Autor Tópico: Canon T5i, T6(i/s), 70d ou Nikon D5500??  (Lida 4098 vezes)

emayer

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 16 de Setembro de 2015, 09:45:35
Olá amigos!
Antes de mais nada, fiz algumas buscas e as respostas não me deixaram satisfeito por completo, dessa forma venho criar uma pergunta que talvez já seja chata, porém ficaria muito feliz de ser auxiliado!

Estou cursando Produção Audiovisual focado claro em vídeo porém, inclusive no curso, tratamos muito com fotografias.
Estou atrás de uma câmera e posso dizer que meu orçamento é um tanto quanto flexível, digamos que tenho até R$3500,00 para gastar, porém se nada até este valor for satisfatoriamente atendido, posso despender de mais algum valor (com pouco mais de sofrimento pois terei de fazer algum tipo de empréstimo).

As câmeras que mais me agradaram (umas mais que outras) são as do título, segue algumas considerações que fiz:

*T5i - Câmera relativamente ultrapassada (2013), seu autofoco é limitado (quando seu uso se faz necessário de alguma forma). As vantagens são o uso do MagicLantern que dá uma boa sobrevida a câmera, valor dela que é de R$ 3200,00 com lente 18-135 (a lente em si com essa distância também é uma vantagem).

*T6(i/s) - As duas até aonde vi são basicamente iguais, o que muda praticamente é o valor, a lente (uma vem com a 18-55 e a outra com a 18-135). Esta já é uma câmera mais nova, fator que me agrada pois já tem uma vantagem tecnológica e de qualidade em relação a T5i. O valor delas se encontra entre R$4100,00 a R$5000,00 dependendo da lente escolhida.

*70D - O "suprassumo" de quem fala em autofoco a "baixo" custo. É uma câmera com uma qualidade bem maior do que as já ditas em relação a filmagem e facilidade no manuseio, porém seu valor é um pouco salgado para mim, de R$4800,00 com lente 18-55 a R$5600,00 com lente 18-135. Outra coisa que me chama a atenção (negativamente) é que assim como a T5i também é relativamente ultrapassada.

*Nikon D5500 - Da concorrente Nikon, o que mais me chama atenção são dois fatores: 1080p60 (imagens em câmera lenta, mais fluídas...) e o fato de ser uma câmera lançada em 2015. Porém não vejo ninguém recomendando Nikon para vídeo, o que já me deixa com um pé atrás. Seu autofoco é tenebroso (aquele barulho pode incomodar em algum momento).

Minha principal "escolha" é a T5i pelo valor e custo x beneficio que acredito ter, a Nikon D5500 vem em seguida, apesar do fato de nunca ser recomendada para vídeo. As T6 me agradam "pero no mucho" pois me parecem apenas um upgrade não tão vantajoso em relação a T5i, e por fim a 70D, porém o valor dela é o que não me agrada.

Sem mais rodeios (senão nunca paro de falar), levando em consideração que farei fotos também (então uma lente maior pode ser vantajosa) porém o foco principal é vídeo, qual destas me recomendariam para não pensar em trocar logo o equipamento sem correr o risco de me frustrar na escolha?

MUITO obrigado desde já pelas respostas!


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #1 Online: 16 de Setembro de 2015, 11:19:03
pega uma 70d usada... melhor pra vídeo e um nível acima das outras que vc citou e dentro do orçamento
ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 16 de Setembro de 2015, 11:43:27
Vai precisar de AF ou poderá fazer manualmente?
Se for fazer manualmente, com esse valor você pode pegar uma 6D e usar lentes manuais antigas com adaptador.
A vantage do FF pra video é que dá aquele ar de cinema, com DOF curtíssimo em lentes normais e Wides, sem precisar de teles e podendo ficar perto das pessoas.
Pra vídeo tem as famosas Panasonic GH da vida, que pelo que a maioria fala, estão um nível acima no quesito filmagem e também é possível usar lentes antigas/manuais.
Porém nesse caso você não terá o efeito do desfoque tão evidente quanto no FF estando na mesma distância dos modelos e usando lentes com DF equivalentes.
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 16 de Setembro de 2015, 18:56:36
Ja vi que voce fez analises baseadas em uma rapida leitura em algum site;

A t5i nao é uma camera ultrapassada, no meio fotografico nao existe isso a curto prazo, a T3i que é muito mais antiga ainda é uma excelente camera, quem dira a T5i.

A D5500 é feita pra funcionar com lentes AF-S e todas AF-S da Nikon tem motor de foco silencioso entao ela nao vai fazer o barulho "tenebroso" pelo contrario, se voce nao por uma lente USM que são mais caras na Canon ela vai fazer um barulho de serra eletrica durante as filmagens, mas um bom videomaker foca mesmo é com a mao e nao com o autofoco da lente.

O fato dela filmar a 60p ajuda mas nao quer dizer que os filmes serao melhores ou piores com ela, a unica diferenca entre filmar com uma Nikon ou Canon e que na Nikon usando lentes normais, voce nao podera ajustar a abertura do diafragma durante a filmagem, fora isso, é tudo a mesma coisa.

dessas todas a que possou recursos que aliam fotos a filmagem é a 70D, acima disso só a 6D, que ja é mais cara.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #4 Online: 16 de Setembro de 2015, 19:46:51
O simples fato de querer uma máquina para fotografar e filmar já lhe gabarita para ir de Canon.

A escolha mais sensata é ir de T3i pois é o mesmo sensor da T5i mas encontra-se algumas excelentes por pouco mais de mil reais.

Se quisesse arriscar eu iria de T6i pois o que muda nessa máquina é o novo sensor de 24MP da Canon que rendeu bons elogios na mídia especializada.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


gsilvax

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 20 de Setembro de 2015, 22:05:13
Olha....estou iniciando nas dslr, e pesquisei mt tbm e até testei uma d800 uma t5i uma 7200e uma d5500, são perfeitas, decidi e comprei a d5500 com a lente 18-55mm vr ii, ela tem motor de foco silencioso na lente, da pra mexer na iso, abertura etc...enquanto grava, eu nem uso pra gravar mas se precisar ela quebra um galho, a imagem é perfeita pra uma dslr de "entrada"... Paguei 2870 com a lente 18-55mm, zerada...no mercado livre, então por experiência própria indicaria a d5500...MAS vou avisando, as lentes são caras (mais caras q as da Canon), o que as dslr da Nikon não tem no corpo elas compensam nas lentes, o auto foco da t5i é ótimo tbm, acho q vc poderia pegar ela, tem foco automático no corpo, não é "ultrapassada" ( n é pq lançaram novos modelos q elas se tornam inúteis ou ultrapassadas, toda câmera tem seu valor, pros e contras), as lentes são mais baratas para futuros upgrades e a qualidade n é mt diferente das Nikon (duvido alguém dizer em um vídeo q foi gravado com Nikon ou Canon kk) e mts falam q Canon é melhor pra filmagem....isso n sei mas são mt boas .
D5500 /AF-S DX NIKKOR 18-55mm f/3.5-5.6G VR II