Autor Tópico: Fotografia de Teatro | Você já fotografou espetáculos? Preciso de ajuda!  (Lida 3182 vezes)

Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 09 de Setembro de 2015, 19:31:38
Lizandro, muito obrigada por sua resposta.
Fiquei só com uma dúvida. No evento que cobri anteriormente, houve uma pequena apresentação de dança em que o teatro estava apagado, com iluminação somente no palco. Entre as fotos que tirei, aqui vai um exemplo:


EXIF: ƒ/5.0, 1/250, ISO 6400.

E pelo que vejo, não sei se o problema é no monitor ou o que, a foto não ficou com boa nitidez. Onde será que eu errei? Isto é, se eu não tiver enxergando errado.  :hysterical:

Não acho que aqui o foco seja um problema. Mas, realmente, ele está na linha da mão direita da menina e não no olho. Se vc deixou o sistema de foco meio "automatizado" acontece isso mesmo, ele "pega" o que está mais na frente.


Capitu

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
  • Sexo: Feminino
Resposta #16 Online: 10 de Setembro de 2015, 13:14:06
fizemos fotos para uma peça de teatro: 1) sem flash; 2) posições fixas; 3) no máximo de silêncio possível (cuidando inclusive o barulho do obturador - nada de ficar metralhando fotos).

acho que acabou ficando bom.

vc provavelmente vai se sentar no meio, para poder cobrir melhor. nós fomos em 3 fotógrafos, então tivemos uma cobertura muito melhor que apenas 1.

+ fotos aqui:
http://www.estudioelefante.com/2015/07/cadarco-de-sapato.html



:ok:

:o Minha nossa, as fotos estão espetaculares, parabéns!
E quanto ao EXIF? Pode dar uma palhinha de como o configurou?


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #17 Online: 10 de Setembro de 2015, 13:26:52
Capitu.. se o espetáculo for uma peça teatro e não de dança, vc pode usar uma velocidade mais baixa (1/100 1/125). E cuidado com o ISO.. acima de 3200 vai deixar muito ruído e vai ser difícil de eliminar na pós(acredito que não mude muito da t3i p/ t5i).
Veja no flickr algumas fotos que tirei, acho que tem exif em todas. PS.: Todas com T3i + EF-S 18-55 IS II (semelhante à tua em nitidez).
http://www.flickr.com/photos/nandoespinosa


Capitu

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
  • Sexo: Feminino
Resposta #18 Online: 10 de Setembro de 2015, 13:34:18
Capitu.. se o espetáculo for uma peça teatro e não de dança, vc pode usar uma velocidade mais baixa (1/100 1/125). E cuidado com o ISO.. acima de 3200 vai deixar muito ruído e vai ser difícil de eliminar na pós(acredito que não mude muito da t3i p/ t5i).
Veja no flickr algumas fotos que tirei, acho que tem exif em todas. PS.: Todas com T3i + EF-S 18-55 IS II (semelhante à tua em nitidez).
http://www.flickr.com/photos/nandoespinosa

Fernando, eu já havia visto suas fotos antes, e gosto muito. Eu tinha preconceito com a lente 18-55mm até ver o que você consegue fazer com ela, kkk.

Bem, suas fotos de espetáculo estão sem EXIF. E confesso que o ISO é minha maior dificuldade.
De todo modo, começo a fotografar hoje (e terei mais alguns dias de festival para cobrir), postarei algumas fotos aqui para identificar possíveis falhas.


Capitu

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
  • Sexo: Feminino
Resposta #19 Online: 11 de Setembro de 2015, 08:44:37
Pessoal, a minha experiência como fotógrafa de teatro começou ontem. Vou mostrar duas fotos aqui, e postar mais algumas na sessão de galeria.

Foi um desafio muito grande. Trata-se de um Festival de Teatro Estudantil organizado pela minha cidade, e o grupo que fotografei é bem iniciante. Cometeram falhas que dificultaram o trabalho, como ficar fora da luz em muitos momentos, e o cenário era uma projeção de datashow. De qualquer forma, o espetáculo foi interessante, e tentei me virar seguindo algumas dicas daqui do fórum, e o resultado foi esse:

1.
2.

EXIF: ISO 800 | 1/80 | ƒ/5.6.

Se puderem dar dicas, eu agradeço, já que logo mais acompanharei outras peças do festival ^^

* PS, também postarei essas e mais fotos na sessão de GALERIA.
« Última modificação: 11 de Setembro de 2015, 08:47:04 por Capitu »


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #20 Online: 11 de Setembro de 2015, 11:37:08
eu teria subido mais o iso.A garota da direita por ex,o cabelo escuro praticamente se igualou com o fundo..talvez nw melhorasse muita coisa,mas ta um breu aquele fundo rsrs.Fora isso,ficou bom
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #21 Online: 11 de Setembro de 2015, 11:53:43
Essas fotos ficaram boas. Teria colocado o limite de ISO a 1600, como o Taka falou.
Mas a imagem é essa mesmo. Holofote simples, em cima dos atores, sem iluminação de palco. As sombras ficam bem duras e com o fundo "ausente". Se abrir demais o ISO perde a foto.
O enquadramento tem que melhorar um pouco, Capitu. A primeira cortou os pés e segunda ficou centralizada demais (minha humilde opinião  :assobi:)
Vou olhar as da galeria  :snack:.
Abraços.


Capitu

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
  • Sexo: Feminino
Resposta #22 Online: 11 de Setembro de 2015, 13:04:05
Pessoal, muito obrigada pelas opiniões.
Eu tentei usar o ISO mais alto em alguns momentos, mas ou prejudicava a foto, ou não adiantava nada, já que eles realmente não ficavam sob a pouca luz que estava no palco.



nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #23 Online: 11 de Setembro de 2015, 13:06:36
Capitu, vc tá fotografando em RAW, né?


Capitu

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
  • Sexo: Feminino
Resposta #24 Online: 11 de Setembro de 2015, 13:07:57
Capitu, vc tá fotografando em RAW, né?

Estou, em RAW e JPEG.
As que estão em RAW eu tentarei corrigir a luz ao longo do dia.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #25 Online: 11 de Setembro de 2015, 13:10:52
 :ok: Vai conseguir tirar quase todo o ruído das que estão em RAW.


Capitu

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
  • Sexo: Feminino
Resposta #26 Online: 11 de Setembro de 2015, 13:13:33
:ok: Vai conseguir tirar quase todo o ruído das que estão em RAW.

Depois do tratamento eu venho mostrar o resultado!  :ok:

E obrigada por todas as dicas, pessoal.


Câmera Cega

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 399
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 11 de Setembro de 2015, 15:30:11
:o Minha nossa, as fotos estão espetaculares, parabéns!
E quanto ao EXIF? Pode dar uma palhinha de como o configurou?

ISO alto, 1600, 3200, etc. 5D, 6D & 60D. a única lente profi foi uma 28mm 1.8. as outras foram a 50mm 1.8, uma tipo a lente do kit 18-55mm e uma 135mm Yashica do tempo das analógicas.

:ok: