Autor Tópico: Duvida para fotos sem flash [Peça de Teatro]  (Lida 8621 vezes)

jcm2

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
Online: 06 de Novembro de 2006, 10:42:51
Tenho uma Rebel Xt e uma Fujifilm 5100, tive de fazer umas fotos de um bale teatral...mas nãoi foi possivel pois num sei muito dessa area..alguem por favor pode me ajudar....qual configuração usar....????


kiran

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
    • PROFISSIONAL
Resposta #1 Online: 07 de Novembro de 2006, 01:21:45
oi

pois è, è qual a lente?
a  camera nao faz milagre, apenas capta luz, e pra isso precisa
de uma lente.
se for com o zoom do kit acho q nao vai conseguir nada.
com uma lente clara, q nao precisa ser a mais cara de NY,
pode fazer assim:
senta na primeira fila, ISO 1600 ou o maximo  q tiver.
modo M, (sem flash, obvio)
diafagma aberto 2.8, ou 1.8 o q for.
velocidade 1/60
fotografa e vai olhando, se a luz da cena baixar, abaixa a velocidade
se subir sobe, com o tempo vai pegr experiencia,
depedendo da lente , e da camera, vc pode usar o fotomtro pontual
procurando superficies neutras na cena. (pegue um livro sobre
fotometria.)
uma lente boa e barata: 50mm 1.8,
pra pegar o palco inteiro pode ser uma 28 f2.8
para detalhes uma 135 f2.8,
para trabalhar legal uma 70-210 f2.8, ou 85 f1.4.
sao apenas dicas para orientar vc numa direcao de experimentar e aprender,
fotografar palco è uma arte.
vai efrete!
 :thmbup:









 


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #2 Online: 07 de Novembro de 2006, 01:28:19


Eu quando faço esse tipo de foto, costumo fazer pelo menos duas sessões e ainda vejo o espetáculo uma vez sem a câmera, pra saber onde cada um vai estar.

Em geral um pouco antes a peça costuma ser toda repassada, é o melhor momento pra fazer as fotos, pq vc pode circular e até subir no palco pra algumas cenas.

eu uso uma 28-135 is, mas ela não tem a iluminação que eu queria, o range é ótimo, mas falta luz.

Converse tb com o diretor pra saber um pouco da história da peça, pra que vc possa assim fazer certas interpretações com base no que o diretor vê da peça.
Vamos lá, eu costumo fotografar teatro as vezes

Se tiver uma 70-200 2.8 perfeito, pq luz é semopre um problema

Pra fotometrar, fotometra nos atores (se der no rosto) e bate o branco sempre (ou pede a temperatura de cor pro iluminador).
« Última modificação: 07 de Novembro de 2006, 01:29:00 por Alex Biologo »
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #3 Online: 07 de Novembro de 2006, 08:50:33
Um tripé ajuda bastante.

Nas vezes que fotografei shows eu usei o Tripé e deixei no modo P devido às mudanças de iluminação. ISO 1600 é necessário mesmo.
Aperture Priority (Av) também é recomendado.
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


David M. Ribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 78
  • Fotografo mais do que falo...por aqui :)
Resposta #4 Online: 18 de Dezembro de 2006, 23:46:45
Eu fiz esses dias fotos de uma peça de teatro, onde a luz não ajudava muito.
usei o ISO 400 para naum ter muito ruídos nas fotos, velocidade que eu usei foi entre 15 e 25 e abertura 2.8 ou 3.5 por causa da minha lente que é uma 28-200mm as fotos ficaram boas, mas no momentos de grande agitação ficaram tremidas, vamos dizer assim

e claro um pouco de photoshop ajuda eu até penseu em por uma velocidade mais alta para não ficar tremida e depois clareava no fotoshop, mas como estou andando com alguns fotografos que já tem experiencia to ficando como eles quero o minimo de trabalho na hora de tratar as fotos!

e quanto eu deveria cobrar pelo cd com as fotos???alguem pode me ajudar?
David M. Ribeiro
Brasília-DF
 
Canon30d
lentes 18-55mm, 24-70mm, 70-200mm

Nikon D700
  lentes 24-70mm, 70-200mm
www.davidribeiro.com.br Flickr


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #5 Online: 19 de Dezembro de 2006, 00:07:23
Citar
Um tripé ajuda bastante.

