Autor Tópico: As regras de fotografia devem ser seguidas para uma boa foto?  (Lida 4964 vezes)

Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #15 Online: 11 de Setembro de 2015, 10:11:07
cfcsosa.. essa não é uma boa foto. :no:
É média, na melhor das hipóteses. :shock:
Eu não sou profissional, então minha impressão é do que vejo e sinto ao ver a imagem.
Vejamos: temos um horizonte bem torto, tudo BRANCO, MUITOS elementos sem nada muito interessante, a modelo teve os pés DECEPADOS e tá com a mão toda torta (parece que quebrou o minguinho, coitada). A única coisa que agrada é esse sorrisinho despretensioso e meio debochado dela.
Mas essa é só a MINHA opinião.. que venham os contrapontos  :snack:
2x
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #16 Online: 11 de Setembro de 2015, 10:14:17
Claro que ficou. Essa moça antes de sair escolheu o chapéu que iria utilizar, a blusa, o short e o "sapato". Conserva uma perna bem alinhada e bonita e tenho certeza que o mesmo acontece com os pés. E convenhamos, só as "provocações" da Vogue (a revista faz uns cortes totalmente fora no habitual) pra ter um "propósito" pra cortar os pés das pessoas. Agora nós, mortais, tentem vender uma foto com um corte desse para uma agência, risada na cara do sujeito.
eu iria citar as belas pernas mas deixei pra la kkkk...brincadeiras a parte,concordo com tudo,foi o q pensei!
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 11 de Setembro de 2015, 10:45:32
Como muitos já disseram, tudo vai depender do seu objetivo.

Coisas como o que vc quer mostrar, que mensagem quer transmitir, o que ou como enfatizar. Isso é linguagem fotográfica. A pessoa que fica "cricando" com detalhes de regras estabelecidas como imagens escuras, claras, tortas, contrastadas ou de cores fortes esta totalmente bitolada na técnica ( e só em teoria ).

É preciso entender a necessidade de cada estilo de imagem em detrimento de sua intenção, mas claro, não podemos confundir um foto errada com uma foto com estilo.

Como exemplo vou tomar a liberdade do citar um membro aqui do Forum, a Priscila, que tem suas fotos abstratas, as vezes granulada, difusa, mas com um estilo e conteudo que não deixa dúvidas de sua intenção e técnica.

Não é a toa que existem muitas fotos erradas ( pelas regras ) mas que ganham premios, justamente prq a mensagem foi transmitida e o mais importante: a foto tem conteudo.

Agora tem um outro detalhe muito importante nessa história toda: Vc se preocupa em fazer uma foto incrível pra vc ou para os outros?

Ansel Adams já dizia: "- Não se deixe levar por nada a não ser suas próprias convicções!"


Perfeito! Você pegou o espírito da discussão... O objetivo não foi criticar a foto, mas o assunto em si que trago a debate.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #18 Online: 11 de Setembro de 2015, 15:40:26
Onde estão os pés da moça? Existem "regras" para fazer cortes de membros de forma que a foto fique agradável. Em retrato e moda isso é fundamental para, por exemplo, não parecer que o modelo realmente não tem parte de um membro.

Foleie as revistas de moda conceitual e perceba que dificilmente tais regras sao seguidas.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #19 Online: 11 de Setembro de 2015, 16:01:46
Regras sao ponto de partidas, usadas como orientacao para tomar uma direcao, inspiracao ou aprendizado. Esse eh o nome correto "ponto de partida" e nao regras.

Como estabelecer regras fixas para algo dinamico como "a qualidade de uma imagem"? Existem questoes individuais, subjetivas, momentaneas, historicas, publico, proposito, influencias, motivacao, inspiracao, entre inumeas outras coisas que tornam essa lista muito longa e que imposibilita que possa haver qualquer regra.

Nao existe boa imagem em absoluto. Uma umagem pode sempre ser vista por um lado ruim se a pessoa quiser buscar um aspecto ruim sobre ela. Nao importa o quanto tecnicamente ela impressione ou historica seja. Enquanto uma imagem que em geral seria vista como lixo, pode ser vista como obra de genio se colocada em um contexto que a favoreca.

Eu estudei arte em inumeros aspectos e nunca aprendi "regras".

Enquanto em algumas comunidades as pessoas dizem admirar minhas fotos de rua, em outras comunidades, inclusive dedicadas a fotografia de ruas, muitos julgam que eu nao posso participar com minhas fotos por julgarem que elas nao sao fotografia de rua, pq em maioria nao eh feita com grande angular. E de acordo com as "regras" foto de rua dificilmente eh boa quando nao feita com grande angular, e por isso nao consideram fotos de rua. E pregando essas regras como entendedores profundos do assunto "fotografia de rua", e ate entrando em conflito verbal quam as questionam, ainda tem legiao de pessoas que nao ve o quanto a profecia de regras eh patetica e seguem cegamente tal divindade.

Parecendo fanaticos religiosos tentando dar prova da propria fe e conhecimento sobre vida espirutual, quando mal sabem diferenciar vida espiritual da louvacao de uma dinvindade.


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 11 de Setembro de 2015, 17:01:16
só um comentário, que me coça a cabeça...não vamos achar que uma foto é maravilhosa só por ela estar com uma nitidez incrível...vamos parar e degusta-la...as vezes uma foto de uma modelo estonteante está toda errada, mas a beleza, da mulher ou da nitidez da imagem, desvia ou engana nossos olhos...tem um curso da BH Photo que assisti que vai deixar todos muito chatos na análise de fotos, assim que chegar em casa eu posto aqui...


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 11 de Setembro de 2015, 18:02:19
Tópico rendendo discussões interessantes, diferentes pontos de vista e o principal: Conhecimento! Parabéns a todos!


