Autor Tópico: Alguém pode me ajudar? Que técnica é esta? qual o nome?  (Lida 2310 vezes)



Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #1 Online: 19 de Setembro de 2015, 21:32:37
Eh exposicao longa com flash na segunda cortina, creio eu!
D600 - E-M10


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #2 Online: 20 de Setembro de 2015, 22:12:47
Longa exposição e flash Carlos, sub expõe totalmente a cena, para captar apenas as luzes que farão o borrão, deixa a velocidade bem baixa e movimenta a câmera, ou puxa o zoom da lente, o movimento vai riscar onde tiver luz e o flash assim que disparar vai congelar o assunto. Eu prefiro usar na primeira cortina, pois sei exatamente o momento em que o flash vai captar o assunto, depois é só fazer o efeito, se tiver na segunda cortina, primeiro você faz o efeito e depois o flash capta o assunto, ai é uma loteria a posição da câmera em relação ao assunto.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=801437296614137&set=a.801435649947635.1073741858.100002436230941&type=3&theater


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 21 de Setembro de 2015, 08:50:03
Obrigado! A dúvida maior é exatamente esta que explicaram, como usar um tempo de exposição mais longo e o objetivo no final estar travado...vou fazer uns testes...antes de eu começar a pesquisar, sobre configurar na primeira cortina ou segunda é fácil? Não gosto de flash...isso é um mundo novo pra mim :)


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #4 Online: 21 de Setembro de 2015, 10:05:41


sobre configurar na primeira cortina ou segunda é fácil? Não gosto de flash...isso é um mundo novo pra mim :)

configurar é moleza, olha no manual se não achar no menu da câmera, não sei se todos modelos de flash são compatíveis com disparo na segunda cortina ou se isso é atribuição exclusiva da câmera, no yn568 aparece o ícone de rear sinc no visor quando fica ativado.... o flash será um grande aliado pra qualidade de suas fotos, vc vai gostar...
ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #5 Online: 27 de Setembro de 2015, 16:26:06
nao precisa ser necessariamente na segunda cortina, inclusive eu acho mais facil fazer na primeira cortina e deixar o restante do tempo de obturador pra pegar o cenario... da pra fazer também com flash no modo strobe, disparando varias vezes e pegando a pessoa varias vezes na cena

É bem fácil, em geral tu vai clicar com alguma velocidade entre 1/5 e 1seg, a noite, quando mais luzes moveis no ambiente mais legal fica, ai tu seta um iso pra ficar 1 stop pra baixo e compensa com o flash em primeira ou segunda cortina
@jacobfotografiacriativa


bmassao

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 113
Resposta #6 Online: 30 de Setembro de 2015, 15:36:04
Vou corroborar o coro do brodinho Jacob aqui e endossar que eu acho mais fácil de fazer com o flash em primeira cortina. Isso porque eu acho que, se eu congelo o movimento do(s) fotografado(s) primeiro, eu tenho um controle criativo maior sobre como moldar as luzes.  :ok:
Co-editor do Queimando Filme e colunista no Papo de Fotógrafo.


Sandro ENTRE-VISTA

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 104
Resposta #7 Online: 30 de Setembro de 2015, 19:56:52
Eu voto pelo sinc na segunda cortina pois em movimentos devido a baixa velocidade poderá trazer um sentido contrario ao mesmo.


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #8 Online: 01 de Outubro de 2015, 00:43:57
o f*da da segunda cortina é voce acertar o foco se tiver fotografando em 2.8 por exemplo, lembre-se que vai ter que mexer toda a camera e mesmo assim nao vai poder sair do plano (pra frente ou pra tras), ou nao tera uma foto no foco
@jacobfotografiacriativa


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #9 Online: 01 de Outubro de 2015, 01:19:16
Primeira cortina, fiz hoje num eventinho pequeno

@jacobfotografiacriativa


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #10 Online: 01 de Outubro de 2015, 01:20:33
E ah, essa terceira foto que voce postou nao é flash em segunda nem primeira cortina, é flash em modo bulb com 3 disparos e velocidade lenta
@jacobfotografiacriativa


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #11 Online: 01 de Outubro de 2015, 02:09:11
To floodando o tópico hahaha mas vou falar um pouco da minha pouca experiencia pra voces.

