Autor Tópico: As regras de fotografia devem ser seguidas para uma boa foto?  (Lida 4965 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Online: 10 de Setembro de 2015, 15:44:15
Olá pessoal,


     Venho propor uma discussão que talvez já tenha sido feita neste fórum por mais de uma pessoa e várias vezes, mas sempre é bom debater e como iniciante, acredito que muitos de vocês no meu momento já se perguntaram sobre isso ou ainda se perguntam então vamos lá:


É necessário seguir todas as regras da fotografia (ou quase) para ter uma fotografia que arranque suspiros e vença prêmios (só uma forma de expressar) ou as regras podem ser quebradas em nome de uma bela fotografia?


Uma vez submeti uma fotografia e me disseram que eu havia estourado o céu, que a fotografia não era boa por isso... E umas duas semanas após me deparo com esta bela imagem:





Nicole Acosta by Jorge Quinteros, on Flickr


Como dizer que esta não é uma bela fotografia?


Aguardo seus comentários...  :ok:


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #1 Online: 10 de Setembro de 2015, 15:50:45
cfcsosa.. essa não é uma boa foto. :no:
É média, na melhor das hipóteses. :shock:
Eu não sou profissional, então minha impressão é do que vejo e sinto ao ver a imagem.
Vejamos: temos um horizonte bem torto, tudo BRANCO, MUITOS elementos sem nada muito interessante, a modelo teve os pés DECEPADOS e tá com a mão toda torta (parece que quebrou o minguinho, coitada). A única coisa que agrada é esse sorrisinho despretensioso e meio debochado dela.
Mas essa é só a MINHA opinião.. que venham os contrapontos  :snack:


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 10 de Setembro de 2015, 15:57:31

cfcsosa.. essa não é uma boa foto. :no:
É média, na melhor das hipóteses. :shock:
Eu não sou profissional, então minha impressão é do que vejo e sinto ao ver a imagem.
Vejamos: temos um horizonte bem torto, tudo BRANCO, MUITOS elementos sem nada muito interessante, a modelo teve os pés DECEPADOS e tá com a mão toda torta (parece que quebrou o minguinho, coitada). A única coisa que agrada é esse sorrisinho despretensioso e meio debochado dela.
Mas essa é só a MINHA opinião.. que venham os contrapontos  :snack:

Hahahahahahhaha! Boa! É o que disse, a foto tem várias falhas, mas pra mim é uma bela fotografia.


Em tempo: http://jorgeq.com


Várias com o pé cortado... O que diria desta?


« Última modificação: 10 de Setembro de 2015, 16:01:08 por cfcsosa »


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #3 Online: 10 de Setembro de 2015, 16:00:59
Minha opinião:

Primeiro aprender as regras, depois aprender a quebrar, Daniel Sam.

Ainda estou tentando aprender as regras... :no:


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 10 de Setembro de 2015, 16:47:12
Olá pessoal,


     Venho propor uma discussão que talvez já tenha sido feita neste fórum por mais de uma pessoa e várias vezes, mas sempre é bom debater e como iniciante, acredito que muitos de vocês no meu momento já se perguntaram sobre isso ou ainda se perguntam então vamos lá:


É necessário seguir todas as regras da fotografia (ou quase) para ter uma fotografia que arranque suspiros e vença prêmios (só uma forma de expressar) ou as regras podem ser quebradas em nome de uma bela fotografia?


Uma vez submeti uma fotografia e me disseram que eu havia estourado o céu, que a fotografia não era boa por isso... E umas duas semanas após me deparo com esta bela imagem:





Nicole Acosta by Jorge Quinteros, on Flickr


Como dizer que esta não é uma bela fotografia?


Aguardo seus comentários...  :ok:

Onde estão os pés da moça? Existem "regras" para fazer cortes de membros de forma que a foto fique agradável. Em retrato e moda isso é fundamental para, por exemplo, não parecer que o modelo realmente não tem parte de um membro.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 10 de Setembro de 2015, 16:48:27

Onde estão os pés da moça? Existem "regras" para fazer cortes de membros de forma que a foto fique agradável. Em retrato e moda isso é fundamental para, por exemplo, não parecer que o modelo realmente não tem parte de um membro.

A discussão é exatamente essa... A foto ficou ruim por isso?


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #6 Online: 10 de Setembro de 2015, 17:13:16


A discussão é exatamente essa... A foto ficou ruim por isso?

acho que avaliar se a foto ficou boa ou ruim depende do propósito dela... domínio da técnica e decidir qnd usar ou não as regras só ajuda em alcançar o resultado esperado e repetir esse resultado sempre que necessário ... se a foto for um registro de férias, passeio... está ótima, mesmo com corte nos pés, horizonte torto, etc.... se a proposta fosse capa de revista de moda ou turismo eu diria que está um lixo...
ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 10 de Setembro de 2015, 17:51:00
A discussão é exatamente essa... A foto ficou ruim por isso?

Claro que ficou. Essa moça antes de sair escolheu o chapéu que iria utilizar, a blusa, o short e o "sapato". Conserva uma perna bem alinhada e bonita e tenho certeza que o mesmo acontece com os pés. E convenhamos, só as "provocações" da Vogue (a revista faz uns cortes totalmente fora no habitual) pra ter um "propósito" pra cortar os pés das pessoas. Agora nós, mortais, tentem vender uma foto com um corte desse para uma agência, risada na cara do sujeito.


Intrepid

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 357
Resposta #8 Online: 10 de Setembro de 2015, 18:03:47
Hahahahahahhaha! Boa! É o que disse, a foto tem várias falhas, mas pra mim é uma bela fotografia.


Em tempo: http://jorgeq.com


Várias com o pé cortado... O que diria desta?




Céu estourado, objeto desinteressante e cortado, pedaço de cerca feio na esquerda, sem contexto, enquadramento ruim, muito espaço de céu (totalmente branco) acima.

Visitei o site e vi que o fotógrafo possui vários fotos boas, essas daí que vc postou são as mais fracas dele. Gostei do jeito que ele captura as pessoas em seu estilo de vida, mas não gostei que ele frequentemente estoura o céu e faz cortes em pés e mãos.

Mas voltando ao assunto: Um problema de fotógrafos (especialmente os iniciantes) é igual o "amor de mãe" com filho feio, sua foto (ou filho) pode ser feia o quanto for, mas aos seus olhos é linda.

Música também é assim. Por exemplo, não sei tocar piano, mas se me colocarem pra tocar, vai sair som, que pra mim pode até ser agradável, mas por não seguir as regras de uma música bem feita (harmonia, ritmo, etc) vai ser uma péssima música. Como disseram lá em cima, primeiro aprenda as regras para depois tentar quebrá-las.
« Última modificação: 10 de Setembro de 2015, 18:10:26 por Intrepid »


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 10 de Setembro de 2015, 19:28:24
São tantas variantes...depende do tema...e do momento....veja essas fotos...fiz no mesmo dia  com poucos minutos de diferença...

Obedecendo as regras:



Desobedecendo as regras:

Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 11 de Setembro de 2015, 00:30:06
A discussão é exatamente essa... A foto ficou ruim por isso?

O corte no pé, e o horizonte torto, o estouro foram planejados?
Se sim, a foto está ótima dentro de um contexto que só vc pode explicar e sentir.

Se não foi planejado sua fotografia não está boa...e apenas uma boa foto não faz um fotografo.

Antes de aprender fotografia eu não entendia o que era o premio de melhor fotografia no Oscar (filmes).

