Autor Tópico: AF-ON, Botão de Foco ou Foco Traseiro - Usando na Prática  (Lida 22526 vezes)

ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Online: 09 de Setembro de 2015, 08:18:19
Olá colegas, deixo aqui apenas um breve depoimento para auxiliar os que chegam e suscitar opiniões e sugestões dos mais experientes.
Desde que a minha 6D chegou ficava olhando para o botão traseiro "AF-ON" e sempre intrigado com o mesmo!
Depois de ler um pouco sobre o mesmo e sobre as configurações, resolvi experimentar o que para mim era um novo paradigma no ato de fotografar - deixar de utilizar o botão de disparo como definidor do foco (apertar até o meio).

1- Normalmente utilizo modo M ou Av/Tv (menos frequente); gosto de medição pontual (Spot) - geralmente faço a fotometria no ponto mais claro da cena e encaixo esta região na ZONA aproximada (Ansel Adams) que imagino estar.

2- Configurei no menu > funções personalizadas -  Cfn IV (não sei exatamente se o menu de acesso é este, estou sem a câmera no momento) - deixando o AF Start apenas no botão AF-ON, desta forma o disparador deixa de fazer a função de foco - apenas disparo e fotometria.

3- Defini o modo de foco para "Al Servo".

4- Fiquei o feriado fotografando com esta configuração, inicialmente tive um pouco de dificuldade para adaptar, porém hoje posso dizer que a nova forma se mostrou mais simples e eficiente, tenho mais liberdade e controle.

5- Para focar objetos estáticos apenas aperto o Botão AF-ON e solto, pronto o foco travou onde eu desejei e não mudará mais ao apertar o botão de disparo, posso fazer ajustes de abertura, compensar fotometria, etc... sem refocar.... muito útil em paisagens, com a CAM sobre tripé e em especial quando utilizamos hiperfocal aproximada - focando em 1/3 do frame.

6- Fotografando meus filhos também foi muito legal a técnica, se eles estão parados ao apertar o AF-ON e soltar funciona como um foco simples/unico; se eles estão brincando é só manter o AF-ON pressionado e o Al Servo é ativado e acompanho a cena - tudo muito rápido e prático.

7- Com a técnica achei mais rápido e fácil também a utilização de outros pontos de foco, evitando o focar e recompor, ganhando em agilidade e saindo da cena com a composição desejada, aliás desde que comecei a fotografar sempre ouvi a conversa da maior sensibilidade do ponto central, somente utilizava ele.... tudo bem em situações de luz difícil realmente ele nos salva, mas fotos externas, paisagens, com luz suficiente... os demais pontos dão conta do recado muito bem, agilizam o processo e permitem uma composição mais precisa e menos cortes na pós.

Enfim este é o relato da minha breve experiência, espero que possa ajudar os colegas.

Abraços
« Última modificação: 09 de Setembro de 2015, 08:21:06 por ronaldom1 »
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #1 Online: 09 de Setembro de 2015, 08:23:10
5- Para focar objetos estáticos apenas aperto o Botão AF-ON e solto, pronto o foco travou onde eu desejei e não mudará mais ao apertar o botão de disparo, posso fazer ajustes de abertura, compensar fotometria, etc... sem refocar.... muito útil em paisagens, com a CAM sobre tripé e em especial quando utilizamos hiperfocal aproximada - focando em 1/3 do frame.

6- Fotografando meus filhos também foi muito legal a técnica, se eles estão parados ao apertar o AF-ON e soltar funciona como um foco simples/unico; se eles estão brincando é só manter o AF-ON pressionado e o Al Servo é ativado e acompanho a cena - tudo muito rápido e prático.

Legal, também gosto bastante de usar assim, e os pontos 5 e 6 são, a meu ver, a principal vantagem!
D600 - E-M10


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 09 de Setembro de 2015, 08:37:19
Valeu Kokimoto, para mim foi como descobrir a "roda"  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
e realmente os pontos 5 e 6 foram os que mais me agradaram.

abraços
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #3 Online: 09 de Setembro de 2015, 08:40:46
tentei usar assim uma vez e nao me adaptei.Como muita gente comenta sobre isso,farei um teste novamente.So uma duvida Ronaldom1,tem que mexer no botao original???Ou simplesmente foca usando af-on e faz a foto no botao normal?
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


spitfire

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 91
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 09 de Setembro de 2015, 08:49:54
Esse é o melhor modo de focar. No link abaixo um ótimo vídeo sobre o assunto:

https://youtu.be/FzqQskGoURE
Nikon D850 | D810 | D700 | 24-70mm f/2.8G | 50mm f/1.8G


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 09 de Setembro de 2015, 09:04:56
tentei usar assim uma vez e nao me adaptei.Como muita gente comenta sobre isso,farei um teste novamente.So uma duvida Ronaldom1,tem que mexer no botao original???Ou simplesmente foca usando af-on e faz a foto no botao normal?

