Autor Tópico: [ A J U D A ] Lightroom e a organização de catálogos e coleções  (Lida 4997 vezes)

C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #15 Online: 16 de Setembro de 2015, 12:51:21
"Acho" que você pode copiar o arquivo do catálogo (Lightroom Catalog.lrcat) e opctionalmente os previews (Lightroom Catalog Previews.lrdata), abrir as cópias e deletar as fotos (sem apagar os RAWs !!!!).
Como é um achismo, melhor esperar que alguém mais versado responda antes de mais nada, ok?  :ok:

Dando um passo para trás, este video fala sobre otimização de performance do Lightroom 5. É muito bom e didático, mas é em Inglês: https://www.youtube.com/watch?v=YjUtKAmJ_9c

Isso não funciona... só vai esculhambar as coisas.

Mas alguém tem mais alguma ideia de como dividir este catálogo já existente em outros pequenos catálogos, mantendo todo o tratamento das imagens? Perder o tratamento na mudança de catálogo seria uma tragédia! rs

Padilha, pra manter o tratamento das imagens tu tem que selecionar todas elas em modo biblioteca e depois clicar com o direito em "salvar metadados". Se tu nunca fez isso, vai levar um tempo....

Depois tu pode criar os catálogo que quiser e importar pra dentro deles as imagens, que o tratamento vem junto.

« Última modificação: 16 de Setembro de 2015, 12:52:04 por C. Ferrari »


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #16 Online: 16 de Setembro de 2015, 13:13:45
Dicas anotadas!

Vou fazer isso até o final de semana e ver o que acontece.


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #17 Online: 16 de Outubro de 2015, 08:59:00
Pessoal, volto aqui para pra dizer que consegui mover as coleções com tudo o que tem direito nas imagens (ajustes, filtros, classificação, bandeiras etc).

Como eu comentei no início do tópico, meu catálogo estava com cerca de 40 mil fotos, divididas em cerca de 20 coleções. Criei quatro novos catálogos e movi as coleções, dividindo por tipo de evento e período (semestre/ano). Continuarei com essa organização daqui pra frente (tipo de evento / semestre / ano).

Resultado: LR muito mais fluido, catálogos mais leves, carregamento mais rápido.

E o melhor: não perdi nada do que já havia feito nas imagens.

Segui o passo a passo descrito no link enviado pelo guizaunzin.

Não consegui ver direito, mas será que isso te ajuda?

https://fstoppers.com/post-production/quick-lightroom-tip-moving-photos-between-catalogs-3278

Obrigado a todos pela colaboração neste tópico.  :ok:


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 19 de Outubro de 2015, 22:51:34
Eu formatei meu pc para fazer upgrade pro WIN10 perdi meus catálogos, e pior perdi meus presets que levei muito tempo para montar a meu gosto..... leio esse tópico e fico chorando.
Lentes Antigas + Sony E-Mount


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 20 de Outubro de 2015, 01:08:56
Sempre faço Backup do meu catalogo quando faço alterações em massa nele, felizmente nunca precisei restaurar um, então pergunto, o BKP salva presets ou apenas configurações da fotos do catalogo? Fiquei na dúvida depois que o colega exclamou ali acima.

Até penso em instalar esse Win10, mas só de pensar que levo uma semana configurando o computador, instalando PS, Illustrator, Corel, Lr, Vegas...eu vou ficando com o Seven mesmo...hehe
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.787
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #20 Online: 20 de Outubro de 2015, 08:58:39
Sempre faço Backup do meu catalogo quando faço alterações em massa nele, felizmente nunca precisei restaurar um, então pergunto, o BKP salva presets ou apenas configurações da fotos do catalogo? Fiquei na dúvida depois que o colega exclamou ali acima.

Até penso em instalar esse Win10, mas só de pensar que levo uma semana configurando o computador, instalando PS, Illustrator, Corel, Lr, Vegas...eu vou ficando com o Seven mesmo...hehe

Atualizei por cima do 7 e do 8 , e não perdi nada.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 21 de Outubro de 2015, 22:39:45
Qdo eu atualizei do 7 para 8 não perdi nada, mas meu pc ficou uma porcaria por aproveitar a instalação anterior. Resolvi fazer da maneira antiga, e começar do zero, pq inclusive eu estava instalando um HD SSD, e o recomendável é começar do zero...
Lentes Antigas + Sony E-Mount


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.787
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #22 Online: 21 de Outubro de 2015, 23:05:21
Com o w10 não vi problemas, ficou até mais em relação ao 8.
O outro é notebook que uso como backup não sei dizer como ficou porque uso pouco.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs