Autor Tópico: Fotografia: História e Arte  (Lida 11909 vezes)

angelo di candia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.075
  • Sexo: Masculino
  • "eu te invento, ó realidade!", clarice lispector
    • http://www.petsoundsland.blogspot.com
Resposta #60 Online: 09 de Novembro de 2015, 14:15:18
amigos, segue outra foto atemporal de winogrand.

admiremos.





abs,


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.838
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #61 Online: 16 de Dezembro de 2015, 10:40:55
Retomando o tópico para tentar reanimar angelo di candia, pkawzowe a nos brindar como ótimo material. Acho muito bom haver pessoas, como Gary Winogrand, transformando realismo em arte e não apenas tentando coisas "artísticas".


angelo di candia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.075
  • Sexo: Masculino
  • "eu te invento, ó realidade!", clarice lispector
    • http://www.petsoundsland.blogspot.com
Resposta #62 Online: 16 de Dezembro de 2015, 13:44:43
bem lembrado, carlos! mas a turma tb pode sugerir as fotos! vamos animar aí!

vou postar uma então..

e faço isso pq é uma foto que fez, semana passada, 35 anos.

e é uma foto de outra gigante da arte, annie leibovitz.

annie tirou essa foto no final da manhã de 8 de dezembro de 1980, no apartamento de john lennon, no edifício dakota, em NY.

logo depois, antes do almoço, enquanto saía de casa, john assinou um autógrafo no livro "o apanhador no campo de centeio", obra emblemática de salinger, de um fã que o esperava desde cedo. gentil, perguntou ainda ao jovem: "há algo mais que posso fazer por vc?", mas não obteve resposta.

o fã se chama mark david chapman.

chapman se sentia o próprio holden caulfield, o anti-herói poético, rebelde e sarcástico do clássico livro beatnik. tanto assim que, após conseguir o autógrafo, escreveu de próprio punho acima de onde john assinara: "de holden caulfield para holden caulfield".

resoluto, chapman enfrentou o frio e a neve, esperando, na porta do dakota, john voltar.

ele chegou, às 22h50min. enquanto atravessava o portão, john lennon tomou 5 tiros, todos nas costas. dois atravessaram sua aorta. tiros de chapman.

em menos de 5 minutos, estava morto.

o retrato de leibovitz tornou-se a última grande foto do homem que, mais que nenhum outro, revolucionou a música popular do século XX.

a foto fez 35 anos, semana passada.

abs,









wuerges

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
Resposta #63 Online: 16 de Dezembro de 2015, 20:14:40
Olá!

Uma vez li que a fotógrafa tentou convencer a Yoko Ono a tirar a roupa também, sem sucesso. A vida de fotógrafo de celebridades também tem seus perrengues! 

Eu vejo um contraste entre a vulnerabilidade de John Lennon e a expressão um tanto fria de Yoko Ono, acentuado pelas roupas escuras...

Artur   


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.838
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #64 Online: 17 de Dezembro de 2015, 09:56:31
A foto realmente ultrapassa o conceito de um simples registro fotográfico e transmite bastante significado. Há contrastes de diversas formas: luz, Yoko vs John e Yoko vs fundo claro.

Esta fotografia reforça a imagem de frieza que tenho de Yoko Ono - nunca entendi como ela mexeu tanto com a cabeça de John Lennon. Talvez algum problema com a figura materna - aí só Freud explica rs.

A vulnerabilidade de John, como apontada por wueges,   transborda. Muito significativa a foto como último registro dos dois juntos sem dúvidas!


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #65 Online: 17 de Dezembro de 2015, 11:18:52
Muito massa esse tópico, ainda não tinha visto. Vou passar a acompanhar.  :ok:


angelo di candia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.075
  • Sexo: Masculino
  • "eu te invento, ó realidade!", clarice lispector
    • http://www.petsoundsland.blogspot.com
Resposta #66 Online: 18 de Dezembro de 2015, 09:43:31

caros carlos, daniela e artur,

reza a lenda que a concepção criativa da foto é TODA do john lennon. e que a annie, mesmo já sendo uma fotógrafa conceituadíssima à época, acatou.

pudera, o cara mesmo sem ter estudado fotografia (imagino) tinha sensibilidade bastante pra construir uma imagem impactante, e passar algumas ideias por ela.

é o caso aqui. há muito que a foto transmite, no studium e no punctum, na postura de um e outro, nos signos, nas cores, no texto, nas metáforas visuais.. não sei se exatamente vulnerabilidade x frieza/apatia como vcs apontaram, uma vez que ele não é repelido por ela.. talvez uma demonstração explícita de desejo x um amor amadurecido, talvez um carinho cheio de gratidão, talvez o teatro de como culturas diferentes lidam com a manifestação do afeto, talvez uma mensagem para como algumas pessoas viam a relação dos 2, etc..

já disse isso uma vez aqui, e repito: uma das grandes virtudes da arte é deixar-se ser apropriada pelos que a admiram; é permitir que cada de nós construa seu próprio objeto estético. aqui, não é diferente.

essa foto acabou virando a capa de uma rolling stone póstuma, talvez a edição mais famosa da revista.

