Falando bem resumidamente, desde os primórdios da pintura, séculos e séculos atrás, bem antes da fotografia os pintores já pintavam sombras tentando uma maior dramaticidade e tridimensionalidade nos retratos. Até mesmo nas cavernas procure por "lascaux cave" já se encontraram as pinturas rupestres com sombras e tentando uma certa tridimensionalidade.
Conforme a pintura foi evoluindo, os movimentos artísticos ao longo dos séculos foram registrando essa evolução, passando das sombras à luz especular (reflexos), de maneira que essa questão é é bem antiga.
Depois que a fotografia chegou, e logo depois o cinema veio junto, ai a coisa se expandiu e tomou o formato de tudo isso que vemos hoje. Existem luzes classicas, e o grande barato do fotografo é ficar pensando, e tentando reproduzir, aquilo que o fotografo acha bacana.
Da uma pesquisada ai, em luz buterfly, reinbrandt, split light, short light (broad), e diversas outras que são as mais comuns por ai, ou talvez os colegas com mais paciência possam explicar melhor cada uma delas aqui!!!
Na internet: "Portrait Light"
Abs