Hehe até existe sim, mas são raras ! Mas depende do que você chamar de ruim, por exemplo, tive a EF 20/2.8 da Canon e em todos os reviews falavam muito mal dela em 2.8. Realmente tinha uma CA moderada e um astigmatismo nas bordas bem visível em 2.8 mas, se você parar para pensar no tipo de uso dessa objetiva, que é full frame), é de uma ultra wide para paisagens e interiores, nos quais você irá querer é uma baita profundidade de campo, e portanto, usa-la em F5.6-8. Aí ela fica ótima ! Se o cara quiser fazer um interior em ISO 100 que leve um tripé, como sempre foi feito na era do filme... Tudo depende de o fotógrafo saber um pouco de como usar corretamente o equipamento, tudo tem um ponto forte e um fraco.
Tem muita gente que malha a coitada da 50/1.8 II. Fora a construção bem vagaba, ela é mais do que aceitável oticamente, principalmente levando em conta o preço. Quando ela foi lançada eu comprei uma por $69, isso nem lembro quando, eu tinha uma EOS-500 de filme. Uma prime por $69 nova ? Não tem como reclamar haha...
Concordo plenamente com o Lindsay quanto a 50/1.4, em 1.4 é uma droga... Mas tem a sua função que é captar luz em detrimento da qualidade. Isso, aliado a um foco ultra rápido faz dela uma baita lente para reportagem, pode ser a diferença entre captar ou não uma imagem.
A 50mm mais caprichada em termos de qualidade de imagem da Canon é a 50/2.5 compact macro, mas é lennnnntaaaaaaaaaaaaaaa e barulhenta pra caramba. É completamente inviável para o uso em reportagem.
Como dizem por ai, a maioria das lentes é melhor que a maioria dos fotógrafos...
AFShalders, pra variar, concordo com tudo que falas, seus pontos são muito bem colocados.
Pra complementar, costumo falar que TODAS as lentes fixas pra DSLR desde 1930 pra cá são melhores que a maioria dos fotógrafos.
Lentes fixas são muito bem cuidadas na construção ótica.
Sobre a 50/1.8 concordo plenamente, eu tive uma versão II por 1 semana e devolvi porque eu vi que eu precisava de mais luz e a diferença de imagem de forma geral para a Canon 50/1.4 me fizeram me apaixonar pela 1.4.
A Canon 1.4 não é um primor em nitidez, mais a imagem dela de forma geral, me agrada muito mais do que as Super Nitidas feitas pela Sigma Art, eu não trocaria, É uma questão de se acostumar com ela e saber os momentos que ela não irá entregar a nitidez máxima.
Ela tem um estilo mais "dream" que lembra um pouco a 1.2, diferente da 50/1.8 que é mais SHARP em 1.8 mesmo a 1.4 fechada pra 1.8. Só em 2.0 ou 2.2 que se equivalem. Mesmo assim a 1.8 é mais contrastada e tem uma transição de cores mais dura, com verdes de desfoque mais escuros e com isso tem menos AC. Já a 1.4 foi pensado nisso e tem mais AC e os verdes de folhagens no fundo ficam mais vibrantes e claros. Os claros da imagem também ficam mais claros.
Mais não fiz texte comparativo, foi minha visão mesmo de uso das 2.
Usando o foco central da 5Dc, de dia é 100% de acerto no foco em qualquer abertura.
Mesmo em objetos a 340km/h como esse:
F8, imagem cropada uns 50%
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Silvano Rocha, no Flickr
De dia, em F1.4 ela não erra.
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Em F2.0 ela fica BOA em todos os quesitos
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Em F2.8 ela fica absurdamente nitida.
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Silvano Rocha, no Flickr
Já em local fechado ela não é 100% cravada. Essa em F1.4, ISO1250 e 1/80s
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Silvano Rocha, no Flickr
O Problema dela é usar em F1.4 pra objetos distantes, ainda mais se movendo.
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Mais o que justifica ter essa lente são fotos como essa:
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Silvano Rocha, no Flickr
Compare com a 50/1.8 II, essa é mais nítida, muito mais. Porém a imagem da 1.4 compensa a perda de nitidez.
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Silvano Rocha, no Flickr
Agora compare com a Super Multi Coated Takumar 24/3.5. Eu estava a uns 25cm do olho dele, a lente estava no limite mínimo do Foco.
Claro que o F3.5 dá mais DOF e aumenta a sensação de nitidez, mais digam, será que compensou eu lixar o espelho da 5Dc?
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Silvano Rocha, no Flickr