Autor Tópico: Ainda se faz ampliação direta? E revelação/ampliação de cromos?  (Lida 4466 vezes)

arthurbr

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
  • Sexo: Masculino
    • Flickr - Arthur Mendes
A vida de quem fotografa com filme está ficando cada vez mais difícil, desde dificuldades para comprar filmes até para encontrar um local que revele e amplie decentemente. Da última vez estragaram um rolo meu de Tri-X. Ficou todo manchado. Enfim...

Além disso, o principal motivo de ter criado esse tópico é consultar os colegas para ver se alguém sabe de algum lugar que ainda faça as ampliações diretamente do filme, sem utilizar o processo de revelar - escanear - imprimir.

Por fim, também queria conhecer a fotografia em cromo e, para isso, precisaria saber onde adquirir e revelar esse material.

Obrigado a todos!


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #1 Online: 03 de Setembro de 2015, 14:26:40
acompanhando...
ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


xmaarkx

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 200
  • Sexo: Masculino
  • "Os homens inventam o ideal para negar o real."
Resposta #2 Online: 03 de Setembro de 2015, 14:34:26
Cara, eu revelo e digitalizo meus filmes na Foto Ferrara, ali pertinho da 7 de Abril, não sei dizer realmente qual o processo que eles utilizam, porém gosto do resultado final.
Canon AV-1 - 50mm 1:1.8
Olympus Pen EES-2
Yashika Minister D


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 03 de Setembro de 2015, 15:47:46
Aqui no RJ tem um laboratório bem legal, que inclusive atende por correio.

http://www.vaptvuptlab.com.br/


Marcelguitar

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 527
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 03 de Setembro de 2015, 16:44:05
Ampliação a partir do negativo, utilizando ampliador só conheço quem faça  em preto e branco, mas não é barato, já mandei fazer duas ampliações manuais em PB e gostei demais, mas o preço é salgado. Ampliações eu faço no Foto Ferrara, sai 89 centavos em papel fosco no tamanho 15x21 e tenho gostado muito dos resultados. Ampliação em colorido direto do negativo, acho que não se faz mais, só quem conhece mesmo e trabalha com filme deve conhecer quem ainda faça esse processo. Até revelação em cromo hoje é difícil de achar, aqui em SP tem a Labtec na Av Angélica que faz revelação em cromo e fica em 45 reais, agora ampliação direito do filme eles não fazem...
Conheça um pouco das minhas fotos no meu Instagram pessoal:  https://www.instagram.com/marcelmendescarvalho/

Perfil Profissional Instagram: https://www.instagram.com/marcelmendes_fotografia/

Projeto Imigrantes e Casa do Povo https://500px.com/marcelguitar7


fredabrantes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
Resposta #5 Online: 03 de Setembro de 2015, 17:01:21
Aqui no Rio tem o Speedlab.
http://www.speedlab.com.br/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 03 de Setembro de 2015, 19:11:45
Aqui no Rio tem o Speedlab.
http://www.speedlab.com.br/

Eles geralmente trabalham bem, mas ultimamente andaram arranhando meus filmes. O local também não ajuda, a Rua da Lapa é o bicho... O que tem de cracudo e gente esquisita lá é brabo, mesmo de dia.


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
Resposta #7 Online: 03 de Setembro de 2015, 23:51:42
"Ainda se faz ampliação direta? E revelação/ampliação de cromos?"

vc ta perguntando sobre processo direto?
Cibachrome....
acho que ele não existe mais.....
era um papel da Kodak positivo.....para ampliação de cromos
o laboratorio da fuji nos anos 90 em sp fazia, mas era absurdamente caro......
mas se eu não me engano era o único processo fiel as cores de um cromo e até mesmo ao kodachrome(k-14)
hoje é um papel icônico utilizado por artistas, tipo, Vik Muniz......
como alternativa tem o Ilfochrome da Ilford, talvez tenha a mesma qualidade.....
e deve ser absurdamente caro tbm....
e tbm acho que ninguém no Brasil faz esse processo atualmente.....

« Última modificação: 03 de Setembro de 2015, 23:56:32 por pkawazoe »


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #8 Online: 04 de Setembro de 2015, 06:55:39
Se quer ampliar suas fotos direto do negativo eu sugiro que faça você mesmo.. Eu desconheço um local comercial que trabalhe dessa forma hoje.

Se fotografa em PB, revelar em casa já vale muito a pena... se quer ampliar, fazer em casa é essencial! As minhas faço aqui, apesar de que não tenho ampliado muita coisa recentemente. Só amplio o que acho realmente bom, digno de gastar com papel, químicos e tempo.





willeisner

  • Trade Count: (3)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
Resposta #9 Online: 14 de Janeiro de 2016, 20:14:26
Antes tarde do que nunca rs . Em são Paulo existe um lugar comercial que faz ampliação não impressão ou qualquer tipo de scan no negativo, Gibolab trabalham com cor , é excelente mas não é barato 5,50 reais 10x15
e 9 reais 12x18, recomendo . O processo direto com Ilfochrome, papel positivo não sei teria que perguntar .


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 14 de Janeiro de 2016, 23:57:26
Até revelação em cromo hoje é difícil de achar, aqui em SP tem a Labtec na Av Angélica que faz revelação em cromo e fica em 45 reais, agora ampliação direito do filme eles não fazem...

Obrigado pela dica! Nunca revelei cromo, queria ver o resultado com meus próprios olhos! Tenho uns E6s guardados (e vencidos) aqui, vou levá-los lá! Da ultima vez mandei um Velvia na Capovilla (paguei uma grana nele) e revelaram cruzado, fiquei tão decepcionado, você não faz ideia!


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #11 Online: 16 de Janeiro de 2016, 13:48:53
Obrigado pela dica! Nunca revelei cromo, queria ver o resultado com meus próprios olhos! Tenho uns E6s guardados (e vencidos) aqui, vou levá-los lá! Da ultima vez mandei um Velvia na Capovilla (paguei uma grana nele) e revelaram cruzado, fiquei tão decepcionado, você não faz ideia!

Cara revelar cromo em processo cruzado é uma sacanagem, imagino o tamanho da decepção. Leva na Labtec ou Gibolab
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #12 Online: 16 de Janeiro de 2016, 15:29:01
Cara revelar cromo em processo cruzado é uma sacanagem, imagino o tamanho da decepção. Leva na Labtec ou Gibolab

Concordo plenamente.


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #13 Online: 16 de Janeiro de 2016, 19:34:11
Concordo plenamente.

Isso que o lugar é conhecido. Acho que ficaria muito puto num caso desses
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #14 Online: 16 de Janeiro de 2016, 19:51:13
Isso que o lugar é conhecido. Acho que ficaria muito puto num caso desses

Eu exigiria que me dessem outro filme ou um crédito equivalente em revelação, não tem nem conversa.