Autor Tópico: Duvida nova câmera: Nikon x Canon? Autofoco é um problema?  (Lida 4922 vezes)

BrunoMarchi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Online: 13 de Setembro de 2015, 14:55:06
Olá gente, como estão?
Gosto muito de fotografia e gostaria de ingressar de vez nessa área (tanto como hobby quanto para, possivelmente, trabalhos).

Passei um tempo com uma Sony DSC-H300 (que me foi muito útil, mas há limitações do obturador e diafragma, que me impossibilidade de fazer fotos, por exemplo, com um desfoque legal).
Estava pesquisando e pensei em até adquirir uma usada, achei no site Paixão Câmeras uma Nikon D3100 (1200 cliques) por 1250 reais e uma Nikon D5100 (2600 cliques) por 1689 reais.

Uma T5i está, em média, 2500 reais pra acima, chegando até 3 mil em lojas do tipo Casas Bahia, Magazine Luiza e outros, o que já seria uma diferença gritante entre as "Nikons" citadas
As T3i que acho também são caras, maioria está 2000 reais ou mais (no mercado livre).

O meu "medo" de pegar a Nikon é sobre o motor de autofoco que eu sei que em ambas que foram citadas ele não está incluso no próprio corpo, então terei que comprar lentes um pouco mais caras (e perder algumas lentes baratas e boas devido a não ter o autofoco).

O que vocês me recomendariam? Se recomendasse a Nikon, quais das duas acimas vocês recomendariam (ambas vem com lente do kit)?

Um abraço!
Sou novo aqui no fórum, desculpe se não for a área mais adequada, mas foi a que eu achei mais interagir com o tema.


Att.
« Última modificação: 13 de Setembro de 2015, 15:19:50 por BrunoMarchi »


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #1 Online: 13 de Setembro de 2015, 16:21:44
Não faz diferença nenhuma! No caso da Nikon é só comprar lentes com motor de AF!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #2 Online: 13 de Setembro de 2015, 16:44:39

Não faz diferença nenhuma! No caso da Nikon é só comprar lentes com motor de AF!

X2
D600 - E-M10


BrunoMarchi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #3 Online: 13 de Setembro de 2015, 17:22:17
Não faz diferença nenhuma! No caso da Nikon é só comprar lentes com motor de AF!
X2
Entre as câmeras (D3100, D5100, T3i) não há muito diferença, então?
Então a Nikon D3100 supriria as minhas as necessidades?

Sobre as lentes com motor AF, são extremamente mais caras?


Obrigado gente :3


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 13 de Setembro de 2015, 18:21:55
Voce tem que usar as lentes certas nas cameras certas. Não é que a camera nao sirva ou que voce tenha que gastar mais por comprar lentes com motor de foco, envolve mais que isso. Uma lente AF com foco manual é mais barata que uma AF-S por causa da tecnologia que ela tem. Se um dia voce puder ter a chance de comparar a velocidade, imagem e foco de uma 50mm 1.8 AF em comparacao a uma 50mm 1.8 AF-S voce logo sabera porque uma é 2x mais cara que a outra.

Aí vem a questao, "ah mas a 50mm 1.8 da Canon é mais barata que a da Nikon" Se voce pegar as duas na mao voce vai ver a diferença GRITANTE de qualidade entre as duas. A 18-55 da Nikon ja vem com motor de foco ultrassonico desde o lancamento, as da Canon so agora apareceram com esse recurso.

Se quiser investir em Nikon vai pagar um pouco a mais pela qualidade de construcao da lente, mas tudo com preço justo.

Qualquer das duas escolhas será boa, uma DSLR é superior a uma bridge, que no caso é a que voce tinha.


BrunoMarchi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #5 Online: 13 de Setembro de 2015, 22:56:04
Voce tem que usar as lentes certas nas cameras certas. Não é que a camera nao sirva ou que voce tenha que gastar mais por comprar lentes com motor de foco, envolve mais que isso. Uma lente AF com foco manual é mais barata que uma AF-S por causa da tecnologia que ela tem. Se um dia voce puder ter a chance de comparar a velocidade, imagem e foco de uma 50mm 1.8 AF em comparacao a uma 50mm 1.8 AF-S voce logo sabera porque uma é 2x mais cara que a outra.

