Autor Tópico: scanner X digital  (Lida 1483 vezes)

Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Online: 05 de Abril de 2005, 11:51:19
B) Vejam este scanner:

http://www.bhphotovideo.com/bnh/controller...u=310477&is=REG

Uma foto com filme fino ISO 100(Reala) X D-70 (mesma hora, local , objetiva , luz)
O filme scaneado neste scanner de uns US$1.400 nestas condições iguais teria resultado igual, inferior ou superior à imagem digital?

Seria uma opção viável pra quem já tem toda estrutura de filme e não ficar sujeito a ter que trocar para digital? Não estou levando em consideração a praticidade do digital mas o fator QUALIDADE da imagem final, já que uma D70 com uma boa objetiva e flash deve custar mais ou menos o mesmo e creio que o scan é bem mais durável.
O que vcs acham?
Bye
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #1 Online: 05 de Abril de 2005, 13:26:31
Zeiss:

Minha opinião é que é exatamente comparável o que você obteria. Não é igual, basolutamente, mas é mais ou menos equivalente.

O filme lhe daria mais latitude e até um pouquinho mais de resolução (não muito, algo em torno de 20%), a curva de sensibilidade do filme, muito bonita, e o bom ajuste da ótica em grande angular principalmente.

A digital lhe daria arquivos em RAW que podem ser trabalhados em termos de cor de luz e outros fatores de modo inimaginável, a ausência de custo do filme e da revelação e, mais que tudo, não daria o IMENSO trabalho de escanear.

Se você quiser saber realmente a diferença, lhe aconselho o seguinte método: Mande escanear um filme seu na maior resolução possível e depois baixe da Internet um RAW de uma das câmeras digitais que pensa em comprar e o converta você mesmo.

Eu não compraria o scanner. Por 1400 dólares vcê paga 200 escaneamentos em máxima resolução num Noritsu, e dá menos trabalho levar o filme ao lab do que escanear pessoalmente. Se você está tentado ao scanner, vá escaneando cada filme até formar a idéia. Não acredito também ser fácil vender um scanner de 2a mão, já a d70 é facílima de vender.

A alternativa da câmera tem mais futuro, e a Nikon aceita com compatibilidade variável lentes anteriores da marca.

Ivan
 


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 05 de Abril de 2005, 17:31:20
Olha um bom scanner vai te custar tanto quanto uma D70 e contando todas as lentes que voce tem acho mais negócio a câmera.
Escanear 1 slide em resolução máxima pode levar até uns 6 a 8 minutos com as correções necessárias. Se voce tirar 50 fotos significa de 5 a 7 horas de trabalho contínuo. Mesmo se voce trabalhar em RAW o tempo é muito menor com qualidade de arquivo digital comparável.  
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams