e irei pesquisar.

Obrigado pela paciência, e caso alguém se prontifique a dar uma olhada nas fotos e avaliar, peço que se manifeste que eu mando MP, pois seria de grande ajuda!
Iniciante.
Canon T5i. 50mm 1.8 STM. Tamron 17-50mm. 55-250mm STM. YN-568EXII.


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 03 de Setembro de 2015, 07:24:04
Dá uma lida no manual e testa em casa, com objetos estáticos.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #2 Online: 03 de Setembro de 2015, 09:28:11
Algumas considerações de quem já passou por isso:
1. usando no automático, vc tem enorme chance da máquina escolher o ponto de foco errado;
2. nesse caso ela procura o ponto de maior contraste;
3. a 50mm é dificil acertar o foto em altas aberturas, principalmente acima de f/2.8 e a noite piora;
4. se for prá usar automático e abertura grande, use o modo pré-definido de retrato, pelo menos na minha cam, ela emite a luz do flash prá ajudar no foco;
5. a melhor nitidez se consegue acima do f/4 e quanto mais sobe até f/10, melhor.

Espero ter ajudado...
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #3 Online: 03 de Setembro de 2015, 10:06:07
Amigo.. não tenho muita experiência, mas fotografo eventos de dança seguido. E acredito que seja o mesmo drama: pouca luz, movimentos rápidos. ISO alto = ruído (da t3i p/ t5i não muda muito). Nesse caso, a única questão é a escolha mesmo. Prefere motion blur ou ruído? Na minha t3i eu percebo que consigo corrigir ruído até ISO 1600 no LR depois. Acima disso já era. ARQUIVO SEMPRE EM RAW - fica mais fácil de fazer correções.
Se vc pretende trabalhar com isso.. já vai juntando grana pra uma substituta da lente do kit, pois ela é escura pra isso, mesmo.
Bom.. quanto ao foco.. o AF deve ser TRAVADO no centro ou em outro ponto de preferência (AF pontual). Daí vc até pode errar o foco, mas erra menos. Pois vc sabe onde a máquina vai procurar focar, daí se o objeto mexeu ou vc mirou errado o AF erra. Senão, bingo!
E a minha última dica - SENTA O DEDO!!! Só ajusta a exposição de vez em quando (se a luz for alterada) e vai tirando... Se vc for parar pra escolher a melhor hora pra tirar a melhor foto.. bom aí o momento já passou.. :doh:
Grande abraço.


Rafaeldsr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 228
Resposta #4 Online: 04 de Setembro de 2015, 15:19:40
Amigo.. não tenho muita experiência, mas fotografo eventos de dança seguido. E acredito que seja o mesmo drama: pouca luz, movimentos rápidos. ISO alto = ruído (da t3i p/ t5i não muda muito). Nesse caso, a única questão é a escolha mesmo. Prefere motion blur ou ruído? Na minha t3i eu percebo que consigo corrigir ruído até ISO 1600 no LR depois. Acima disso já era. ARQUIVO SEMPRE EM RAW - fica mais fácil de fazer correções.
Se vc pretende trabalhar com isso.. já vai juntando grana pra uma substituta da lente do kit, pois ela é escura pra isso, mesmo.
Bom.. quanto ao foco.. o AF deve ser TRAVADO no centro ou em outro ponto de preferência (AF pontual). Daí vc até pode errar o foco, mas erra menos. Pois vc sabe onde a máquina vai procurar focar, daí se o objeto mexeu ou vc mirou errado o AF erra. Senão, bingo!
E a minha última dica - SENTA O DEDO!!! Só ajusta a exposição de vez em quando (se a luz for alterada) e vai tirando... Se vc for parar pra escolher a melhor hora pra tirar a melhor foto.. bom aí o momento já passou.. :doh:
Grande abraço.
Obrigado pelas dicas! Eu tirei bastante fotos, de todos os ângulos e momentos mesmo. Mas algumas eu acabei perdendo ou estragando por falta de experiência mesmo, por isso fiz o tópico.
Algumas considerações de quem já passou por isso:
1. usando no automático, vc tem enorme chance da máquina escolher o ponto de foco errado;
2. nesse caso ela procura o ponto de maior contraste;
3. a 50mm é dificil acertar o foto em altas aberturas, principalmente acima de f/2.8 e a noite piora;
4. se for prá usar automático e abertura grande, use o modo pré-definido de retrato, pelo menos na minha cam, ela emite a luz do flash prá ajudar no foco;
5. a melhor nitidez se consegue acima do f/4 e quanto mais sobe até f/10, melhor.