Aí vem a questao, "ah mas a 50mm 1.8 da Canon é mais barata que a da Nikon" Se voce pegar as duas na mao voce vai ver a diferença GRITANTE de qualidade entre as duas. A 18-55 da Nikon ja vem com motor de foco ultrassonico desde o lancamento, as da Canon so agora apareceram com esse recurso.

Se quiser investir em Nikon vai pagar um pouco a mais pela qualidade de construcao da lente, mas tudo com preço justo.

Qualquer das duas escolhas será boa, uma DSLR é superior a uma bridge, que no caso é a que voce tinha.

Hmm, acho que entendi!
Envolve muito mais do que apenas o motor de autofoco. Mas a qualidade em si é superior, é isso?
A comparação que você fez entre as 50mm de ambas as marcas, não é apenas o motor de autofoco que faz uma ser 2x mais cara que a outra, mas a qualidade também.
Entendi?



RenatoKW

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 632
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 13 de Setembro de 2015, 23:17:44
A qualidade no caso da 50mm sim, a da nikon é disparadamente melhor. Mas não se baseie só nas 50mm. A pergunta que você fez é realmente dificil de responder porque tem muitas variáveis, mas tenho certeza que qualquer marca que escolher será muito bem escolhida. Veja sua prioridades na fotografia, o que irá fotografar, qual a distância focal mais usada, e a partir daí compare as lentes, seus respectivos preços,etc. Outro detalhe, eu sinceramente acho a 50mm fechada demais nessas câmeras, acho que só serve para fotos em estúdio. A 35mm 1.8 é a melhor pedida. As lente novas da nikon tem motor de foco em sua grande maioria, então motor no corpo da camera não é item a ser discutido na minha opinião. Abraços


BrunoMarchi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #7 Online: 13 de Setembro de 2015, 23:51:43
A qualidade no caso da 50mm sim, a da nikon é disparadamente melhor. Mas não se baseie só nas 50mm. A pergunta que você fez é realmente dificil de responder porque tem muitas variáveis, mas tenho certeza que qualquer marca que escolher será muito bem escolhida. Veja sua prioridades na fotografia, o que irá fotografar, qual a distância focal mais usada, e a partir daí compare as lentes, seus respectivos preços,etc. Outro detalhe, eu sinceramente acho a 50mm fechada demais nessas câmeras, acho que só serve para fotos em estúdio. A 35mm 1.8 é a melhor pedida. As lente novas da nikon tem motor de foco em sua grande maioria, então motor no corpo da camera não é item a ser discutido na minha opinião. Abraços

E entre a D3100 ou D5100, haveria muita diferença? Uma custando 430 a mais que a outra, vale a pena pegar a mais carinha?


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 13 de Setembro de 2015, 23:55:02
Vale, porque a D5100 tem mais "aditivos"; tem visor LCD rebativel, menus mais completos e tem o tamanho maior e 2 megapixels a mais.


BrunoMarchi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #9 Online: 14 de Setembro de 2015, 00:04:10
Vale, porque a D5100 tem mais "aditivos"; tem visor LCD rebativel, menus mais completos e tem o tamanho maior e 2 megapixels a mais.



Obrigado gente!! Acho que as duvidas eram essas.
Mas se quiserem contribuir mais (com discussões e etc) a respeito do assunto, seria ótimo!


RenatoKW

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 632
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 14 de Setembro de 2015, 14:22:50
E entre a D3100 ou D5100, haveria muita diferença? Uma custando 430 a mais que a outra, vale a pena pegar a mais carinha?

Para mim a diferença entre as duas é só o visor da d5100, que é boa para quem quiser fazer vídeos, pois é articulado. Deve ter opções extras no menu, mas qualidade de imagem, que realmente é o que importa para fotografia, é idêntica.

Aí é opção pessoal...se vale pagar os 430 reais a mais.


BrunoMarchi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #11 Online: 14 de Setembro de 2015, 19:31:45
Para mim a diferença entre as duas é só o visor da d5100, que é boa para quem quiser fazer vídeos, pois é articulado. Deve ter opções extras no menu, mas qualidade de imagem, que realmente é o que importa para fotografia, é idêntica.

Aí é opção pessoal...se vale pagar os 430 reais a mais.

E os 2mp a mais?


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino


RenatoKW

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 632
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 14 de Setembro de 2015, 22:33:54
E os 2mp a mais?

Mp é só pra saber o tamanho máximo que a foto pode alcançar.


BrunoMarchi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #14 Online: 14 de Setembro de 2015, 23:12:50
Ai gente, agora fiquei mais confuso.