Autor Tópico: Fotografia de Teatro | Você já fotografou espetáculos? Preciso de ajuda!  (Lida 3185 vezes)

Capitu

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
  • Sexo: Feminino
Olá pessoal,
Há pouco tempo pedi orientações sobre a compra de equipamentos fotográficos aqui no fórum, e como já os tenho em mãos, venho pedir novos conselhos.

Tenho uma Rebel T5i + 18-135mm + 50mm 1.8. Vou cobrir uma peça de teatro em breve (bastidores e peça), e gostaria de saber se alguém aqui já passou por uma experiência desse gênero e se tem alguma dica para me dar, já que sou iniciante.
Cobri um evento recentemente em um teatro, no entanto, as luzes estavam acesas e o flash era permitido, ou seja, não tive grandes dificuldades. Já na peça teatro que cobrirei, não poderei usar flash (a não ser no ensaio), e contarei apenas com a iluminação do palco.

Já tenho um considerável conhecimento sobre fotometria, apesar de começar a fotografar há cerca de dois meses, mas levando em consideração a minha experiência anterior, eu levanto as seguintes questões:

• Os atores estarão em constante movimento, o que fazer para deixá-los congelados mesmo com ISO alto?
• Como garantir uma boa nitidez nessas condições?
• Quanto a iluminação, o que posso fazer além de deixar o ISO alto para melhorar a claridade?
• Há algo que eu possa fazer para reduzir a granulação causada pelo ISO?

Agradeço a atenção de todos e aguardo resposta. Aceito todo o tipo de orientação, mesmo que não se limite diante das questões levantadas.


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #1 Online: 03 de Setembro de 2015, 11:33:27
Bom amigo, eu adoro fazer esse tipo de fotografia. As cores geralmente são muito boas e a luz artística do teatro rende fotos incríveis.

Obviamente que dependerá da iluminação que o teatro oferece à você.

"Os atores estarão em constante movimento, o que fazer para deixá-los congelados mesmo com ISO alto?"

Velocidade mais rápida. Aumentando o iso, você aumentará a sensibilidade do sensor da máquina, proporcionando que você aumente a velocidade de captura. Recomendo que use acima de 200.

"Como garantir uma boa nitidez nessas condições?"

Evite usar velocidades baixas e segure firmemente a câmera para evitar desfocar. Se a iluminação estiver boa, com certeza você conseguirá bons cliques.

"Quanto a iluminação, o que posso fazer além de deixar o ISO alto para melhorar a claridade?"

Você tem uma lente bem clara, que é a 50mm 1.8. Use a maior abertura dela que você terá uma luz bem mais acentuada. Mas cuidado para não desfocar as fotos por causa disso, treine em casa ou com alguém primeiro. Faça testes com a abertura 1.8 ou 2.8.

"Há algo que eu possa fazer para reduzir a granulação causada pelo ISO?"

Os softwares hoje em dia conseguem reduzir um pouco a incidência da granulação, mas nada de milagroso. Ou seja, você terá que saber qual é o ISO máximo que sua câmera suporta e tentar regular velocidade x abertura x iso. É a fotografia em si, dentro dos limites do seu equipamento.


Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Capitu

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 03 de Setembro de 2015, 11:50:54
Lizandro, muito obrigada por sua resposta.
Fiquei só com uma dúvida. No evento que cobri anteriormente, houve uma pequena apresentação de dança em que o teatro estava apagado, com iluminação somente no palco. Entre as fotos que tirei, aqui vai um exemplo:


EXIF: ƒ/5.0, 1/250, ISO 6400.

E pelo que vejo, não sei se o problema é no monitor ou o que, a foto não ficou com boa nitidez. Onde será que eu errei? Isto é, se eu não tiver enxergando errado.  :hysterical:



GeoPhoto

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 03 de Setembro de 2015, 12:58:20
Lizandro, muito obrigada por sua resposta.
Fiquei só com uma dúvida. No evento que cobri anteriormente, houve uma pequena apresentação de dança em que o teatro estava apagado, com iluminação somente no palco. Entre as fotos que tirei, aqui vai um exemplo:


EXIF: ƒ/5.0, 1/250, ISO 6400.

E pelo que vejo, não sei se o problema é no monitor ou o que, a foto não ficou com boa nitidez. Onde será que eu errei? Isto é, se eu não tiver enxergando errado.  :hysterical:

A foto ta legal, talvez melhorar o posicionamento pra favorecer a composição. Neste tipo de evento flash faz a diferença.


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #4 Online: 03 de Setembro de 2015, 13:04:24
Lizandro, muito obrigada por sua resposta.
Fiquei só com uma dúvida. No evento que cobri anteriormente, houve uma pequena apresentação de dança em que o teatro estava apagado, com iluminação somente no palco. Entre as fotos que tirei, aqui vai um exemplo:
...
EXIF: ƒ/5.0, 1/250, ISO 6400.

E pelo que vejo, não sei se o problema é no monitor ou o que, a foto não ficou com boa nitidez. Onde será que eu errei? Isto é, se eu não tiver enxergando errado.  :hysterical:

Como assim, "não ficou com boa nitidez"? A foto tá ótima, para uma Crop (T5i)... Se foi feita com a lente zoom mencionada, ela é a responsável pela nitidez prejudicada (se é que se consegue melhor que isso), mas eu achei ótima.
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


beto818

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #5 Online: 03 de Setembro de 2015, 13:09:12
boa tarde passei por algo assim esses dias usei a 18-55 pra fazer a peça e os bastidores a 50 1.8 a iso eu usei no max 1600 da uma olhada ai pra vc ter uma ideia vou deixar o link aqui.

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.375582289317829.1073741832.362599533949438&type=3


Capitu

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
  • Sexo: Feminino
Resposta #6 Online: 03 de Setembro de 2015, 13:15:52
Como assim, "não ficou com boa nitidez"? A foto tá ótima, para uma Crop (T5i)... Se foi feita com a lente zoom mencionada, ela é a responsável pela nitidez prejudicada (se é que se consegue melhor que isso), mas eu achei ótima.

Para mim ela está sem nitidez, kkk. Mas deve ser o meu monitor. Mas agradeço.


Capitu

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
  • Sexo: Feminino
Resposta #7 Online: 03 de Setembro de 2015, 13:16:39
boa tarde passei por algo assim esses dias usei a 18-55 pra fazer a peça e os bastidores a 50 1.8 a iso eu usei no max 1600 da uma olhada ai pra vc ter uma ideia vou deixar o link aqui.

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.375582289317829.1073741832.362599533949438&type=3

É exatamente isso que farei, e gostei das suas fotos. ^^


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #8 Online: 03 de Setembro de 2015, 18:05:50
Experimente usar mais a 50mm, pra mim a única coisa ruim dessa foto é um pouco do ruído, mas usando 6400 também era de se esperar.

Como eu disse, se você conseguir usar f2.8 na 50mm, o iso ai vai abaixar bastante... E a velocidade ficará por volta dos 200 mesmo.

EU, particularmente prefiro uma luz mais artística, onde o fundo quase que praticamente desaparece.

Exemplos de ontem, em um teatro:



Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Capitu

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
  • Sexo: Feminino
Resposta #9 Online: 04 de Setembro de 2015, 10:17:03
Lizandro, suas fotos são espetaculares. Quando crescer, quero ser assim. haha.

E vou seguir suas orientações.


Rafael Vega

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 478
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 04 de Setembro de 2015, 11:46:59
Uma coisa que eu acho que ajuda nesses casos é colocar o fotômetro em medição pontual e medir sempre onde você quer bem exposto.. eu costumo então encontrar um ISO que me possibilite velocidades entre 1/160 e 1/250 com abertura fixa (f/4).. aí para cada foto acabo alterando apenas a velocidade....alguns exemplos abaixo:


1.

Sem título by Rafael Vega..., no Flickr

2.  Com algum motion blur, que acabou ficando legal...

Colors... by Rafael Vega..., no Flickr

3.

Sem título by Rafael Vega..., no Flickr

4.

Alika Hanan... by Rafael Vega..., no Flickr
Canon 70d / 35mm f/2 IS / 85mm f/1.8 / 100mm f/2.8 Macro / 10-18mm / 24-105mm f/4L

Flickr:   http://www.flickr.com/photos/cmte_vega
500px: http://500px.com/rafael_vega
Face:    https://www.facebook.com/rvegaphotos


Capitu

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
  • Sexo: Feminino
Resposta #11 Online: 08 de Setembro de 2015, 08:51:07
Rafael, gostei muito das suas fotos  :o
E também colocarei as dicas em prática.

Assim que eu fizer as fotos, venho compartilhar a experiência com vocês.


Jubelvs

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 322
  • Sexo: Masculino
  • Google and WeArt Photographer
    • Rafael Starobole Fotografia
Resposta #12 Online: 08 de Setembro de 2015, 13:06:27
Fotos lindas hein Rafa. Perfeita fotometria. Abs
Rafael Starobole .'.
Canon 5DS - EF 70-200mm f/2.8L IS II USM - EF 24-70mm f/2.8L II USM - Fisheye 8-15 4L USM
Canon 70D - 18-55mm 3.5-5.6 - 50mm 1.8 II - 55-250 IS STM - Flash Canon 430EX II - Radio Flash Yongnuo 622C - Tripes Manfrotto - Mochilas Lowercase


Rafael Vega

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 478
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 08 de Setembro de 2015, 13:29:41
Opa...valeu!! :ok:
Canon 70d / 35mm f/2 IS / 85mm f/1.8 / 100mm f/2.8 Macro / 10-18mm / 24-105mm f/4L

Flickr:   http://www.flickr.com/photos/cmte_vega
500px: http://500px.com/rafael_vega
Face:    https://www.facebook.com/rvegaphotos


Câmera Cega

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 399
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 09 de Setembro de 2015, 16:16:51
fizemos fotos para uma peça de teatro: 1) sem flash; 2) posições fixas; 3) no máximo de silêncio possível (cuidando inclusive o barulho do obturador - nada de ficar metralhando fotos).

acho que acabou ficando bom.

vc provavelmente vai se sentar no meio, para poder cobrir melhor. nós fomos em 3 fotógrafos, então tivemos uma cobertura muito melhor que apenas 1.

+ fotos aqui:
http://www.estudioelefante.com/2015/07/cadarco-de-sapato.html



:ok:
« Última modificação: 09 de Setembro de 2015, 16:17:36 por Câmera Cega »