Autor Tópico: Sombras no rosto em fotografia profissional  (Lida 7624 vezes)

jbmaruyama

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 183
  • Sexo: Masculino
  • É esse botão que aperta pra tirar foto?
Online: 10 de Setembro de 2015, 17:38:04
Então galera, sou novo no fórum, não sei se estou violando alguma regra, se for o caso, favor me xingarem os moderadores.

Comprei uma DSLR faz uns 3 meses, e tô quebrando a cabeça e tendo câimbra no indicador de tanto clicar. Tenho pesquisado muito, lendo muito, vendo muita foto. Uma das coisas que eu mais vi ênfase até hoje é a questão de luz e sombra no rosto dos modelos, e eu tô sentindo como amador o quão difícil é conseguir chegar a um resultado satisfatório, ainda mais que o único flash que possuo é o pop-up.

A minha dúvida veio após visitar alguns sites de fotógrafos com ensaios para casais, e um deles em particular tinha muitas, mas muitas fotos em que as sombras tomavam metade ou mais do rosto de pelo menos um dos modelos. Isso é algum tipo de tendência? O fotógrafo que foi descuidado, ou é falta de olho mesmo, não sei o que pensar, se o cara é profissional e cobra pelo trabalho, acredito que esse seja um ponto chave para a qualidade da foto.

Qual a opinião de vocês?


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #1 Online: 10 de Setembro de 2015, 18:21:50
Isso é tentar fazer fotojornalisticamente um trabalho que deveria ser artístico, ou seja, fazer o que qualquer um com uma câmera na mão faria. Não use isso como padrão ou inspiração. No YouTube vc encontra muitos videos a respeito de iluminação. O livro "A Prática da Fotografia Perfeita - Roberto Valenzuela" aborda várias questões de composição e umas boas dicas sobre iluminação externa natural para fotografar casais, recomendo. Não pegue qualquer fotógrafo como referência, veja o máximo de fotos que puder, conheça o trabalho da maior quantidade de fotógrafos possível.  Apenas com a observação você pode chegar num nível que pode perceber como foi feita a iluminação, se está boa ou ruim, etc.

Eu acredito que um profissional de verdade é aquele que consegue contornar qualquer situação adversa através da modificação ou criação da luz, e não apenas clicar o que está na sua frente.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 10 de Setembro de 2015, 18:42:08
Falando bem resumidamente, desde os primórdios da pintura, séculos e séculos atrás, bem antes da fotografia os pintores já pintavam sombras tentando uma maior dramaticidade e tridimensionalidade nos retratos. Até mesmo nas cavernas procure por "lascaux cave" já se encontraram as pinturas rupestres com sombras e tentando uma certa tridimensionalidade.

Conforme a pintura foi evoluindo, os movimentos artísticos ao longo dos séculos foram registrando essa evolução, passando das sombras à luz especular (reflexos), de maneira que essa questão é é bem antiga.

Depois que a fotografia chegou, e logo depois o cinema veio junto, ai a coisa se expandiu e tomou o formato de tudo isso que vemos hoje. Existem luzes classicas, e o grande barato do fotografo é ficar pensando, e tentando reproduzir, aquilo que o fotografo acha bacana.

Da uma pesquisada ai, em luz buterfly, reinbrandt, split light, short light (broad), e diversas outras que são as mais comuns por ai, ou talvez os colegas com mais paciência possam explicar melhor cada uma delas aqui!!!

Na internet: "Portrait Light"


Abs
« Última modificação: 10 de Setembro de 2015, 18:44:46 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 10 de Setembro de 2015, 18:53:11
Depende da direção da sombra!

A unica que acho feio é de cima para baixo, criando "olho de panda".
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #4 Online: 11 de Setembro de 2015, 01:55:10
A sombra não deve ser considerada inimiga. A sombra, assim como a luz, podem ser utilizadas para equilibrar a composição, tudo tem a ver com o que deseja fotografar e qual resultado deseja almejar.

Não dá para dizer que sombra no rosto é feio ou bonito, tudo depende, mas no geral, eu gosto mais de rostos sem sombra! :)
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


flaviogbi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #5 Online: 11 de Setembro de 2015, 05:31:51
Boa observação querido, essa e uma duvida que todos temos quando começamos a fotografar.
Não é uma tendencia, e um estilo diferente de fotografar. Use a sombra como sua amiga, assim como a luz do Sol.

A sombra ajuda a compor, fotos totalmente iluminadas tiram traços do rosto e sem falar que esta muito batido ne?

O bacana e sempre inovar, buscar formas diferente de fotografar. As sombras elas fazem sombras nas arquiteturas, criando outras formas geométricas. E no rosto a mesma coisa.

