Autor Tópico: trabalhos alheios  (Lida 4194 vezes)

pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 23 de Setembro de 2015, 11:01:21
Eu comprei esse curso quando foi lançado e só posso dizer uma coisa, o Robison Kunz é mestre no que faz, vale a pena dar uma olhada no site do cara e ver o trabalho dele, não é uma fotografia forçada, tipo que está na moda hoje em dia - fotos para ganhar concurso - a fotografia dele é de uma sinceridade peculiar  :worship:

2x
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #16 Online: 23 de Setembro de 2015, 20:41:15
A maneira que ele fotografa eh chamada de 'spray and pray'. Ou seja atire para todo lado de qualquer jeito e reze para acertar alguns disparos. Muitos usam essa tecnica ou pq acham o workflow mais dinamico e divertido, ou pq acham mais facil fazer 3 fotos por segundo segurando o botao para depois cacar a melhor entre as centenas de fotos tiradas, no lugar de planejar tudo e ter uma direcao mais direta para fazer A Foto.

Muitos julgam que esse metodo conta mais com a sorte e aleatoriedade da cena do que real planejamento da cena de fato. Afinal de contas, fazendo um disparo a cada meio segundo vc mal precisa analisar os detalhes da cena, vc apenas manda os fotografados fazerem varias coisas aleatorias e vai "filmando" para depois recortar o frame que sair melhor.

A maneira que ele insistentementenusa para dizer e destacar como ele fotografa, antes mesmo de falar sobre direcao em si de fato, parece que eh mais uma forma de marketing destacando seu jeito de fotografar.

Mas se ele faz assim ou assado...:



Pq vcs perdem tempo opinando e julgando sobre trabalhos alheios aleatorios e a maneira que trabalham?

Existem inumeras formas de se fotografar e o que esse cara faz nao tem nada de muito especial. A maneira de se fotografar eh algo mais pessoal de cada fotografo. O que funciona para uns nao funciona para outros. E nao confundam isso com direcao.

No final o video tenta chamar atencao pelo titulo de "direcao", mas o conteudo tenta prender a atencaomdos curiosos e falando sobre o jeito "diferente" de se fotografar do cara.
« Última modificação: 23 de Setembro de 2015, 21:03:43 por C R O I X »


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #17 Online: 23 de Setembro de 2015, 21:05:19
A maneira que ele fotografa eh chamada de 'spray and pray'. Ou seja atire para todo lado de qualquer jeito e reze para acertar alguns disparos. Muitos usam essa tecnica ou pq acham o workflow mais dinamico e divertido, ou pq acham mais facil fazer 3 fotos por segundo segurando o botao para depois cacar a melhor entre as centenas de fotos tiradas, no lugar de planejar tudo e ter uma direcao mais direta para fazer A Foto.

Muitos julgam que esse metodo conta mais com a sorte e aleatoriedade da cena do que real planejamento da cena de fato. Afinal de contas, fazendo um disparo a cada meio segundo vc mal precisa analisar os detalhes da cena, vc apenas manda os fotografados fazerem varias coisas aleatorias e vai "filmando" para depois recortar o frame que sair melhor.

Mas se ele faz assim ou assado...:



Pq vcs perdem tempo opinando e julgando sobre trabalhos alheios aleatorios e a maneira que trabalham?
Porr*, Croix! Em que mundo você vive? Julgar é o maior esporte do ser humano contemporâneo :)

Por isso que eu gosto do mato. No mato a gente nao julga.
O julgamento só serve pra fazer mal pra gente mesmo. É energia ruim.

--------------------------------
Uma quantidade excessiva de cliques tem a ver com insegurança e ansiedade. Costumamos clicar mais no inicio de carreira, quando estamos ainda inseguros com aquilo que estamos fazendo. Ou entao em momentos que nos deixam ansiosos. Nesse caso aí acredito que estar sendo filmado é um fato causador de ansiedade. Quando fotografamos eventos, alguns momentos também nos tornam inseguros ansiosos, como por exemplo o momento da noiva jogar o buquê ou a hora do parabéns. Tudo é uma questao de controle mental, respirar fundo e pensar "foda-se se "perdi" alguma coisa"  :D
« Última modificação: 23 de Setembro de 2015, 21:09:27 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #18 Online: 23 de Setembro de 2015, 21:13:39
[...]