Nas vezes que fotografei shows eu usei o Tripé e deixei no modo P devido às mudanças de iluminação. ISO 1600 é necessário mesmo.
Aperture Priority (Av) também é recomendado.
Luiz, tripé não ajuda muito não, na verdade atrapalha, vc acaba tremendo mais.

Nunca use prioridade se vc tem uma câmera que não tem spot, senão vai ficar com as fotos todas com velocidade muito baixa, estourando em geral nos atores (dependendo da iluminação) e expondo corretamente o fundo.

Melhor é fazer na mão mesmo (ou com monopé) e quando a cena pedir velocidade, iso alto, hoje dá pra usar iso 800 (e até 1600) em qualquer dslr desde que bem fotometrada.
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #6 Online: 19 de Dezembro de 2006, 00:14:22
Citar
Eu fiz esses dias fotos de uma peça de teatro, onde a luz não ajudava muito.
usei o ISO 400 para naum ter muito ruídos nas fotos, velocidade que eu usei foi entre 15 e 25 e abertura 2.8 ou 3.5 por causa da minha lente que é uma 28-200mm as fotos ficaram boas, mas no momentos de grande agitação ficaram tremidas, vamos dizer assim

e claro um pouco de photoshop ajuda eu até penseu em por uma velocidade mais alta para não ficar tremida e depois clareava no fotoshop, mas como estou andando com alguns fotografos que já tem experiencia to ficando como eles quero o minimo de trabalho na hora de tratar as fotos!

e quanto eu deveria cobrar pelo cd com as fotos???alguem pode me ajudar?
Olá, devia ter subido o iso sem medo, seria melhor, pra ganhar a velocidade necessária. As vezes deixar meio borrado faz parte da leitura que se faz da imagem, mas tem que ser escolha sua, não da câmera.

Sobre valores, bom se for cd com fotos, em torno de 600,00

Algumas peças que fotografei

Heavy Hamlet

Iara, sereia dos rios

Inês Pereira, Virgem e Solteira

Caixa de Brinquedo

Menina Bonita do Laço de Fita
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #7 Online: 19 de Dezembro de 2006, 11:04:30
Olá
olhe na Galeria, "presépio vivo", feitas com uma s5100.
abraços
MateusZF
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


r.gorrao

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 252
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 19 de Dezembro de 2006, 14:23:50
Alex, estava olhando essas fotos das peças, vc tirou todas com a 28-135 ou usou a Tamron tb???

 
Ronaldo Gorrão - Jundiaí/SP

Corpos: Canon 5D + BG-E4 / 40D + BG-E2N
Lentes: 28-135mm IS / 50mm f 1.8 / 24-105mm L f4 / 17-40mm L f 4 / 70-200 L f 4 IS / TC EF 1.4x II
Flash: 580 EX II

http://ronaldogorrao.wordpress.com/


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #9 Online: 19 de Dezembro de 2006, 14:43:43
Ronaldo, depende da peça mas a lente que mais uso é a 28-135

vez ou outra, em teatros maiores, uso a tamron quando faço mais de uma cobertura da peça.
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Bruno Lourenço

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 301
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #10 Online: 19 de Dezembro de 2006, 14:45:57
Se você não tiver ainda lentes espetaculares vai tirando as fotos com um monopé (ou um tripé com as pernas juntas) e usando a maior abertura da sua lente, ISO alto aceitável e com a velocidade mínima para não borrar as fotos. Se ficar um pouco subexposta clareia esse "um pouco" no photoshop.