Eu uso bastante sombra, contra luz, luz nas minhas fotos. Da uma conferida: www.flavioalvarenga.com.br  8-)


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 11 de Setembro de 2015, 08:00:38

Sombra nos olhos


Sombra em um lado do rosto.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


jbmaruyama

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 183
  • Sexo: Masculino
  • É esse botão que aperta pra tirar foto?
Resposta #7 Online: 11 de Setembro de 2015, 08:11:33
Obrigado pelas dicas galera, o negócio é estudar e praticar, muuito!


jbmaruyama

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 183
  • Sexo: Masculino
  • É esse botão que aperta pra tirar foto?
Resposta #8 Online: 11 de Setembro de 2015, 08:14:03

Sombra nos olhos


Sombra em um lado do rosto.

Vangelismm, me perdoe a ignorância, essa sombra nos olhos é o que tu citou lá em cima, que não acha legal, é isso?


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #9 Online: 11 de Setembro de 2015, 08:37:55
eu tinha essa neura tb no comeco,de tanto que escutei!Sobre cortar a "tampa"da cabeca e tal tb..hj,depois de tanto ver o quao eh comum ja nw ligo tanto!!!Ahhh e essa foto do vangelismm acho que eh o tal olho de panda mesmo haha
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


FOCUS Magazine

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
    • FOCUS Magazine
Resposta #10 Online: 11 de Setembro de 2015, 09:11:35
Existem diversos estilos de fotografia diferentes, o importante é saber como atingir o objetivo. Se a ideia é mostrar bem o rosto do subject, sombras demais podem ser um erro. Se o objetivo for deixar uma sombra para dar um ar de fotografia antiga ou de mistério, luz demais será o erro.

Independente disso, existem alguns padrões sim na fotografia profissional de retratos e alguns princípios básicos. Em primeiro lugar, luz difusa geralmente é mais bem vinda justamente porque ela não gera sombras fortes no rosto, apenas clareia ele como um todo. Em segundo lugar, o ideal para fotografias de portrait é no mínimo 3 pontos de luz ("3 point illumination"). Existem diversos outros princípios e essa imagem retrata bem um exemplo clássico de fotografia de estúdio muito bem feita:



Essa composição contou com uso de diversos softboxes, a melhor maneira na minha opinião de obter uma iluminação adequada.

Já nessa outra imagem, o objetivo é dar um efeito antigo e isso é feito usando outros recursos de iluminação, dessa vez mais direta e menos difusa, usando vários flashes:



Tudo depende do objetivo final. O importante é saber usar a técnica correta.

Minha dica - utilize outras formas de iluminação ao invés do flash pop-up, tais como lâmpadas frias com uma folha de papel na frente. Isso ajuda a obter uma luz mais natural e com baixo custo.


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 11 de Setembro de 2015, 10:27:01

Da uma pesquisada ai, em luz buterfly, reinbrandt, split light, short light (broad), e diversas outras que são as mais comuns por ai, ou talvez os colegas com mais paciência possam explicar melhor cada uma delas aqui!!!
Abs
Obrigado pelas dicas Lindsay. Reambrandt é muito TOP em seus quadros, o segredo é justamente trabalhar a proporção luz / sombra.
Tem esses artigos interessantes aqui: Em resumo é criar um triangulo de luz em um dos lados do rosto, não mais largo do que os olhos e não maior que o nariz.
http://tabithamannstudio.blogspot.com.br/2012/03/studio-intro-experimenting-with-studio.html
http://brendasbtwphoto2.blogspot.com.br/

Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #12 Online: 11 de Setembro de 2015, 10:34:57
Vangelismm, me perdoe a ignorância, essa sombra nos olhos é o que tu citou lá em cima, que não acha legal, é isso?

Isso, essa está até clara.
Mas tem casos que deixam completamente escura, parece até óculos escuros.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #13 Online: 11 de Setembro de 2015, 13:28:40
A minha sugestao eh pensar menos em seguir "regras" e confiar mais no proprio olhar.

Tem gente que jogaria muitas fotos boas fora so pq se sente mais seguro em seguir um ditado de regra, esperando assim a maior aceitacao entre outros fotografos e nao fotografos que tambem pensam em lista de regras. E ao mesmo tempo salva mutas fotos precarias pq essas estao conforme a lista de "regras" de beleza fotografica.

A nao ser que vc fotografe para os outros e agradar esses outros, tudo bem (principalmente por questoes financeiras como servico de fotografia profissional). Mas se vc fotografa para voce e para o seu agrado, antes de pensar em regras, ditos e tendencias olhe a propria foto. Nao analise, nao julgue, apenas olhe.

Tem muita fotografo que fazem profundas analises e julgamentos das proprias fotos sem as ver. Olham regras, tecnicidade, entre outras coisas contida nas fotos, mas nao as fotos em si.

Se vc realmente fotografa para vc, vc logo se intediara com as conformidades e regras. Afinal todo mundo segue elas e acabam todos fazendo exatamente os mesmos cliches, a ponto de sentir que ver inumeros trabalhos de inumeros fotografos seguindo tais regras e cliche passar a ser como ver exatamente a mesma foto inumeras vezes.







Luiz_Henrique

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 182
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 11 de Setembro de 2015, 13:38:43
jbmaruyama

Sugiro que você acompanhe os posts do leonobox  :worship: .