Esse tipo de foto é clichê, é, assim como silhueta no por do sol, mas é o tipo de foto que o cliente gosta porque ele nao sabe como é feita e porque é fácil de fazer e toma pouco tempo.

O que é necessario pra essa foto, um flash (pode ser desde o pop up, até um flash de sapata qualquer ou um ringflash que é o que fica mais f*da), uma fisheye (a distorçao nas bordas é interessante pra luz, mas uma grande angular ja resolve).

Por que ela é legal? Porque em 10 min voce faz uma pequena fila no evento e consegue 20 fotos bacanas pro seu cliente, posicione o flash diretamente pro rosto, nao rebata no teto pois vai iluminar o fundo inteiro e talvez mate um pouco da luz do DJ (além das sombras abaixo do olho e de nao marcar tao bem a pessoa no movimento), peça pras pessoas fazerem caretas, lingua pra fora, mao pro alto, beijinho, ja aproveite e use aquelas plaquinhas bregas que tem em todos os eventos e que as pessoas insistem em ainda gostar, uma parada bacana é que voce consegue a mesma foto num club em Ibiza ou num evento mega simples, entao voce consegue fotos legais até em eventos que parece que você nao vai conseguir, depois no tratamento é só adicionar um grao, dar um fade nas sombras, um clarity beirando o exagerado e voce tem uma foto que o cliente vai ficar apaixonado
« Última modificação: 01 de Outubro de 2015, 02:11:38 por André Luis Jacob »
@jacobfotografiacriativa


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 01 de Outubro de 2015, 07:02:02
Valew, tô doido pra tentar  :ok:


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #13 Online: 01 de Outubro de 2015, 09:07:13
To floodando o tópico hahaha mas vou falar um pouco da minha pouca experiencia pra voces.

Esse tipo de foto é clichê, é, assim como silhueta no por do sol, mas é o tipo de foto que o cliente gosta porque ele nao sabe como é feita e porque é fácil de fazer e toma pouco tempo.

O que é necessario pra essa foto, um flash (pode ser desde o pop up, até um flash de sapata qualquer ou um ringflash que é o que fica mais f*da), uma fisheye (a distorçao nas bordas é interessante pra luz, mas uma grande angular ja resolve).

Por que ela é legal? Porque em 10 min voce faz uma pequena fila no evento e consegue 20 fotos bacanas pro seu cliente, posicione o flash diretamente pro rosto, nao rebata no teto pois vai iluminar o fundo inteiro e talvez mate um pouco da luz do DJ (além das sombras abaixo do olho e de nao marcar tao bem a pessoa no movimento), peça pras pessoas fazerem caretas, lingua pra fora, mao pro alto, beijinho, ja aproveite e use aquelas plaquinhas bregas que tem em todos os eventos e que as pessoas insistem em ainda gostar, uma parada bacana é que voce consegue a mesma foto num club em Ibiza ou num evento mega simples, entao voce consegue fotos legais até em eventos que parece que você nao vai conseguir, depois no tratamento é só adicionar um grao, dar um fade nas sombras, um clarity beirando o exagerado e voce tem uma foto que o cliente vai ficar apaixonado
e assim mesmo, meu velho!!!
nao existe cerebro no mundo que consiga explicar o que e MODA!!!
"Ta na moda ta usando', acabou o raciocinio cientifico!!!,  :hysterical: :hysterical: :hysterical:


Michelfas

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 104
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 14 de Outubro de 2015, 09:38:21
Essas plaquinhas da até vergonha alheia, mas o povo gosta, fazer o que !!!