Autor Tópico: AF-ON, Botão de Foco ou Foco Traseiro - Usando na Prática  (Lida 22599 vezes)

Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #15 Online: 09 de Setembro de 2015, 11:39:27
Uso o AF-ON a mais de um ano, no começo é meio estranho mesmo, mas depois que acostuma só vê vantagens!
Atualmente a unica desvantagem é quando peço pra alguém tirar uma foto, aí tenho que explicar como fazer (o que geralmente não dá certo) ou então coloco em liveview com a função de "toque para disparar" (esse não tem erro!) :ok:


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 09 de Setembro de 2015, 11:55:02
...a unica desvantagem é quando peço pra alguém tirar uma foto, aí tenho que explicar como fazer (o que geralmente não dá certo) ou então coloco em liveview com a função de "toque para disparar" (esse não tem erro!) :ok:

Aí não tem jeito, é o iPhone ou colocar em tripé, ajustar tudo e usar o Nikon WMU (software remoto) para cams com wifi e sem touchscreen...  :(


Marcel A.

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 348
  • Marcel
Resposta #17 Online: 09 de Setembro de 2015, 11:56:24
Atualmente a unica desvantagem é quando peço pra alguém tirar uma foto, aí tenho que explicar como fazer (o que geralmente não dá certo) ou então coloco em liveview com a função de "toque para disparar" (esse não tem erro!) :ok:

Para essas situações, eu sempre deixo um DUMB MODE em algum "bank" ou "User", com foco no botão de disparo e AF-S em modo totalmente automático. 


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 09 de Setembro de 2015, 11:59:04
Para essas situações, eu sempre deixo um DUMB MODE em algum "bank" ou "User", com foco no botão de disparo e AF-S em modo totalmente automático.
Ótima sugestão, vou tentar configurar um modo aqui com estas predefinições, para quando solicitar que alguém registre uma foto !!!
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 09 de Setembro de 2015, 12:05:17
Um outro artigo no Canon Digital Learning Center sobre o Back-Button Focus

http://www.learn.usa.canon.com/resources/articles/2011/backbutton_af_article.shtml

Aliás, o Canon DLC tem alguns artigos bem interessantes, vale a pena uma olhada.

Olá Alexandre, ótimo artigo do Canon DLC, explica detalhadamente as funções de configuração... muito legal... Valeu!!
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #20 Online: 09 de Setembro de 2015, 12:54:24
Uso o AF-ON a mais de um ano, no começo é meio estranho mesmo, mas depois que acostuma só vê vantagens!
Atualmente a unica desvantagem é quando peço pra alguém tirar uma foto, aí tenho que explicar como fazer (o que geralmente não dá certo) ou então coloco em liveview com a função de "toque para disparar" (esse não tem erro!) :ok:

Sofro com isso também  :hysterical:
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.755
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #21 Online: 09 de Setembro de 2015, 13:12:20
Ta ai: sou uma anta mesmo, nunca pensei nisso.

Faço o foco com meio obturador e depois desligo o auto foco da cam para configurar abertura e velocidade sem correr o risco de re-focar algo que não quero.

Ou basta focar e desligar o foco automático na lente.

Eu não me dei bem com back focus.
Não sei se foi culpa da canon 50mm 1.8 na época, com seu foco impreciso, mas o grande problema do back focus é que se o AF errar, todas as fotos vão sair desfocadas.
Aí eu preferi refocar em todos os clicks mesmo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #22 Online: 09 de Setembro de 2015, 13:12:45
Para mim não existe como focar com o disparador, é bizarro! Um mesmo botão faz duas coisas distintas ao mesmo tempo? Acho estranho.

Quando me dão uma câmera para um click e eu aperto o disparador e começa a focar, eu já fico irritado..rsrs.

Recomendo fortemente a todos desligarem o foco do disparador e começar a usar o botão próprio para focar. Com certeza perderão menos fotos por problema de foco. :)

« Última modificação: 09 de Setembro de 2015, 13:13:34 por viniciustb »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #23 Online: 09 de Setembro de 2015, 13:49:37
Também só sei fotografar com o AF-ON. Acostumei a fazer isso por conta de focar e recompor, muito mais tranquilo. Acho o meio clique do disparador muito sutil pra ficar segurando o foco.

