Autor Tópico: VOLTA AO MUNDO COM R$ 60 MIL  (Lida 5306 vezes)

EntreMundos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
Online: 19 de Setembro de 2015, 01:25:50
Olá fotógrafos!

Me chamo Guilherme, tenho 23 anos e acabo de me formar na faculdade. Como presente, meu pai sempre me prometeu que me daria o carro dele.

Ao longo desses 4 anos de faculdade, consegui juntar um dinheiro com alguns trabalhos que fiz, e como prometido, meu pai me deu o carro, e eu vendi.

Sim, vendi um carro para viajar pelo mundo!

Pois bem, vamos ao que interessa...

Em mente, tenho o desejo de conhecer 4 ou 5 - ou quantos der - países por continente. Já conheci e cheguei a morar nos Estados Unidos por alguns meses por causa de um intercâmbio, e já conheci a Inglaterra, Uruguai, Argentina e Peru.

Preciso de ajuda (DE VERDADE!) para montar o meu roteiro, não tenho nenhum país/cidade que eu queira conhecer mais, ou menos, apenas quero conhecer, e por isso aceito sugestões de vocês.

Fiz alguns cursos de audiovisual e montei um projeto que pretendo postar aqui, e em outras mídias, os registros da minha viagem para poder ajudar outras pessoas assim como vocês vão me ajudar (assim espero! Rs).

Quem quiser conhecer um pouco mais do meu projeto, e quiser dar dicas ou até mesmo participar, fiz um e-mail somente para isso: entremundosbr@gmail.com

Abraços e aguardo ajuda e sugestões!  :D


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #1 Online: 19 de Setembro de 2015, 03:28:28
Prefere Europa ou Ásia?
Entendi que você quer vastidão cultural, o que, em princípio, indica um desses Continentes.
E se a opção for "muitos países" a Europa se impõe - diversidade, segurança nos deslocamentos, maior familiaridade...
E, se for Europa, eu pergunto: base fixa ou itinerante? Se for fixar base, a resposta atual sugere Portugal: mais barato, inverno ameno, povo hospitaleiro... Além do quê, Lisboa tem uma das 3 noites mais animadas do Oeste Eurupeu (junto com Berlim, muito "heavy metal" pro meu gosto e Barcelona, muito mais cara que Lisboa).
Se for esquema de deslocamento constante, já muda: chegar no Sul da Europra e ir subindo, se chegar no Inverno. Ou a rota inversa, se no Verão.


EntreMundos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
Resposta #2 Online: 19 de Setembro de 2015, 09:29:54
Prefere Europa ou Ásia?
Entendi que você quer vastidão cultural, o que, em princípio, indica um desses Continentes.
E se a opção for "muitos países" a Europa se impõe - diversidade, segurança nos deslocamentos, maior familiaridade...
E, se for Europa, eu pergunto: base fixa ou itinerante? Se for fixar base, a resposta atual sugere Portugal: mais barato, inverno ameno, povo hospitaleiro... Além do quê, Lisboa tem uma das 3 noites mais animadas do Oeste Eurupeu (junto com Berlim, muito "heavy metal" pro meu gosto e Barcelona, muito mais cara que Lisboa).
Se for esquema de deslocamento constante, já muda: chegar no Sul da Europra e ir subindo, se chegar no Inverno. Ou a rota inversa, se no Verão.

E aí amigo!

Então, minha ideia é conhecer todos os continentes, e sei que isso é possível. Quanto ao tempo de viagem, não tenho, a princípio calculo algo em torno de 4 a 6 meses podendo encurtar ou aumentar.

Não sei se é errado, mas penso primeiro em definir os países e cidades pra depois ver passagens, hostels, alimentação e blá blá blá. Entende?

Ah! A viagem é só para ano que vem, quero ter uns 6 meses pra poder me organizar.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #3 Online: 19 de Setembro de 2015, 09:46:11
talvez você já conheça...

http://www.mochileiros.com/


EntreMundos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
Resposta #4 Online: 19 de Setembro de 2015, 09:53:37
talvez você já conheça...

http://www.mochileiros.com/

Sim! Já conheço e já estou lá...
Porém, queria conhecer mais pessoas e "ouvir" mais opiniões!


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #5 Online: 19 de Setembro de 2015, 10:00:21
Sim! Já conheço e já estou lá...
Porém, queria conhecer mais pessoas e "ouvir" mais opiniões!

 :ok:
concordo. uma empreitada como essa demanda muita informação preliminar e planejamento.


EntreMundos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
Resposta #6 Online: 19 de Setembro de 2015, 10:05:23
:ok:
concordo. uma empreitada como essa demanda muita informação preliminar e planejamento.

Com certeza amigo!

São anos de sonhos, não quero que nada dê errado (Ou quase nada, hahaha).

Se tiver algum relato de viagem ao exterior, por favor, me conte!


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #7 Online: 19 de Setembro de 2015, 10:18:35

Se tiver algum relato de viagem ao exterior, por favor, me conte!

Infelizmente minha experiência no exterior se resume a Paraguai e Argentina ( :D)
« Última modificação: 19 de Setembro de 2015, 10:18:59 por amador47sc »


EntreMundos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
Resposta #8 Online: 19 de Setembro de 2015, 12:20:09
Infelizmente minha experiência no exterior se resume a Paraguai e Argentina ( :D)


Foi a Buenos Aires?

Eu fui, passei 4 dias e pretendo voltar, mas não nessa viagem. Porém, na viagem estou pensando em ir a Patagônia.

Alguém já foi?


Fernando_Flora

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 515
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 19 de Setembro de 2015, 14:58:57
É um grande projeto e aventura! :clap:

Quanto ao deslocamento, caso você ainda não tenha visto, você pode comprar uma passagem de volta ao mundo. Há três alianças que oferecem esse tipo de viagem, One World, Star Alliance e Sky Team. Nos sites você pode simular os valores. Com essas passagens você pode fazer a viagem em até um ano se não me engano.

[]'s
Sony ILCE-7M2 + Sony ILCE-6000 + algumas lentes!

https://500px.com/fernando_flora



EntreMundos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
Resposta #10 Online: 19 de Setembro de 2015, 15:41:00
É um grande projeto e aventura! :clap:

Quanto ao deslocamento, caso você ainda não tenha visto, você pode comprar uma passagem de volta ao mundo. Há três alianças que oferecem esse tipo de viagem, One World, Star Alliance e Sky Team. Nos sites você pode simular os valores. Com essas passagens você pode fazer a viagem em até um ano se não me engano.

[]'s

Fala Fernando!

Valeu pela dica cara! Já tinha ouvido falar nessas passagens, só não sabia o nome dessas agências (?).

Vou pesquisar, e já estou vendo passagens de trem pela europa, pra onde vale a pena ir de trem ou avião.

Se tiver mais alguma dica, é só falar! Valeu!


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 20 de Setembro de 2015, 04:00:07
Dica 1: Espera o dolar/euro baixar  :D

R$ 60.000 a princípio parece muito mas em uma viagem dessas se você não se controlar o dinheiro vai em pouco tempo, principalmente com o dolar/euro do jeito que estão.

Na europa trem está custando caro, muita gente está preferindo usar ônibus.

FAÇA UM SEGURO DE VIAGEM para despesas médicas. O caps lock foi de propósito, para enfatizar. Um seguro de cobertura mundial não custa tanto assim, considerando os benefícios. Voltei dias atrás de uma viagem pela Turquia onde minha esposa quebrou o pé e teve que fazer uma operação para colocação de pinos. Se não fosse o seguro estaríamos "fu e meio"

Bom, não tenho muiiita experiência, fora América do Sul fiz 4 viagens para fora: uma road trip por Portugal, uma road trip pela Itália, uma viagem "purpuri" para Paris/Bélgica/Holanda e dias atrás fiz uma road trip pela Turquia (incluindo o curdistão turco que não faz parte do roteiro tradicional).