Espero ter ajudado...
Eu não sabia que ela procurava o ponto de maior contraste, muito menos que acima de f/2.8 ela tinha dificuldade para acertar o foco, isso pode vir a ser muito útil. Obrigado!
Dá uma lida no manual e testa em casa, com objetos estáticos.

Abcs
Então, eu ando meio sem tempo para pegar o manual e ler com calma. Mas já aprendi bastante olhando alguns vídeos e lendo alguns artigos.


Pessoal, só tenho mais uma dúvida. No modo gravação, a câmera às vezes demora MUITO tempo para focar, eu perdi 20 segundos aproximadamente de um vídeo de 30 com ela tentando focar e não conseguindo. É normal demorar tanto assim? Lembrando que estava usando a 50mm f/1.8 STM com AF!
Iniciante.
Canon T5i. 50mm 1.8 STM. Tamron 17-50mm. 55-250mm STM. YN-568EXII.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #5 Online: 04 de Setembro de 2015, 15:30:13
Em filmagem se não quiser perder nada com a t3i use foco manual. Quanto ao foco para coisas em movimento, utilize em AI SERVO, leia no manual da câmera sobre ele. Não tem problema usar grandes aberturas, a lente possui um foco bem preciso, se não estiver focando certo a chance é grande de você estar errando algo!
Coloque apenas o ponto de foco central, como já disseram deixar a câmera selecionar o ponto de foco muitas vezes dá errado. O central é o ponto de foco mais preciso, e sabendo que ela sempre focará naquele ponto facilita bastante. Olhe no manual como configurar isso também.


Rafaeldsr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 228
Resposta #6 Online: 04 de Setembro de 2015, 15:52:25
Em filmagem se não quiser perder nada com a t3i use foco manual. Quanto ao foco para coisas em movimento, utilize em AI SERVO, leia no manual da câmera sobre ele. Não tem problema usar grandes aberturas, a lente possui um foco bem preciso, se não estiver focando certo a chance é grande de você estar errando algo!
Coloque apenas o ponto de foco central, como já disseram deixar a câmera selecionar o ponto de foco muitas vezes dá errado. O central é o ponto de foco mais preciso, e sabendo que ela sempre focará naquele ponto facilita bastante. Olhe no manual como configurar isso também.
Não sei se faz muita diferença, mas é a T5i, acredito que não mude muito não. E obrigado pelas dicas. Eu tinha lido sobre o AI SERVO porém na hora não me lembrava mais, e deixei como estava mesmo. Valeu!
Iniciante.
Canon T5i. 50mm 1.8 STM. Tamron 17-50mm. 55-250mm STM. YN-568EXII.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #7 Online: 04 de Setembro de 2015, 15:57:24
Para video tem pouca diferença no AF, ambas são ruinzinhas. Apenas a 70D e 7DII tem um AF para video bom, mesmo assim se quiser algo mais profissional tem que aprender a usar o manual :ok:


Rafaeldsr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 228
Resposta #8 Online: 05 de Setembro de 2015, 07:20:36
Para video tem pouca diferença no AF, ambas são ruinzinhas. Apenas a 70D e 7DII tem um AF para video bom, mesmo assim se quiser algo mais profissional tem que aprender a usar o manual :ok:
Obrigado novamente.

Gostaria de saber se a maioria de vocês costuma utilizar mais o AF ou MF, pois se quem tem mais experiência usa mais MF, eu acho que desde agora é bom ir treinando, certo?
Iniciante.
Canon T5i. 50mm 1.8 STM. Tamron 17-50mm. 55-250mm STM. YN-568EXII.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #9 Online: 05 de Setembro de 2015, 10:06:46
Em vídeo Rafael? Sempre MF.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #10 Online: 05 de Setembro de 2015, 10:08:05
Para video manual, para fotos em geral af (Depende da aplicação, tem casos específicos que é necessário o manual, como focus stacking).


Rafaeldsr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 228
Resposta #11 Online: 05 de Setembro de 2015, 16:29:59
Para video manual, para fotos em geral af (Depende da aplicação, tem casos específicos que é necessário o manual, como focus stacking).
Em vídeo Rafael? Sempre MF.

Valeu pessoal! A pergunta era mais geral mesmo.
Iniciante.
Canon T5i. 50mm 1.8 STM. Tamron 17-50mm. 55-250mm STM. YN-568EXII.