Olá Silvio, na configuração de fábrica normalmente vem com o foco automático podendo ser ativado pelo obturador até o meio ou por apertar o botão AF-ON - é necessário uma configuração nas funções personalizadas onde desativamos o foco ao pressionar o obturador, deixando esta função somente no botão AF-ON.
Depois mudei o modo de foco automático para Al Servo - assim se apenas aperto e solto o AF-ON o foco ocorre como se estivesse em foco One Shot, se aperto e mantenho pressionado o foco acompanha o objeto que estou acompanhando com o ponto de foco definido - funcionando aí como Al Servo.

Vale a pena tentar novamente. Abraços
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 09 de Setembro de 2015, 09:07:36
Esse é o melhor modo de focar. No link abaixo um ótimo vídeo sobre o assunto:

https://youtu.be/FzqQskGoURE

Valeu, estou no trabalho e o video não abre, salvei o link aqui.. vou assistir mais tarde.
Abraços
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #7 Online: 09 de Setembro de 2015, 09:18:07
5- Para focar objetos estáticos apenas aperto o Botão AF-ON e solto, pronto o foco travou onde eu desejei e não mudará mais ao apertar o botão de disparo, posso fazer ajustes de abertura, compensar fotometria, etc... sem refocar.... muito útil em paisagens, com a CAM sobre tripé e em especial quando utilizamos hiperfocal aproximada - focando em 1/3 do frame.
Abraços

Ta ai: sou uma anta mesmo, nunca pensei nisso.

Faço o foco com meio obturador e depois desligo o auto foco da cam para configurar abertura e velocidade sem correr o risco de re-focar algo que não quero.


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 09 de Setembro de 2015, 09:30:05
Ta ai: sou uma anta mesmo, nunca pensei nisso.

Faço o foco com meio obturador e depois desligo o auto foco da cam para configurar abertura e velocidade sem correr o risco de re-focar algo que não quero.

Olá Raphael, também sempre fiz assim   :D :D
A sugestão de fazer desta forma surgiu ao ler este artigo: http://digital-photography-school.com/back-button-focus/

Realmente mudou a forma que fotografo.
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #9 Online: 09 de Setembro de 2015, 09:54:49
Verdade, isso é muito bom para tripé, hiperfocal ou stills!
D600 - E-M10


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.832
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #10 Online: 09 de Setembro de 2015, 10:42:12
Também faço algo similar na minha cam, AF-ON e AF-C. Acho mais prático, como bem destacado nos pontos 5 e 6. O que passa, às vezes, é que esqueço que fiz essa configuração e as primeiras fotos saem desfocadas até eu me lembrar de apertar o botão atrás  :aua: :aua: :aua:


jesusbft

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 238
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 09 de Setembro de 2015, 10:43:55
Show de bola as dicas, testarei hoje mesmo  :clap: :clap: :clap:
W. Jesus - Flickr


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 09 de Setembro de 2015, 10:59:36
Show de bola as dicas, testarei hoje mesmo  :clap: :clap: :clap:

 :ok: :ok:
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 09 de Setembro de 2015, 11:19:38
Verdade, isso é muito bom para tripé, hiperfocal ou stills!...

Uai, Kokimoto, eu acho o BB ideal justamente para fotos de ação "na mão" mesmo, pois o AF Contínuo das DSLR é excelente (não é Live View, que é uma porcaria...) e eu só fico mantendo o sensor (ou grupo de sensores de AF, se Single Point estiver muito errático) no "alvo" com o BB pressionado e não perde praticamente nenhuma foto... Coisas voando ou correndo, quero dizer...  :ok:


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #14 Online: 09 de Setembro de 2015, 11:34:43
Um outro artigo no Canon Digital Learning Center sobre o Back-Button Focus

http://www.learn.usa.canon.com/resources/articles/2011/backbutton_af_article.shtml

Aliás, o Canon DLC tem alguns artigos bem interessantes, vale a pena uma olhada.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460