Autor Tópico: Curso  (Lida 1880 vezes)

xmaarkx

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 200
  • Sexo: Masculino
  • "Os homens inventam o ideal para negar o real."
Online: 16 de Setembro de 2015, 14:09:31
Boa tarde,
De ante mão, já peço desculpas caso já tenha algo relacionado ao assunto.
Comecei há alguns poucos meses com a fotografia analógica, pretendo me aprofundar um pouco mais no assunto, mas não a nível profissional. Gostaria de saber alguns cursos que eu possa fazer com enfase na fotografia analógica, realmente não tenho interesse em digitais, quero apenas me aperfeiçoar mais para obter melhores resultados.
Desde já, valeu  :D
Canon AV-1 - 50mm 1:1.8
Olympus Pen EES-2
Yashika Minister D


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #1 Online: 16 de Setembro de 2015, 20:10:38
para obter melhores resultados o aprendizado é praticamente o mesmo tanto para fotografia digital quanto pra analógica, boas lentes, enquadramento, iluminação, livros, etc.... só muda mesmo a forma como a câmera registra a imagem, pra analógica precisa estudar um pouco mais de fotometria (sistemas de zonas, sunny 16....), e as características do filme pra decidir qual fica melhor com seu estilo( iso, grão, contraste, saturação).... quanto a revelação do negativo, muitos lugares revelam o filme colorido, já o preto e branco alguns poucos lugares fazem....  ainda deve existir cursos que tenham prática de revelação, mas são cada dia mais raros, o caminho mais prático tem sido os tutoriais de revelação no youtube ou em sites como queimando filme e afins....
ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


xmaarkx

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 200
  • Sexo: Masculino
  • "Os homens inventam o ideal para negar o real."
Resposta #2 Online: 17 de Setembro de 2015, 07:51:24
para obter melhores resultados o aprendizado é praticamente o mesmo tanto para fotografia digital quanto pra analógica, boas lentes, enquadramento, iluminação, livros, etc.... só muda mesmo a forma como a câmera registra a imagem, pra analógica precisa estudar um pouco mais de fotometria (sistemas de zonas, sunny 16....), e as características do filme pra decidir qual fica melhor com seu estilo( iso, grão, contraste, saturação).... quanto a revelação do negativo, muitos lugares revelam o filme colorido, já o preto e branco alguns poucos lugares fazem....  ainda deve existir cursos que tenham prática de revelação, mas são cada dia mais raros, o caminho mais prático tem sido os tutoriais de revelação no youtube ou em sites como queimando filme e afins....

É cara, é isso que estou fazendo, vendo alguns tutoriais pela internet e "me jogando", fotografando bastante e sempre anoto quais aberturas e velocidades eu uso em cada foto.
Falei do curso apenas pra aprimorar isso cara.
Canon AV-1 - 50mm 1:1.8
Olympus Pen EES-2
Yashika Minister D


Marcelguitar

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 527
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 17 de Setembro de 2015, 09:46:49
Tudo bem?
Estou fotografando há menos de 1 ano, ainda estou no processo de aprendizado, o que ainda vai me levar um bom tempo aprendendo. Comecei com câmera digital, aprendi como expor, como mexer na velocidade, balanco de branco, aprendi a  usar as prioridades de abertura, de velocidade e etc...e lendo sobre os grandes fotógrafos, vendo as grandes fotografias de todos os tempos, indo em algumas exposições fotográficas, não deu outra, me apaixonei pela fotografia em PB de filme, me apaixonei pelos grãos. Então comecei o processo de pesquisar sobre câmeras analógicas, sobre filmes em PB, filmes coloridos, revelação... E há uns 4 meses atrás, por influência desse fórum e do fórum "Queimando Filme", comprei uma camera analógica totalmente mecânica, sem nada de eletronico, apenas sensibilidade ASA do Filme, velocidade e exposição... tentei fazer igual a você, ir atrás de cursos aqui em SP sobre fotografia analógica, como aprender a revelar os próprios filmes, mas não encontrei.. até as escolar tradicionais de fotografia já desativaram seus laboratórios .. uma pena isso. Estou no processo de aprendizado, quase não olho mais pra minha câmera digital, pois o mundo analógico é fascinante. Quero aprender a revelar meus próprios filmes em PB e a scanear em casa, mas pelo que pesquisei teremos de fazer isso olhando videos na internet e vendo tutoriais sobre o assunto. Por enquanto o pouco que aprendi foi sozinho, pesquisando, lendo sobre os grandes mestres... Abraço e boa sorte nessa apaixonante caminhada
Conheça um pouco das minhas fotos no meu Instagram pessoal:  https://www.instagram.com/marcelmendescarvalho/

Perfil Profissional Instagram: https://www.instagram.com/marcelmendes_fotografia/

Projeto Imigrantes e Casa do Povo https://500px.com/marcelguitar7


xmaarkx

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 200
  • Sexo: Masculino
  • "Os homens inventam o ideal para negar o real."
Resposta #4 Online: 17 de Setembro de 2015, 10:05:11
Tudo bem?
Estou fotografando há menos de 1 ano, ainda estou no processo de aprendizado, o que ainda vai me levar um bom tempo aprendendo. Comecei com câmera digital, aprendi como expor, como mexer na velocidade, balanco de branco, aprendi a  usar as prioridades de abertura, de velocidade e etc...e lendo sobre os grandes fotógrafos, vendo as grandes fotografias de todos os tempos, indo em algumas exposições fotográficas, não deu outra, me apaixonei pela fotografia em PB de filme, me apaixonei pelos grãos. Então comecei o processo de pesquisar sobre câmeras analógicas, sobre filmes em PB, filmes coloridos, revelação... E há uns 4 meses atrás, por influência desse fórum e do fórum "Queimando Filme", comprei uma camera analógica totalmente mecânica, sem nada de eletronico, apenas sensibilidade ASA do Filme, velocidade e exposição... tentei fazer igual a você, ir atrás de cursos aqui em SP sobre fotografia analógica, como aprender a revelar os próprios filmes, mas não encontrei.. até as escolar tradicionais de fotografia já desativaram seus laboratórios .. uma pena isso. Estou no processo de aprendizado, quase não olho mais pra minha câmera digital, pois o mundo analógico é fascinante. Quero aprender a revelar meus próprios filmes em PB e a scanear em casa, mas pelo que pesquisei teremos de fazer isso olhando videos na internet e vendo tutoriais sobre o assunto. Por enquanto o pouco que aprendi foi sozinho, pesquisando, lendo sobre os grandes mestres... Abraço e boa sorte nessa apaixonante caminhada

Eai cara, beleza sim e ai?
Poxa, concordo plenamente com tudo o que você falou. Estou aprendendo muito nesse fórum, e olho bastante também o blog "Queimando Filme", lá eles tem muitas dicas, tutoriais, podcasts, realmente aqui e lá são dois ótimos lugares para aprendizado.
Eu quero aprender mais, tirar mais fotografias até avançar para a parte de fazer minhas próprias revelações e scanners, mas pretendo também chegar até essa etapa. Estou focando também em câmeras totalmente mecânicas, acho que elas são muito mais didáticas e o aprendizado é maior. Como eu disse antes, eu tinha uma idéia de que ainda acharia esses cursos focados em analógicas, mas estou vendo que talvez não valha a pena ficar procurando, vou me arriscar mais e me aventurar pelos tutoriais da vida mesmo rs
Canon AV-1 - 50mm 1:1.8
Olympus Pen EES-2
Yashika Minister D


Marcellop

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
Resposta #5 Online: 17 de Setembro de 2015, 16:34:08
Boa Tarde ,
Acho que estudando por conta própria costuma dar bons resultados. Mas se quer mesmo fazer um curso de fotografia analógica , de uma olhada no site da Belas Artes , lá tem curso de Fotografia Analógica completo.
Deve estar tendo um curso agora , então tem que esperar a próxima turma. Eles dão o curso de acordo com o numero de pessoas interessadas, tem que entrar no site fazer o cadastro  , e quando tiver um numero razoável de interesse , eles abrem outro curso , acho que é isso pelo que eu vi no site, há uns meses atras estava aberto inscrições para o curso . agora tem que se cadastrar.
Canon F1 +Canon F1 New + Canon FTB QL + Lente Canon 50 mm 1.4 + 100-200 mm 3.5+ Canon FD 500 mm 5.6 + 55 mm Macro. Canon EOS 5000 Lente Canon 38.76 mm e 75 300 mm.Mamiya Rb 67 lente 90 mm 3.8. Mamiya 645 Pro + lente Sekor 55 mm + Sekor 80 mm + Sekor 150 mm. Voightlander Bessa 6 x 9 lente Skopar 105 mm 3.5 Câmera Calumet CC 401 4 x 5 Lente Fujinon W 150 mm. .Canon EOS 5D 50 mm 1.4 Sony Cybershot W320. Câmera submarina Snap. Câmera submarina Intova e Nikonos V.


xmaarkx

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 200
  • Sexo: Masculino
  • "Os homens inventam o ideal para negar o real."
Resposta #6 Online: 17 de Setembro de 2015, 16:55:14
Boa Tarde ,
Acho que estudando por conta própria costuma dar bons resultados. Mas se quer mesmo fazer um curso de fotografia analógica , de uma olhada no site da Belas Artes , lá tem curso de Fotografia Analógica completo.
Deve estar tendo um curso agora , então tem que esperar a próxima turma. Eles dão o curso de acordo com o numero de pessoas interessadas, tem que entrar no site fazer o cadastro  , e quando tiver um numero razoável de interesse , eles abrem outro curso , acho que é isso pelo que eu vi no site, há uns meses atras estava aberto inscrições para o curso . agora tem que se cadastrar.

Sim cara, eu meio que estudo por conta própria mesmo, salvo tudo que encontro na internet no meu pc, tenho tipo uma "apostila".
Fiz o cadastro na Belas Artes mesmo e estou esperando fechar uma turma, e vamos aguardar pra ver o preço também rs
Canon AV-1 - 50mm 1:1.8
Olympus Pen EES-2
Yashika Minister D


Marcelguitar

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 527
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 18 de Setembro de 2015, 11:12:45
Não sabia que a Belas Artes davam curso de fotografia analógica... vou me inscrever também, procurei tanto um curso aqui em SP com essas características ... espero que de certo hehe
Conheça um pouco das minhas fotos no meu Instagram pessoal:  https://www.instagram.com/marcelmendescarvalho/

Perfil Profissional Instagram: https://www.instagram.com/marcelmendes_fotografia/

Projeto Imigrantes e Casa do Povo https://500px.com/marcelguitar7


xmaarkx

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 200
  • Sexo: Masculino
  • "Os homens inventam o ideal para negar o real."
Resposta #8 Online: 18 de Setembro de 2015, 12:53:52
Não sabia que a Belas Artes davam curso de fotografia analógica... vou me inscrever também, procurei tanto um curso aqui em SP com essas características ... espero que de certo hehe
Sim cara, é realmente como o amigo acima falou, tem que se inscrever lá no site, ai quando atingir uma certa quantia de interessados eles montam uma turma, vou ver também, se for acessível irei fazer esse curso.
Canon AV-1 - 50mm 1:1.8
Olympus Pen EES-2
Yashika Minister D