Agora eu não consigo assistir um filme ou seriado sem ver fotografia nas cenas, é até chato, pq fico pensando em distancia focal, distancia para objeto... lentes, desfoque, ângulos, distorção.
« Última modificação: 11 de Setembro de 2015, 00:35:07 por fuca66 »
Lentes Antigas + Sony E-Mount


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 11 de Setembro de 2015, 02:24:43

O corte no pé, e o horizonte torto, o estouro foram planejados?
Se sim, a foto está ótima dentro de um contexto que só vc pode explicar e sentir.

Se não foi planejado sua fotografia não está boa...e apenas uma boa foto não faz um fotografo.

Antes de aprender fotografia eu não entendia o que era o premio de melhor fotografia no Oscar (filmes).

Agora eu não consigo assistir um filme ou seriado sem ver fotografia nas cenas, é até chato, pq fico pensando em distancia focal, distancia para objeto... lentes, desfoque, ângulos, distorção.

Se você observar as demais fotos deste mesmo fotógrafo, perceberá que se trata de um estilo do próprio, então, sim, acho que foi proposital... É daí que vem a minha pergunta: Será que em um motivo artístico é tão errado assim cortar um pé ou estourar um céu? Vejo  o tempo todo fotos de pessoas aqui do fórum em P&B quando foram tiradas coloridas e depois retocadas até não querer mais no Lightroom... Será que isso é melhor que o cara assumir sua foto estourada em nome de um estilo artístico próprio?

Fica a pergunta! Vamos debater!


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 11 de Setembro de 2015, 09:02:42
Vou dar o meu pitaco: se gostou da foto e os pontos citados acima não te incomodaram, OK, é pessoal e não há nada de errado.

As regras de composição não são uma receita para criar imagens perfeitas... são apenas um direcionamento para tornar uma composição mais agradável, direcionar o olhar para pontos de interesse, etc...

Eu hoje humildemente sigo as regras e tento aprender cada vez mais... sinceramente acho que para "quebrar" as regras de forma consciente é necessário ao menos conhecê-las...

Abraços e boas fotos..

PS: Para o meu gosto a foto exemplo acima está bem ruim !! Talvez chame a atenção a modelo arrumada, os imponentes barcos ao fundo, etc... mas com uma exposição adequada do céu e iluminação da modelo - acredito que o resultado seria bem melhor, mas gosto é gosto!!
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 11 de Setembro de 2015, 10:02:05
Há algum tempo li uma matéria sobre fotografia, quando se abordava a regra dos terços como elemento de discussão. Minha surpresa foi ver que no Japão, como eles lêem da direita para a esquerda, a regra dos terços é obedecida porém levando em consideração que os olhos deles tendem a olhar a imagem também da direita para a esquerda, e neste caso quando a regra dos terços é obedecida, eles o fazem inconscientemente "entrando" na imagem pela direita.
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #14 Online: 11 de Setembro de 2015, 10:06:59
Como muitos já disseram, tudo vai depender do seu objetivo.

Coisas como o que vc quer mostrar, que mensagem quer transmitir, o que ou como enfatizar. Isso é linguagem fotográfica. A pessoa que fica "cricando" com detalhes de regras estabelecidas como imagens escuras, claras, tortas, contrastadas ou de cores fortes esta totalmente bitolada na técnica ( e só em teoria ).

É preciso entender a necessidade de cada estilo de imagem em detrimento de sua intenção, mas claro, não podemos confundir um foto errada com uma foto com estilo.

Como exemplo vou tomar a liberdade do citar um membro aqui do Forum, a Priscila, que tem suas fotos abstratas, as vezes granulada, difusa, mas com um estilo e conteudo que não deixa dúvidas de sua intenção e técnica.

Não é a toa que existem muitas fotos erradas ( pelas regras ) mas que ganham premios, justamente prq a mensagem foi transmitida e o mais importante: a foto tem conteudo.

Agora tem um outro detalhe muito importante nessa história toda: Vc se preocupa em fazer uma foto incrível pra vc ou para os outros?

Ansel Adams já dizia: "- Não se deixe levar por nada a não ser suas próprias convicções!"