Resumindo algumas cidades/locais por onde já passei:

Portugal: obrigatório, é meu país preferido,rs. Lisboa é uma cidade grande mas ainda tem um ar de cidade pequena. Porto é legal, mas acho mais turística do que Lisboa . Portugal tem algumas jóias escondidas, locais como Monsanto e Monsaraz. A região de Trás-os-Montes é a mais rústica e talvez a mais "roots" de Portugal. 

Itália: Sei que muita gente vai discordar, mas, opinião minha: Roma eu riscaria dessa sua viagem. É MUITO turística, tudo muito caro, muito cheio de gente, tudo muito pasteurizado para turismo CVC. Itália tem muitos lugares lindos. No Sul visite Pompéia, suba o Vesúvio, alugue uma Vespa e passeie pela Costa Amalfitana. Depois pegue um trem até Florença, passeie nessa cidade(obrigatória), vá para Siena e conheça a Toscana a partir dela. A parte da Toscana perto de Siena é mais bonita/interessante que a parte mais próxima de Florença. Não perca tempo com Pisa, aquilo é uma bobagem.

França: Só conheço Strasburg e Paris. Paris creio que seja indispensável, não preciso nem comentar.
Bélgica: Só conheço Bruxelas. Não tem grandes atrações mas o povo é muito bacana e tem a Delirium  :D
Holanda: Tu é jovem, tu tens que ir para Amsterdã,rs. Aquilo é uma loucura.

(esses três países acima podem ser feitos de trem mas muita gente está fazendo de ônibus noturno para economizar passagem de trem e hotel)

Turquia: Se você quiser conhecer BEM a turquia deve ir além do roteiro tradicional Istanbul (obrigatória!) e Capaddocia. Você pode ir para Karadut e visitar o Monte Nemruth, depois ir para Diyarbakir e ter um contato inicial com o povo curdo e  pode ir mais para o interior ainda, em Van. Existem muitas linhas de ônibus na Turquia mas com um detalhe: ônibus na Turquia não tem banheiro  :o  Turquia tem a vantagem de ainda não estar atrelada ao Euro então as coisas são + baratas. Além disso é facil fazer contas lá, uma lira turca equivale +/- R$ 1,30

Se você for para o interior da Turquia pode pegar um busão para a Geórgia. Não conheço a Geórgia mas de fotos sei que é muito bonita. A partir dali você pode ir quicando de país em país indo em direção ao oriente.

Os países que citei até agora não exigem visto de Brasileiros, mas você tem que ficar atento à essa questão em outros países, principalmente na validade do visto.

Bom, é um resumo meio zoado, mas agora são 4 da manhã e estou meio dormindo já, rs. Vamos conversando.

Abraços,

Cassio
« Última modificação: 20 de Setembro de 2015, 04:02:44 por sri_canesh »


EntreMundos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
Resposta #12 Online: 20 de Setembro de 2015, 11:55:08
Dica 1: Espera o dolar/euro baixar  :D

R$ 60.000 a princípio parece muito mas em uma viagem dessas se você não se controlar o dinheiro vai em pouco tempo, principalmente com o dolar/euro do jeito que estão.

Na europa trem está custando caro, muita gente está preferindo usar ônibus.

FAÇA UM SEGURO DE VIAGEM para despesas médicas. O caps lock foi de propósito, para enfatizar. Um seguro de cobertura mundial não custa tanto assim, considerando os benefícios. Voltei dias atrás de uma viagem pela Turquia onde minha esposa quebrou o pé e teve que fazer uma operação para colocação de pinos. Se não fosse o seguro estaríamos "fu e meio"

Bom, não tenho muiiita experiência, fora América do Sul fiz 4 viagens para fora: uma road trip por Portugal, uma road trip pela Itália, uma viagem "purpuri" para Paris/Bélgica/Holanda e dias atrás fiz uma road trip pela Turquia (incluindo o curdistão turco que não faz parte do roteiro tradicional).

Resumindo algumas cidades/locais por onde já passei:

Portugal: obrigatório, é meu país preferido,rs. Lisboa é uma cidade grande mas ainda tem um ar de cidade pequena. Porto é legal, mas acho mais turística do que Lisboa . Portugal tem algumas jóias escondidas, locais como Monsanto e Monsaraz. A região de Trás-os-Montes é a mais rústica e talvez a mais "roots" de Portugal. 

Itália: Sei que muita gente vai discordar, mas, opinião minha: Roma eu riscaria dessa sua viagem. É MUITO turística, tudo muito caro, muito cheio de gente, tudo muito pasteurizado para turismo CVC. Itália tem muitos lugares lindos. No Sul visite Pompéia, suba o Vesúvio, alugue uma Vespa e passeie pela Costa Amalfitana. Depois pegue um trem até Florença, passeie nessa cidade(obrigatória), vá para Siena e conheça a Toscana a partir dela. A parte da Toscana perto de Siena é mais bonita/interessante que a parte mais próxima de Florença. Não perca tempo com Pisa, aquilo é uma bobagem.

França: Só conheço Strasburg e Paris. Paris creio que seja indispensável, não preciso nem comentar.
Bélgica: Só conheço Bruxelas. Não tem grandes atrações mas o povo é muito bacana e tem a Delirium  :D
Holanda: Tu é jovem, tu tens que ir para Amsterdã,rs. Aquilo é uma loucura.

(esses três países acima podem ser feitos de trem mas muita gente está fazendo de ônibus noturno para economizar passagem de trem e hotel)

Turquia: Se você quiser conhecer BEM a turquia deve ir além do roteiro tradicional Istanbul (obrigatória!) e Capaddocia. Você pode ir para Karadut e visitar o Monte Nemruth, depois ir para Diyarbakir e ter um contato inicial com o povo curdo e  pode ir mais para o interior ainda, em Van. Existem muitas linhas de ônibus na Turquia mas com um detalhe: ônibus na Turquia não tem banheiro  :o  Turquia tem a vantagem de ainda não estar atrelada ao Euro então as coisas são + baratas. Além disso é facil fazer contas lá, uma lira turca equivale +/- R$ 1,30

Se você for para o interior da Turquia pode pegar um busão para a Geórgia. Não conheço a Geórgia mas de fotos sei que é muito bonita. A partir dali você pode ir quicando de país em país indo em direção ao oriente.

Os países que citei até agora não exigem visto de Brasileiros, mas você tem que ficar atento à essa questão em outros países, principalmente na validade do visto.

Bom, é um resumo meio zoado, mas agora são 4 da manhã e estou meio dormindo já, rs. Vamos conversando.

Abraços,

Cassio


Faaaaaaala Cássio!!!

Cara, que resumo é esse????!!!!!

Me empolguei só de ler!

Cara, fiz um tópico chamado "VIAGEM PARA FOTÓGRAFOS" e acho que vc deveria postar lá esse resumo, que sinceramente, está melhor do que alguns em outros sites! Hahahahaha

Anotei as suas sugestões e já coloquei na minha lista, que irei postar lá no outro tópico em breve pro pessoal ir me ajudando !

E sim, irei esperar, seria muito louco ir agora, por isso vou esperar e vou entre Março e Maio pra pegar um clima bom e talvez um dólar mais em conta né.

Enfim, obrigado pelas dicas e vê se não some hein?!

Abraços!


Fernando_Flora

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 515
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 20 de Setembro de 2015, 13:32:07
Aproveitando as dicas do Cássio vou acrescentar algumas.

Dica essencial para qualquer viagem: prepare-se para caminhar bastante pois é a melhor maneira de se conhecer as cidades históricas além de se economizar uns $$. Madrid, Paris e Londres você consegui ir a todos os lugares combinando ônibus ou metro e pernas  :D :D.

Portugal: é ótimo mesmo e como não é um país grande dá para conhecer de norte a sul. No sul tem algumas cidades que valem a pena como Lagos e Évora. Além disso, se for no verão há praias muito legais no sul de Portugal. Na região de Porto não deixe de fazer um passeio pelo vale do Douro que é patrimônio histórico da Unesco. Dá para fazer de trem ou de carro e visitar algumas vinícolas. É uma paisagem fantástica.

Roma: é muito turística mesmo porém eu não deixaria de conhecer pois tem história em cada esquina. Para fugir um pouco da correria turística vá no inverno ou fora em época fora de temporada de férias. Eu fui na segunda quinzena de fevereiro e foi bem mais tranquilo. Nessa época a temperatura é bem agradável. O lado ruim é que o dia é mais curto e não dá para aproveitar tanto.

Na Itália, além das já citadas eu não deixaria de ir a Veneza que na minha opinião é uma das cidades mais charmosas do mundo. Na Bélgica conheça Bruges, outra cidade imperdível e que possui canais e construções lindíssimas. Outro atrativo da Bélgica, assim como da Holanda são as cervejas, para quem gosta há muitas cervejarias históricas e imperdíveis. Na Espanha por enquanto só conheço Madri e Toledo e ambas devem estar no seu roteiro. Londres e Paris principalmente, nem vou falar pois são clichês e com certeza você vai conhecer e não vai se arrepender.

Por hora, me lembrei disso.

[]'s
Sony ILCE-7M2 + Sony ILCE-6000 + algumas lentes!

https://500px.com/fernando_flora



EntreMundos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
Resposta #14 Online: 20 de Setembro de 2015, 13:56:58
Aproveitando as dicas do Cássio vou acrescentar algumas.

Dica essencial para qualquer viagem: prepare-se para caminhar bastante pois é a melhor maneira de se conhecer as cidades históricas além de se economizar uns $$. Madrid, Paris e Londres você consegui ir a todos os lugares combinando ônibus ou metro e pernas  :D :D.

Portugal: é ótimo mesmo e como não é um país grande dá para conhecer de norte a sul. No sul tem algumas cidades que valem a pena como Lagos e Évora. Além disso, se for no verão há praias muito legais no sul de Portugal. Na região de Porto não deixe de fazer um passeio pelo vale do Douro que é patrimônio histórico da Unesco. Dá para fazer de trem ou de carro e visitar algumas vinícolas. É uma paisagem fantástica.

Roma: é muito turística mesmo porém eu não deixaria de conhecer pois tem história em cada esquina. Para fugir um pouco da correria turística vá no inverno ou fora em época fora de temporada de férias. Eu fui na segunda quinzena de fevereiro e foi bem mais tranquilo. Nessa época a temperatura é bem agradável. O lado ruim é que o dia é mais curto e não dá para aproveitar tanto.

Na Itália, além das já citadas eu não deixaria de ir a Veneza que na minha opinião é uma das cidades mais charmosas do mundo. Na Bélgica conheça Bruges, outra cidade imperdível e que possui canais e construções lindíssimas. Outro atrativo da Bélgica, assim como da Holanda são as cervejas, para quem gosta há muitas cervejarias históricas e imperdíveis. Na Espanha por enquanto só conheço Madri e Toledo e ambas devem estar no seu roteiro. Londres e Paris principalmente, nem vou falar pois são clichês e com certeza você vai conhecer e não vai se arrepender.

Por hora, me lembrei disso.

[]'s

Fala Fernando!

Valeu pelas dicas, já anotei todas! Você e o Cássio estão me ajudando muito! E como falei pra ele, você poderia postar essas dicas lá no outro tópico que criei "VIAGEM PARA FOTÓGRAFOS", vai ficar maneiro!

Vou levar o meu skate para economizar tempo e dinheiro em curtas distâncias!

Sobre o período estou meio indeciso, não sei se vale tão a pena economizar e não aproveitar tanto... Entende?!

Vou postar lá no outro tópico o meio roteiro, aparece por lá e vê se não some heib?! Valeu!

Abraços!