um abraço,



angelo di candia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.075
  • Sexo: Masculino
  • "eu te invento, ó realidade!", clarice lispector
    • http://www.petsoundsland.blogspot.com
Resposta #67 Online: 08 de Janeiro de 2016, 18:09:59

aproveitando que falamos muito de barthes nesse tópico: estive hj na livraria e pude perceber que "a câmara clara", livro seminal do autor e talvez um dos 3 mais importantes da história da fotografia, acaba de ser relançado em edição comemorativa dos 50 anos da editora nova fronteira.

o novo projeto editorial tornou o livro ainda mais interessante e palatável. e tanto mais que o preço é bem acessível, por volta de 40 reais. minha edição de sebo acaba de ser substituída  :assobi:

imperdível, amigos.

bom fds a todos,



@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #68 Online: 09 de Janeiro de 2016, 00:18:53


o novo projeto editorial tornou o livro ainda mais interessante e palatável. e tanto mais que o preço é bem acessível, por volta de 40 reais.

menos da metade desse valor na livraria cultura
ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.557
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #69 Online: 09 de Janeiro de 2016, 04:59:03
Tópico legal, tinha visto no começo mas nunca voltei. Que tal essa obra prima aqui? Salvador Dali na fase Atomicus. No quadro que aparece no fundo (Leda Atomica), todos os objetos estão flutuando, e ele fez uma foto com objetos "flutuando"também. Fora o fato de a ideia toda ser incrível (como fazer várias tentativas com os mesmos gatos? Na terceira, os bichinhos já arranhariam qualquer um que encostasse neles. Foram 28 fotos), a execução é primorosa.

O que me intriga muito nesta foto é essa curva que a água fez. Não consegui entender esta parte, apesar de ter lido que um dos assistentes jogou um balde de água.




História da foto:
http://www.shootingfilm.net/2013/04/how-famous-dali-atomicus-photo-was-taken.html

Não tem muito valor histórico, a não ser pra fotografia mesmo: o fotógrafo Phillipe Halsman inventou este tipo de câmera TLR em 1948, e a foto foi tirada em 1949.
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2016, 05:05:38 por felipemendes »


angelo di candia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.075
  • Sexo: Masculino
  • "eu te invento, ó realidade!", clarice lispector
    • http://www.petsoundsland.blogspot.com
Resposta #70 Online: 13 de Janeiro de 2016, 22:31:05
menos da metade desse valor na livraria cultura

tem razão, erisson.. fui traído pela memória. comprei alguns livros e jurava que esses tinha sido umas 40 pilas. foi bem menos, 25 reais (livraria da travessa, leblon, rj). o que é uma barganha, convenhamos, pro livro que é.


Tópico legal, tinha visto no começo mas nunca voltei. Que tal essa obra prima aqui? Salvador Dali na fase Atomicus.

obra-prima mesmo, felipe! e muito reverenciada e citada por aí!

gostei de conhecer a história por trás da foto.

abs,



Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #71 Online: 13 de Janeiro de 2016, 23:36:58
Ótimo tópico, só de aprender o que é studium e punctum já teria valido a pena a leitura.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.557
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #72 Online: 14 de Janeiro de 2016, 15:01:37
Mais uma, agora com polêmica:



Esta é parte da suposta cópia de contato das fotos feitas durante o desembarque dos Aliados na Normandia, feitas pelo icônico fotógrafo de guerra Robert Capa. Na época, o editor da revista Life, responsável pela publicação, havia dito que das 106 fotos que ele havia tirado, somente 11 se salvaram de um erro cometido pelo assistente de laboratório, um menino de 15 anos chamado Dennis Banks. Na época, foi dito que o assistente havia secado o filme em temperatura acima do recomendado, derretido a emulsão e estragado aquelas exposições. Mas, pela suposta cópia de contato, os negativos "estragados" aparecem perfeitamente opacos, o que seria no mínimo estranho pra um erro de revelação.

Estudiosos do assunto levantaram a teoria de que Capa houvesse tido um ataque de pânico e feito várias fotos imprestáveis. A. D. Coleman supostamente teve acesso aos negativos originais, e eles mostravam cenas de antes do desembarque: soldados jogando e descansando. Há também a teoria de que ele houvesse simplesmente errado nas exposições (por pânico ou não). E há a teoria de que ele não fotografou o desembarque dos primeiros soldados, em meio ao fogo cruzado, mas sim cenas posteriores, de esquadrões táticos.

Mais sobre o assunto:
http://revistazum.com.br/radar/polemica-robert-capa/


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.838
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #73 Online: 14 de Janeiro de 2016, 18:02:18
Esta história do derretimento seria bombástica se comprovada! Será que deixariam os rolos de filme intactos, mesmo depois de anunciar a história do derretimento? Teria sido um tanto constrangedor, mas acho que ninguém o haveria condenado se assumisse ter fugido. Na guerra, salve-se quem puder...


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #74 Online: 14 de Janeiro de 2016, 20:06:16
O Capa era foda, cobriu a Guerra Civil espanhola bem no front, mesmo assim não seria nada demais ele ter tido um ataque de pânico, aquilo foi uma carnificina, o mar ficou vermelho com o sangue dos aliados.