David M. Ribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 78
  • Fotografo mais do que falo...por aqui :)
Resposta #11 Online: 20 de Dezembro de 2006, 21:10:19
Citar
ISO alto aceitável e com a velocidade mínima para não borrar as fotos. Se ficar um pouco subexposta clareia esse "um pouco" no photoshop.
uma vez um amigo meu me disse que o fotógrafo tem que ter o minimo de trabalho no photoshop, eu até concordo mas teve momentos que aumentei a velocidade e disse: "depois eu arrumo no photoshop"

Citar
As vezes deixar meio borrado faz parte da leitura que se faz da imagem, mas tem que ser escolha sua, não da câmera.
Realmente alex eu deveria ter visto suas fotos antes de ter feito essa peça, mas naum tive tempo de pesquisar antes, mas valeu pelos toques e dicas levarei para o resto da vida!

Citar
Nas vezes que fotografei shows eu usei o Tripé e deixei no modo P devido às mudanças de iluminação. ISO 1600 é necessário mesmo.
OK!! dá proxima vez levarei um tripé também na verdade senti falta mas só lembrei quando já estav em ação!!!
 
David M. Ribeiro
Brasília-DF
 
Canon30d
lentes 18-55mm, 24-70mm, 70-200mm

Nikon D700
  lentes 24-70mm, 70-200mm
www.davidribeiro.com.br Flickr


Daniel Magalhães

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
    • http://
Resposta #12 Online: 24 de Dezembro de 2006, 00:48:23
Tive uma esperiencia semelhante quarta-feira passada onde fou fotografar uma apresentação de dança. Usei uma 70-200 2.8 com VR, ISO 800 mas a velcidade variou de 1/30 a 1/60. Muitas fotos tiveram alguns borrados por causa dos movimentos (normal) mais em outras notei um pequeno desfoque no rosto dos dançarinos (estou desconfiando do "correção" do VR ter prejudicado).
Alguem teria algum toque importante para se usar o VR? Que software eu poderia usar para corrigir ou melhorar esse desfoque no rosto dos dançarinos?
Daniel Magalhães
             engdom@gmail.com


Rodrigo Gil

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #13 Online: 09 de Janeiro de 2007, 12:42:52
Citar
Tenho uma Rebel Xt e uma Fujifilm 5100, tive de fazer umas fotos de um bale teatral...mas nãoi foi possivel pois num sei muito dessa area..alguem por favor pode me ajudar....qual configuração usar....????
Olá, pessoa !!
Vou entrar no assunto de teatro. Uma vez fotografei o show do Barão Vermelho em POA. As fotos ficaram horríveis, pois utilizei na ocasião uma lente escura 4.0-5.6 e ISO 800, os rostos dos cantores ficaram superexpostos...Lembro que utlizei este ISO e velocidade 1/30 e abertura 5.6 ou 4.0, conforme a distância...se tivesse utilizado ISO 800 e vel 1/60 abertura 3.5, que hoje tenho como fazer pois comprei uma D50, ficariam melhores ? tem algum mecete, além dos expostos aqui ? na D50 o WB fica ao Auto ou outro modo ?
Abraços.
Rodrigo Gil
Sapucaia do Sul/RS
Nikon D50
Lentes 18-55 e 18-135
Flash SB800 e SB600
Olympus X775
http://www.flickr.com/photos/rodrigogil


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #14 Online: 09 de Janeiro de 2007, 13:12:31
Citar
Tive uma esperiencia semelhante quarta-feira passada onde fou fotografar uma apresentação de dança. Usei uma 70-200 2.8 com VR, ISO 800 mas a velcidade variou de 1/30 a 1/60. Muitas fotos tiveram alguns borrados por causa dos movimentos (normal) mais em outras notei um pequeno desfoque no rosto dos dançarinos (estou desconfiando do "correção" do VR ter prejudicado).
Alguem teria algum toque importante para se usar o VR? Que software eu poderia usar para corrigir ou melhorar esse desfoque no rosto dos dançarinos?
Daniel, com um sem VR 1/60 é muito pouco para dança... Não se que câmera você usou, mas era muito melhor ter usado iso 1600 e aumentado a velocidade para 1/125. ;)