Por isso que eu gosto do mato. No mato a gente nao julga.
O julgamento só serve pra fazer mal pra gente mesmo. É energia ruim.


concordo.
Nao me refiro somente ao julgamento negativo mas os julgamentos positivisntambem. Ficar reparando muito nos outros causa mais distracao a nos mesmos...

...e no mato, onde a gente nao julga, podemos nos concentrar inteiramente em nos mesmos.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #19 Online: 23 de Setembro de 2015, 21:22:02
Eu vejo muita gente com dificuldade em dirigir. Isso é porque ficam vendo muita coisa sobre como outros fotógrafos fazem. Aí acreditam que aquela é a unica maneira de se fazer. Sem contar que provavelmente o fotógrafo nao faz da mesma maneira que ele mostra em videos e workshops. Como disse, nesse tipo de situaçao a gente fica mais ansioso que de costume e acabamos agindo de maneira diferente do que de costume.
Dirigir nao tem nada a ver com ficar falando o tempo todo. Dirigir é ter total consciencia daquilo que você deseja e conseguir transmitir isso para o fotografado. Dirigir nao significa mandar e desmandar. Essa é apenas uma maneira de fazer as coisas. Acho que mais importante do que aprender "tecnicas" de direçao é ter confiança naquilo que se está fazendo. Nao é a timidez que é inimiga da direçao, mas a insegurança, nao saber exatamente o que se quer e como se quer. Muitos fotografos tentam demonstrar total controle e segurança naquilo que fazem, mas pra quem tem uma boa percepçao das coisas nota rapidamente a insegurança. Posso dar um exemplo pra vocês. É perceptivel os joguetes de direçao hoje em dia. Basta dá um rolé por aí e ver que as fotos estao bastante parecidas. Entao, levar um casal num local bacana, com uma luz bacana, e manda-los fazer algumas poses prontas nao tem nada a ver com estar seguro. Muito pelo contrário. Sao apenas macetes e os macetes servem pra resolver as coisas quando nao estamos seguros e a vontade com o(s) fotografado(s).
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #20 Online: 23 de Setembro de 2015, 21:52:09
Fiz o WS do Robison aqui no RS e é bem assim que ele faz "ao vivo"

O cara é foda, sem mais.

Confiram o trabalho dele.
http://criativafotosefilmagens.com.br/blog/

Pra mim está entre os 3 melhores do Brasil de casamento.

Sobre o número de cliques, lembrem que ele fotografa com uma D3s e uma 35mm f1.4G. O foco não erra. 90% dos cliques saem em foco, se não mais....

O WS dele ta indo pra SP agora.... quem tiver a oportunidade faça!
« Última modificação: 23 de Setembro de 2015, 21:57:31 por C. Ferrari »


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 23 de Setembro de 2015, 22:56:36
Eu acho que ele não estava demonstrando como ele trabalha não. Parecia que estava dando um workshop de como não trabalhar, assim ele evita rivais huahuahuahuahuahuahuhua.

Não curti nem um pouco, parece retardado!

Heheheh.......esse cara é uma das maiores celebridades da fotografia de casamento hoje......palestra e workshop (cara pra caramba) pelo Brasil todo.

Na verdade a maioria dos fotógrafos de casamento e ensaios (book) seguem caras como esse.



spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #22 Online: 23 de Setembro de 2015, 23:01:13
Ah! Só pra concluir meu raciocínio sobre o tópico...

Criou-se uma ideia de que o bom fotógrafo tem que ser bom "atirador", ou seja, clicar menos possivel e acertar o máximo que puder. Acho que isso vem da nostalgia da galera de antigamente que fotografava com filme. grande parte dessa galera já deixou o mercado há muito tempo por excesso de nostalgia e por nao saber aproveitar das "novidades". Veja, nao estou dizendo que é por causa do numero de cliques que eles deixaram o mercado. Isso é só um detalhe dentro de um pensamento antiquado e nostalgico...engessado. O mercado exige certas adaptaçoes...eu nao falo em termos de fotografia pois creio que a qualidade da fotografia nao está relacionada a época e modismos, mas tudo que envolve o negócio sim. O fato é que a quantidade de cliques pode ou nao estar relacionada a qualidade do trabalho. Em ensaios, por exemplo, quanto mais se clica, mais se esquece do fotografado. Num evento já nem é tao determinante assim, já que o objetivo nao é interagir com as pessoas. Por outro lado, no evento, se clicamos demais podemos nos desligar de todo o resto que acontece a nossa volta. De qualquer forma, tudo isso depende do fotografo e de suas habilidades. Tem gente que consegue fazer tudo ao mesmo tempo...clicar, estar ligado e interagir. Tem fotografo que já prefere sentir o ambiente, se relacionar e fotografar de vez em quando. O que eu quero dizer com essa bagunça toda de raciocínio é que nao existe regra nenhuma.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 23 de Setembro de 2015, 23:06:19
Ah! Só pra concluir meu raciocínio sobre o tópico...

Criou-se uma ideia de que o bom fotógrafo tem que ser bom "atirador", ou seja, clicar menos possivel e acertar o máximo que puder. Acho que isso vem da nostalgia da galera de antigamente que fotografava com filme. grande parte dessa galera já deixou o mercado há muito tempo por excesso de nostalgia e por nao saber aproveitar das "novidades". Veja, nao estou dizendo que é por causa do numero de cliques que eles deixaram o mercado. Isso é só um detalhe dentro de um pensamento antiquado e nostalgico...engessado. O mercado exige certas adaptaçoes...eu nao falo em termos de fotografia pois creio que a qualidade da fotografia nao está relacionada a época e modismos, mas tudo que envolve o negócio sim. O fato é que a quantidade de cliques pode ou nao estar relacionada a qualidade do trabalho. Em ensaios, por exemplo, quanto mais se clica, mais se esquece do fotografado. Num evento já nem é tao determinante assim, já que o objetivo nao é interagir com as pessoas. Por outro lado, no evento, se clicamos demais podemos nos desligar de todo o resto que acontece a nossa volta. De qualquer forma, tudo isso depende do fotografo e de suas habilidades. Tem gente que consegue fazer tudo ao mesmo tempo...clicar, estar ligado e interagir. Tem fotografo que já prefere sentir o ambiente, se relacionar e fotografar de vez em quando. O que eu quero dizer com essa bagunça toda de raciocínio é que nao existe regra nenhuma.

Não é nostalgia antiquada......é simples e objetivo: quando se sabe o que se está fazendo, se clica pouco.

Esses caras ai tem um modelo de trabalhar (e vender workshop), ai sempre querem fazer a mesma coisa que é claro nunca se ajusta da mesma forma, solução: tiro pra todo lado.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #24 Online: 23 de Setembro de 2015, 23:07:02
Quer dizer que agora inventaram workshop sobre como se clica em uma sessao de foto? E a galera faz fila para ver o cara clicando? Eh isso?
« Última modificação: 23 de Setembro de 2015, 23:08:34 por C R O I X »


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #25 Online: 23 de Setembro de 2015, 23:14:43
Ah! Só pra concluir meu raciocínio sobre o tópico...

Criou-se uma ideia de que o bom fotógrafo tem que ser bom "atirador", ou seja, clicar menos possivel e acertar o máximo que puder. Acho que isso vem da nostalgia da galera de antigamente que fotografava com filme. grande parte dessa galera já deixou o mercado há muito tempo por excesso de nostalgia e por nao saber aproveitar das "novidades".

Sim. E isso está relacionado diretamente ao atual cenário da fotografia onde a maioria dos fotógrafos tem em achar que apertam o botão uma única vez e tem uma foto incrível (e eu não escapo disso). É por isso que se vê tanto trabalho medíocre. A coisa mais importante que o digital trouxe foi a EXPERIMENTAÇÃO. Tem que sentar o dedo mesmo, fazer 50 mil fotos do mesmo momento, mudar composição, chegar mais perto, mais longe de baixo pra cima, de cima pra baixo. Tem que aproveitar o que a tecnologia nos proporciona de bom. Rascunhar, rascunhar e rascunhar.


Não é nostalgia antiquada......é simples e objetivo: quando se sabe o que se está fazendo, se clica pouco.

Esses caras ai tem um modelo de trabalhar (e vender workshop), ai sempre querem fazer a mesma coisa que é claro nunca se ajusta da mesma forma, solução: tiro pra todo lado.

Tem um pessoal que parou no tempo por aqui.

Quer dizer que agora inventaram workshop sobre como se clica em uma sessao de foto? E a galera faz fila para ver o cara clicando? Eh isso?

