Autor Tópico: Fotografia: História e Arte  (Lida 11839 vezes)

angelo di candia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.075
  • Sexo: Masculino
  • "eu te invento, ó realidade!", clarice lispector
    • http://www.petsoundsland.blogspot.com
Resposta #30 Online: 09 de Setembro de 2015, 20:24:51
um drummond pra fechar minhas considerações (olha, ainda teria um monte... mas falei muito!!  :shock:)

se ninguém se candidatar, até sexta posto outra foto!



angelo di candia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.075
  • Sexo: Masculino
  • "eu te invento, ó realidade!", clarice lispector
    • http://www.petsoundsland.blogspot.com
Resposta #31 Online: 11 de Setembro de 2015, 11:54:07
amigos,

como ninguém se manifestou, segue minha escolhida pra essa semana.

vou de clássica: dorothea lange e sua mãe migrante de 1936, um dos melhores espelhos da depressão americana.







há muito o que se analisar e discutir aqui. o que acham?

 


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #32 Online: 11 de Setembro de 2015, 14:32:16
concordo com a colocacao do kawazoe.Talvez se tivesse no "papo furado" e o titulo do topico fosse outra e nw "historia e arte",tendo sido iniciado com fotos de guerra e sua historia,com teor politico e social eu nem citaria nada!Mas enfim,fiquei chocado qd vi,nw consegui me conter,lembrei da minha filha q tem a mesma idade e do qt eu adoro criancas...agora um off topic,soh para repensarmos a nossa vida..vi um video de um sirio segurando suas filhas pequenas,em desespero.Este homem,ao coloca-las deitadas no chao,duras(mortas),tinham suas maozinhas amarradas e algo em sua testa,talvez fosse tiro e colocaram algo para tapar....enfim,esses terroristas,que muita gente fala que foi cria dos americanos,botam o caos onde passam,nao perdoam criancas...muito triste,nw sai da minha cabeca essa imagem!!Desculpa poluir o topico Angelo di candia
« Última modificação: 11 de Setembro de 2015, 14:39:19 por Silvio Takahata »
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


angelo di candia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.075
  • Sexo: Masculino
  • "eu te invento, ó realidade!", clarice lispector
    • http://www.petsoundsland.blogspot.com
Resposta #33 Online: 11 de Setembro de 2015, 16:29:38
hehe tranquilo, takahata! domo arigato!  ;)


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.836
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #34 Online: 13 de Setembro de 2015, 10:58:14
Este tópico está sendo bem útil para mim no sentido de ter a oportunidade de entrar um pouco no âmbito da história da fotografia, da análise um pouco mais subjetiva e menos técnica. Sendo um amador com pouco tempo disponível para o hobby, este é hoje o melhor tópico do fórum para mim. Explicada a minha leiguice, gostaria de compartilhar minhas impressões após a busca de informações sobre a imagem na internet. Me chamaram a atenção dois aspectos. No âmbito técnico, o tratamento feito para remover a mão da mãe do pau da barraca, que poderia ser uma distração do centro da foto, a expressão desolada da mãe com os dois filhos aos ombros. Como não havia Photoshop na época, é possível perceber o resto de mão, mas que ficou discreto o suficiente para cumprir o papel. Encontrei essa imagem no site do MoMA, não sei se estaria mais próxima à original. Tecnicamente me parece um retrato muito bem feito amplificado pelo poder da mensagem e, ao mesmo tempo, amplificando o alcance da mensagem.

O segundo aspecto decorre do contexto da foto, ainda mais levando em conta a nossa realidade em que pobreza e miséria são historicamente associadas à cor de pele negra, é muito revelador acerca das consequências de uma crise profunda; do que é não ter acesso aos itens de necessidades fisiológicas básicas. A revelação de que tais necessidades estavam sendo negadas a pessoas logo ali, iguais em cor, chocou a sociedade de sua época, algo que especialmente acho que falta hoje em dia no Brasil. Não sentimos empatia pelo outro, pelo pobre, pelo necessitado, nos acostumamos à desigualdade. Talvez falte justamente um jornalismo mais sério e de maior alcance para reproduzir imagens tão reveladoras e impactantes sobre nossa situação atual e inseri-la em contexto em pleno século 21.
« Última modificação: 13 de Setembro de 2015, 10:59:02 por Carlos HP »


angelo di candia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.075
  • Sexo: Masculino
  • "eu te invento, ó realidade!", clarice lispector
    • http://www.petsoundsland.blogspot.com
Resposta #35 Online: 14 de Setembro de 2015, 12:35:58


carlos e amigos,

essa remoção do polegar direito na sala escura é famosa... e, pro que pode hj a tecnologia, muito tosca mesmo :)

aqui um raro registro do original:

http://blog.corbis.com/wp-content/uploads/2011/12/23845u1.jpg

mas note que, a despeito disso, essa é uma das fotos mais emblemáticas da história. isso é uma lição e tanto pra nós, qdo nos preocupamos demais com formalismos técnicos e abstraímos de analisar o conteúdo subjetivo, que é o de fato importa.

devo dizer que gosto muito dessa série da dorothea lange. não só pq firmou as bases da chamada fotografia documental, mas tb pelas referências que ela ao mesmo tempo possui e desperta. a foto que escolhi é a melhor composta e de maior impacto de toda a série - tanto que se tornou uma representação do próprio momento histórico da depressão de 30.

o que mais me chama atenção nela, à parte a forte denúncia social, é a forma como lange organizou os elementos numa composição triangular, com a figura principal ao mesmo tempo ocupando base e ápice do triângulo.

além disso, entendo que muito da força ali está em sugerir um arquétipo da arte que se repete através dos séculos e movimentos artísticos, e que encontra na foto de lange um representante que facilmente captura o observador (e talvez mesmo inconscientemente, aos que não o percebem de imediato): a representação da madonna.

o diferencial é que temos aqui uma madonna abstraída, com o olhar distante. com os sulcos na testa, as rugas no rosto e as feições marcados pela miséria. a mão no maxilar sugere-me alguma ansiedade, ainda que todo o resto sinalize desesperança. os filhos maiores, de costas para o fotógrafo, acrescentam dramaticidade à composição, como se fosse toda ela uma alegoria do vazio e da incerteza.

há os que observam na mãe migrante de lange exatamente o oposto: altivez, força de espírito, orgulho. ou por tudo isso reunido, dignidade.

não li em nenhum lugar, nem mesmo na ótima antologia de lange pela aperture, mas a mim ficou desde sempre a impressão de que havia outra referência, além da madonna, na cabeça dela qdo compôs sua foto mais famosa.

seja pq ambas são fotografias de uma madonna em comiseração miserável, seja pq ambas traduzem um contexto social e local muito próprio, seja pq ambas são absolutamente memoráveis e históricas. de fato, uma e outra são monumentos marcantes de seu tempo (e da fotografia, como F maiúsculo).

refiro-me a "as rastejadoras" (ou "the crawlers"), da série "streets of life", de john thomson, da londres de 1877. a quem interessar, a série original e quase completa pode ser vista no museum of london, nas galerias de arte fotográfica do século XIX.

a foto mais emblemática da série é esta:



crawlers_thomson2


há uma nítida semelhança entre uma e outra, em muito mais que só a pose típica da madonna, não acham?



PS: caro carlos, recomendo-te e a quem mais possa interessar, o melhor livro sobre dorothea lange, da editora aperture (a foto na capa dele é minha preferida da autora):
http://www.amazon.com/Dorothea-Lange-Photographs-Lifetime-Monograph/dp/0893818356







angelo di candia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.075
  • Sexo: Masculino
  • "eu te invento, ó realidade!", clarice lispector
    • http://www.petsoundsland.blogspot.com
Resposta #36 Online: 14 de Setembro de 2015, 17:09:20
a mesma editora aperture possui uma série muito boa em formato menor sobre os grandes fotógrafos da história; diferentemente do livro que citei anteriormente, os dessa série podem ser facilmente encontrados aqui no brasil. eis o exemplar de lange:

http://www.travessa.com.br/dorothea-lange-aperture-masters-of-photography/artigo/33fe2942-2f60-4ce0-b6eb-90d1fa419ef0

http://www.livrariacultura.com.br/p/dorothea-lange-aperture-masters-of-photography-42274182
« Última modificação: 14 de Setembro de 2015, 17:14:58 por angelo di candia »


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.836
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #37 Online: 24 de Setembro de 2015, 10:19:57
Angelo, muito grato pelas dicas! Agora tá faltando a próxima foto :D


angelo di candia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.075
  • Sexo: Masculino
  • "eu te invento, ó realidade!", clarice lispector
    • http://www.petsoundsland.blogspot.com
Resposta #38 Online: 24 de Setembro de 2015, 10:29:48
hahaha tenho várias em mente..
mas espero que a galera se anime! esse tópico virou quase um monólogo, não era esse o objetivo!  :no:
queria dividir, compartilhar ideias, discutir mais!
« Última modificação: 24 de Setembro de 2015, 10:37:25 por angelo di candia »


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.836
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #39 Online: 24 de Setembro de 2015, 10:41:42
hahaha tenho várias em mente..
mas espero que a galera se anime! esse tópico virou quase um monólogo, não era esse o objetivo!  :no:
queria dividir, compartilhar ideias, discutir mais!

Pois é, parece que o pessoal não embarcou na ideia... mas quem sabe se animam com a próxima. Pense bem aí  :ok:


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #40 Online: 24 de Setembro de 2015, 10:57:21
Esse tópico havia passado despercebido por mim, vou acompanhar! Excelente iniciativa, Angelo, é desse tipo de assunto que um fórum de fotografia deve sobreviver!  :clap: :worship:

Vou ler com mais calma e se tiver algo a contribuir, posto também. Mas acompanharei de perto!  :ok:


rodrigortb

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 606
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 02 de Outubro de 2015, 21:28:10
Angelo me trouxe um ponto de esperança. Não sei, vejo tanta discussão acervca de equipamentos e focos extremamente cravados que tenho desânimo de ler as vezes.

Pra mim, esse é o tema que deveria ser mais discutido aqui. Tanto porque, nessas fotos ninguém pergunta se foi ''Canon ou Nikon?'' ''Qual lente foi usada?'' ''Mas o foco não está cravado, então a foto é ruim''.

Obrigado por esse tópico Angelo, e pelo pensamento que anda trazendo ao forum ultimamente!
Canon 70D
Sigma 17-50 2.8 + EF 50mm 1.8 II + EFS 24mm 2.8 +
Samsung Galaxy S10e


angelo di candia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.075
  • Sexo: Masculino
  • "eu te invento, ó realidade!", clarice lispector
    • http://www.petsoundsland.blogspot.com
Resposta #42 Online: 02 de Outubro de 2015, 22:42:44
que isso, rodrigo..valeu pelas palavras.

minha iniciativa ao sugerir o tópico foi de estimular a discussão. aproveitar a visão diferenciada de cada um.

e há foristas aqui q me ensinam tanto! me agrada aprender com eles. quero aprender com eles. preciso aprender com eles.

me alimento não só das fotos q vejo, mas da discussão q elas suscitam. do olhar que cada um aqui tem sobre o olhar do outro.

mas gostaria que outros sugerissem fotos tb. que se apropriassem do tópico. que tornassem ele uma construção coletiva desde o início.

bem, vou sugerir mais uma. mas animem aí, amigos!

é de um gigante entre gigantes. a dele q mais gosto, e talvez a mais icônica e famosa tb: richard avedon e sua "dovima entre elefantes", de 1955.

como estou longe de casa, no celular, não consegui catar uma com boa resolução pra colocar aqui. agradeceria se alguém fizesse a gentileza de colocá-la por mim; caso contrário, faça-o eu mesmo dps.

segue uma introdução midiática dessa foto emblemática:

http://m.oglobo.globo.com/cultura/xexeo/posts/2010/11/28/a-foto-de-2-milhoes-343136.asp
 



Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #43 Online: 03 de Outubro de 2015, 07:56:27
como estou longe de casa, no celular, não consegui catar uma com boa resolução pra colocar aqui. agradeceria se alguém fizesse a gentileza de colocá-la por mim; caso contrário, faça-o eu mesmo dps.

Ajudando o colega:



nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #44 Online: 03 de Outubro de 2015, 10:10:32
Acho essa foto fantástica (aliás, quem sou eu pra achar alguma coisa, né?). Mas o que mais me chama a atenção é o "contraste" entre a natureza do elefante e da modelo.
Pois vejam: O elefante é um ser GRANDE, forte, pele enrugada, cascurrenta, enfim podem matar a modelo numa piscada de olhos. A modelo singela, suave, pele macia e isso fica muito claro na foto pela clareza da pele dela, num vestido milimetricamente ajustado à angulação de seu corpo.
Apesar desse contraste, hoje em dia, grande parte das pessoas (eu, por exemplo) olha essa foto e se compadece dos coitados dos bichos. Ali acorrentados, claramente lutando contra essa contenção.
Na época da foto, os direitos dos animais não tinham a mínima importância. Será que, tirada hoje em dia, ainda seria uma foto de 2 milhões?