Autor Tópico: Distorção 35mm 1,4L, 50mm 1.8 e 85mm 1.2L  (Lida 3798 vezes)

Silvio Ramos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #15 Online: 30 de Setembro de 2015, 15:04:09
Olá, amigos.
Como faço, ou onde encontro artigos sobre, estudos sobre distorções nas lentes 35, 50, Macro 85 e Macro 105?
A necessidade é saber se, ao fotografar uma boca (sou dentista), a diferentes distâncias com diferentes lentes, o que posso esperar de distorção entre os dentes da frente (incisivos) e os de trás (molares)?
Muito obrigado.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #16 Online: 30 de Setembro de 2015, 15:52:08
Olá, amigos.
Como faço, ou onde encontro artigos sobre, estudos sobre distorções nas lentes 35, 50, Macro 85 e Macro 105?
A necessidade é saber se, ao fotografar uma boca (sou dentista), a diferentes distâncias com diferentes lentes, o que posso esperar de distorção entre os dentes da frente (incisivos) e os de trás (molares)?
Muito obrigado.

Distorção ótica, você encontra os valores e o tipo da distorção na maioria dos reviews das lentes pela net.

"Distorção de perspectiva" é dada unicamente pela sua distancia ao assunto, no caso a boca do paciente, não importando a distancia focal usada.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #17 Online: 30 de Setembro de 2015, 16:32:19
Olá, amigos.
Como faço, ou onde encontro artigos sobre, estudos sobre distorções nas lentes 35, 50, Macro 85 e Macro 105?
A necessidade é saber se, ao fotografar uma boca (sou dentista), a diferentes distâncias com diferentes lentes, o que posso esperar de distorção entre os dentes da frente (incisivos) e os de trás (molares)?
Muito obrigado.

Me parece que com uma 85 ou 135 vc vai ter que ficar de muito longe de seu paciente, ou vc vai fotografar literalmente um dente de cada vez. A profundidade de campo (que dá o desfoque) dessas lentes também é meio raso, ainda mais quando usadas de perto.

Não sei exatamente o que você quer, mas acho que o ideal seria você tentar conseguir emprestada uma câmera com lente básica, 18-55, e ver se esta distância focal está mais adequada ao que vc quer.


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 30 de Setembro de 2015, 17:16:54
Você está confundindo distorção com perspectiva.
O que acontece é que nas 4 fotos de exemplo (24mm, 35mm, 50mm e 85) se alterou a distância do objeto para manter a magnificação (tamanho da imagem no sensor), assim alterou a perspectiva.
Veja que para fazer a foto com a 24mm ele chega Beeem perto da modelo, claro que dessa forma altera e distorce o rosto.
Dá pra fazer fotos de retrato com lentes Wides sem distorcer o rosto, mais aí tem vários fatores a se seguir como:  ficar mais longe, alinhar o plano da lente precisamente em 90 graus com o plano do rosto (nao pode baixar a camera) e estar exatamente na altura do nariz/olho da modelo.

Te garanto que, se todas as fotos fossem feitas na mesma distância, teríamos rostos de tamanhos diferentes (menor na 24mm e maior na 85mm), porém ai sim a distorção que teríamos seria essa que o Mr. Hyde comentou "1- Não tenho o nº em 50mm da 24-105, mas é alguma coisa entre 0,78% (40mm) e 1,41% (70mm) em almofada. A 50tinha clássica vai dar um distorção de -1,18% em barril. Mas na verdade isso não tem grande importância. Essa distorção geométrica pode ser minimizada na pós produção."

Aqui um retrato com 28mm, pra mim não tem distorção nenhuma, mais eu cuidei para que não tivesse problemas de perspectiva.

IMG_0011_DxO by Silvano Rocha, no Flickr

Já nessa, alguns segundos depois eu caguei na foto, errei feio, veja como as pernas parecem mais curtas.

IMG_0012 by Silvano Rocha, no Flickr

Só pra garantir, compare 85/1.2 com 28mm...
Pra mim não tem diferença alguma em distorção.

28mm
IMG_9488-2 by Silvano Rocha, no Flickr

85mm
IMG_8838 by Silvano Rocha, no Flickr
« Última modificação: 30 de Setembro de 2015, 17:21:09 por silvano »
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


bmassao

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 113
Resposta #19 Online: 02 de Outubro de 2015, 12:55:31
Dá pra fazer fotos de retrato com lentes Wides sem distorcer o rosto, mais aí tem vários fatores a se seguir como:  ficar mais longe, alinhar o plano da lente precisamente em 90 graus com o plano do rosto (nao pode baixar a camera) e estar exatamente na altura do nariz/olho da modelo.
SIM! Se você seguir essas dicas, você consegue fazer retrato até com lentes mais angulares. Por exemplo, esse aqui eu fiz com a EF 14mm f/2.8L II USM:
Co-editor do Queimando Filme e colunista no Papo de Fotógrafo.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #20 Online: 02 de Outubro de 2015, 14:53:12
SIM! Se você seguir essas dicas, você consegue fazer retrato até com lentes mais angulares. Por exemplo, esse aqui eu fiz com a EF 14mm f/2.8L II USM:

:clap:

O problema é querer fazer um close do rosto com a 14mm e jogar a culpa da "distorção" na DF, quando na verdade a culpa foi do fotografo que ficou com a lente a 1 cm de distancia dela.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 02 de Outubro de 2015, 17:12:45
SIM! Se você seguir essas dicas, você consegue fazer retrato até com lentes mais angulares. Por exemplo, esse aqui eu fiz com a EF 14mm f/2.8L II USM:
Perfeito Bruno e vangelismm, é bem nessa mesmo. EU nunca tive problemas com retratos em 24-28mm. Aliás 28mm é minha DF preferida para retratos.  :ok:
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A