Autor Tópico: Fungo na Mochila??  (Lida 4668 vezes)

Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #15 Online: 13 de Setembro de 2015, 18:24:15
Uso o Lysoform spray.

E quando estiver bem seco, coloco no sol, só para garantir... :D


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 13 de Setembro de 2015, 20:55:05
O Lysoform spray tem perfume. A dúvida é, ao aplicar na mochila, esse cheiro depois não fica impregnado no equipamento?

Comprei uma mochila como nova mas tem pinta de ter sido usada, e não quero correr riscos.
« Última modificação: 13 de Setembro de 2015, 20:55:29 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #17 Online: 13 de Setembro de 2015, 21:01:35
Amanha eu digo se o cheiro continua forte.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #18 Online: 13 de Setembro de 2015, 21:55:34
O Lysoform spray tem perfume. A dúvida é, ao aplicar na mochila, esse cheiro depois não fica impregnado no equipamento?

Comprei uma mochila como nova mas tem pinta de ter sido usada, e não quero correr riscos.


Só uso o liquido, da garrafa laranja. O Spray com cheiro de limão é brabo, muito doce.
« Última modificação: 13 de Setembro de 2015, 21:56:12 por AFShalders »


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 13 de Setembro de 2015, 22:34:02
Amanha eu digo se o cheiro continua forte.

 :ok: :ok:



Só uso o liquido, da garrafa laranja. O Spray com cheiro de limão é brabo, muito doce.

Pois é, esse mesmo que não quero no equipamento  :ponder:

O da garrafa não tem cheiro?
« Última modificação: 13 de Setembro de 2015, 22:35:02 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #20 Online: 13 de Setembro de 2015, 22:42:27
A garrafa tem com e sem cheiro, acho que chama de suave.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #21 Online: 14 de Setembro de 2015, 09:16:24
Acho que também da pra comprar o de litro e espalhar com um borrifador não ?



Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #22 Online: 14 de Setembro de 2015, 10:43:48
Existem várias versões de Lysoform.
Tem q tomar cuidado pq alguns servem apenas para limpar pisos e azulejos (esses contém substâncias que desbotam ou destroem fibras têxteis). Outros são desengordurantes (que não servem pra lavar tecidos).

Esses com base líquida eliminam bactérias e germes, mas se não forem secas por completo após a lavagem, não evitam o aparecimento de novos fungos.
Os sprays (que são bem mais caros), evapora rápido e não tem tantos problemas. Tem cheiro de limão, mas depois o cheiro some. Produtos desse tipo e totalmente inodoros, desconheço.


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #23 Online: 14 de Setembro de 2015, 11:48:35
Como assim não é recomendável usar essas bolsas para guardar o equipamento? Os meus eu deixo dentro das bolsas e entupo elas de silica!

É errado fazer isso?
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #24 Online: 14 de Setembro de 2015, 12:09:27
O recomendado é o da garrafa laranja como o AFSahlders comentou...

Não é recomendado diluir se não me engano... mas cara, 1L dá pra usar muito!! não é pra deixar de molho a mochila não..

Dá pra limpar molhando uma buchinha de pia e passando na mochila.



http://www.bombril.com.br/produtos/detalhes/desinfetante-lysoform-bruto-e-suave-odor

Vinagre é um quebra galho quando não se tem produto adequado.. o Lysoform se não me engano mata os esporos dos fungos (fazendo uma analogia, como se fosse os "ovos" dos fungos), então isso evita que volte com o tempo..


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #25 Online: 15 de Setembro de 2015, 12:33:15
Como assim não é recomendável usar essas bolsas para guardar o equipamento? Os meus eu deixo dentro das bolsas e entupo elas de silica!

É errado fazer isso?

Bolsas não deixam a iluminação entrar. Retirar apenas a umidade não evita o aparecimento de certos fungos. Confinamento e ausência de luz tbm favorecem o aparecimento delas.

O pior é que a sílica vai retirando a umidade dentro da bolsa/mochila, mas ao mesmo tempo mais umidade passa facilmente pela parede do tecido. E baseado na físico-química, a sílica retira a umidade a uma certa taxa (lenta), mas se a entrada de umidade for maior, grande parte da umidade vai pro interior do equipamento, e dai não tem jeito: vai formar fungo com o tempo.

O ideal é uma caixa impermeável, transparente e que restrinja a entrada de ar o máximo possível. E claro, com desumidificador e higrômetro.



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #26 Online: 15 de Setembro de 2015, 13:12:10
Como assim não é recomendável usar essas bolsas para guardar o equipamento? Os meus eu deixo dentro das bolsas e entupo elas de silica!

É errado fazer isso?

Tem um tópico imenso aqui sobre isso

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=18592.0


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #27 Online: 15 de Setembro de 2015, 14:10:14
O cheiro na mochila está praticamente zero, só encostando o nariz para sentir.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 15 de Setembro de 2015, 14:24:07
O cheiro na mochila está praticamente zero, só encostando o nariz para sentir.

Ótimo :)

Valeu pelo retorno  :ok:
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #29 Online: 15 de Setembro de 2015, 17:29:43
Bolsas não deixam a iluminação entrar...

O ideal é uma caixa impermeável, transparente e que restrinja a entrada de ar o máximo possível. E claro, com desumidificador e higrômetro.

Pois é, eu até postei uma curiosidade lá naquele tópico enorme, a galera faz a caixa toda transparente para entrar luz e tudo mais, tem o mior cuidado com esse detalhe, chega até botar luz dentro da caixa, e guarda as lentes todas com tampa... Ai ai...


Bom galera, voltando a mochila, o tal do Lysorform é fera mesmo, a mochila está higienizada, limpinha, livre de fungos e outros animais, e principalmente, pronta para ir para os classificados...

 :D :D
« Última modificação: 15 de Setembro de 2015, 17:30:23 por Roberto Dellano »