Autor Tópico: AF-ON, Botão de Foco ou Foco Traseiro - Usando na Prática  (Lida 22525 vezes)

The Punisher

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 31 de Outubro de 2015, 15:23:53
Já testei na 6D e até agora não entendia a vantagem, valeu pelas dicas, não me acostumei com o fato de ter que usar 2 botões para clicar, não me adaptei, uma coisa que o pessoal tem que tomar cuidado é de fazer o micro ajuste da lente, pode estar com back ou front focus, tenho uma Canon 135mm f2 L e tive que fazer micro ajuste em +12 para o foco ficar cravado, perdia muitas fotos antes, quando se usa grandes aberturas a profundidade de campo pode ficar muito curta dependendo da distância focal, dai qualquer movimento, tanto do fotógrafo como do assunto vai tirar o foco. Não confio em foco continuo, AI Servo, muito falho e focar e recompor também pra mim só acima de 4.0, prefiro "recompor" no crop


Duron Maniac

  • Trade Count: (11)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #46 Online: 31 de Outubro de 2015, 16:53:10
Uso o AF-ON a mais de um ano, no começo é meio estranho mesmo, mas depois que acostuma só vê vantagens!
Atualmente a unica desvantagem é quando peço pra alguém tirar uma foto, aí tenho que explicar como fazer (o que geralmente não dá certo) ou então coloco em liveview com a função de "toque para disparar" (esse não tem erro!) :ok:

Outra opção nesses casos é colocar no Automático (vulgo verdinho), que daí ele faz foco no disparador independente de como estiver configurado pros outros modos.

Eu uso o AF-ON/One Shot o tempo todo, depois que acostuma é uma maravilha!

T+


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #47 Online: 17 de Fevereiro de 2016, 13:15:41
Pessoal, trazendo a tona o tópico para fazer um adendo a técnica de usar o botão traseiro e relatar mais uma diferença entre D7100 / D7000.

Ao configurar o foco no botão traseiro da D7100 o acionamento do VR acompanha a configuração e também é acionado ao pressionar o novo botão de foco, e ainda sim continua sendo acionado pelo disparador.

Porem na D7000 isso não ocorre, apenas o foco é transferido ao botão traseiro, o acionamento do VR ainda terá que ser feito pelo botão do disparador, pressionando e aguardando ele estabilizar, caso fizer o foco no botão traseiro e sentar o dedo no disparador de uma vez, vai pegar o VR sendo acionado e a foto vai sair tremida.

Essa diferença entre ambas eu testei em todas as configurações de focagem, em todos os métodos existe essa diferença.


Mas diferenças a parte, uma vantagem de se usar o foco no botão traseiro é fato de se travar o foco de uma maneira pratica, ou seja, faz o foco, libera o botão AE-L e pode clicar a vontade desde que não se desloque você ou o assunto. Porem, ao liberar o Botão AE-L você desliga o estabilizador, que será novamente ligado ao pressionar o botão do disparador até o meio, porem se pressionar de uma vez para obter o clique, outra vez pegará o VR sendo acionado e terá outra foto tremida.


Talvez muita gente já saiba dessas coisas, mas aos que não souberem espero que seja útil.

Abraço a todos.


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #48 Online: 17 de Fevereiro de 2016, 16:55:53
Que legal, não saiba dessa diferença!
D600 - E-M10