Autor Tópico: Problema de foco com Canon T3 - URGENTE  (Lida 5302 vezes)

rodrigortb

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 606
  • Sexo: Masculino
Online: 20 de Setembro de 2015, 16:22:24
Galerinha, tudo bem ?

Bom, hoje eu tenho um problema relativamente grande. Ontem peguei minha câmera e fui fotografar, quando percebi que a câmera simplesmente não ta focando. O motor busca o foco gira e tudo mais, mas não acha o foco, só fica buscando. O modo de foco está no One Shot. Testei minhas 3 lentes, resetei a câmera e o problema persiste, porém, quando uso o Live View ela foca perfeitamente. Pode ser algo no espelho ? Alguém tem ideia do que fazer? Simplesmente não foca pelo View Finder, to ficando desesperado já, e tudo isso quando ganhei um flash ;/
Canon 70D
Sigma 17-50 2.8 + EF 50mm 1.8 II + EFS 24mm 2.8 +
Samsung Galaxy S10e


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 20 de Setembro de 2015, 19:56:14
Infelizmente é caso de assistência técnica. Pode ter ocorrido problema tanto no sensor de foco quanto no espelho secundário. Se fosse no espelho principal, a imagem apareceria descentralizada no viewfinder.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


rodrigortb

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 606
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 20 de Setembro de 2015, 22:09:17
Infelizmente é caso de assistência técnica. Pode ter ocorrido problema tanto no sensor de foco quanto no espelho secundário. Se fosse no espelho principal, a imagem apareceria descentralizada no viewfinder.

Poxa, que droga ;/
Não há mesmo a possibilidade de ser configuração ? O que acho mais bizarro é o fato de ela focar pelo LiveView e cravar o foco. Garantia acabou, era um ano só, será que sai caro ?
Canon 70D
Sigma 17-50 2.8 + EF 50mm 1.8 II + EFS 24mm 2.8 +
Samsung Galaxy S10e


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 20 de Setembro de 2015, 22:26:17
Poxa, que droga ;/
Não há mesmo a possibilidade de ser configuração ? O que acho mais bizarro é o fato de ela focar pelo LiveView e cravar o foco. Garantia acabou, era um ano só, será que sai caro ?

Não há nada bizarro, são dois sistemas de foco diferentes. Quando você foca pelo viewfinder, está utilizando o sistema de foco por fase, que fica no "chão" da câmera, logo à frente do sensor de imagem. A luz chega até esse sensor de foco atravessando o espelho principal (que é translúcido) e refletindo em um segundo espelho menor, que fica montado logo atrás dele. Qualquer desalinhamento nesses espelhos ou no próprio sensor já causa problemas. Como ela não está focando, nem mesmo errado, ou o desalinhamento é muito grande, ou algo no circuito do sensor de foco está com problema.

Já quando você usa o LiveView, o foco é feito por contraste, utilizando apenas o que é captado pelo sensor de imagem. É por isso que o foco pelo LiveView também é muito mais lento.

Não há como estimar o custo, já o problema pode ter várias causas.
« Última modificação: 20 de Setembro de 2015, 22:27:24 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


rodrigortb

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 606
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 20 de Setembro de 2015, 22:30:30
Não há nada bizarro, são dois sistemas de foco diferentes. Quando você foca pelo viewfinder, está utilizando o sistema de foco por fase, que fica no "chão" da câmera, logo à frente do sensor de imagem. A luz chega até esse sensor de foco atravessando o espelho principal (que é translúcido) e refletindo em um segundo espelho menor, que fica montado logo atrás dele. Qualquer desalinhamento nesses espelhos ou no próprio sensor já causa problemas. Como ela não está focando, nem mesmo errado, ou o desalinhamento é muito grande, ou algo no circuito do sensor de foco está com problema.

Já quando você usa o LiveView, o foco é feito por contraste, utilizando apenas o que é captado pelo sensor de imagem. É por isso que o foco pelo LiveView também é muito mais lento.

Não há como estimar o custo, já o problema pode ter várias causas.

Sempre aprendendo!
Não sabia dos diferentes sistemas. Muito obrigado DMZamora, muito mesmo. Agora é correr atrás do prejuízo, ou mesmo partir pra uma nova cam.

MUIIITO OBRIGADO
Canon 70D
Sigma 17-50 2.8 + EF 50mm 1.8 II + EFS 24mm 2.8 +
Samsung Galaxy S10e


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 20 de Setembro de 2015, 22:40:27
Tente mudar os pontos de foco, se focar é sujeira.


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 20 de Setembro de 2015, 22:43:23
Tente mudar os pontos de foco, se focar é sujeira.

É uma possibilidade, mas teria que ser um sujeirão :D
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


rodrigortb

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 606
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 20 de Setembro de 2015, 22:55:10
Tente mudar os pontos de foco, se focar é sujeira.

É Pedrão, infelizmente não rolou, não foca mesmo
Canon 70D
Sigma 17-50 2.8 + EF 50mm 1.8 II + EFS 24mm 2.8 +
Samsung Galaxy S10e


danilosv.03

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #8 Online: 27 de Setembro de 2015, 21:04:58
Galera,
Estou com esse mesmo problema, depois que eu mexi no meu focusing os nove pontos do foco ficaram desfocados, já tirei, vi se estava no lugar correto e tudo mesmo assim os pontos estão desfocados, como se não estivessem no lugar correto. Ahh quando eu mexi no focusing screen eu passei um paninho para limpar as manjas de dedo.
Existe algo que eu possa fazer para reverter esse processo e voltar os pontos normalmente como antes?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #9 Online: 27 de Setembro de 2015, 21:09:45
Galera,
Estou com esse mesmo problema, depois que eu mexi no meu focusing os nove pontos do foco ficaram desfocados, já tirei, vi se estava no lugar correto e tudo mesmo assim os pontos estão desfocados, como se não estivessem no lugar correto. Ahh quando eu mexi no focusing screen eu passei um paninho para limpar as manjas de dedo.
Existe algo que eu possa fazer para reverter esse processo e voltar os pontos normalmente como antes?

Certeza que vc nao mexeu na dioptria?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


danilosv.03

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #10 Online: 27 de Setembro de 2015, 21:13:49
Tenho sim. Estava tudo normal, porém os meus pontos perderam a nitidez e ficaram desfocados.


danilosv.03

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #11 Online: 27 de Setembro de 2015, 21:17:06
Certeza que vc nao mexeu na dioptria?
Desculpe. Mas o que seria o diopatria?


danilosv.03

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #12 Online: 27 de Setembro de 2015, 21:20:12
Desculpe. Mas o que seria o diopatria?
Sim sim! A questão é que eles estavam normais, eu fui tirar pra tirar uma lança dedo que estava, ai quando coloquei novamente, os pontos (bioptria), ficaram desfocados.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #13 Online: 27 de Setembro de 2015, 21:29:19
è aquela rodinha no visor ocular.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


danilosv.03

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #14 Online: 27 de Setembro de 2015, 21:42:41
è aquela rodinha no visor ocular.
Ele está perfeito. O problema tá nos 9 ponto, onde você escolhe onde quer focar, ele estão borrados, todos os 9. Eu queria ajustar eles novamente. Vale lembrar que eu tirei os Focusing e passei um paninho nele.

Estou preocupadão =(