As objetivas com foco "full time manual" só são aproveitadas 100% usando o botão de foco traseiro. Faz o foco, solta o botão, ajusta se precisar e dispara.

Em fotos posadas de grupos nas festas, por exemplo. Faço o foco uma vez e depois solto o botão traseiro e só disparo (fotos de grupo costumo fazer 4 ou 5 de uma vez, dependendo do tamanho do grupo).

Enfim, tem muitas utilidades, mesmo pra quando não se usa AI Servo. Recomendo a todos experimentarem um pouco.


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 09 de Setembro de 2015, 14:34:56
Também só sei fotografar com o AF-ON. Acostumei a fazer isso por conta de focar e recompor, muito mais tranquilo. Acho o meio clique do disparador muito sutil pra ficar segurando o foco.

As objetivas com foco "full time manual" só são aproveitadas 100% usando o botão de foco traseiro. Faz o foco, solta o botão, ajusta se precisar e dispara.

Em fotos posadas de grupos nas festas, por exemplo. Faço o foco uma vez e depois solto o botão traseiro e só disparo (fotos de grupo costumo fazer 4 ou 5 de uma vez, dependendo do tamanho do grupo).

Enfim, tem muitas utilidades, mesmo pra quando não se usa AI Servo. Recomendo a todos experimentarem um pouco.

Legal ver que vários colegas utilizam o recurso.
Hoje coloquei as fotos no PC do feriado e fiquei surpreso com o percentual de acerto de foco...Gostei da  novidade.
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 09 de Setembro de 2015, 14:39:03
Para mim não existe como focar com o disparador, é bizarro! Um mesmo botão faz duas coisas distintas ao mesmo tempo? Acho estranho.

Quando me dão uma câmera para um click e eu aperto o disparador e começa a focar, eu já fico irritado..rsrs.

Recomendo fortemente a todos desligarem o foco do disparador e começar a usar o botão próprio para focar. Com certeza perderão menos fotos por problema de foco. :)

Estou com a mesma sensação que você. .. Acho válido para todos pelo menos tentar utilizar a função. ..
« Última modificação: 09 de Setembro de 2015, 14:41:09 por ronaldom1 »
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Luiz_Henrique

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 182
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 09 de Setembro de 2015, 14:54:18
2- Configurei no menu > funções personalizadas -  Cfn IV (não sei exatamente se o menu de acesso é este, estou sem a câmera no momento) - deixando o AF Start apenas no botão AF-ON, desta forma o disparador deixa de fazer a função de foco - apenas disparo e fotometria.

Eu já havia testado esse o botão Af-On, mas sem desabilitar o botão de disparo para focagem. Talvez por isso eu não tenha gostado na época.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #27 Online: 09 de Setembro de 2015, 16:08:48
 :snack:


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #28 Online: 09 de Setembro de 2015, 23:31:12

Uai, Kokimoto, eu acho o BB ideal justamente para fotos de ação "na mão" mesmo, pois o AF Contínuo das DSLR é excelente (não é Live View, que é uma porcaria...) e eu só fico mantendo o sensor (ou grupo de sensores de AF, se Single Point estiver muito errático) no "alvo" com o BB pressionado e não perde praticamente nenhuma foto... Coisas voando ou correndo, quero dizer...  :ok:

Tens razao, pensei em um lado e esqueci do outro kkk

esse treco eh bom pra tudo!
D600 - E-M10


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #29 Online: 10 de Setembro de 2015, 07:53:56
Olá Silvio, na configuração de fábrica normalmente vem com o foco automático podendo ser ativado pelo obturador até o meio ou por apertar o botão AF-ON - é necessário uma configuração nas funções personalizadas onde desativamos o foco ao pressionar o obturador, deixando esta função somente no botão AF-ON.
Depois mudei o modo de foco automático para Al Servo - assim se apenas aperto e solto o AF-ON o foco ocorre como se estivesse em foco One Shot, se aperto e mantenho pressionado o foco acompanha o objeto que estou acompanhando com o ponto de foco definido - funcionando aí como Al Servo.

Vale a pena tentar novamente. Abraços
na verdade,qd disse que nw me adaptei,nem cheguei a fazer uma foto usando af-on.Fiquei apenas testando minha "habilidade" virando pra la e pra ca tentando usar o botao,errei muito,sem ficar com o dedo em cima kkkk...farei uns testes qd tiver tempo!Valeu manooo
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II