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 11 de Setembro de 2015, 18:02:34

só um comentário, que me coça a cabeça...não vamos achar que uma foto é maravilhosa só por ela estar com uma nitidez incrível...vamos parar e degusta-la...as vezes uma foto de uma modelo estonteante está toda errada, mas a beleza, da mulher ou da nitidez da imagem, desvia ou engana nossos olhos...tem um curso da BH Photo que assisti que vai deixar todos muito chatos na análise de fotos, assim que chegar em casa eu posto aqui...

Aguardo!


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 11 de Setembro de 2015, 20:58:25
Tá aqui o bichão...depois de verem inteiro....inteiro! Vão ficar bem chatinhos na análise de fotos

https://www.youtube.com/watch?v=OtcD84l9eUw
« Última modificação: 11 de Setembro de 2015, 20:59:02 por edugandolfe »


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #24 Online: 12 de Setembro de 2015, 12:36:14
CROIX, concordo contigo que a maior parte das artes busca, inclusive, a "desconstrução" de certas regras.
E que a fotografia, como expressão de arte, pode questionar os próprios padrões em busca de algo novo, singular.
Mas nos exemplos dados, no meu ponto de vista, isso não ocorreu.
A foto é ruim.. Por vários aspectos que já citei e por que visualmente não me agrada. Não sou ninguém pra julgar, não tô fazendo isso. Apenas passo a MINHA IMPRESSÃO. Mas já vi inúmeros trabalhos que desconsideram certas regras e mesmo assim são estonteantemente bonitos. E acho que no final das contas a gente busca 2 coisas na fotografia: DOCUMENTAR e ENCANTAR... A documentação é a imagem falando por si só.. Não precisa de enquadramento, luz e nada mais perfeito.. Basta clicar no momento certo, único, importante, etc... Agora o encantamento, esse sim vale a pena "usar as regras", ou ousar das regras - no caso da inovação artística que falei acima... Mas de qualquer forma, mesmo o artista que quebra os padrões faz isso ainda levando-os em consideração e entendendo que está transgredindo e não simplesmente ao acaso..


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #25 Online: 12 de Setembro de 2015, 12:44:26
« Última modificação: 12 de Setembro de 2015, 12:45:25 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #26 Online: 12 de Setembro de 2015, 12:47:10
A única regra que eu gosto na fotografia é aquela "é proibido proibir". Essa é uma ótima regra a ser seguida.

O resto é TOC. ;)

As vezes eu me pego com TOC e fico puto comigo mesmo. Igual quando eu volto dez vezes pra conferir se realmente tranquei a porta de casa.  :D
« Última modificação: 12 de Setembro de 2015, 12:48:32 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Hamilton Sousa

  • Trade Count: (10)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Social
Resposta #27 Online: 12 de Setembro de 2015, 13:06:55
As regras facilitam a vida do fotógrafo, mas fugir delas muitas  vezes tornam as imagens geniais.
« Última modificação: 12 de Setembro de 2015, 13:07:07 por Hamilton Sousa »
7d   /   sl1 /   18-50 2.8 sigma    / 7mm fisheye  vivitar  /  85mm f1.8 / 430ex ll


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 12 de Setembro de 2015, 23:18:31
Se você observar as demais fotos deste mesmo fotógrafo, perceberá que se trata de um estilo do próprio, então, sim, acho que foi proposital... É daí que vem a minha pergunta: Será que em um motivo artístico é tão errado assim cortar um pé ou estourar um céu? Vejo  o tempo todo fotos de pessoas aqui do fórum em P&B quando foram tiradas coloridas e depois retocadas até não querer mais no Lightroom... Será que isso é melhor que o cara assumir sua foto estourada em nome de um estilo artístico próprio?

Fica a pergunta! Vamos debater!
Se foi planejado, pensado.... vale tudo. As vezes agradar a minoria está dentro de uma proposta.
Lentes Antigas + Sony E-Mount


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #29 Online: 13 de Setembro de 2015, 05:43:17
A questao nao esta em seguir ou quebrar as regras.
Ambas atencoes e preocupacoes sao distracoes ao real contato e relacao do imaginario e expressao visual em si.

As regras ou a quebra delas nao deveriam ser vistas como um fim, proposito, preocupacao ou como regras. Caso contrario vc limita o que vc faz as regras ou a quebra delas. Isso eh somente valido se vc busca ser um mero criador tecnico de alguem criativo.

Primeiro vem a expressao e sua real apreciacao a imagem em si. E so apos essa relacao vc faz os pequenos ajustes para aperfeicoamento usando tais bases de orientacao que aqui chamam de regras.

A nao ser que a intencao seja justamente a apreciacao tecnica, relacao tecnica e criacao tecnica para resultados tecnicos, e nao expressivo, imaginativo, criativo e que nesse caso acaba dependendo de terceiros ou acaba reproduzindo meras imagens expressivamente vazias, sem voz, sem relacao direta com o imaginario, ou mera mimicas.

Pq em geral, a criacao tecnica sao mera copias de resultados pre estabelecidos, quando nao exaustivamente usado por outros tecnicos. Nao diferenciando entre ver a foto de um ou de outro. Afinal sao meros 1+1=2.

O que atrae muitos a tecnicidade eh justamente a previsibilidade de suas formulas matematicas exatas.
Essa questao da pre intencao talvez vala para o aspecto tecnico matematico pre formulado a ser seguido. Mas nao para o aspecto expressivo e criativo, que nao se apoia em previsibilidade ou "intencoes", mas meros arranjos de expressoes expontaneas que dao a relacao mais natural, sincera, honesta e procima a imagem e o imaginario contida nela.
« Última modificação: 13 de Setembro de 2015, 05:48:09 por C R O I X »