Sim e é incrivelmente útil. Agente se acha demais, muito orgulho e pouca humildade. Temos que deixar o pré conceito de lado e ir ver como é que os colegas fazem. O maior problema é achar que somos os donos da verdade e da sabedoria.
Fora isso, dar WS dá muito dinheiro, e é tendência. Mas o que mais se vê por aí é gente sem o mínimo de instrução querendo passar algum conhecimento e cobrando pra isso. Não é o caso do Robison.
« Última modificação: 23 de Setembro de 2015, 23:21:32 por C. Ferrari »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #26 Online: 23 de Setembro de 2015, 23:16:51
[...]

eu sou naustagico. Sinto fakta da epoca que celebridades eram fotografosnque faziam fotos que espressavam os anceios, momento, imaginario e fatos historicos de uma epoca e local. Eu nao consigo me adapitar e essa epoca que as celebridades sao os vendedores de cursos.  :D

Prefiro viver isolado no meu mundinho.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #27 Online: 23 de Setembro de 2015, 23:21:40
Tem um pessoal que parou no tempo por aqui.

Sim e é incrivelmente útil. Agente se acha demais, muito orgulho e pouca humildade. Temos que deixar o pré conceito de lado e ir ver como é que os colegas fazem. O maior problema é achar que somos os donos da verdade e da sabedoria.
Fora isso, dar WS dá muito dinheiro, e é tendência. Mas o que mais se vê por aí é gente sem o mínimo de instrução querendo passar algum conhecimento e cobrando pra isso. Não é o caso do Robison.

Eu diria, baseado no video do OP, que eh completamente inutil e explicar meu ponto de vista....

...mas se o que eu tenho dito ate entao soa preconceituoso, falta de humildade e orgulho, me calo entao. Ja que nao foi a minha intencao transmitir arrogancia. :)
« Última modificação: 23 de Setembro de 2015, 23:28:14 por C R O I X »


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #28 Online: 23 de Setembro de 2015, 23:28:34
eu sou naustagico. Sinto fakta da epoca que celebridades eram fotografosnque faziam fotos que espressavam os anceios, momento, imaginario e fatos historicos de uma epoca e local. Eu nao consigo me adapitar e essa epoca que as celebridades sao os vendedores de cursos.  :D

Prefiro viver isolado no meu mundinho.
Fique em paz companheiro, seu "mundinho" esta lotado de profissionais do ramo.
Depende em que momento do filme a pessoa entrou no cinema!!!, :hysterical: :hysterical:


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #29 Online: 24 de Setembro de 2015, 00:14:55
eu sou naustagico. Sinto fakta da epoca que celebridades eram fotografosnque faziam fotos que espressavam os anceios, momento, imaginario e fatos historicos de uma epoca e local. Eu nao consigo me adapitar e essa epoca que as celebridades sao os vendedores de cursos.  :D

Prefiro viver isolado no meu mundinho.
Croix, nao sei a sua idade mas voce deve ter mais ou menos a mesma que a minha. Nao me lembro o dia em que esse jogo da fama nao existiu. A diferença é que hoje os anonimos se tornaram celebridades de micro-universos. O  vizinho pode ter muitos likes nas redes sociais. O fulano que fotografa igual ou pior que voce (segundo a sua visao) pode ser mais famoso que você. Um adolescente qualquer abre um canal no youtube com um monte de besteirol ganha milhoes e fica famoso. Aí as pessoas se irritam por essas coisas. Mas desde que eu me conheço por gente isso nunca foi diferente. A coca-cola e outras marcas do mesmo nivel existem desde que eu me conheço por gente. A diferença é que eu nem sei quem é o dono.
O que vejo é que a fama é para aqueles que, de certa forma, a desejam e que a buscam intensamente. Joga o jogo quem quer. Quem nao quer nao joga. Se esse nao é o seu objetivo nao tem porque ser nostalgico :D. Ainda tem muita coisa boa nesse mundo pra se apreciar. A unica coisa que eu fico puto é que como elas estao cada vez mais escassaz, acabam subindo de preço. Como é o caso dos alimentos orgânicos.  :no:

Mas de qualquer forma há meios mais interessantes de se combater essa enxurrada de coisa ruim que vemos por aí. A nostalgia costuma ser carregada de rancor.

Na fotografia, só o fato de ser resistente a certos modismos é uma forma de combatê-lo em silencio, seguindo a vida e sem rancor.

Deixemos a fama para aqueles que querem ser famosos e sua legiao de fas. :)
« Última modificação: 24 de Setembro de 2015, 00:16:59 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya